domingo, 28 de outubro de 2012

Grupos podem se inscrever para Festival de Teatro de Igarassu.


 Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 2 de novembro.


 Festival acontece entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro.



Espetáculo do Grupo Teatral Ariano Suassuna, de Igarassu. (Foto: Pedro Portugal / Divulgação)Grupo Teatral Ariano Suassuna realiza o FEstival de Teatro
de Igarassu (Foto: Pedro Portugal / Divulgação)
Os grupos de teatros interessados em participar da 4ª edição do Festival de Teatro de Igarassu, que acontece entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro de deste ano em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, têm até o dia 2 de novembro para se inscrever na seleção. O festival homenageia, este ano, a atriz e diretora Geninha da Rosa Borges.
Realizado pelo do Grupo Teatral Ariano Suassuna, que completa 12 anos em 2012, o festival aceita projetos de todo o país nas linguagens do teatro para a infância e juventude, para adultos, de rua ou de formas animadas. Como não é uma mostra competitiva, o evento entrega a cada um dos grupos selecionados um troféu de participação, certificado e custeia, ainda, alojamento e alimentação, segundo a organização.
Para se inscrever, é preciso preencher a ficha, cumprir os requisitos que constam no regulamento do projeto, disponíveis no site do evento  , e enviar pelos Correios para a Escola Santos Cosme e Damião (Grupo Teatral Ariano Suassuna) - Av. Joaquim Nabuco, nº 222,Centro, Igarassu/PE, CEP: 53610 070.
Do: G1/PE.

Igarassu, em Pernambuco, tem atividades do Dia Internacional da Animação.

 Várias oficinas já foram promovidas hoje e continuam amanhã, sábado, em Animação 2D, Pixilation e Sound Design, além de palestra às 18 horas com Bruno Monteiro.


 
 A cidade histórica de Igarassu, em Pernambuco, está participando da série de atividades realizadas em todo mundo relacionadas ao Dia Internacional da Animação, lembrado no próximo domingo, 28 de outubro. Diversas oficinas em animação, todas gratuitas, estão sendo oferecidas a crianças e adolescentes de Igarassu, na representação local das Aldeias Infantis SOS. As famílias e comunidade em geral também foram convidadas.

 Várias oficinas já foram promovidas hoje e continuam amanhã, sábado, em Animação 2D, Pixilation e Sound Design, além de palestra às 18 horas com Bruno Monteiro. A programação termina domingo, com mostra para deficientes auditivos às 16h30 e mostra oficial às 19h30. As Aldeias Infantis SOS de Igarassu ficam na rua Santina Gomes de Andrade, 30, no Centro.


 O Dia Internacional da Animação lembra a realização, a 28 de outubro de 1892, por Émile Reynaud, da primeira projeção do teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O evento ficou conhecido como a primeira exibição pública de imagens animadas na história e, para lembrar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) propôs a realização do Dia Internacional da Animação, lembrado desde 2002. No Brasil, a programação é coordenada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).


 Participam das oficinas, entre outros, crianças e adolescentes vinculados ao Projeto Solidariedarte, desenvolvido em Igarassu como parte do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação. As Aldeias Infantis SOS são a organização proponente do projeto, que também tem como parceiros a Sociedade Movimento dos Focolares, Escola Santa Maria, Escola Municipal “João de Queiroz Galvão” e União dos Meninos e Meninas de Igarassu (UMMI).


 A construção de uma cultura de paz, baseada em valores éticos, da solidariedade e da tolerância, é um dos eixos do ProjetoSolidariedarte, um dos três desenvolvidos na Região Metropolitana de Recife como parte do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação, constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.


 O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, com a missão de prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens.O conceito de educação integral praticado pelo Fundo Juntos pela Educação abrange o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede.


 Com esta perspectiva, o Fundo Juntos pela Educação criou o Programa pela Educação Integral, voltado para apoiar projetos que envolvem a montagem de redes locais, articulando escolas públicas e outros parceiros locais e direcionadas para promover a educação integral de crianças e adolescentes.


 Igarassu é um município com rica história cultural, resultado do legado da cultura indígena, muito presente no cotidiano da cidade. Igarassu significaria "canoa grande" em idioma tupi, ou "rio dos grandes pássaros", em outras versões (como a de Manoel da Costa Honorato, em "Dicionário Topográfico, Estatístico e Histórico da Província de Pernambuco", SEC/PE, 1976, pág. 54.)


 Depois vieram as contribuições portuguesas e africanas, na rica mescla cultural que marca a formação do Brasil. Igarassu foi uma das primeiras vilas criadas no Brasil e nas Américas, a 27 de setembro de 1535. O sítio histórico de Igarassu é um dos mais importantes do Nordeste, formado, entre outros edifícios, pela Igreja dos Santos Cosme e Damião (que seria a mais antiga do Brasil), o Convento Franciscano, Igreja de São Sebastião e Igreja de Nossa Senhora da Conceição, além das ruínas das Igrejas da Misericórdia, Santa Cruz e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em sua maioria dos séculos 16 e 17.



Sobre o Instituto C&A


 O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 90 cidades.


 O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Foto: Foto Divulgação/ Fundo Juntos pela EducaçãoFonte: José Pedro Soares MartinsPostador: Surgiu Redação

























Do: Surgiu Entretenimento.

Adolescente morto em Maranguape II.


  Segundo familiares, garoto gostava de beber, mas não tinha envolvimento com “coisas erradas”.


