segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jovem é estrangulada dentro de quarto de hotel em Palmares.

Uma jovem de aparentemente 22 anos foi encontrada morta dentro de um quarto de hotel nesse domingo (11), no centro de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com informações colhidas pela polícia, a vítima, identificada até o momento por “Josicleide”, entrou acompanhada de um homem moreno que vestia calça cinza, camiseta regata e boné cinza.

Funcionários do hotel disseram á polícia que o casal conversava e estava sorridente quando chegaram ao estabelecimento. Após certo tempo o homem foi embora sem dar satisfação, mas não despertou suspeita.

Como havia terminado o horário da reserva, os funcionários foram falar com a hóspede e após baterem na porta e ninguém atender, eles entraram no quarto e encontraram o corpo da jovem dentro do banheiro. Ela estava nua e com uma toalha na boca.
A polícia está investigando o caso.

Fonte: Ne10.

Detento é autuado em flagrante por venda de drogas no Presídio de Igarassu.


Homem de 41 anos cumpre pena há sete anos por assaltos a bancos.
Ele era o 'chaveiro' do bloco D da unidade, responsável por fechar celas. 

   Um detento de 41 anos do presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, foi autuado em flagrante, vendendo drogas a outros presos nesta segunda-feira (12). Ele era o chaveiro - responsável por fechar as celas dos outros detentos - do bloco "D" da unidade. O detento cumpre pena há sete anos por dois assaltos a bancos e vinha sendo investigado há 30 dias.

Depois de investigações sobre tráfico de drogas dentro na unidade prisional, o detento foi flagrado com 250 gramas de cocaína, balança de precisão, tesoura, vela, ácido bórico e um fogão artesanal.  A Operação Jericó, como ficou conhecida, foi realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) e pela Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres).

De acordo com o delegado João Leonardo Cavalcanti, ele deve ter usado desse material para praticar o tráfico e será submetido aos procedimentos de praxe. “Ele será recolhido ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel) e ficará à disposição da Comarca de Itapissuma”, afirmou Cavalcanti.

G1/pe

Ação da OAB-PE acusa internauta de racismo contra nordestinos

Presidente da entidade afirma que redes sociais não estão à margem da lei.
A partir de posts no Twitter, entidade formulou notícia-crime.

                 
Do G1 PE
Reprodução de imagem do perfil no Twitter atribuído a Sophia Fernandes (Foto: Reprodução)Reprodução de imagem do perfil no Twitter atribuído
a Sophia Fernandes (Foto: Reprodução)
A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) protocolou, nesta segunda-feira (12), uma notícia-crime contra o autor de um perfil no Twitter atribuído a  Sophia Fernandes, depois de posts com comentários pejorativos contra nordestinos, publicados no microblog, na sexta (09). Os comentários foram considerados racistas pela entidade, o que motivou a ação jurídica. O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) já recebeu a documentação, segundo a OAB-PE. O G1 tentou localizar a pessoa responsável pela conta no microblog, mas não conseguiu.
"As pessoas têm essa falsa ideia de que as redes sociais são um campo à margem da lei, mas não são. Elas são entendidas, juridicamente, como um meio de comunicação e as pessoas têm que ter responsabilidade pelas mensagens que postam, seja Twitter, Facebook, o que for", diz o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano. O perfil atribuído a Sophia Fernandes, no qual haviam sido publicadas as mensagens, na semana passada, foi invadido por hackers.

A base da notícia-crime são os comentários postados no microblog, entre os quais  "(Oimacacos)-nordestinos-piauienses-cearenses", "Sai do Twitter e vai cortar tua cana pra comprar teu arroz NORDESTINO", "Tem que usar câmara de gás pra matar teu povo” e “O Nordestino é a própria sujeira”, de acordo com nota da OAB-PE.
Simultaneamente ao encaminhamento da documentação para o Ministério Público Federal, a OAB-PE enviou o material reunido para a Polícia Federal do Rio Grande do Sul, responsável pela investigação da autoria e da materialidade do crime. Mesmo que o perfil investigado não pertença a Sophia Fernandes, a pessoa que publicou os comentários pode ser responsabilizada, segundo a OAB.

Para Mariano, "é muito triste ver uma jovem de 18 anos ter esse tipo de postura, tão preconceituosa. Essa atitude atinge não uma pessoa determinada, mas uma coletividade, cerca de 30% da população brasileira. A acusação é pela prática do crime de racismo, que é inafiançável e imprescritível. Temos que repudiar e dar o exemplo".

