sexta-feira, 8 de março de 2013

Mangaba ameaçada de extinção.




  A mangaba é uma fruta nativa que os índios em tupi chamavam de “coisa boa de comer” e no litoral norte de Pernambuco era facilmente encontrada e comercializada nas feiras livres. 
 Atualmente poucas mangabeiras são vistas na região, sua exploração ainda é feita de modo extrativista devido ao fato da cultura continuar sendo mantida no seu habitat natural. 
 A planta produz frutos aromáticos, saborosos e nutritivos, com ampla aceitação no mercado, tanto para o consumo in natura quanto para a indústria de doce, sorvete, suco, licor, vinho e vinagre. 
 A maior parte das mangabeiras foi dizimada para dar lugar a loteamentos imobiliários e viveiros de camarão. 
 Nos municípios de Igarassu, Itapissuma e Itamaracá a mangaba predominava na paisagem, mas aos poucos foi desaparecendo dos campos. 
Do:Fernando Melo – Igarassu / PE

Tartarugas achadas mortas em praias.


 Animais teriam morrido de doença que provoca tumores e estaria ligada a poluição.+

Adriano Artoni/Cortesia
Animais foram achados no Janga e em Boa Viagem
 Em dois dias, duas tartarugas encontradas mortas por Fibropapilomatose (FP). Os animais foram achados pelo ambientalista voluntário Adriano Artoni. A primeira tartaruga estava na praia do Janga, em Paulista, na quarta-feira. A segunda foi encontrada nesta quinta-feira, na praia de Boa Viagem, no Recife.


 Segundo o projeto Tamar, a doença é caracterizada pela presença de múltiplos tumores de pele que podem também afetar órgãos internos. 
 O mal ocorre nas tartarugas de todos os oceanos, afetando principalmente as verdes (Chelonia mydas). 
 A natureza da doença não é totalmente conhecida, mas sua ocorrência é mais frequente em locais com altos índices de poluição. São raros os casos registrados em áreas conservadas. Desta forma, mesmo que as ações humanas não sejam a causa primária, contribuem efetivamente para a intensificação e proliferação da doença.
Da: Folha PE.

Paulista retira carcaças de veículos das ruas.


 A meta da nova gestão é retirar, nos próximos dias, pelo 

menos 80 carcaças espalhadas pela cidade.


Foto: PCP/Divulgação
 Uma operação surpresa da Secretaria de Serviços Públicos de Paulista, nesta quinta-feira (7), removeu carcaças de veículos abandonados nas calçadas e da faixa de rolamento da Avenida Paulista, nas proximidades da Rodovia PE-15. Segundo a assessoria, 14 veículos foram recolhidos e levados para um depósito.

 Os proprietários podem fazer o resgate sem pagamento de multa, basta apresentar as documentações necessárias. Um caminhão da prefeitura estará à disposição para fazer o transporte até o endereço fornecido, desde que o mesmo não ocupe o passeio ou a via pública.

 "Estamos dando essa oportunidade aos infratores, no entanto, caso eles voltem a cometer a irregularidade, as carcaças serão removidas e doadas à cooperativas de reciclagem da cidade. O mesmo vai acontecer com as carcaças recolhidas cujos donos não se apresentarem em 30 dias", explicou o Secretário de Serviços Público, Evanil Belém.

 A meta da nova gestão é retirar, nos próximos dias, pelo menos 80 carcaças espalhadas pela cidade. Nesta sexta-feira (08), o foco será a Rodovia PE-22. Na próxima segunda (11), a Avenida Cláudio Gueiros Leite (PE-01).

 Além de interferir na mobilidade urbana, os carros abandonados nas vias públicas do Paulista causam a impressão do descaso do poder público com a poluição visual no município.

Do: Leia Já.