sábado, 21 de setembro de 2013

Jovem é morto por causa de um colar em Pau Amarelo.

O crime foi praticado por um amigo de infância da vítima.


  Um jovem foi morto na noite da última quinta-feira(19), vítima de um emboscada enquanto pilotava sua motocicleta pela Travessa da Rua Luxemburgo, em Pau Amarelo, Paulista. 

 O crime foi planejado e praticado por um amigo de infância, depois de uma negociação mal sucedida envolvendo um colar. 

 Pedro Henrique Pereira, de 20 anos, foi surpreendido por um tiroteio executado por Ruan Natan de Figueiredo, também de 20 anos, depois que a vítima tomou de volta um colar que havia vendido ao acusado. 

  Segundo a polícia, há alguns meses, Pedro Henrique vendeu um colar para Ruan Natan, que pediu para que o pagamento fosse feito depois. 

  A demora para receber o dinheiro deixou o vendedor irritado. Depois de muitas cobranças e discussões, Pedro resolveu tomar uma atitude definitiva, foi até a casa de Ruan e arrancou o colar do pescoço do amigo. Incomodado, o comprador da peça armou uma emboscada para se vingar. 

 O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local para averiguação da cena do crime.

Do: JC Online.

TCE-PE rejeita contas de prefeitura da Mata Norte do ano de 2011.

  Segunda Câmara constatou irregularidades na gestão da cidade de Goiana.

  Relator imputou débito de R$ 2,2 milhões ao ex-prefeito.


  A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) constatou irregularidades nas contas dos ordenadores de despesas da prefeitura de Goiana, na Zona da Mata Norte, referentes ao ano de 2011. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial de Pernambuco, mas o julgamento do caso aconteceu no último dia 17.
  Devido às irregularidades, foi imputado ao ex-prefeito do município, Henrique Fenelon de Barros Filho, um débito de pouco mais de R$ 2,2 milhões.
  O voto do relator do processo, conselheiro Carlos Porto, apontou seis falhas cometidas pela administração da cidade. Entre elas, estão o não recolhimento de parte da contribuição previdenciária patronal, a contratação de um escritório de advocacia sem finalidade pública e o pagamento irregular de honorários advocatícios.
  O relator acompanhou o parecer dado pelo Ministério Público de Contas. O acórdão do caso deve ser publicado dentro de uma semana no Diário Oficial do estado.
Do: G1/PE.

Mulheres marisqueiras.


  Parabéns para as mulheres que atuam como pescadoras e marisqueiras em Igarassu. 

 São mulheres guerreiras que de baixo de sol e chuva trabalham para o sustento de suas famílias. 

  Elas praticam a pesca de forma artesanal, preservando o meio ambiente. 

 O trabalho dessas mulheres é importante para a economia local, e merece todo o reconhecimento.

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.

Vandalismo prejudica transporte fluvial.



O píer utilizado pelas embarcações para embarque de passageiros, existente no Canal de Santa Cruz, em Itapissuma, vem sendo gradativamente destruído pela ação do vandalismo. Diversas traves de madeira já foram retiradas, comprometendo a segurança das pessoas que utilizam o equipamento.

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.

"O som ao redor" é o indicado brasileiro ao Oscar.

 Os cinco finalistas ao prêmio serão anunciados, pela academia, no dia 16 de janeiro.

 (Cinemascópio/ Divulgação)

  O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, nesta sexta-feira (20), que o longa pernambucano O som ao redor será o candidato brasileiro ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O filme de Kléber Mendonça Filho foi escolhido por uma comissão e será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. Os cinco finalistas ao prêmio serão anunciados, pela academia, no dia 16 de janeiro.

  Em dezembro do ano passado, O som ao redor figurou na lista dos dez melhores filmes do ano de 2012 do jornal The New York Times, elaborada pelo crítico A. O. Scott. Na publicação, o longa ficou com a nona colocação.

 O longa já conquistou prêmios nos festivais do Rio (Melhor Filme e Roteiro), Gramado (Melhor Som, Filme da Crítica, Filme do Público e Diretor), Roterdã (Prêmio da crítica FIPRESCI), Polônia (FIPRESCI), Copenhague (Melhor Filme CPH Pix), e Sérvia (Melhor Filme), além de melhor filme latino-americano pelo júri da terceira edição do Prêmio Cinema Tropical, entregue na sede do diário The New York Times, Melhor Filme na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Prêmio Itamaraty) e no 8° Panorama Coisa de Cinema de Salvador, na Bahia.