 Ainda esta difícil para a família de Igor Fernandes de Holanda e Silva, 19, acreditar como o adolescente pode ter sido assassinado na madrugada de ontem.
  Isso porque, segundo os familiares, o garoto gostava de beber, mas não tinha envolvimento com “coisas erradas” e era benquisto na comunidade onde morava. 
 O rapaz e um amigo seu conhecido por Quiquinho foram baleados na rua 100, no bairro de Maranguape II, município do Paulista.
 Conforme informações de populares, que preferiram não se identificar, Igor bebia num terreno livre localizado na rua 100 com mais amigos. 
 Quando subia a ladeira que dá acesso a sua residência, na rua 95, ele e o seu amigo Quiquinho foram surpreendido por trás pelo algoz, não quantificado. Igor, que levou tiros nas costas e na cabeça, morreu na hora em plena via pública. 
 Já o outro rapaz foi socorrido para um hospital não informado.
 O crime já começou a ser investigado pela delegada de plantão da Força Tarefa do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Gleide Ângelo. 
 Porém, serão os policiais civis da delegacia de Paulista que elucidarão o ocorrido.
Da: Folha PE.

Problema em subestação deixa bairros de Olinda e Paulista sem energia.


14d9914dd720938a7300dc873bc08921.jpg
Imagem mostra Recife às escuras durante apagão esta semana
Foto: Rodrigo Lôbo / JC Imagem



 Após o apagão que assolou Nordeste e Norte do País na madrugada da última quinta-feira, mais um susto para quem está em Olinda e Paulista, no Grande Recife. Por volta das 9h30 deste domingo, a subestação de Pau Amarelo, que transmite energia para estes municípios, apresentou problemas e deixou a região sem energia.

 De acordo com a Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe), foram atingidos os bairros de Maranguape, Jardim Paulista, Torres Galvão e Nobre, em Paulista, e muitas localidades de Olinda. A previsão é de que a energia seja reestabelecida a partir das 11h.
Do: NE10.

sábado, 27 de outubro de 2012

Carta do Povo.


 Caros Senhores Deputados,

  Estamos passando por muitas dificuldades, entre elas, no que tange a violência, sabemos também que o nosso ultrapassado Código Penal está sendo reformulado, venho através deste solicitar que os senhores  como legisladores, também possam opinar ou tentar ajudar nós do povo a ter uma maior  sensação de segurança, pois na minha humilde opinião algumas penas para determinados crimes são ou estão muito leves, o que faz com que a sensação de impunidade ou a certeza de que logo estarão nas ruas para voltar a praticá-los é gritante, o que peço aos senhores é que se reúnam para que possa fazer alterações na nossa Constituição Federal através de Peças,  pois gostaria que atentassem para um detalhe,  QUEM MORRE VÍTIMA DE HOMICÍDIO MORRE PARA SEMPRE E PORQUE QUEM MATA NÃO FICA PRESO PARA SEMPRE?  Gostaria que os senhores prestassem atenção a esta pergunta, pois não é justo que nós do povo soframos a perda de nossos entes queridos e que o autor ou autores, mesmo que sejam presos, sabemos que pouco tempo depois, os mesmos estarão nas ruas novamente enquanto quem morreu, morreu para sempre.  Gostaríamos que atentassem também para os que praticam outros crimes hediondos, pois suas vítimas muitas das vezes após o crime ficam com sequelas psíquicas ou mentais, quando também muitas vezes ficam com sequelas físicas, vimos esta semana em São Paulo o caso de uma garota que foi morta por que seu namorado se recusou a entregar aos seus assassinos uma bolsa que continha o celular desta garota e a mataram e no depoimento deles disseram que quem reage tem mais é que morrer mesmo.

  Gostaria que os senhores atentassem também para o fato dos menores que praticam principalmente crimes hediondos, pois o mais correto seria quem praticassem crime tais crimes, fossem punidos com a pena máxima independente da idade, pois o que mais dói para os familiares de uma vítima de homicídio é saber que quem praticou aquele homicídio foi um menor de idade e que este menor só ficará apreendido por no máximo três anos e voltará para o seio da sociedade com a ficha limpa, enquanto quem morreu, morreu para sempre, independente das questões sociais, mas qualquer que seja a situação social da pessoa não justifica você tirar a vida de outra pessoa, peço aos Senhores que possam criar alguma P E C, no sentido de alterar a nossa Constituição Federal, para que seja criada a prisão perpétua para crimes hediondos e desta forma diminuir a impunidade que tanto revolta o nosso povo.  Desculpem-me os erros.

Do: Itamaracaemfoco.

Morre a atriz Regina Dourado, aos 59 anos; relembre sua carreira.


Reprodução
Reprodução
 Morreu na manhã deste sábado (27), em Salvador, a atriz baiana Regina Dourado. Regina tinha 59 anos e estava internada há uma semana no Hospital Português da Bahia. Ela tinha um câncer em estado terminal.
 "A metástase atingiu a medula óssea. Seu estado é delicadíssimo. Agora queremos garantir seu conforto", afirmou na terça-feira (23) Oscar Dourado, irmão da atriz, em entrevista ao jornal A Tarde. Ele disse que o quadro de saúde de Regina, que foi diagnosticada com um tumor em 2003, já era irreversível.
 Segundo o site G1, o velório será aberto aos fãs e ocorrerá neste sábado, no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana. Já a cerimônia de cremação do corpo deve ser privada.
 Regina deixou um filho, Leonardo, de 28 anos.
 Stop, Salgadinho!
 Regina Dourado nasceu em 22 de agosto de 1953, em Irecê, a 478 km de Salvador, na Bahia. Começou sua carreira aos 15 anos, na Companhia Baiana de Comédias, além de participar do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo.
 Sua estreia na televisão foi em 1978, durante o especial Quincas Berro D'água, de Walter Avancini. No ano seguinte, ela fez seu ingresso nas telenovelas, com Pai Herói (1979), na TV Bandeirantes. Atuou em dezenas de outros trabalhos na TV, entre eles Renascer (1993),Tropicaliente (1994), Rei do Gado (1996), Anjo Mau (1997), Andando Nas Nuvens (1999) eEsperança (2002), na Globo.
 Em Explode Coração (1995), contracenou com Rogério Cardoso e foi Lucineide, responsável pelo bordão "stop, Salgadinho!"
 Seu último trabalho em novelas foi em 2008, quando participou da novela Mutantes: Caminhos do Coração, na Record. Regina deu vida a papéis também no cinema e no teatro.
 Confira cena da novela Explode Coração com participação da atriz:
Do: EStadão.

