sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Saída de Goiana oferece risco aos motoristas com crateras formadas na pista.


Trecho fica na PE-75, próximo ao matadouro do município.


PE-75, em Goiana, buracos se acumulam
 Na PE-75, no trecho próximo a saída de Goiana para Itambé, a situação é bem delicada. A poucos metros do Matadouro municipal, os motoristas se deparam com uma cratera que toma conta de parte de uma faixa da pista, que é sinuosa, e não há nenhuma sinalização indicativa do perigo.
 Segundo a população, o buraco surgiu depois das enchentes que atingiram aquela região, tanto no ano passado quanto em 2010. Duzentos metros depois, outro buraco, também de grandes proporções, é encontrado, desta vez, na faixa oposta, e logo depois de uma curva, também apenas com uma sinalização improvisada pelos moradores.

 “É imoral um buraco desse perto da pista. É ignorar Goiana e a importância que ela tem”, disse o motorista Laurênio de Souza, de 53 anos, que passa sempre pelo trecho. Relatos de acidentes também fazem parte das queixas.
 “Dois carros já caíram nesse buraco. Isso é uma vergonha. O que se faz com o nosso IPVA?”, questionou o mototaxista Adriano da Silva, de 35 anos. O caminho é utilizado por quem quer seguir para Itambé, Timbaúba e Vicência.

Resposta

 O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou uma equipe de técnicos será enviada ao local para verificar os problemas e tomar as devidas providências. “Como o pavimento desta rodovia está muito desgastado por ter atingido o seu tempo de vida útil. 
 Ele será restaurado nos seus 39,7 quilômetros de extensão, no trecho que vai do entroncamento com a PE-62, em Goiana, até o entroncamento com a PE-82, em Ibiranga, passando por Itambé”, afirmou em nota.
Da: Folha PE. 

Homem executado com 16 disparos em matagal de Itapissuma.


 Corpo foi encontrado por um motorista que caminhava pelas proximidades.


 Felipe Araujo Siqueira, de 22 anos, foi encontrado morto em um matagal localizado no município de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife (RMR) na manhã desta sexta-feira (02). O corpo foi encontrado por um motorista de trator que caminhava pela Estrada de Gaciliano.
 Segundo o perito criminal do Instituto de Criminalística (IC), Severino Arruda, o rapaz foi atingido por 16 disparos de calibre 380. Já a delegada de plantão do Departamento de Homicídios e de Proteção a Pessoa (DHPP), Vilaneida Aguiar, acredita em uma suposta possibilidade de execução. O corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Santo Amaro.
Nathália Bormann / Folha de Pernambuco


Crime pode ser considerado uma suposta execução

Da: Folha PE.

Alunas acusam professor de escola em Abreu e Lima de abuso sexual


 Quatro alunas acusam um professor de matemática de escola particular que fica em Abreu e Lima, no Grande Recife, de abusá-las sexualmente. De acordo com informações repassadas à TV Jornal, o professor chegou a pedir para tirar a virgindade de uma delas em troca da aprovação na disciplina.
 As meninas têm 12, 13 e 14 anos. Duas delas já foram ouvidas na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), em Paulista, nesta quinta-feira (1º), também na Região Metropolitana, onde o caso será investigado. Só quando as outras duas estiverem na delegacia, o professor prestará depoimento e o inquérito será aberto.



 O professor é acusado de fazer perguntas às meninas sobre as partes íntimas delas, as abordar de forma indecente e usar palavras de baixo calão. As meninas não chegaram a ser violentadas. Segundo a TV Jornal, o suspeito foi afastado das atividades na escola.

Da: TV Jornal.

Pernambucano de 11 anos é selecionado para o balé Bolshoi.


 Vitor Sadem se muda para Santa Catarina em fevereiro.
Irmão de 15 anos já faz parte do Balé de Viena.




Um pernambucano do Recife foi selecionado, entre 200 candidatos, para participar de uma das maiores escolas de balé do mundo: a do Teatro Bolshoi. 
 Esforço, dedicação e muito treinamento fizeram parte do dia a dia de Vitor Sadem, de apenas 11 anos, para conseguir realizar o sonho. Ele agora parte para a cidade de Joinville, em Santa Catarina, onde funciona a sede do Balé Bolshoi no Brasil.