  O primeiro longa de ficção de Kleber Mendonça Filho já percorreu mais de 30 festivais e cerca de 15 países, sendo exibido em festivais como Locarno (Suíça), Sydney (Austrália), Viennale (Áustria), BFI London Film Festival (Inglaterra) e Vancouver (Canadá). Em abril, a fan page do Facebook de O som ao redor anunciou que o filme bateu a marca dos 90 mil espectadores. 

  Central do Brasil foi o último filme brasileiro a concorrer a estatueta, em 1999, mas foi derrotado por A vida é bela. Em 2012, O palhaço, de Selton Mello, foi indicado, mas não foi escolhido pela academia. Os filmes que também disputavam a indicação eram: Colegas, Faroeste Caboclo, Gonzaga - De Pai Para Filho, Uma História de Amor e Fúria e Meu Pé de Laranja Lima. Em abril, a fan page do Facebook de O som ao redor anunciou que o filme bateu a marca dos 90 mil espectadores.
 
  Na fan page do Facebook do Diario de Pernambuco, internautas comemoravam a indicação. "Maravilha, enfim se renderam a qualidade de nossos cineastas !", postou Jane Medeiros. "Fantástico (sic). Kleber Mendonça merece !!!!!", elogiou Dalto Sila Pessoa. Alguns questionaram a qualidade do longa. "Muito fraco não passa nen (sic) na porta", comentou Dellamarquez Filho. 

   Polêmica - Em fevereiro deste ano, o então diretor-executivo da Globo Filmes, Carlos Eduardo Rodrigues, desafiou Kléber Mendonça Filho a produzir e dirigir um filme capaz de atrair 200 mil espectadores ao cinema com todo o apoio da franquia. a proposta surgiu após o cineasta pernambucano sugerir ao jornal Folha de São Paulo facilidade para qualquer um fazer sucesso com público com suporte da Globo Filmes.

   A resposta de Kléber veio com um novo desafio."Que a Globo Filmes, com todo o seu alcance e poder de comunicação, com a competência dos que a fazem, invista em pelo menos três projetos por ano que tenham a pretensão de ir além, projetos que não sumam do radar da cultura depois de três ou quatro meses", alfinetou o pernambucano.

   Depois de ser desafiado pelo diretor de O som ao redor, o empresário enviou nota ao Viver, via assessoria de imprensa, e colocou panos quentes no desentendimento deflagrado via redes sociais. "Fico feliz de estarmos, embora com pontos de vista diferentes, defendendo a mesma ideia: um cinema brasileiro para todos, sem distinção de público", observou Carlos Eduardo.

Do: Pernambuco.com.
 Duas pessoas foram autuadas por porte ilegal de arma de fogo na tarde desta terça-feira (17), no Loteamento Boa Vista, próximo ao terreno do Northville, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

 Em operação conjunta, Policiais Militares do Núcleo de Inteligência do Agreste e Zona da Mata (NIAZM2) e ROCAM da 3ª Cia, Josenildo Lopes da Silva, vulgo "Nildo", de 19 anos, e um adolescente  de 17 anos, foram presos com uma pistola calibre 7.65, doze munições de calibre 32, duas trouxas de maconha, uma faca e três aparelhos celulares.

 Um cartão magnético em nome de Verônica L. B. Fonseca também foi apreendido.

 Os dois foram conduzidos para a 44ª Delegacia de Polícia de Goiana.

 Um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) foi registrado em desfavor do menor. "Nildo" foi recolhido para o Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Anunciada as atrações da festa de santos Cosme e Damião em Igarassu.


Da: Prefeitura.

Juremeiros adaptam rituais para preservar a Mata Atlântica.

 Religião e meio ambiente têm laços em comum.
 Os seguidores da Jurema Sagrada, religião de origem afro-indígena, querem mostrar isso no próximo domingo no Kipupa Malunguinho.
 O Kipupa reunirá juremeiros de todo país, na Mata do Catucá, um remanescente de Mata Atlântica, no município de Abreu e Lima.
 E as oferendas para Malunguinho, líder negro que elevou-se à divindade na Jurema, serão feitas obedecendo critérios ambientais.
No caso, as oferendas serão perecíveis.
Assim, eles adaptam o ritual para preservar a mata, sagrada para os juremeiros.
Os exemplos de sustentabilidade são práticos:
As balas e doces deverão ser ofertadas sem embalagens plásticas;
No caso de bebidas, as garrafas serão recolhidas;
Animais não serão imolados dentro da mata;
E será proibido acender velas.
“A festa vai lembrar os negros e negras que lutaram e morreram na mata do Engenho Pitanga II, conhecida também como Catucá”, o juremeiro Alexandre L’Omi L’odo.
 Os interessados em participar do Kipupa Malunginho podem entrar contato com Alexandre pelos telefones 8887-1496 ou 9525-7119.
Esse será o oitavo ano consecutivo da realização da festa.
Do: DP.