Durante apagão, elemento que iria matar policial é baleado.




 Durante o blecaute ocorrido durante a madrugada desta sexta-feira (26), policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, agiram rapidamente e conseguiram deter à tempo o provável assassinato de um PM, na Vila Operária, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

 De acordo com a polícia, durante uma ronda em uma área conhecida pela venda e consumo de drogas, um elemento armado estava à espreita, escondido no primeiro andar de uma laje, aguardando os policiais se aproximarem. 

 Ainda segundo o soldado Carlos Alexandre, quando o elemento Emerson Marques Clementino (19) apontou a arma para o soldado R. Souza, Alexandre conseguiu reagir rapidamente a ação criminosa e atingi-lo.

 O Samu-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e conduziu o ferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Segundo informações dos profissionais de saúde, a bala se alojou próximo da coluna vertebral e há a possibilidade de que Emerson fique paraplégico. Durante o socorro, o envolvido não sentia as pernas.

 O local onde o acusado estava, servia de ponto para a venda de entorpecentes. Um revólver calibre 38 e 5 munições intactas foram apreendidas.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Em Abreu e Lima, promotor pede cassação de atual prefeito, prefeito e vice eleitos.


 Políticos são de Abreu e Lima e devem apresentar defesa em cinco dias.


 Promotor também pediu cassação do mandato de um vereador.


 O atual prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PMDB), o prefeito e o vice-prefeito eleitos, Pastor Marcos José (PT) e Josias Pereira de Azevedo (PMDB), respectivamente, além do vereador Elivaldo de França Oliveira, mais conhecido como “Marinheiro” (DEM), têm até o dia 5 de novembro para apresentar defesa a respeito de um pedido de cassação do registro de candidaturas e dos diplomas feito pela Justiça Eleitoral do município. A ação é do promotor Roberto Brayner, que acusa os quatro de captação ilícita de sufrágio (compra de votos).
 Flávio Gadelha, atual prefeito de Abreu e Lima, por meio de sua assessoria, confirmou a notificação e acrescentou que, com relação aos trabalhos sociais realizados pela prefeitura, está tudo dentro da legalidade. Ele afirmou ainda que no momento oportuno vai poder provar que a denúncia não procede. Procurado pelo G1, o vice eleito Josias Pereira informou que não quer se pronunciar sobre o caso. Já o prefeito eleito Pastor Marcos José e o vereador Marinheiro foram procurados pela equipe do portal, mas não foram localizados para comentarem o assunto.

 O pedido foi protocolado pelo promotor no último dia 11 de outubro e aguardava a intimação dos políticos para chegar ao juiz eleitoral de Abreu e Lima. Na última terça-feira (23), o chefe do cartório da cidade, Eduardo Tadeu, conseguiu intimar Josias Pereira de Azevedo e Elivaldo de França. Na quarta (24), foi feita a intimação do Pastor Marcos. Por fim, nesta quinta (25), os representantes de Flávio Gadelha foram encontrados e as intimações, concluídas. Agora, o prazo para os quatro apresentarem defesas é de cinco dias corridos.

 De acordo com a denúncia da promotoria, os três candidatos foram apoiados pelo atual gestor, que teria usado a máquina para favorecê-los – ele teria participado da produção de um vídeo de propaganda eleitoral em que os órgãos e serviços públicos são usados como cenário. Por isso, Gadelha também é acusado de “conduta vendada a agentes públicos em período eleitoral”.

 Sobre a compra de votos, Roberto Brayner teria flagrado em 5 de outubro – dois dias antes das eleições – a distribuição de telhas e vigas de madeira para telhado aos eleitores no bairro do Fosfato, uma das comunidades mais carentes de Abreu e Lima. O material teria sido prometido pelo vereador reeleito Marinheiro.

 O promotor também teria visto cópias dos títulos eleitorais dos beneficiários numa ficha de cadastro. Além disso, material de propaganda eleitoral dos candidatos foi encontrado dentro de um veículo da Secretaria de Ação Social do município, que fazia a distribuição de cestas básicas.

 De acordo com o cartório eleitoral, apesar de o prazo para os acusados apresentarem defesa ser de cinco dias, como será feriado na quarta, quinta e sexta para os servidores da Justiça Eleitoral da cidade (emancipação de Abreu e Lima, Dia do Servidor Público e Dia de Finados, respectivamente), o prazo deve ser estendido até 5 de novembro. Após apresentada a defesa, o juiz deve marcar audiência.
Do: G1/PE.

Instituto busca dendê que melhor se adapte ao clima e ao solo de PE.


 Objetivo é desenvolver opção para complementar a renda dos agricultores.


 Colheita deve começar dentro de dois anos.



