sexta-feira, 12 de abril de 2013

Princípio de tumulto na penitenciária Barreto Campelo deixa dois feridos.


  Confusão, na noite de quinta-feira, teria sido rapidamente controlada pelos agentes.

Mauro Rodrigues/Arquivo/Folha
Homens tiveram ferimentos leves e foram conduzidos para unidades de saúde da área




 Um desentendimento entre presos foi registrado, na noite desta quinta-feira (11), na Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife.  

   De acordo com a Secretaria de Ressocialização (Seres), apesar de ter deixado um saldo de dois feridos, a confusão foi caracterizada como pontual e de pequeno porte.

  Ainda segundo o órgão, cerca de três detentos teriam começado o tumulto e trocado agressões, sendo rapidamente contidos pelos agentes. Os homens tiveram ferimentos leves e foram conduzidos para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista e ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças, em Igarassu. 

 Os envolvidos regressaram para a unidade após o devido atendimento médico. A Seres ressaltou que, em problemas deste porte, impera a lei do silêncio e assim encontra dificuldades para identificar outros participantes. Na delegacia de Itamaracá foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o caso ainda deve ser investigado.

Da: Folha PE.

Padrasto é preso suspeito de abusar sexualmente adolescente em Igarassu.


 Crime vinha acontecendo desde que a garota tinha 10 anos de idade.


  Uma menina de 13 anos estava sendo abusada sexualmente pelo próprio padrasto. O crime vinha acontecendo desde que a garota tinha 10 anos de idade, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. 
  De acordo com a polícia, os abusos começaram quando os pais se separaram e algum tempo depois a mãe dela iniciou um novo relacionamento.
  O caso foi descoberto pela madrasta da menina, que estranhou o comportamento dela. O Conselho Tutelar investiga se a genitora por suposta omissão de responsabilidade, pois ela teria presenciado alguns abusos. 
  Já o homem foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado ao Centro de Triagem.
Da: Folha PE.

Adolescente é detida por envolvimento com o tráfico de drogas em Paulista.


Maconha, armas e munições foram apreendidas na residência, no bairro do Nobre.


  Investigações levaram a polícia a desmantelar um esquema de tráfico de drogas em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. À frente do esquema estava uma adolescente, de apenas 16 anos, que seria companheira de um traficante, já conhecido por atuar no bairro do Nobre, na localidade.
    Na residência dos suspeitos foram apreendidos 30 papelotes de maconha, que segundo a polícia seriam comercializados ao preço de R$ 5 cada, além de 600 gramas de maconha em estado bruto, uma faca artesanal, tipo peixeira, um revolver calibre 38 com nove munições e ainda uma balança de precisão.
    De acordo com a delegada titular de Paulista, Thaís Galba, o esquema era desenvolvido em conjunto pelo casal. “Percebemos todo o envolvimento que a garota tinha com a droga e sua distribuição. Ela nos mostrou onde estavam todos os materiais, escondidos dentro da casa e ainda sabia seus detalhes”, declarou Galba.
    Apesar de negar sua participação a jovem, que teve sua identidade preservada, foi autuada por ato infracional correspondente ao crime de ao trafico de drogas e deve ser encaminhada a uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). 
   O rapaz ainda não localizado, mas a polícia deve seguir com diligências com a finalidade de localiza-lo.

Da: Folha Pe.

Mercado público abandonado no Janga.

Além da sujeira, moradores e comerciantes reclamam do tráfico de drogas e da prostituição no local. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press

Além da sujeira, moradores e comerciantes reclamam do tráfico de drogas e da prostituição no local. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press.
















  O Mercado Público de Conjunto Beira Mar, localizado no Janga, no Município de Paulista, está se tornando ponto de prostituição e de consumo de drogas. Sem pintura, limpeza precária e sem horário fixo para funcionamento, no Centro Comercial Vereador José Fonseca apenas três boxes ainda funcionam, a maioria se localiza no pátio ou na parte de fora do mercado. A noite apenas alguns bares permanecem abertos e o local que era para ser útil à comunidade local, gera insegurança e frustração.



 Através de denúncia no Cidadão repórter, fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, uma moradora que preferiu não se identificar afirma que a partir das cinco horas da tarde já evita sair de casa com medo do movimento que se forma em torno e na parte interior do mercado. “É um absurdo. Esse mercado está em estado de calamidade”, conta.