Em Igarassú, prefeito Mário Ricardo entrega habitacional.





  Nesta sexta-feira (20), o sonho da casa própria tornou realidade para 206 famílias carentes de Igarassu. Os moradores contemplados receberam as chaves das novas moradias viabilizadas pela Prefeitura Municipal de Igarassu (PMI), através de convênio com o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e a Caixa Econômica.

  Para o gestor Mário Ricardo a entrega das residências é uma mostra de um governo que cuida das pessoas que mais necessitam de ajuda. “Vamos transformar a realidade de Igarassu com carinho, atenção e buscando a dignidade do seu povo”, destacou. Marcaram presença à solenidade, o senador Armando Monteiro, deputado federal Jorge Corte Real, superintendente da Caixa em Pernambuco, Paulo Neri, a vice-prefeita, professora Elcione Ramos, secretariado municipal, vereadores e gestores da Incorporadora responsável pela obra.

   O novo endereço para as famílias que residam em localidades, como Beira Mar 1, Vila da Fachesf, Manancial, Porto da Madeira entre outras, agora é o  Conjunto Habitacional Caminhos das Águas, no Marco de Pedra, conhecido como “Os Marcos”. Cada casa conta com 42 m², sala, cozinha, dois quartos, banheiro, área de serviço e quintal. O Residencial está recebendo iluminação pública, coleta de lixo e as ruas nas imediações foram calçadas para garantir a mobilidade e bem estar dos moradores.

Minha Casa, Minha Vida - O programa foi lançado em março de 2009 para permitir o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. Além do objetivo social, o programa gerou emprego e renda, nos últimos anos, por meio do incremento da cadeia produtiva do setor da construção civil.

   A primeira fase do programa teve a meta de contratar um milhão de unidades habitacionais, até 31/12/2010. Alcançado esse objetivo, com 1.005.128 de empreendimentos contratados, em 2011 foi lançada a segunda etapa, para construção de mais dois milhões de moradias. Em abril de 2012, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a expansão da meta de contratação para 2,4 milhões até 2014.

   O “Minha Casa, Minha Vida propõe subsidiar a aquisição da casa própria para famílias com renda até R$ 1.600,00 e, facilitar as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda até R$ 5 mil. Para isso, o Governo Federal disponibilizou, na segunda etapa do programa, um total de R$ 125,7 bilhões, entre subsídio e linhas de financiamento.

Da: Prefeitura.

Programa Justiça para as Mulheres Agora e Sempre será lançado no dia 23.

  
  O Governador Eduardo Campos, juntamente com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Jovaldo Nunes; do Procurador Geral da Justiça, Aguinaldo Fenelon; e da Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque; lançam na próxima segunda-feira (23), o programa “Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre”.  
   A abertura do evento ocorre a partir das 10 horas, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, com a presença de várias autoridades, de secretários estaduais e de representantes da sociedade civil e do poder público. 
  O evento ocorre dentro das atividades comemorativas ao sétimo ano de vigor da Lei 11.340/2006 - Lei Maria da Penha. A ação objetiva enfrentar a violência doméstica contra a mulher em Pernambuco. Numa parceria entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o Programa prevê a realização de ações que vão desde um mutirão para acelerar o julgamento dos processos em trâmite nas varas de violência e familiar contra a mulher até a adoção de equipamentos eletrônicos (tornozeleiras) para monitorar os homens agressores.
  As ações envolvem a criação de delegacias, instalação de centros de referências especializados no atendimento à mulher, casas-abrigo, varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e implantação de iniciativas inovadoras. O Programa “Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre” vem reforçar as estratégias adotadas no Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra as Mulheres. 
SERVIÇO –
O QUE – Lançamento do Programa Justiça para as Mulheres : Agora e Sempre
QUANDO -  dia 23 de setembro – segunda-feira
QUEM -  O Governador Eduardo Campos, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Jovaldo Nunes; o Procurador Geral da Justiça, Aguinaldo Fenelon; eda Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque;
LOCAL – Teatro Guararapes
HORÁRIO – 10 HORAS
Da: Secretaria da Mulher/PE.

Moradores de Tejucupapo Bloqueiam PE - 49 por melhorias na comunidade e uma antena de telefonia móvel.