 Os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco avaliam qual variedade de dendê se adapta melhor à zona da mata do estado. Eles querem desenvolver uma nova opção para complementar a renda dos agricultores que cultivam cana-de-açúcar.
 A plantação ocupa 1,5 hectare da Estação Experimental de Itapirema, no município de Goiana, na Mata Norte. Os técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco plantaram sete variedades de dendê. O solo da área é considerado muito bom para esse tipo de cultivo.
 Para encontrar as variedades que se adaptam melhor à zona da mata os técnicos fazem medições a cada três meses. A colheita deve começar dentro de dois anos. Quando chegarem a oito anos, podem produzir 20 toneladas de frutos por hectare. De acordo com os agrônomos, cada uma dessas 20 toneladas do fruto chega a render seis mil litros de óleo de dendê, produto usado para dar mais sabor aos alimentos e nas indústrias de biscoitos e de cosméticos.
 Historicamente, a região é quase que inteiramente ocupada pelo plantio da cana-de-açúcar. Mas o período de entressafra dura quase a metade do ano. Nesse tempo os cortadores ficam desempregados. Já o dendezeiro é uma planta perene, que pode ser cultivada durante 25 anos seguidos.
 O instituto espera contribuir com a produção de óleo combustível derivado do dendê e com agricultores que percebam na planta uma aposta interessante para o futuro. O dendezeiro é uma palmeira de origem africana que no Brasil é cultivada principalmente na Bahia e no Pará.
Do:  G1/PE.

Motorista alcoolizado capota com veículo na PE - 62, em Goiana.




 A imprudência de combinar irresponsabilidade e bebida alcoólica provocou mais um acidente de trânsito em Pernambuco. Um motorista -não identificado- perdeu o controle do veículo Fiat Palio de cor preta e placas OEY-6148/Caaporã-PB e capotou durante a madrugada da última segunda-feira, dia 22, na Rodovia PE-62, na área conhecida por Três Cruz, próximo ao Engenho Miranda, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, enquanto viajava para o estado da Paraíba. Ele estava acompanhado de sua esposa. Ninguém se feriu.

 Policiais da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco estiveram no local. O motorista estava visivelmente embriagado e muito confuso, chegando a informar dados incoerentes e incorretos à polícia.

Do: Blog do Anderson Pereira

precisa de passarelas na Rodovia BR-101 norte.

 A cidade de Igarassu precisa urgentemente implantar passarelas ao longo da BR 101 norte para facilitar a travessia de pedestres. 

 Os atropelamentos são constantes na rodovia e vem tirando a vida de muitos cidadãos. 


 Diariamente milhares de jovens se ariscam atravessando a rodovia para chegar até a escola.


PASSARELAS NA RODOVIA
A cidade de Igarassu precisa urgentemente implantar passarelas ao longo da BR 101 norte para facilitar a travessia de pedestres. Os atropelamentos são constantes na rodovia e vem tirando a vida de muitos cidadãos. Diariamente milhares de jovens se ariscam atravessando a rodovia para chegar até a escola. Fernando Melo – Igarassu / PE
Do: Fernando Melo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Motociclista sem capacete se choca contra caminhonete na PE-15.

 Pedreiro não possuía habilitação, pilotava bêbado e nunca usava capacete.


Foto: Diego Nigro/Folha de Pernambuco
O pedreiro recebe atendimento do SAMU no local do acidente.
 
 O pedreiro Daniel Manuel da Silva, pedreiro de 33 anos, pilotava uma motocicleta Dafra Speed placa KFH-7026, quando se chocou contra a treseira de uma caminhonete Hyundai, placa KGO-7420.

 Segundo moradores, Daniel morava nas proximidades e não possuía habilitação. De acordo com uma outra testemunha que não quis se identificar, o pedreiro era extremamente irresponsável. "Ele só pilotava sem capacete e vivia bêbado. Não faz nem 15 dias que ele comprou essa moto, mas todo mundo já sabia o que iria acontecer", disse.

 O socorrista do SAMU, Jaílson Barbosa, disse que o estado de Daniel era bastante complicado. "Além do cheiro forte de bebida, ele estava sem capacete, isso complicou bastante as coisas para ele. Ele tem um corte profundo na testa e um traumatismo craniano que será avaliado assim que ele chegar ao hospital.
Da: Folha Pe.

Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimaram? Saiba como proceder.


Cristiana Dias/Arquivo/Folha de Pernambuco
 O apagão que atingiu todo o Nordeste na madrugada desta sexta-feira (26) pode ter ocasionado muitos prejuízos a população, sobretudo, quando se trata de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos danificados. A recomendação era para que os aparelhos fossem desligados da tomado até a energia ser normalizada, evitando que, a oscilação de corrente, queimasse os aparelhos. No entanto, se os aparelhos foram danificados, saiba como agir.

 De acordo com o coordenador geral do Procon Pernambuco, José Rangel, as pessoas que tiveram o bem danificado devem fazer orçamentos do conserto e, posteriormente, levá-lo a empresa de energia, com os dados pessoais e especificações do aparelho danificado com data e horário do ocorrido. A empresa deve conferir o aparelho e depois emitir o laudo. Segundo o Procon, esta resolução deve ser no máximo em 30 dias.

 Ainda segundo Rangel, outra opção seria a pessoa fazer dois orçamentos, optar por um e efetuar o conserto – só em caso de eletrodoméstico de alta necessidade, como geladeira -, depois procurar a administração da empresa de energia para o ressarcimento. “Caso esse laudo não seja positivo, a pessoa deve procurar o Procon ou o Juizado Cível”, afirmou Rangel. O Procon alerta que os consumidores têm até 90 dias para formular a queixa junto ao órgão. 