 Diversas barracas desativadas ao lado do mercado, localizadas na rua Mirueira, transformaram-se em depósito de lixo. Os poucos comerciantes afirmam que não há manutenção no prédio e nem limpeza. “A iluminação daqui é precária e nem sempre tem água. Já precisei comprar água mineral para cozinhar. Já falei com o administrador, mas ele não faz nada pelo mercado”, afirma a comerciante Zuleide de Souza, 42 anos.

  A falta de manutenção no Centro Comercial é motivo para o pouco movimento. “Qual o cliente que vai querer voltar em um lugar desse? O banheiro é uma sujeira só, nunca tem gente para limpar. E os boxes daqui já sofreram vários arrombamentos. Isso espanta a clientela”, justifica Aldenice Silva, 35 anos, que trabalha no local há 5 anos.

  Sem a fiscalização devida, alguns estabelecimentos estão servindo de moradia. “As pessoas chegam aqui e invadem o mercado e ninguém faz nada. Tem até fossa estourada e ninguém vem consertar, bicho morto e ninguém tira. Estamos vivendo ao 'deus dará'”, desabafa Ricardo Flaris, 56 anos que há um ano alugou um box no mercado.

 Para quem mora próximo, o sentimento é de frustração. A dona de casa Alice de Alcântara, 75 anos, vizinha do Centro de Compras há seis anos, conta que a situação sempre foi a mesma. “Aqui não se vê nada. Vivo trancada em casa. Não posso nem ficar sentada na minha calçada com medo. Esse mercado é uma podridão e ninguém organiza, deveriam então derrubar e fazer alguma coisa de útil”.

 Procurada pela equipe do Portal, a Prefeitura de Paulista afirmou que há obra prevista no centro e a Secretaria de Administração Regional afirmou que em 60 dias irá realizar as “melhorias devidas” na área.

Do: Pernambuco.com.

Em Itamaracá, homem é preso por dopar e abusar filha de 13 anos.


 Pai dava remédios para a garota dormir e praticava atos sexuais à noite.

 Homem foi preso quando procurava filha, que fugiu para contar à mãe.



  Um homem foi preso em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, suspeito de manter relações sexuais com a filha de 13 anos enquanto ela dormia. 
  De acordo com a polícia, a garota tinha o costume de tomar leite antes de dormir, onde ele colocava medicamentos para adormecer a garota e praticar o crime. Ele foi preso por volta das 15h de quarta-feira (10) e apresentado pela Polícia Civil nesta quinta (11).
  Segundo o delegado de Itamaracá, Gilmar Rodrigues, o homem tem 42 anos e havia se separado da esposa, mãe da vítima. Ela tinha saído de casa para morar em Aldeia, em Camaragibe, também no Grande Recife, deixando a filha com o pai em Itamaracá, e não estaria ciente das práticas do ex-marido.
  "Eu soube através das coleguinhas dela, que insistiram para ela me contar. Ela não queria. Elas dizia: 'você contou para todo mundo, menos para sua mãe?'. Foi quando ela contou", disse a mãe da adolescente.
 A polícia chegou até o suspeito porque a garota teria fugido e se escondido na casa de conhecidos. Lá, a menina entrou em contato com a mãe, contou todo o problema e as duas foram procurar o Ministério Público, que encaminhou o caso à polícia. 
 De acordo com o delegado de Itamaracá, Gilmar Rodrigues, o suspeito foi ao Conselho Tutelar procurar pela filha. “Ele soube que a filha estava na delegacia e foi, de forma desaforada, procurar a menina. Como nós já sabíamos da história, foi dada voz de prisão”, conta.
  Ainda segundo o delegado, a filha era abusada sexualmente enquanto estava sob efeito dos remédios. A garota acordava à noite, sonolenta, e percebia que o pai estava praticando atos sexuais com ela. 
  “Ele era um monstro”, declarou o delegado. “Em um determinado momento, ela não deixou o suspeito entrar no quarto. Ele arrombou a porta com uma faca na mão e disse que em qualquer momento que ela denunciasse ou evitasse contato, ela morria”, afirma Gilmar Rodrigues.
  “A garota está desesperada porque gostava do pai e não queria contar para ninguém. Ela vai receber acompanhamento psiquiátrico”, finaliza Gilmar Rodrigues. O suspeito vai responder por violência doméstica e estupro de vulnerável. A garota será encaminhada ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, para fazer a perícia sexológica.
Do: G1/PE.