 
  Na manhã desta sexta (20) os moradores do distrito de Tejucupapo em Goiana Mata Norte de Pernambuco, organizou um grande protesto na PE-49 nos dois sentidos e na rua principal, bloqueando o acesso as Praias de Carne de Vaca e Ponta de Pedras, os moradores estavam reivindicando além de uma Antena de Telefonia Móvel, mais moradia, água encanada, uma creche e a coleta regular do lixo na Rua do Céu, de acordo com uma moradora o carro do lixo não vem passando regularmente, água encanada aqui não tem, é um sacrifício para nós carregarmos baldes de água até nossas casas, não temos uma creche para deixar nossos filhos, queremos trabalhar para ajudar em casa e não temos com quem deixar nossas crianças, compramos celular só para ficar jogando porque não tem área por aqui, somos gente também queremos respeito, revoltada desabafa uma moradora.

  Os vereadores André Rabicó, Ramilson Ferreira, Paula de Joca e Amanda do Peixe compareceram no protesto e ouviram reivindicações dos protestantes.

 O vice-prefeito Carlos de Joca foi até a população, ele ouviu os manifestantes, pacientemente, conversou e propôs diálogo com os representantes do protesto, depois de muita conversa os moradores se acalmaram o diretor de turismo José Augusto, propôs aos manifestantes um acordo que na próxima segunda (23) junto ao Vice-prefeito se reunir com a população onde o Próprio Carlos de Joca se prontificou a trazer um representante do Governo do Estado e representantes do Governo Municipal para resolver a situação dos moradores de Tejucupapo.

 Em entrevista exclusiva ao Blog do Álvaro Mello o Vice Prefeito Carlos de Joca explicou sobre as Reivindicações:

  Foram quatro reivindicações que o povo fazia no protesto “Moradia, Creche, Água encanada e Coleta de Lixo”.

  De acordo com o vice a situação atual da prefeitura não teria condições de  construir moradias para o povo, mais segundo ele a prefeitura está buscando junto ao governo do Estado através do programa minha casa minha vida onde já foram construídas 102 casas e estamos com um projeto pronto para construção de 150 casa para a população onde só terá inicio após a conclusão das outras 102, iremos entrar em contato com o dono da propriedade para que o governo possa desapropriar e iniciar a construção das outras 150 casa para o povo que não tem moradia.

  Perguntei sobre a creche, de acordo com Carlos de Joca já existe um convenio da prefeitura com o Governo Federal para a construção de uma creche, isso já foi prometido em campanha e acredito que no próximo ano iremos dar inicio a construção da creche de Tejucupapo.

  Sobre o lixo ele disse que reconhece que é insuficiente a coleta porque o distrito é grande e só existe um único carro para atender a toda a Comunidade e garante que já comunicou ao Prefeito e ao Secretário de Serviços Público para que possa enviar outro carro para Tejucupapo para que possamos atender melhor a população.

  Perguntei também sobre a tão sonhada Antena de Telefonia Móvel e ele explicou que já foi solicitada a Claro, Tim eu quando era Vereador Solicitei diretamente a Anatel, mandei oficio até ao Ministério das Comunicações e até hoje nunca tive respostas.

 Por E-mail o Prefeito de Goiana Fred Gadelha enviou ao Blog do Álvaro Mello o Oficio onde foi solicitado através do Deputado Estadual Ricardo Costa ao diretor Geral da Claro Telecomunicações o senhor André Peixoto dia 03/04/2013 em que foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

Confira no Final os anexos com o Oficio Emitido ao Diretor Geral da Claro













Do: Blog do Álvaro Melo.


Mulher é presa acusada de abusar sexualmente de um menino em Itamaracá.

A acusada oferecia R$ 2 ou R$ 3 a criança há uma semana.


  Uma mulher foi presa nesta quinta-feira por abusar sexualmente de uma criança na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife. A mãe do menino procurou a polícia junto com o filho e revelou o que estava acontecendo, colaborando com a investigação.

  A mãe mandava o filho comprar pão e a mulher abordava o menino quando ele passava. A acusada oferecia R$ 2 ou R$ 3 a criança há uma semana. 

 O delegado Evaristo Neto, responsável pelo caso, disse que a criança revelou detalhes em depoimento. "A mãe desconfiava porque mandava a criança fazer compras e ela voltava sempre com dinheiro a mais", falou.

 A acusada em depoimento revelou partes dos atos que praticava com a criança. Ela foi presa em flagrante delito. A mulher foi enquadrada no artigo 217 do Código Penal, que trata do estupro de vulnerável, crime inafiançável. A pena é de 8 a 15 anos de reclusão.

 Ela foi encaminhada a Colônia Penal Feminina. A criança foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), para fazer o exame de corpo de delito.

http://mais.uol.com.br/view/8bak1uywu0n2/mulher-e-presa-por-estuprar-menino-em-itamaraca-04024E1B346AE0B14326?types=A&

Do: JC Online.