No ano passado, a estudante de direito Mayara Petruso também foi alvo de ação da OAB-PE, cuja denúncia foi aceita pelo Ministério Público Federal de São Paulo. "Ela foi uma das responsáveis pela onda de manifestações de preconceito contra nordestinos, surgida na internet, após o anúncio da vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais”, relembra Mariano. O processo ainda está em andamento, em fase de instrução, mas ele considera que foi um precedente importante. "Está havendo um efeito prático positivo, porque foi o primeiro caso no Brasil de uma ação penal movida contra uma pessoa por crime de racismo a partir de comentários postados em redes sociais", assegura o presidente da OAB-PE.

Uma vez recebida pelo MPF, a argumentação da notícia-crime é verificada pelo procurador que for designado para o caso. "Se ele entender que os documentos reunidos são suficientes, já pode oferecer a denúncia de imediato; se não, ele pode solicitar outras diligências ou um pedido de quebra de sigilo cibernético, como aconteceu no caso de Mayara. O MPF de São Paulo constatou que a autoria das mensagens era dela e, por isso, ofereceu a denúncia", diz Henrique Mariano.

Fonte: G1/pe

Homem é preso sob suspeita de liderar tráfico em Abreu e Lima (PE)

Homem de 26 anos estava com mais dois em casa na praia do Litoral Norte.
Com eles, foram encontrados 18 papelotes de maconha e arma roubada.


Foi preso na tarde desta segunda-feira (12), por volta das 16h, um homem de 26 anos que, segundo a polícia, comandava o tráfico de drogas no município de Abreu e Lima, no Grande Recife. A prisão foi efetuada na praia de Ponta de Pedras, em Goiana, na Mata Norte. Outros dois homens - um de 21 anos, e outro de 24 - também foram detidos.

Segundo informações da polícia, o homem já estava sendo investigado desde março deste ano. Os três acusados estavam em uma casa alugada quando foram surpreendidos. Com eles, foram encontrados 18 papelotes de maconha e uma arma roubada. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia de Nazaré da Mata e estão sendo autuados por formação de quadrilha, tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
Fonte: G1/pe

Ex-BBB Adriana se irrita com notícia de fracasso de vendas da "Playboy"

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20111212160714.jpg
No último sábado (10), o jornal "O Dia" divulgou uma lista com os números de vendas da revista "Playboy" de 2011.

As ex-BBBs Adriana e Michelly tiveram a pior vendagem da história da revista, segundo a publicação.

Quem teve uma tiragem melhor foi a campeã do "Big Brother Brasil 11", Maria, com 183.789 exemplares. Adriane Galisteu foi a que mais vendeu a revista neste ano: 224.488.





Ao ler a notícia do jornal, a ex-BBB Adriana ficou irritada e comentou em seu Twitter: "Eu recebi para posar nua e não para vender. Será ótimo saber que estou rica, sem quase ninguém ter me visto nua", escreveu.

A lista divulgada não leva em consideração as edições de novembro e dezembro, que trazem Cacau e Bárbara Evans na capa.

Veja os números:

Janeiro - Andressa - 181.761

Fevereiro - Dani Giehl - 154.916

Março - Michelly - 157.732

Abril - Babi - 171.977

Maio - Jaque - 169.432

Junho - Maria - 183.789

Julho - Tchecas - 159.519

Agosto - Adriane Galisteu - 224.488

Setembro - Adriana -164.858


Fonte: Ne10

Um comércio de horrores.

A Tanzânia condena pela primeira vez caçadores de albinos. Devido a uma tenebrosa superstição, essas pessoas são mortas e têm o corpo retalhado para ser vendido a feiticeiros

