sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secretaria de Defesa Social promove sábado cidadão.





Visando a garantia dos direitos dos cidadãos, a Secretaria de Defesa Social promove mais uma edição do Programa Resgatando Cidadania, iniciativa da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e a Defensoria Pública de Pernambuco.

Neste sábado (12), acontecerão ações no Recife, Abreu e Lima e Goiana. Desta vez, os beneficiados que vão poder emitir gratuitamente documentos como carteira de identidade e trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e certidão de nascimento serão os moradores do Ibura de Baixo e do Morro da Conceição, no Recife, Caetés II, em Abreu e Lima, e Tejucupapo, em Goiana.

Os serviços serão disponibilizados das 8h às 12h.

Pontos de atendimento

Ibura de Baixo


Local: Igreja Batista Templo de Deus
End: Rua Rio Novo do Sul, 247, Vila do Sesi


Morro da Conceição


Local: Escola Estadual Padre João Barbosa
End: Rua Praça da Conceição, Morro da Conceição

Município de Abreu e Lima – Caetés II


Local: Conselho de Moradores de Caetés II
End: Avenida Rua 31 do Bairro de Caetés II [WINDOWS-1252?]– Abreu e Lima

Município de Goiana - Tejucupapo


Local: Casa Paroquial de Tejucupapo
End: Avenida Goiana, s/n.
Do: Pernambuco.com.

Homem é morto a tiros em Abreu e Lima; moradores locais ficam indignados.


Um crime provocou a indignação de moradores do Alto da Boa Sorte, no bairro do Desterro, em Abreu e Lima, Grande Recife. Um homem identificado apenas como Índio, com aproximadamente 30 anos, foi assassinado a tiros de revólver por volta das 23h dessa quinta-feira (10).

A vítima saía de um bar na comunidade quando foi atingida pelos disparos. O principal suspeito é um jovem acusado também de estar envolvido com o tráfico de drogas, Gerondim Freitas, 20. Ele está foragido.

Os motivos que levaram ao crime ainda são investigados pela Força-Tarefa Norte do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que esteve no local para fazer um levantamento. No entanto, segundo os moradores locais, Índio não tinha envolvimento com entorpecentes, nem costumava envolver-se em confusões.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, Centro do Recife, após levantamento do Instituto de Criminalística (IC).
Do: NE 10.

Mulher esfaqueia e mata cachorro em Itapissuma.


Uma jovem de 20 anos deu oito facadas em Beethoven, o cãozinho de sua sogra, porque ele estava solto. O caso chocou moradores e policiais de Itapissuma.. Imagem: Polícia Civil/Divulgação
Imagem: Polícia Civil/Divulgação

 Uma jovem de 20 anos deu oito facadas em Beethoven, o cãozinho de sua sogra, porque ele estava solto. O caso chocou moradores e policiais de Itapissuma.. Imagem: Polícia Civil/Divulgação

 A crueldade contra os animais fez mais uma vítima nesta sexta-feira (11). Descontrolada, uma jovem deu oito facadas no cão de sua sogra. A violência gratuita foi justificada porque ele estaria solto na rua. Uma semana após o caso de Beethoven, o cocker spaniel espancado pelo próprio dono com um pedaço de madeira com pregos na ponta, ganhar notoriedade, outro Beethoven foi vitimado. Mas, hoje, o cachorro não sobreviveu. Moradores do Loteamento Cidade Criança, na periferia de Itapissuma, onde o crime aconteceu, e policiais da cidade ainda tentaram socorrê-lo, mas não houve tempo. Um dos golpes atingiu seu pulmão.

 Beethoven não tinha raça definida, mas, de acordo com a comunidade, não era violento. Tinha dois anos e estava solto na rua desde a última semana. Pertencia aos pais do marido de Karolyne Soares Malafaia, de 20 anos, autora das facadas. O caso foi registrado na Delegacia de Itapissuma.

 "Eu fico indignada com uma situação como esta", informou a delegada Lidia Barci, da delegacia da cidade. A suspeita assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos e foi liberada. Somente após o julgamento, sem data prevista, ela poderá ser punida. A pena pode variar de três meses a um ano de detenção ou ser subtituída pelo pagamento de uma multa.

De acordo com a delegada, o caso pode ser ainda mais grave. "Ela tem um filho de apenas um ano e o deixou trancado dentro de casa quando foi pegar o cachorro, o amarrou no quintal e desferiu oito facadas friamente. É uma situação preocupante. Se ela fez isso com um animal, imagina o que não pode fazer com a criança", explicou a delegada Lidia Barci, responsável pelas investigações.

  "Acredito que, talvez, a motivação tenha sido por alguma briga de família, desentendimentos com a sogra, tendo em vista que o cão pertencia a mulher e elas eram vizinhas, mas Karolyne disse que foi porque ele estava solto. Nada justifica", complementou. O Conselho Tutelar foi chamado e deverá fazer uma vistoria na casa da suspeita nos próximos dias.
Do: Pernambuco.com

Acordo assegura farmacêutico de plantão em oito municípios.

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco firmou oito termos de ajustamento de conduta (TAC) para garantir a presença de farmacêuticos inscritos no Conselho Regional de Farmácia (CRF/PE) nas farmácias e drogarias de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Moreno, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá.

Com a medida, as farmácias e drogarias deverão contar com a assistência de responsável técnico farmacêutico, inscrito no CRF/PE, durante cinco horas diárias, no mínimo, totalizando 30 horas semanais. As unidades de redes (que possuam mais de 10 estabelecimentos) deverão manter farmacêutico por 10 horas diárias, de segunda-feira a sábado. Já as farmácias e drogarias abertas durante as 24 horas do dia deverão contar com o trabalho de farmacêutico por, no mínimo, 12 horas diárias, também de segunda-feira a sábado.

O documento prevê ainda que o CRF/PE e as Vigilâncias Sanitárias municipais deverão fiscalizar as farmácias e drogarias que pratiquem o comércio, venda, dispensação, fornecimento, armazenamento e distribuição de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.

Além disso, a vigilância sanitária dos municípios só poderão licenciar os estabelecimentos após a comprovação da assistência de farmacêutico responsável nas empresas, cuja regularidade deverá ser atestada pelo CRF/PE.

No mês passado o TAC foi assinado por representantes do CRF/PE, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos e Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado, bem como as respectivas Vigilâncias Sanitárias municipais. Em 2010, TAC semelhante foi firmado para garantir a atuação de farmacêuticos nas farmácias e drogarias do Recife. Os responsáveis pela medida são os procuradores da República Edson Virgínio Cavalcante Jr., Carolina de Gusmão Furtado e Antonio Carlos Barreto Campello.
Do: Pernambuco.com.