sexta-feira, 22 de maio de 2015

Governo Municipal ignora Conselho Tutelar.



"Abandono"- Esta é uma das apalavras que definem a situação pela qual passa o Conselho Tutelar da da Cidade de Igarassu, RMR. Revoltados, pois há dois anos que procuram o Prefeito Mário Ricardo (PTB) e o atual Secretário de Governo, Charles Roger, sem conseguirem solução para os problemas de responsabilidade do Governo Municipal, a não ser apenas promessas, os cinco Conselheiros decidiram procurar o Jornal PE da Gente para dar uma entrevista exclusiva, levando à sociedade o que vem acontecendo no Conselho, prejudicando sua atual como instrumento de extrema importância na garantia dos direitos das crianças e adolescentes da Cidade.

O Conselho que já teve o fornecimento de energia suspenso porque a Prefeitura não pagou a CELPE, e hoje tem o único telefone de plantão sem funcionar porque a Prefeitura também não paga a conta, está sem poder fazer as visitas as famílias assistidas, nem atender aos chamados de violência contra crianças, porque há duas semanas não tem combustível no veículo. Falta até papel ofício...

Por falta de estrutura e equipamentos, apenas se dispõe de uma sala para atendimentos. O que provoca reclamações e desistências de famílias que esperam mais de horas por atendimento. E a única sala não oferece condições dignas de trabalho.

Quando chove é um Deus nos acuda. O prédio fica alagado. As paredes infiltradas por água, e no teto, que suas condições ameaçam desabar, vários buracos facilitam os alagamentos. Até o Ministério Público já alertou e recomendou que o Órgão mudasse para um outro local, visto que nem acessibilidade dispõe para cadeitantes.

"Procuramos inúmeras vezes a Prefeitura e o que apenas se tem é o desrespeito e descasos para com nossas necessidades, querendo-nos fazer acreditar em promessas. E o atual Secretário de Governo, Sr. Chales Roger, em uma de nossas peregrinações, garantiu que no dia seguinte (26/03) teríamos nossos pleitos atendidos, ou pelo menos respostas, mas já são dois meses passados e nada. Estamos cansados e não acreditamos mais em uma palavra desse Governo." - Disseram os Conselheiros.

Os entrevistados falaram que o Prefeito Mário Ricardo durante sua campanha, prometeu que faria do Conselho Tutelar de Igarassu, uma referência para o Estado. Assim que eleito pediu cem dias para organizar o Município e a partir de então iniciar o cumprimento da promessa. Mas, segundo os Conselheiros, até agora o único investimento que se teve da atual Gestão, foram um computador, que está quebrado, e uma impressora locada. A estrutura ainda é a mesma do ano de 2000.

Os Conselheiros dizem serem vítimas de perseguição política. Visto apenas um dos seus companheiros (de declarada participação partidária na equipe que ajudou a eleger o Prefeito) tem tratamento diferenciado, no que se refere aos atendimentos nas secretarias municipais. Enquanto os demais quando são atendidos, antes têm sofrido longa espera e indiferenças.

Este ano haverá eleição para o Órgão. Certamente acontecerão grandes problemas, pois é necessário que todos os conselhos tutelares do País, tenham uma lei municipal adequada aos parâmetros da esfera nacional. No entanto, em Igarassu faz dois anos que a minuta da Lei foi entregue ao então Procurador da época, Charles Roger, e nada foi feito. 

Semana passada, o Governo Federal fez a entrega de dois veículos e equipamentos para os Conselhos Tutelares de Igarassu Centro e Cruz do Rebouças. Na página do Facebook da Prefeitura, o Prefeito posa para foto ao lado dos carros e diz ser atencioso e preocupado em dar aos Conselhos tudo o que necessário para o perfeito funcionamento dos mesmos. Segundo os conselheiros, O Sr. Mário Ricardo não agiu com a verdade e foi desrespeitoso. "A participação da Prefeitura para aquisição dos equipamentos foi mínima. Nós, os dez Conselheiros nos inscrevemos e corremos atrás. O que coube ao Governo foi tão somente preencher alguns documentos com informações do Município e encaminhá-los." - Afirmam os entrevistados, que ainda disseram que receberam R$ 50,00 para ajudar no combustível para os Conselheiros de Igarassu Centro participarem da entrega dos veículos em Recife. Mas para os companheiros de Cruz do Rebouças, que sofrem situação ainda pior, tiveram que pagar do próprio bolso suas passagens.

Estamos cansados. Decepcionados com a atual gestão, muito embora as outras passadas também não agiram como deveriam na trato com este Órgão. Mas a diferença é que os outros não prometeram tanto. Falta competência a muitos dos membros dessa equipe do Governo Municipal. E nós não acreditamos mais em nada do que falam. Restando-nos apenas reconhecer à Imprensa para levar o caso ao conhecimento da população, em seguida buscaremos outros meios legais que possam nos ajudar. - Finalizam os  Conselheiros.

ESTATÍSTICA:

Desde sua criação, 2000 a 2013, o Órgão atendeu a 5.476 casos de violação dos direitos da criança e adolescente. Sendo em 2013 ocorrido um número recorde assustador: 516 casos em apenas um ano.

Do: Jornal Pernambuco da Gente.

Estudantes poderão agendar atendimento para Passe Livre na RMR a partir de segunda.