Nathália Butti
Esdras Nidkumana/AFP
VIDA EM PERIGO
Uma mãe com seu bebê albino no Burundi: tradição macabra
Um tribunal da Tanzânia mandou para a forca, na terça-feira passada, três homens que mataram um menino albino de 14 anos e amputaram suas pernas. É a primeira condenação para um tipo de crime comum no país. Desde 2006, pelo menos 75 albinos foram mortos e esquartejados no país. O albinismo é uma deficiência na produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele, olhos, cabelos e protege da radiação ultravioleta. Os portadores da deficiência têm a pele pálida e vulnerável ao câncer, cabelos finos e olhos sensíveis à luz. Devido a uma superstição macabra, que atribuiu poderes sobrenaturais aos “zero-zero” – como são pejorativamente chamados –, nenhum albino está a salvo na África Oriental, sobretudo na Tanzânia e no Burundi. Eles são caçados e têm o corpo retalhado para ser vendido aos fabricantes de mandingas. Samwel Mluge, albino de 50 anos que vive na Tanzânia, casou-se com uma albina e a alteração genética foi transmitida aos seus cinco filhos. “Sempre digo às crianças para serem cuidadosas e só andarem em grupo”, disse Mluge a VEJA. “Eu me sinto caçado como um animal.”
Na Tanzânia, país entre os últimos colocados no ranking de desenvolvimento humano da ONU e com renda per capita de 440 dólares, o comércio de órgãos para feitiçaria é um negócio que vale qualquer risco. As partes mais valorizadas do corpo de um albino (dedos, língua, braços, pernas e genitais) podem atingir 3 000 dólares a peça. Apesar de a incidência de albinismo no país estar cinco vezes acima da média mundial, a demanda é tão grande que a Tanzânia importa clandestinamente pedaços de corpos. Pescadores tecem fios de cabelo de albinos em suas redes para ter sucesso na pescaria. Mineiros penduram no pescoço amuletos feitos com seus ossos moídos. Quem consegue beber o sangue ainda quente de um albino tem sorte em dobro. Melhor ainda se for de uma criança, pois a pureza infantil intensifica o poder do feitiço.
Alimentado pela miséria e pela ignorância, um extenso rol de tradições brutais persiste na África. A mutilação genital das meninas é a norma entre a etnia majoritária do Quênia, por exemplo. A tortura e o assassinato pelos próprios familiares de crianças acusadas de possessão demoníaca são uma praga na África Austral. O caso dos albinos provoca maior indignação mundial devido aos esforços de um albino canadense, Peter Ash, que criou a ONG Under the Same Sun para pressionar o governo da Tanzânia a reprimir o tráfico de carne humana. Poucas providências foram tomadas. “Sabemos que pessoas poderosas se consultam com os feiticeiros e não querem ver seu nome em tribunais. Se as vítimas fossem normais, os culpados já estariam presos”, disse Ash a VEJA. Na semana passada, ele desembarcou na Tanzânia para continuar sua campanha. Por razões óbvias, fez-se acompanhar de três guarda-costas.

Fonte: revista Veja.

Filhos do cárcere.

Amparadas pela lei, centenas de crianças vivem trancafiadas com as mães em presídios do país, num ambiente hostil e em condições subumanas. A permanência na cadeia chega a durar seis anos


Quase sempre não cumprida, a legislação garante que as crianças fiquem com a mãe até os 6 anos. Eles são como todos os bebês: engatinham, mamam no peito, comem papinha, não desgrudam das chupetas, fazem gracinhas e causam emoção ao falar “mamãe”. O que os tornam diferentes é o ambiente à volta. Em vez de quartos limpos, cheirosos, coloridos de rosa ou azul e decorados com motivos infantis, centenas de brasileirinhos vivem trancafiados em celas fétidas de presídios femininos nos quatro cantos do país, alguns em condições subumanas. No lugar das grades dos berços, as crianças, de até 2 anos, que nasceram no cárcere e nunca passaram dos portões das penitenciárias, conhecem apenas as barras de ferro que os confinam com as mães, condenadas ou esperando julgamento por seus crimes. Aos filhos do cárcere, liberdade é algo distante. Resta-lhes um único direito: o amor materno. Essa realidade tão chocante quanto desconhecida da população brasileira é mostrada pelo Correio Braziliense /Estado de Minas em uma série de reportagens produzidas depois de percorrer presídios de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Mato Grosso, de Pernambuco, do Pará e do Distrito Federal, onde 244 crianças (número subestimado) “cumprem pena”.

O Brasil tem uma legislação avançada para assegurar diretos a presidiárias e seus filhos. A Lei nº 11.942, de 2009, estabelece a convivência entre mãe e criança do nascimento aos 6 anos. Prevê ainda berçários e creches nos presídios femininos para atendimento adequado ao crescimento dos menores. Mas, na prática, é diferente. Bem ao jeito brasileiro, o que há atrás das grades é um arremedo de assistência. Uma colcha de retalhos costurada pela direção dos presídios, que tem o poder de determinar o tempo de convivência entre mães e filhos, de acordo com as condições do deteriorado sistema carcerário brasileiro. Em Brasília, a criança é retirada da prisão aos seis meses; em Curitiba, é possível que ela fique até os seis anos. Em Minas, elas deixam o cárcere aos dois e, no Pará, ao nascer.