 Vale salientar que essas empresas, que vão emitir os laudos, devem ser legalmente constituídas, com CNPJ, CGC e outros registros. 

 A falta de energia também pode ocasionar danos morais. “Como, por exemplo, uma pessoa que tem o trabalho no computador e a falta de energia ocasionou a queima do eletrônico e, por causa disso, não poderá entregar o trabalho. Ou o doente que respira com ajuda de aparelhos e, por causa do ocorrido, faleceu”, exemplificou Rangel. “Isso é passível de indenização por danos morais e materiais. Nestes casos, a pessoa deve procurar a Justiça comum”, completou.

 A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio de nota, avisa que quem se sentir prejudicado e achar que os aparelhos queimaram por conta do apagão deve registrar a reclamação por meia do site, do telefone 0800.081.0120 ou nas agências de atendimento da Celpe. A empresa alerta que os clientes não devem consertar o aparelho antes da vistoria.

Site da Celpe
 
Da: Folha PE.

Biblioteca Pública de PE ganha site.

 Reportagens, entrevistas, colunas e espaço aberto à novos autores marcam inauguração da página.

Lançamento ofical será nesta segunda-feira, às 16h.

 Nesta segunda-feira (29), a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco rende-se à modernização e lança seu site institucional.

 Com o intuito de abrir espaço para divulgação das obras, movimentos literários e novos nomes da literatura no Estado, o site propõe colunas, reportagens, agenda cultural e entrevistas sobre o cenário literário pernambucano.

 Quatro escritores e professores assinam as colunas do site e estes nomes se renovam a cada quatro meses. Neste primeiro período, Cyl Gallindo, Fátima Quintas, Luzilá Gonçalves e Wellington de Melo assumem a autoria das colunas.

 O destaque na inauguração do site fica por conta de uma reportagem especial que conta as curiosidades e a trajetória dos 160 anos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, desde sua idealização até o atual projeto de modernização.

O site funcionará no endereço www.biblioteca.pe.gov.br.

Incêndio de grandes proporções atinge galpão de empresa têxtil em Paulista.

 Um incêndio de grandes proporções atingiu a empresa têxtil Algo Bom, situada na BR-101 Norte, no Km 56, em Paratibe, Paulista, no Grande Recife.

 Três viaturas do Corpo de Bombeiros (CB) seguiram para o local, com 12 homens e 15 mil litros de água. Não há registro de vítimas.

 Os bombeiros informam que as chamas começaram em um dos galpões da empresa. Apesar de não haver feridos, o CB confirmou a presença de funcionários no local, por isso uma viatura de resgate também foi enviada à fábrica.

 Segundo a assessoria de imprensa do CB, houve apenas danos materiais com destruição do telhado e matérias-primas.

Do: NE 10.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Candidatos a prefeito e vereador ainda podem ter mandatos cassados pela justiça.

 Postulantes que concorreram sub judice esperam decisão favorável do TSE para assumir cargos. Confira a lista dos que estão na "berlinda".




 Em Pernambuco, não há segundo turno nos municípios. Mas as eleições não terminaram para os candidatos que enfrentaram as urnas e tiveram a votação anulada. Só ontem, por exemplo, o prefeito eleito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), recebeu a confirmação de que seu principal adversário, Armando Almeida Souto (PDT), perdeu os recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não tem mais chance de sair como vencedor do pleito. A expectativa, contudo, ainda permanece para outros concorrentes. 

 Mais de 150 candidatos no estado tiveram os votos anulados no último dia 7 de outubro e alguns torcem por reviravoltas. Eles disputaram, porém ficaram com “zero votos” na divulgação oficial dos resultados.


Confira a lista completa de candidaturas sub judice em Pernambuco

 A maioria dos postulantes indeferidos pela Justiça eleitoral levou as ações até a última instância. Nem todos conseguiram votos suficientes para se eleger. Mas alguns ainda têm esperanças de ver seus argumentos acatados pelo TSE e alterar o resultado da eleição em municípios como Araripina, Bezerros, Tamandaré e Itapissuma, respectivamente no Sertão, no Agreste, no Litoral Sul e no Litoral Norte. Esperam nem que seja para ajudar a sua coligação e tirar a vaga de adversários.

 O caso de Água Preta, município localizado na Mata Sul, é um dos mais emblemáticos até agora, porém sem sucesso. O candidato a prefeito Armando Almeida Souto e dois postulantes a vereador de seu partido – Sérgio Lira e Sérgio Ricardo – tiveram votos acima dos concorrentes, mas não foram reconhecidos como vencedores pela Justiça Eleitoral. Os vereadores ainda esperam o julgamento dos recursos no TSE, porém Armando já teve todas as ações negadas, mesmo tendo 988 votos a mais que Coutinho.

 “A decisão do TSE nos deu a vitória na eleição. Ele (Armando) concorreu sub judice porque não tinha a legenda, mas resolveu forçar a barra e disputar mesmo assim. O PDT estava conosco”, afirmou Coutinho, referindo-se ao fato de o presidente estadual pedetista, José Queiroz, ter anulado a convenção municipal da sigla em Água Preta e lhe dado apoio.

Do: Pernambuco.com. 

Moradores reclamam de falta de calçamento e iluminação em Paulista.


Imagem: TV Jornal.
 
Os moradores de Paulista, no Grande Recife, estão revoltados com a falta de calçamento e de iluminação pública nas ruas da Vila Torres Galvão. Segundo eles, a escuridão facilita a ação de assaltantes. Além disso, as vias constam como pavimentadas na Prefeitura, mas na realidade os buracos tomaram conta da comunidade.