Estudantes do Recife têm passe livre desde o ano passado
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

O agendamento para tirar o Passe Livre do Grande Recife começará a ser feito a partir da próxima segunda-feira (25), pelo site www.atendimentojovem.com.br ou pelo telefone (81) 3125.7575. O serviço funcionará de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.


Após o agendamento, o cartão começará a ser impresso e entregue no dia 8 de junho. Os estudantes contemplados - alunos da rede estadual da Região Metropolitana, além de cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que vivem na RMR - deverão levar ao posto do Vale Estudantil Metropolitano (VEM), no dia marcado, um documento original com foto, CPF e comprovante de residência. A unidade fica na Rua da Soledade, 259, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.

O cartão será carregado com 44 créditos por mês, válidos de segunda a sexta, durante o período letivo. Os estudantes também terão o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos mensais. O benefício é valido a partir do segundo semestre deste ano.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, podem tirar esse tipo de VEM 260 mil alunos de 399 escolas e 1,5 mil cotistas da UPE. Quem tiver dúvidas podem entrar em contato com o órgão pelo 0800.081.0158.

RECIFE - Os alunos do 6° ao 9° ano de escolas municipais da capital pernambucana têm direito ao Passe Livre desde o ano passado. Os estudantes recebem, no início de cada mês, o crédito correspondente a 70 viagens mensais no valor de meia passagem da tarifa do Anel A (R$ 1,07).

Do: NE 10.

Mapa da Violência 2015 registra queda de homicídios no Estado de Pernambuco.

Foi registrada uma redução de 33,4% nos homicídios entre os anos de 2002 e 2012.


Em um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde na semana passada, o índice de crescimento no número de pessoas assassinadas em Pernambuco sofreu uma queda, diferente dos demais estados da Região Nordeste. De acordo com o Mapa da Violência 2015, que conta com dados do Subsistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), foi registrada uma redução de 33,4% nos homicídios entre os anos de 2002 e 2012.
Segundo os dados do ranking das 100 cidades acima de 20 mil habitantes com maior número de homicídios, o número de cidades pernambucanas também reduziu de maneira considerável. Em 2015, foram apenas 4 municípios: Itapissuma (22º); Cabo de Santo Agostinho (31º); Ilha de Itamaracá (69º); e Recife (99º).
No ano de 2013, a pesquisa mostrava 15 municípios pernambucanos na lista, que foram: Itapissuma (13º); Ilha de Itamaracá (15º); Cabo de Santo Agostinho (23º); Recife (41º); Floresta (42º); Agrestina (45º); Toritama (59º); Goiana (62º); Jaboatão dos Guararapes (80º); Cupira (82º); Ibimirim (86º); Abreu e Lima (88º); Vitória de Santo Antão (90º); Escada (95º); e Caruaru (96º).
“O Pacto pela Vida é um programa que envolve não apenas as polícias, mas também diversas secretarias de Estado, além do Judiciário, do Ministério Público e outros segmentos da sociedade. Isso garante resultados efetivos ao longo do tempo, desde sua implantação em 2007”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Em sentido contrário aos dados relativos ao Estado, Ceará e Maranhão quadruplicaram o número de vítimas por armas de fogo na década de 2002 a 2012. Além desses, o Rio Grande do Norte mais que triplicou. Já os estados de Alagoas, Bahia, Paraíba e Piauí mostram taxas de crescimento acima de 100%.
SAIBA MAIS
No ranking de mortes por arma de fogo, a posição de Pernambuco, em 2002, era a da segunda maior taxa de óbitos por 100 mil habitantes. Os números caíram em 2012, quando Pernambuco ficou na 11ª posição. Se comparado com os estados vizinhos como Alagoas e Paraíba, é considerado um resultado melhor na redução deste tipo de crime em relação aos vizinhos Alagoas e Paraíba, assim como estados grandes da região como Ceará e Bahia, além do Distrito Federal.
Da: Folha PE.

Em Pernambuco, campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 5 de junho.

Até esta sexta-feira, apenas 825 mil pernambucanos haviam sido imunizados.


Divulgação
Objetivo é imunizar, ao todo, 2,09 milhões de pessoas
Até esta sexta-feira (22), apenas 825 mil pernambucanos foram imunizados contra a gripe. Por conta do baixo número, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu prorrogar a vacinação, que pretende imunizar 2,09 milhões de pessoas até o dia 5 de junho.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo, é importante que a população tome a vacina o quanto antes, já que o período de chuva está chegando. O público alvo da vacinação é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, indígenas, idosos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas, mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A expectativa é imunizar, no mínimo, 80% do público contra três vírus da influenza.
As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, além do público que estiver com febre moderada ou grave, que deve esperar a melhora do quadro.
Da: Folha PE.

Arpe autoriza aumento de 3,51% na conta de água a partir de 20 de junho.

Reajuste extraordinário foi pedido pela Compesa após aumento da energia elétrica.


Em Pernambuco, as contas de água terão um novo reajuste a partir do dia 20 de junho. O aumento será de 3,51%. O anúncio foi feito pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) na manhã desta quinta-feira (21). Em março deste ano, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já havia começado a aplicar um primeiro reajuste de 8,35%.
Segundo a Arpe, o novo reposicionamento tarifário foi autorizado com base em um pedido de revisão extraordinária feito pela Compesa em 5 de maio deste ano. A companhia alegou que precisa compensar os aumentos de energia praticados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre fevereiro e abril, incluindo a aplicação das bandeiras tarifárias, que, “de forma combinada, oneraram as despesas mensais da Compesa em 39,60%”.
Da: Folha PE.