A falta de estrutura para a infância nas penitenciárias femininas suscita o debate sobre a necessidade de revisão da atual legislação. A promotora mineira Vanessa Fusco Nogueira Simões, que elaborou um estudo sobre o tema, quer encaminhar ao Ministério de Justiça projeto de lei que exija autorização judicial para a permanência da criança nas cadeias, a instalação de berçário e creche, e a redução da idade de acompanhamento. Na mesma tecla, bate o promotor José Antônio Borges Pereira, que exerceu o cargo na Promotoria da Infância e da Juventude e foi autor de um habeas corpus que retirou 30 mulheres e seus filhos das celas insalubres da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Várzea Grande, na Região Metropolitana de Cuiabá. “A Constituição garante liberdade às crianças”, resume José Antônio.

Pressa
No Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Lúcia*, 32 anos, não consegue disfarçar a revolta ao ver a filha de 2 meses na prisão. Mãe de outros nove filhos, oito vivos, ela está de volta ao centro depois de desrespeitar as normas da prisão albergue. Ela foi presa em 2009 por tráfico de drogas, depois de assumir os “negócios” tocados pelo marido, detido um ano antes. Estava condenada a cinco anos de prisão, dos quais cumpriu um ano e dois meses, até conseguir o benefício. Perdeu a cabeça na rua e o direito às saídas durante o dia. Foi reconduzida à cadeia em 20 de outubro com a filha. “Estou buscando força em Bianca* para mudar de vida. Meus outros filhos estão com a minha mãe, em Itajubá (sul de Minas, a 448km da capital). Gostaria que Bianca também fosse para lá, mas não há condição financeira.”

Há uma razão em Lúcia para a pressa em se separar da filha: que a criança tenha a menor recordação possível da falta de liberdade. “Vou tentar explicar a ela o que é certo e errado, mas não vou esconder que passou por essa experiência ruim.” Lúcia está aproveitando o tempo no presídio para concluir o 1º ano do ensino fundamental. Na aula de matemática, enquanto faz anotações no caderno, mantém no antebraço a filha, que dorme como anjo, indiferente às angústias da mãe. Para a detenta, o único sonho é retomar a liberdade e conseguir emprego. “Dinheiro não importa mais. Meu marido já cumpriu pena e trabalha como pintor.”

Exclusão
Soraia*, 28, condenada a três anos e quatro meses de prisão e mãe de um bebê de 5 meses, é taxativa: “Isso aqui não é lugar para criança. É como se estivessem presas”, afirma, apesar da boa estrutura do centro. E usa o cotidiano para expressar a dureza da exclusão de seu filho do mundo: “Imagine uma criança que nunca viu um bicho, um cachorro, que nunca conviveu com um homem! Não deveria existir esse lugar”. Ela tem ainda outro filho, de 5 anos, que vive também sem o pai, condenado a sete anos de prisão por tráfico de drogas. Lúcia e Soraia fazem parte de uma população de 69 mulheres abrigadas no Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, nove delas gestantes. Ali, dividem o tempo entre as aulas, as oficinas de trabalho e as tarefas domésticas. Elas são responsáveis por lavar a roupa dos bebês e usam o tempo livre nos banhos de sol. Para melhorar a qualidade de vida das crianças, a direção evita o alojamento. Só não consegue mesmo evitar a falta de liberdade. Os muros altos, com equipamentos de segurança, e as guardas fardadas, de coletes à prova de balas, lembram que ali é lugar de cumprimento de pena em regime fechado. (MCP)

* Nomes fictícios para preservar a identidade dos entrevistados.



O que diz a lei

A Lei nº 11.942, sancionada em 2009 pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, institui: “Os estabelecimentos penais destinados a mulheres serão dotados de berçário, onde as condenadas possam cuidar de seus filhos, inclusive amamentá-los, no mínimo, até 6 meses de idade”. O artigo 89 estabelece: “A penitenciária de mulheres será dotada de seção para gestante e parturiente, e de creche para abrigar crianças maiores de 6 meses e menores de 7 anos, com a finalidade de assistir a criança desamparada, cuja responsável estiver presa”. Diz ainda serem requisitos básicos da creche e berçário “o atendimento por pessoal qualificado, de acordo com as diretrizes adotadas pela legislação educacional e em unidades autônomas; e horário de funcionamento que garanta a melhor assistência à criança e à sua responsável”.


Brinquedo não entra

 Detentas do Distrito Federal recorrem à criatividade para distrair os filhos também encarcerados. Em comum com outras presidiárias do país, o desejo de ver as crianças livres, apesar da saudade.

Fonte: Blog Arma Branca.

Prisão de sete anos a fazendeiro por trabalho escravo, no interor do Pará.

