sábado, 30 de novembro de 2013

Confronto entre torcidas organizadas espalha pânico na avenida Beberibe neste sábado.

Ônibus foram depredados, além do disparo de arma de fogo e luta corporal.


Henrique Ferreira/FolhaPE
Ato de vandalismo só foi contido depois da chegada de policiais do Choque, Rocam e da Patrulha do Bairro


    Cerca de 80 integrantes da torcida Jovem do Sport e 70 membros da torcida Inferno Coral, do Santa Cruz, entraram em confronto na tarde deste sábado (30), na avenida Beberide, mais precisamente em frente ao Canal da Construção. Na confusão, também, estavam envolvidos alguns torcedores da Fanaútico, que junto aos demais, atearam pedras nos vidros dos ônibus e depredaram veículos particulares. Proprietários de alguns estabelecimentos comercias próximos fecharam as portas com medo. Houve mutia correria e pânico entre populares que passavam na via no momento da confusão. De acordo com a Polícia Militar (PM), não há registro de feridos. 

    Após confusão, vândalos foram contidos pela polícia
    O ato de vandalismo só foi contido depois da chegada de policiais do Choque, Rocam e da Patrulha do Bairro, por volta das 14h40, meia hora depois do início do conflito. Os integrantes da Jovem foram detidos e seguiram escoltados em fila no sentido Subúrbio/Cidade. A informação é de que eles foram levados sob escolta até o estádio da Ilha do Retiro, local onde acontece o jogo entre Sport e Paysandu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.


    Os demais torcedores do Santa e do Naútico foram revistados e em seguida liberados um por um, para evitar novos confrontos. Segundo testemunhas, pelo menos oito tiros foram disparados, dois ônibus destruídos e um carro de passeio depredado. Os números não foram confirmados pela PM.
    Da: Folha PE.

    Obras de avanço do mar na Praia do Janga começam nesta segunda.


      As obras de contenção do avanço do mar na Praia do Janga, em Paulista, no Litoral Norte, serão iniciadas nesta segunda-feira. O prefeito do município, Junior Matuto (PSB) assina ordem de serviço para realização dos trabalhos.  A prefeitura optou pela técnica bagwall para proteger a área degradada pela erosão costeira em cinco pontos considerados críticos da orla marítima. Ao todo, 500 metros da faixa de areia serão protegidos com a intervenção. O trabalho tem início após o ato do chefe do Executivo no trecho da praia que fica entre as ruas Henrique Justa e Betânia. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Integração Nacional. O investimento gira em torno de R$ 13 milhões.


      Além da construção do bagwall, a atual gestão municipal vai realizar a manutenção em um trecho de 2,2 km da orla que já possui a técnica de enrocamento aderente na contenção do avanço do mar. O trecho contemplado tem início na Rua Aureliano Arthur Soares Quintas, no Janga, e segue até a Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo. Essa área jamais recebeu algum tipo de intervenção dessa natureza. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

      O projeto prevê ainda a ampliação em 520 metros do trecho já iniciado da obra de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. Com a iniciativa, a área protegida será superior a 2,5 km de extensão. A intervenção está, atualmente, num trecho da praia que fica após o Forte de Pau Amarelo. O trabalho também é fruto de parceria com o Governo Federal. A assinatura da ordem de serviço acontece às 8h, na Av. Beira-mar, s/n, Janga (em frente ao Bar do Bebeto – O acesso pode ser feito pelas ruas Betânia e Justa Henrique).

    Do: Jornal Pernambuco da Gente.

    Motociclista morre atropelado por carreta na BR-101, em Igarassu.

      Ele vinha pelo sentido Igarassu/Recife e no quilômetro 43

     bateu na traseira de uma kombi.


      Um motociclista morreu após colidir com uma kombi no início da tarde deste sábado (30), na BR-101, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. A vítima era um homem, de 19 anos. 