A prefeitura de Paulista informou que vai mandar técnicos vistoriarem as ruas que foram citadas na reportagem para em seguida providenciar a pavimentação. Sobre a incidência de assaltos, será providenciada a instalação de postes de iluminação para reduzir a insegurança. Já a Secretaria de Defesa Social informou que uma viatura da patrulha nos bairros já faz a cobertura da área, mas solicitou que a comunidade entre em contato com o 17° batalhão de Polícia Militar, que atende a localidade, pra informar as ocorrências e quais os pontos de maior incidência de assaltos, pra que haja reforço.


Se você também enfrenta problemas na sua comunidade, ligue pro telefone do Boca no Trombone: 3421-1256. O atendimento é das 7h às 11h.


                                                                                      
Da: TV Jornal.


Mulher diz ter sido agredida por vigilante em posto de saúde de Igarassu.


Imagem: TV Jornal.
 
  Uma mulher denunciou ter sido agredida por vigilante de um posto de saúde quando esperava ser atendida, em Cruz de Rebouças, Igarassu, no Grande Recife. Segundo Ana Claúdia, as agressões foram motivadas por uma discussão por causa das fichas de atendimento.

Ela diz que chegou cedo ao local, pegou uma ficha e depois foi levar o filho na escola. Quando voltou viu que o segurança redistribuiu as fichas, aumentando o tempo de espera da vítima. Durante a discussão, Ana Claúdia conta que foi espancada pelo homem e pelas filhas dele com socos e pontapés, chegando a desmaiar.


Da: TV Jornal.

As crônicas do esquecimento no Pátio do Sebo.

 Criado há 31 anos por trás da Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, espaço está abandonado e sem atrativos.

Cleide Alves

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem.


 Esquecido, abandonado e sem atrativos, o Pátio do Sebo continua brigando por mais visibilidade no Centro do Recife. O espaço, criado há 31 anos por trás da Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, tem 19 boxes para comercialização de livros usados. Apesar da longevidade, não há uma placa de sinalização na cidade indicando a existência do lugar. O caminho de acesso é cheio de buracos nas calçadas e o entorno repleto de bares barulhentos.

 “Só vem aqui quem conhece. Eu achei porque estava fuçando as ruas do Centro. A praça deveria ser mais aberta à população”, afirma a estudante de pedagogia Maria Luzinete de Oliveira Bezerra, frequentadora do local e moradora da Ilha de Itamaracá, ao Norte do Grande Recife. “É lamentável, mas a prefeitura não incentiva o pátio de leitura da cidade, o lugar é muito escondido, mesmo no Centro”, acrescenta o estudante de direito Tiago Rodrigo de Lima, outro habitué.

 Variedade e preço acessível são apontados pelo consumidores como pontos positivos do sebo. Mas, para circular por lá é preciso ignorar a precariedade das calçadas, as fachadas enferrujadas dos boxes, os desocupados dormindo nos bancos, os papelões espalhados no chão e o som alto das músicas que vêm dos bares e das carroças de vendedores de CDs. O clima não combina com leitura, destaca Heitor Medeiros, um dos comerciantes do pátio.

 Quando precisa explicar o endereço, ele usa o oitão do Banco do Brasil da Avenida Guararapes como referência. “Toda vez, escuto o mesmo comentário: ali não tem apenas bar, não?”, diz Heitor. Ele aponta o quadro de luz dos banheiros todo quebrado e com ferros expostos na entrada de um dos boxes. Aliás, os sanitários públicos passam até uma semana interditados, por falta de água, informa. A iluminação falha obriga os comerciantes a encerrarem o expediente às 17h30.

Sebos

 As lâmpadas são acesas após às 18h, mas só uma ou duas funcionam, avisa Leonilda Daniel da Silva, que administra um boxe há seis anos. “Sem iluminação não há segurança, ficamos ao deus-dará. Ninguém vê um guarda municipal no Pátio do Sebo”, comenta. A implantação de faculdades particulares nas Avenidas Guararapes e Dantas Barreto, em volta da praça, começa a criar novos ânimos. “A clientela tende a aumentar, mas faltam atrativos e infraestrutura”, reforça Leonilda.

 ABAIXO-ASSINADO - Ela entregou um abaixo-assinado pedindo limpeza e recuperação do Pátio do Sebo à prefeitura e a candidatos que concorreram nas últimas eleições municipais. “Não surtiu efeito”, informa a comerciante. A falta de manutenção verificada no pátio é extensiva à feira de livros usados da Rua Marquês do Recife, separada da pracinha pela Avenida Dantas Barreto. Os comerciantes fazem as mesmas queixas e esperam o ordenamento das barracas.

 O sebo da Marquês do Recife, também no bairro de Santo Antônio, funciona há 25 anos, de acordo com trabalhadores do lugar. “Mesmo assim, estamos de mal a pior, nenhuma melhoria é feita”, declara o comerciante Adriano Pereira de Souza. Cercadas por bares populares e música alta, as barracas estão sempre envoltas em cheiro de urina. “O odor é insuportável, as pessoas que frequentam os bares fazem xixi nas calçadas. Não é o mesmo público do sebo”, diz ele.