Cinquenta e nove trabalhadores eram submetidos a regime degradante de trabalho, no interior do Pará.
A Justiça Federal condenou a sete anos e dez meses de prisão o fazendeiro Avelino de Déa, dono da fazenda São Sebastião, em Itupiranga (PA), por submeter 59 trabalhadores a regime degradante de trabalho. O capataz do local, José Henrique Vanzetto, também foi condenado a cinco anos e sete meses de prisão, ambos em regime semiaberto. Ainda cabe recurso da sentença.

Os 59 trabalhadores foram libertados em operação do Grupo Móvel do Ministério do Trabalho em setembro de 2007. Na fazenda, que tinha 3 mil cabeças de gado, os trabalhadores foram encontrados limpando terreno para o pasto e construindo cercas. A maioria das pessoas não possuía carteira de trabalho e os

pagamentos eram feitos de forma irregular.

Na decisão, o juiz Cesar Otoni de Matos disse que "os trabalhadores eram submetidos a condições indignas de trabalho: não havia banheiro no local onde trabalhavam e pernoitavam (as necessidades fisiológicas deveriam ser feitas no mato e o banho, tomado no córrego); não havia depósito de lixo; a água para beber era retirada do córrego, barrenta e com gosto de ferrugem e também utilizada pelo gado, que nela defecava".

Ainda faltavam equipamentos de proteção individual, mesmo para quem trabalhava aplicando venenos, e havia exploração da mão de obra infantil.

Caso da juíza Patrícia Acioli: Juiz decide que os 11 acusados serão julgados pelo Tribunal do Júri

     O juiz Peterson Barroso Simão, da 3ª Vara Criminal de Niterói, decidiu que os réus Daniel Santos Benitez Lopez, Claudio Luiz Silva de Oliveira, Sérgio Costa Júnior, Jeferson de Araújo Miranda, Jovanis Falcão Júnior, Charles Azevedo Tavares, Alex Ribeiro Pereira, Júnior Cezar de Medeiros, Carlos Adílio Maciel Santos, Sammy dos Santos Quintanilha e Handerson Lents Henriques da Silva devem ser julgados pelo Tribunal do Júri. Eles são acusados de envolvimento no assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli, ocorrido no dia 11 de agosto deste ano, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Alguém matou uma Juíza. Muito mais que Juíza um ser humano, mulher, mãe e cidadã. A apuração da responsabilidade penal é a razão deste processo, ressaltou o magistrado na decisão. Os 11 réus respondem por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, mediante emboscada e com o objetivo de assegurar a impunidade do arsenal de crimes) e por formação de quadrilha armada como delito conexo, exceto o acusado Handerson Lents Henriques da Silva. Segundo as investigações, ele não pertencia à quadrilha, somente teria conduzido, um mês antes do fato, os policiais Daniel Benitez, Sérgio Júnior e Jeferson Araújo à residência da vítima com objetivo de identificar e apontar o local. Na sentença de pronúncia, o juiz Peterson Barroso destaca que existem fortes indícios da autoria atribuída aos acusados. Não se busca, nesta oportunidade, a certeza absoluta e a plena convicção, apenas indícios de autoria e materialidade. E estes indícios surgem dos depoimentos aliados às demais provas orais e documentais, disse. O magistrado também observou que os acusados, como policiais militares, deveriam garantir a segurança pública e não o contrário. Importante ressaltar que no vertente caso existe uma peculiaridade no que tange à conduta dos acusados. Numa ampla visão, os policiais militares são agentes garantidores da segurança pública. Assim, ao contrário dos demais cidadãos, em tese, têm o dever de impedir a prática criminosa anunciada quando cientes da mesma, bem como têm o dever de intervir na prática criminosa em curso quando a presenciarem. Todo Policial têm por lei o dever jurídico de agir, proteger e evitar o ilícito. Em vista de tais motivos, o Ministério Público busca provar, ora a efetiva contribuição dos acusados na empreitada criminosa, ora a omissão diante da ciência do planejamento do crime, completou. Em relação aos pedidos de revogação de prisão feitos pelos advogados dos réus, o juiz indeferiu todos.Quanto ao status libertatis dos acusados, não houve modificação da situação de fato que justificasse alteração da mesma. Ademais, o caráter bifásico do procedimento aplicado aos processos do Júri indica a necessidade de se resguardar por mais tempo a liberdade de expressão das testemunhas, bem como garantir a aplicação da lei penal, disse. Na mesma decisão, o magistrado deferiu o pedido do MP de transferência de Jeferson Araújo da Delegacia Antisequestro do Rio de Janeiro (DAS) para um presídio de segurança máxima do Estado do Rio. Ele e Sérgio Júnior estavam presos separados dos demais acusados em razão da delação premiada. No entanto, posteriormente, a versão de Jeferson foi modificada, passando a ser divergente da apresentada por Sérgio, em função disso, o juiz considerou necessária sua transferência. Também foi deferida a transferência de Cláudio Luiz Silva de Oliveira e de Daniel Santos Benitez Lopez para Presídio de Segurança Máxima Federal, pelo prazo inicial de 180 dias, sob regime disciplinar diferenciado para presos provisórios. Segundo o magistrado, a acusação imputa a ambos o poder de influência sobre os outros acusados em razão da posição de liderança que ocupavam, exercendo autoridade sobre os demais e destacando suas atuações na cogitação do delito.