A dança entrou na vida de Vitor logo cedo – aos quatro anos, ele pediu à mãe para estudar balé, no que foi atendido dois anos depois. O sonho começou a ser realizado. “É uma coisa que me faz feliz e todo mundo fica impressionado’’, contou o bailarino. A inspiração para Vitor estava dentro de casa. O irmão Alexander, de 15 anos, já mora há um ano na Áustria e é dançarino do tradicional Balé de Viena. ''Eu comecei vindo ver os ensaios do meu irmão e queria ser igual a ele”.
Fátima Freitas, a primeira professora de balé de Vitor, diz que viu potencial no menino desde as primeiras aulas. “Eu já tinha um olho bem futurista no Vitor, pela seriedade e pela determinação dele”, disse a professora.

A viagem de Vitor para Santa Catarina já tem data marcada: fevereiro do ano que vem. Dois meses depois, a família toda se muda para lá, porque, afinal, serão oito anos para concluir o curso de formação Bolshoi. 
 “Eu espero que esses oito anos agora sejam muito bons, né? Muita aula, para voltar e ser professor aqui”, contou Vitor. “Ele vai ser um exemplo. Vai levar o nosso nome, de Pernambuco, Nordeste, para o mundo”, concluiu Fátima Freitas.
Do: G1/PE.

Trança de Banana é sucesso na Campo Fertile



      A mais nova receita da Campo Fertile Padaria Gourmet, a Trança de Banana, está deixando o público com água na boca e os funcionários de cabelo em pé. É que o novo doce está super concorrido e tem até disputa dos clientes pelo próximo pedaço.

         Diariamente, a partir das 16h, a Trança já está pronta para ser saboreada. Sua massa é uma mistura de “massa para pão” e “massa para croaissant”. Mole por dentro e crocante por fora. O recheio, banana em fatias, canela, açúcar e creme patissiere. Cada Trança tem, em média, 25 cm. Por dia, são produzidas 15.

         A receita faz parte das regras da padaria, que está situada no município de Igarassu, Litoral Norte de PE: cada padeiro tem que apresentar três novas receitas por semana. É assim que surgem os mais diversificados pratos de destaque, como o Pão de Batata com recheio de filé de siri e o bolo Delícia de Igarassu, que resultaram em prêmios para a padaria gourmet.

Serviço:
Campo Fertile Padaria Gourmet
Tel.: 3543 1507

Resgatando a Cidadania em Itamaracá


 Com o objetivo de promover o exercício pleno da cidadania, bem como atuar no fortalecimento da prevenção social desenvolvida pelo Pacto pela Vida, a Secretaria de Defesa Social – SDS, por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC, em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB e a Secretaria de Desenvolvimento e Direitos Humanos - SESDH realizam nesse sábado (03), mais uma ação do Projeto Resgatando Cidadania.
 Dessa vez serão beneficiados o bairro de Casa Amarela e a Ilha de Itamaracá. Durante toda a manhã a população terá acesso gratuito a serviços como emissão de documentos (carteira de trabalho e identidade), foto 3x4, dentre outros serviços.
 A ação social também contará com o apoio do Corpo de Bombeiros, que realizará palestra sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Serviço:
Resgatando cidadania
Dia: Sábado (03/11)
Hora: 9h às 13h
Local: Igreja Batista do Alto Santa Izabel, n °425 – Casa Amarela

Resgatando cidadania
Dia: Sábado (03/11)
Hora: 9h às 13h
Local: Escola Alberta Augusto Morais Pradines, Av. João Pessoa Guerra, Pilar/Itamaracá
Mais informações:
Luís Alberto - Coordenador do Projeto Resgatando Cidadania
Fone: (81) 3183 5039/9488.6602.
Da: SDS PE.

Agência bancária é alvo da ação de bandidos na quinta-feira.


 Segundo Sindicato dos Bancários, este é o 25º assalto a banco somente este ano.