 Edleusa da Silva Passos, cliente da local há 15 anos, gostaria de “barracas mais bonitas, um lugar mais atrativo e um ambiente para receber as crianças e estimular a leitura desde cedo.” Ela chama a atenção para as calçadas quebradas e a ausência de sanitários públicos. “O cheiro de xixi é horrível”, reforça. “O novo prefeito herdou um pepino para resolver”, diz Adriano Pereira. Há mais de 30 fiteiros para venda de livros e discos de vinil, enferrujados. Lonas protegem o local de chuvas. O movimento nos dois pontos é maior no período de matrícula nas escolas e início do ano letivo.

Em nota enviada pela Assessoria de Comunicação, a prefeitura informa que a revitalização do Pátio do Sebo e da Rua da Roda (via que leva à praça) está incluída num programa do Ministério das Cidades, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O contrato entre o BID e o município encontra-se em fase de conclusão e a elaboração dos projetos deve começar em janeiro de 2013. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) limitou-e a dizer que pretende inserir a praça na programação de reforma de espaços públicos da cidade.


 

Seis pessoas são presas com armas em blitz em Paulista.

 Homens estavam numa Kombi, onde foram encontradas armas e drogas.


 Entre os detidos estava um adolescente de 16 anos.

  Cinco homens foram presos e um adolescente de 16 anos, detido numa blitz de trânsito de rotina, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Militar (PM), na abordagem, foram encontradas uma espingarda calibre 12 e duas armas, uma delas de uso restrito da Polícia Federal e do Exército. O veículo havia saído do município de Ipojuca, no Litoral Sul do estado, e seguia para Itamaracá, no Litoral Norte.

  Ao passar pelo bairro de Jardim Paulista Baixo, uma Kombi foi parada por policiais militares e agentes de trânsito, que estavam fazendo a blitz. Os PMs que ajudavam na operação revistaram os homens e o carro. Além das armas, foram encontrados 100 gramas de maconha, munições, R$ 60 em dinheiro e algumas joias. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é de que os homens estivessem planejando assaltar um banco.

  Os cinco homens e o adolescente foram levados para a Delegacia de Paulista. Segundo a PM, um dos suspeitos é foragido da Justiça e o adolescente já responde por ato infracional análogo a homicídio. A quadrilha deve ser autuada e vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Do: G1/PE.

 

Ação integrada resulta na prisão de latrocida.

 Em cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pela Justiça Pública do município de Goiana, policiais civis da Delegacia de Polícia da 44ª Circunscrição do município, juntamente com policiais da Equipe Malhas da Lei, prenderam na noite da última terça – feira (23), um homem identificado com Luiz Carlos da Silva, de 27 anos, mais conhecido como “maguila”.

 Luiz Carlos foi condenado a 22 anos de prisão pelo crime de Latrocínio (roubo seguido de morte), cometido na cidade de Goiana, no ano de 2004 e estava foragido da Penitenciária Barreto Campelo desde Abril deste ano. Capturado, o acusado foi recolhido à referida penitenciária onde ficará a disposição da Justiça Pública, para os devidos fins legais.

Da: SDS/Pe.

Grupo é preso com armas em Paulista.

foto-noticia

Grupo foi preso com armas, droga, dinheiro e celulares.


 Policiais militares do 17º BPM realizando uma operação na manhã desta quinta-feora (25) com abordagens na Avenida Tancredo Neves, bairro de Jardim Paulista Baixo, Paulista, prenderam cinco pessoas acusadas de assaltos e prática de homicídios. 

 Um adolescente de 16 anos foi apreendido por estar na companhia do grupo, que trafegava numa Kombi, branca, placa KLP-3334, nessa localidade da Região Metropolitana do Recife.

 Foram presos Gustavo André dos Santos, Guilherme Luiz da Silva, ambos de 18 anos, Alessandro José da Conceição, Anderson Correia da Silva, esses de 21 anos, além de Rafael dos Santos, 23.

 Em poder dos acusados, os policiais militares apreenderam, um revólver calibre 38, outro de calibre 357, e uma espingarda 12, bem como uma pequena quantidade de maconha, dinheiro, joias e seis aparelhos celulares.

 Os envolvidos e todo material apreendido foram encaminhados para a delegacia de polícia de Paulista, onde foram entregues para averiguação.

Fonte: Foto: web/PMPE.

Armas apreendidas em Monjope.

foto-noticia

Armas foram entregues na delegacia


 Por volta das 8h dessa quarta-feira (24), uma operação envolvendo policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (GTAI/CIPOMA) num sítio abandonado em Monjópe, Igarassu, resultou na apreensão de cinco armas de fogo. 

 Entre elas, duas espingardas calibre .12, um rifle calibre .22 com 45 cartuchos, um revólver calibre .38 (sete cartuchos) e um revólver calibre .32 (com dois cartuchos e um estojo).

 As armas foram encontradas em situações diferentes, duas escondidas dentro do mato do referido Sítio e três no mato próximo a uma fábrica de cimentos. As armas foram entregues na 33ª DP de Cruz de Rebouças.

Fonte: FOTO: CIPOMA/PMPE.

Homem é preso em Igarassú, no Grande Recife, por mentir que era policial militar.

 A delegacia do município de Igarassu, no Grande Recife, está investigando um falso policial militar que foi preso usando farda e distintivo da corporação.

 Jaelson Gonçalves de Souza, 21 anos, foi detido na Estrada da Engrenagem, no Alto Bela Vista. Ele já era investigado por andar armado, usando um fardamento completo da Polícia Militar para extorquir dinheiro da população.

 Ele chegou a reagir, mas foi preso e levado para a delegacia de plantão do Paulista, no Grande Recife. Ele vai responder por falsa identidade e desacato à abordagem policial.
Do: NE 10.

Mais um homicídio em Jaguaribe.

Segundo populares, suspeitos do crime são traficantes da área.