Fonte: Jusbrasil

Prefeito de Araripina em PE é acusado de desvio de verbas públicas.

Lula Sampaio foi afastado da Prefeitura de Araripina nesta segunda-feira.
Segundo o TCE, mais de R$ 2 milhões podem ter sido desviados.

 

Katherine Coutinho Do G1 PE
4 comentários
Promotor Fernando Falcão afirma que investigações ainda não terminaram. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Investigações ainda estão em andamento, explica
Fernando Falcão. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Desvio de verbas públicas, ausência da prestação de contas de 2010 e sonegação de informações foram os argumentos utilizados pelo Ministério Público de Pernambuco para pedir o afastamento do prefeito de Araripina (município no Sertão do Estado), Lula Sampaio, nesta segunda-feira (12). O pedido de afastamento concedido pela Justiça é de seis meses e visa facilitar as investigações.

Entre os indícios contra a administração de Sampaio, segundo o promotor de Justiça Fernando Falcão, estão quatro saques de contas da Prefeitura, realizados em novembro e dezembro de 2009, totalizando R$ 1 milhão. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o total desviado dos cofres públicos  pode chegar a mais de R$ 2 milhões.
A denúncia contra o prefeito partiu da Câmara de Vereadores de Araripina, segundo informou Jackson Oliveira, coordenador de controle externo do TCE, em entrevista coletiva concedida no Recife nesta segunda-feira (11). "Houve uma denúncia por parte dos vereadores, que vieram pedir ao TCE uma ação mais enérgica", explica Oliveira. O prefeito não estaria fornecendo aos vereadores informações sobre as conta públicas.
Além de não entregar a prestação de contas de 2010, a Prefeitura não estaria mandando as informações mensais ao TCE, como manda a legislação. "Só esses atos já são considerados improbidade administrativa, mas vamos continuar investigando", afirma Falcão.

Na manhã desta segunda, foram apreendidos documentos e computadores na Prefeitura de Araripina, que servirão para dar andamento às investigações. "É importante analisar toda a conduta para depois entrar com a ação penal correta, sabendo todos os crimes que foram realmente cometidos", pondera Falcão.
Entre as alegações da Prefeitura para a demora e ausência de informações contábeis estavam problemas com o software de contabilidade e incompetência dos servidores, segundo Oliveira. "Em poucos momentos foi alegado alguma coisa. Além disso, o responsável pela contabilidade não estava sempre presente no município, dificultando o trabalho do TCE", afirma Oliveira.
De acordo com o procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon, a principio não haverá intervenção do Estado. “Quem vai assumir por enquanto é o vice-prefeito. Se for notado que há o envolvimento de outras pessoas, se forem encontrados elementos e se for necessário, o MPPE poderá pedir intervenção, mas de início, não”. “Hoje [segunda], a gente tem uma reunião com o vice-prefeito, e a gente vai esclarecer a ele que há uma obrigação institucional de abrir toda a documentação”, acrescenta Fernando Falcão.
Com o prosseguimento das investigações, segundo o promotor de Justiça Maviael de Souza, que atua na defesa do patrimônio público, o prefeito de Araripina pode ser indiciado criminalmente por responsabilidade, podendo pegar de 2 a 12 anos de prisão. Além de Sampaio, outras três pessoas também foram indiciadas pela ação civil pública.

Prefeito afastado
Procurado pela equipe do G1 na manhã desta segunda--feria (12), Lula Sampaio informou que estava a caminho do Recife para conversar com advogados. "Não estou sabendo de nada. Hoje de manhã recebi uma ligação de um advogado de Araripina que me informou sobre o pedido do Ministério Público e que um juiz tinha acatado liminarmente o afastamento. Não tenho nada para esconder. Vou procurar saber se eles têm alguma prova porque, se acusa alguém, tem que provar. Não sei também se esse afastamento é para ainda investigar", afirmou Sampaio.

Fonte: g1/pe

Casa Pio é condenada a pagar indenização de R$ 10 mil por inscrição indevida no SPC.