      Ele vinha pelo sentido Igarassu/Recife e no quilômetro 43 bateu na traseira de uma kombi e perdeu o controle. Quando caiu da moto, o jovem foi atropelado por uma carreta. O motorista da carreta fugiu do local sem prestar socorro.

     O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Rodoviária, que prestou as informações, foi até o local para controlar o trânsito e dar apoio aos envolvidos no acidente. O Samu chegou a enviar ambulâncias ao local.

    Do: JC Online.

    Falsa denúncia desloca oito carros de bombeiros para a Praia do Amor.

     Duas pessoas avisaram que um ultraleve teria caído no local.
     Após checagens, foram encontrados apenas coqueiros em chamas.



    Viaturas foram ao local, mas não encontraram nada além de coqueiros queimando (Foto: Reprodução/TV Globo)
    Viaturas foram ao local, mas não encontraram nada além de
    coqueiros queimando (Foto: Reprodução/TV Globo)
      Oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local conhecido como Praia do Amor, próximo à praia do Paiva, na Região Metropolitana do Recife, na noite desta sexta-feira (29). O motivo era a denúncia de que uma aeronave de pequeno porte teria caído no local – mas nenhum destroço ou aeronave foi encontrado segundo o coronel Valdy Oliveira, assessor de comunicação da corporação.
      Duas pessoas haviam ligado para o Corpo de Bombeiros por volta das 20h fornecendo a informação e oito viaturas foram enviadas ao local. “Só tinha coqueiro queimando. Três coqueiros”, disse Paulo Sérgio, socorrista do Corpo de Bombeiros. “Alguém que colocou fogo. O pessoal foi lá ver, fica um perto do outro... Queima um, queima dois três. Já apagou completamente. Não tem destroço de nada”, disse Paulo Sérgio.
      De acordo com Valdy Oliveira, a previsão é de que, na manhã de sábado, um helicóptero sobrevoe a área para fazer novas buscas. “A informação era de queda de aeronave, explosão e muito fogo. As viaturas chegaram ao local em dez minutos”, disse.
    Do: G1/PE.

    Festa em Goiana, PE, celebra entrega de restauração de igreja histórica.

      Obras na Igreja de São Lourenço de Tejucupapo começaram em 2009.

        Solenidade terá exibição de documentário e apresentações musicais.


      A igreja de São Lourenço de Tejucupapo, localizada no povoado de mesmo nome, no município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, será entregue à população na tarde deste sábado (30) após cerca de quatro anos de obras de restauração. A solenidade está prevista para começar a partir das 14h, com a apresentação de um documentário e um show da banda Curica.
      Construída no século 16, na época da Capitania de Itamaracá, a igreja, considerada uma das mais antigas do estado, foi elevada à matriz em 1555. No mesmo ano, foi criada a Freguesia de São Lourenço. A igreja apresenta características da arquitetura jesuítica, na mesma linha da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Olinda, referência da arquitetura portuguesa no Brasil.
      O povoado de São Lourenço de Tejucupapo está inserido na Área de Proteção Ambiental Santa Cruz, criada por lei estadual, que envolve os municípios de Itamaracá, Itapissuma e Goiana. O objetivo é a preservação integrada dos patrimônios ambiental, natural e cultural da região.
      As obras de restauração da igreja começaram em 2009 e foram divididas em duas etapas. O investimento total, com verbas do governo estadual, por meio da Fundarpe, foi de R$ 345 mil. O serviço recuperou o arco-cruzeiro, a pia batismal, cornijas, cunhais e cercaduras. A estucaria dos altares foi toda recuperada com adornos em argamassa tradicional.
      As festividades da restauração da igreja incluem a exibição de um documentário fotográfio dos trabalhos realizados e um vídeo com entrevistas de personagens da comunidade. Ainda está prevista a realização de jogos educativos e uma apresentação do Coral das Crianças da Igreja. O grupo Curica é o responsável por encerrar a festa.
    Do: G1/PE.