 

  Já passava das 23h da noite da última quarta-feira quando a vida de Manoel Erivelton da Costa, 21 anos, chegou ao fim.

 O rapaz foi assassinado com cinco tiros de revolver calibre 38 e um de espingarda calibre 12 nas proximidades de sua residência localizada na Travessa Amazonas, na praia de Jaguaribe, localizado na Ilha de Itamaracá, litoral Norte do Estado.

 Ainda de acordo com as testemunhas que não quiseram se identificar, o crime foi praticado por dois homens que chegaram a pé e efetuaram os disparos contra a vítima. Ainda segundo a testemunhas, um dos suspeitos seria um traficante que mora na Comunidade do Chié.

 O corpo do rapaz foi recolhido e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A ocorrência foi registrada pelos policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar. Todavia, será o a polícia civil de Itamaracá que concluirá o inquérito em que apontará os autores e motivação do crime.

Da: Folha PE.

Uma ideia que gera negócios e salva vidas.

 EMPREENDIMENTO Família cria empresa, investe em unidades móveis de combate ao câncer de mama e já planeja expansão.

 Foi com o “pé no chão” que a empresa Amigo do Peito Unidade Móvel de Mamografia colocou na última terça feira seu quarto caminhão para circular. “Financiamos por meio de bancos. Uma unidade só é comprada quando a outra não aguenta mais a demanda”, explica a administradora do negócio, Renata Medeiros. A empresa é um exemplo de empreendedorismo voltado para a saúde pública. Os caminhões, devidamente equipados, atendem a mulheres humildes interessadas em realizar exames nas mamas. Os procedimentos são pagos por prefeituras que têm contrato com a empresa.O faturamento cresce junto com a ajuda à comunidade: a expectativa é aumentar o atendimento de 4.500 para até 7 mil mulheres por mês e que os rendimentos aumentem em um terço com a nova unidade.

 O primeiro caminhão foi comprado em junho de 2011. A ideia surgiu com o médico Renato Medeiros. Dono de três clínicas de radiologia vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), ele percebeu que poderia empreender e, ao mesmo tempo, ajudar comunidades carentes. Venceu licitações e hoje tem contratos com as prefeituras do Recife, Olinda, Jaboatão, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Goiana e Cabo.

 Os filhos de Renato, Renata e Márcio Medeiros, administram o negócio. Para colocar na rua os três caminhões mais novos, a empresa investiu R$ 2,310 milhões. Considerando apenas veículos e carrocerias, o custo foi de R$ 600 mil (R$ 200 mil, cada um). As adaptações alcançaram R$ 210 mil. A maior parte do dinheiro foi gasta em equipamentos: cerca de R$ 1,5 milhão. “Como os aparelhos são vendidos em dólar, são caros”, explica Márcio.

 A previsão é que os financiamentos para as atuais unidades sejam quitados em três anos, mas a família tem planos de pôr outro caminhão em circulação até o fim do ano. “Queremos duplicar a frota no ano que vem”, planeja Márcio.

 Por ser uma empresa, a Amigo do Peito não se limita ao setor público. Neste fim de semana, por exemplo, as quatro unidades estão na praia de Boa Viagem em evento realizado pelo Instituto Avon contra o câncer de mama.

Da: Prefeitura.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Prefeitura de Abreu e Lima (RMR) entrega quatro dos 14 PSFs em reforma.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Abreu e Lima entregou na última semana (15-19) quatro dos 14 postos de saúde do município que estão em reforma. Foram eles Embriões I e Embriões II, no bairro de Caetés 1. PSF do Alto São Miguel e PSF da Matinha. 

 Todos eles fazem atendimento básico mais odontológico. As reformas estão sendo realizadas depois que a Secretaria de Saúde de Abreu e Lima aprovou projetos junto ao Ministério da Saúde. A cidade tem 25 PSF, mas já aprovou projeto para ampliar este número para 33.
Da: Prefeitura.

Energia fica mais barata em Abreu e Lima antes de 2013.

 Quem mora na cidade de Abreu e Lima, na RMR, está tendo uma grata surpresa quando recebe a conta de luz referente ao mês de setembro com vencimento em outubro. Os consumidores entre 0 a 150 KWH estão isentos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (Cip). 

 A redução da conta de luz antes mesmo da data prevista pelo Governo Federal, em 2013, foi graças à municipalização do serviço de iluminação pública e a instalação parcial de lâmpadas de led na cidade. Com a municipalização já é possível a redução em 10% com a tarifa diferenciada (passou de B4B para B4A, segundo a tabela da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel). A lâmpadas de led do Programa Nova Luz do governo municipal, lançado em março deste ano, já foram instaladas em 20% da cidade.

 Abreu e Lima tem mais 29 mil unidades consumidoras, sendo 95% residencial, 4,69% comercial e 0,40 % industrial. Mais de 50% dos domicílios residencial serão atingidos com a redução. São os consumidores entre 0 e 150 KWH, classificados com baixa renda e possuidores do Número de Identificação Social (Nis). Segundo o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a isenção da Cip vai refletir bastante nas classes mais desfavorecidas de Abreu e Lima. 

“A economia de qualquer valor por mês, seja ele de 10, 20, ou 40 reais, o pai de família pode investir em mais alimento, mais educação, em uma prestação de um bem durável como um micro-computador”, explica Flávio Gadelha.

 Ainda com a municipalização do serviço de energia em Abreu e Lima a prefeitura municipal disponibilizou serviço de solicitação, sugestão e reclamação gratuito. O morador que precisar pode ligar para 0800-812778.

Da:Prefeitura.