A Casa Pio Calçados Ltda. deve pagar indenização de R$ 10 mil à M.H.C.S., que teve o nome inscrito indevidamente no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A decisão é do juiz Auro Lemos Peixoto Silva, do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos do Fórum Clóvis Beviláqua.

Segundo os autos, (nº 102417-11.2008.8.06.0001/0), em março de 2007, a cliente realizou uma compra no valor de R$ 181,60. Depois de pagar a última parcela, recebeu uma carta informando que o nome dela tinha sido incluído no SPC em virtude de débito.

Inconformada, procurou a Casa Pio para esclarecer a situação. A loja, no entanto, insistiu na cobrança. A cliente acabou comprovando os pagamentos e teve o nome retirado do cadastro de devedores.

Mesmo assim, M.H.C.S. ingressou com ação na Justiça, requerendo indenização por danos morais. Ela alegou ter passado por constrangimentos durante o período em que esteve cadastrada no SPC.

A Casa Pio contestou, afirmando que a consumidora deveria ter comunicado previamente o pagamento, pois não havia como comprovar o depósito bancário. Ao analisar a matéria, o magistrado julgou a ação procedente e condenou a empresa a pagar R$ 10 mil a título de reparação moral. "A afirmação de culpa exclusiva da promovente é infundada, uma vez que a loja, a qual possuía os dados da demandante, antes de proceder inclusão nos cadastros de inadimplentes, deveria certificar-se do adimplemento da dívida", afirmou.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa sexta-feira (09/12).

Fonte: Jusbrasil

PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA PRAIA DE JAGUARIBE É LANÇADO.





Projeto de Requalificação - Orla da Praia de Jaguaribe
Mais um passo foi dado na reconstrução da Ilha de Itamaracá. Na tarde do dia 14 de outubro, o prefeito Rubem Catunda, juntamente com o secretário estadatual das Cidades, Danilo Cabral, assinaram o Convênio de Cooperação Técnica para a requalificação e urbanização da Orla de Jaguaribe, para que fiquem firmadas as responsabilidades de cada um.
A iniciativa irá requalificar os atributos naturais, urbanístico e paisagístico da orla, beneficiando os comerciantes locais, turistas e moradores da região. "Para os que não acreditaram, esse projeto está a mostra de todos. É um momento de mudança na Ilha. Vamos colocar os projetos estruturadores em prática e revigorar economicamente a Ilha.", afirmou emocionado Rubinho.
O projeto prevê a implantação de quiosques, sanitários, Academia das Cidades e bares. Além da reconstrução do Centro Cultural Ciranda de Lia e da Vila de Pescadores. O projeto terá investimento de R$ 9 milhões.
O edital de licitação para a execução das obras já foi lançado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco. O processo licitatório deve durar cerca de três meses. A obra terá prazo de um ano após a ordem de serviço. Um sonho que está cada vez mais perto da realidade.


O PROJETO - Serão implantados dez quiosques, divididos em 20 bares e 16 lanchonetes - medindo 25,26m² e beneficiando 36 comerciantes. As barracas de venda de bebidas e alimentos na orla serão padronizados possibilitando maiores condições de higiene, conforto e melhoria do ordenamento e da estética da orla, o que contribuirá para a atratividade turísitica da região.
Os pescadores também terão um espaço exclusivo. Serão construídos oito boxes individuais dipondo de espaço para comercialização do pescado e também do artesanato local, além de um salão para reuniões comunitárias, oficina para pequenos serviços de manutenção dos barcos.

FONTE: PREFEITURA

VÂNDALOS INCENDEIAM PÁTIO DE DELEGACIA EM BELO JARDIM, NO AGRESTE.

  Vândalos invadiram o pátio da Delegacia Seccional de Belo Jardim, no Agreste do estado, que está fechada para reforma e atearam fogo em carros e motos e objetos que se encontravam apreendidos naquele pátio,  os Bombeiros foram chamados, mas estavam numa ocorrência na cidade de Pesqueira, os Policiais Civis, com o apoio de Policiais militares conseguiram dominar e apagar o incêdio. Com o fim do incêndio constatou-se que um Gol, um fiat Siena e três motos haviam sido destruidos, as paredes estavam rachadas e os vidros quebrados.
Os vandalos fugiram tomando destino ignorado, as investigações ficarão a  cargo da Delegacia de Belo Jardim.

FONTE: PCPE

COMPESA ANUNCIA INVESTIMENTOS EM ITAMARACÁ.

  O presidente da Compesa, Roberto Tavares, esteve no último sábado (10) em Itamaracá, litoral norte do Estado, participando de um debate na emissora de rádio Voz da Ilha juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, e do Procurador Municipal, Francisco Rufino. O tema foi discutir o andamento das obras em execução para melhorar o abastecimento de água e medidas que visam à melhoria da prestação dos serviços na Ilha.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, anunciou que a companhia vai investir mais de R$ 6 milhões em Itamaracá. Somente para a obra do Prored (Programa para o Fim do Racionamento e Redução de Perdas), a companhia está aplicando R$ 3,3 milhões na construção de dois reservatórios e na implantação de 3,8 mil metros de adutoras. Também vão ser instalados e substituídos quase três mil hidrômetros. Atualmente, está em andamento o processo de assentamento das tubulações e a limpeza do terreno no Forte para o início dos trabalhos do reservatório. As obras do Prored foram iniciadas no último mês de junho e devem ser concluídas em um ano.

Para a comunidade do Pilar, a Compesa está investindo R$ 450 mil na recuperação estrutural dos dois reservatórios existentes no local, cada um com capacidade para 200m³. Além disso, a companhia está implantando e substituindo 700 metros de rede distribuidora como parte das obras de setorização da ilha. Para esse trabalho, estão sendo investidos R$ 155 mil. Também está para ser licitada a perfuração de dois poços em Itamaracá (um em Jaguaribe e outro no Forno da Cal), no valor de R$ 2 milhões, para reforçar o abastecimento da região. Já os poços existentes na ilha estão sendo objetos de estudo por parte da Compesa com o objetivo de aumentar a sua vazão de exploração.

“Enquanto durarem as obras em Itamaracá, iremos reforçar o abastecimento da ilha, inclusive deixando carros pipa nos finais de semana. Além disso, também vamos aumentar o número de equipes para os serviços de manutenção”, afirma o presidente da Compesa, Roberto Tavares, que anunciou também a abertura da Loja do Cliente aos sábados e a realização do projeto Compesa no Meu Bairro (em data ainda a ser agendada) para cadastramento da tarifa social, regularização de débitos e atualização cadastral.

Fonte: Blog do Jamildo

Vereador de Pesqueira, no Agreste é preso por pertubação do sossego e desacato.

 O VEREADOR CONHECIDO POR EVANDO JÚNIOR SE ENCONTRAVA COM O SOM DO SEU VEÍCULO LIGADO, COM O VOLUME ACIMA DO PERMITIDO, QUANDO FOI ABORDADO POR UMA GUARNIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR QUE SOLICITOU QUE O ACUSADO DESLIGASSE O SOM, FOI QUANDO O VEREADOR PASSOU A DESACATAR E DESOBEDECER AS ORDENS DADAS PELA GUARNIÇÃO, QUE NESSE MOMENTO A GUARNIÇÃO ENTROU EM CONTATO COM A 8ª CIPM QUE SOLICITOU QUE O ACUSADO SE DIRIGISSE ATÉ ELA (8ªCIA), QUE POR CONSEGUINTE FOI CONDUZIDO PARA DELEGACIA DE PLANTÃO EM PESQUEIRA, ONDE FOI AUTUADO E LIBERADO APÓS PAGAMENTO DE FIANÇA, O FATO SE DEU NO POSTO CRUZEIRO II, NO CENTRO DE PESQUEIRA.

Fonte: PCPE

Casal é encontrado morto embaixo de viaduto na BR-232, em Gravatá (PE)

Segundo a polícia, familiares informaram que o motivo seria passional.
Corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru

 

Um casal foi encontrado morto, neste domingo (11), embaixo de um viaduto na Serra das Russas, na BR-232, próximo ao km 65, no município de Gravatá. Segundo a polícia, familiares das vítimas, que estavam no local, informaram que o motivo das mortes seria passional.
A Polícia Rodoviária Federal ainda não sabe informar se foi suicídio ou homicídio. Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Polícia Civil irá investigar o caso.
 

Fonte: G1/pe

 

Mulher morre em acidente na saída do terminal de integração na PE-15 Condutor da moto foi socorrido pelo Samu. Vítima morreu antes do socorro chegar ao local.

Uma mulher de 57 anos morreu em um acidente entre uma moto e um ônibus na saída do terminal de integração na PE-15, em Olinda, sentido Paulista, na noite deste domingo (11). A vítima estava em uma moto quando foi atingida por um ônibus da empresa Cidade Alta, que fazia a linha PE-15/Paulista, segundo testemunhas. A mulher teria morrido antes do socorro chegar.
O condutor da moto, um homem de 45 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Grande Recife Consórcio de Transportes informou que vai avaliar junto a empresa o que aconteceu e tomar as medidas cabíveis.

Fonte: G1/pe