 A agência do Banco do Brasil, localizada na BR-101 Norte, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi alvo da ação de criminosos, na manhã desta quinta-feira (1º). 
 Segundo a polícia, três dos cinco bandidos entraram no local e, armados, anunciaram o assalto. Eles renderam dois seguranças, pegaram os coletes e os dois revólveres, antes de roubarem o dinheiro dos caixas. Os bandidos ainda não foram identificados pela polícia. O caso ficará sob investigação da Delegacia de Roubos e Furtos.

 De acordo com o diretor executivo do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, foram levados da agência cerca de R$ 100 mil. Ele também informou que esse é o 25º assalto a banco este ano. Durante os assaltos mais de 50 revólveres e 50 coletes foram levados, segundo o sindicato.
Da: Folha Pe.

Dupla é presa suspeita de roubo e furto.


 Polícia encontrou vários celulares, relógios de marcas famosas, cartões de crédito, entre outros produtos, em posse de Michael Jackson e Daerleson Rodrigo.


 Dois homens foram presos suspeitos de roubo e furto, na manhã desta quinta-feira (1º), em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a polícia, Michael Jackson da Silva, de 22 anos, e Daerleson Rodrigo da Silva, 18, foram encontrados com vários celulares, relógios de marcas famosas, cartões de crédito, colares de prata, um notebook e uma boina do Exército. 
 Além disso a dulpa também estava com seis papelotes de maconha, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12 e uma moto Honda, de placa PFW 7986. Esta última pertencente a Daerleson. A prisão ocorreu próxima a um posto de gasolina, na BR-101.
 Já na delegacia, os suspeitos confessaram que cometerem os crimes no município de Jaboatão dos Guararapes. Eles foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e, após prestarem esclarecimentos, foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everado Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Da: Folha Pe.

Pais assustados com casos de meningite em escola de Igarassu.



Imagem: TV Jornal
 Uma garota morreu de meningite e outra criança apresentou os sintomas da doença na escola municipal Nossa Senhora da Conceição, em Igarassu, Grande Recife. O fato vem assustando os pais dos alunos, que estão com medo de mandar os filhos irem pras aulas. 

 A Vigilância Epidemiológica de Igarassu afirmou que o trabalho feito na escola seguiu todas as determinações do Ministério da Saúde. Neste ano, Pernambuco registrou 16 mortes por meningite e 85 casos confirmados da doença.


Da: TV Jornal.



A mágoa política do ex-prefeito Cuscuz.


 Primeiro prefeito a governar Araçoiaba, no Grande Recife,


 ele admite que hoje vive de bicos e expõe mágoas.


“Se Arraes estivesse vivo eu não estaria nessa situação.” A frase, em tom de mágoa, é de Hildemar Alves Guimarães, Cuscuz, ex-prefeito de Araçoiaba, pequeno município da Região Metropolitana do Recife. Não é para menos. Em 16 anos, Cuscuz passou da glória de ser o primeiro prefeito da cidade a uma situação de dificuldades, vivendo de “bico”, como ele mesmo diz. Amigos de ontem, como o ex-deputado Carlos Lapa, a quem foi ligado politicamente, e muita gente do PSB “desapareceram” e o ex-prefeito, visto como “ficha suja”, confessa ter poucos amigos.

“Arraes, quando me via, dizia: ‘Fuba, tais dando de comer ao povo?’”, lembra, rindo da forma como o ex-governador, falecido em 2005, gostava de chamá-lo. Eleito pela primeira vez em 1996, quando Araçoiaba, então desmembrada de Igarassu, realizou sua primeira eleição municipal, Cuscuz “marcou época” nas reuniões do PSB. Fã declarado de Arraes, fazia muito “barulho”, sempre com um chocalho à mão, símbolo de sua atuação na pequena Araçoiaba e nas investidas na capital – seja nas reuniões do partido ou nas arquibancadas da Ilha do Retiro, durante jogos do Sport.

Citado na matéria "Pão com Ovo, o prefeito liso", publicada pelo JC no dia 14 último, enfocando o perfil do prefeito eleito de Primavera (Mata Sul), Rômulo César Moura, Cuscuz procurou o jornal para pedir uma correção. Ao mesmo tempo, expôs sua situação de privações e de muita mágoa com os socialistas.

Na verdade, relata Cuscuz, ele não foi cassado após sua reeleição, em 2000. Seus problemas começaram, lembra, quando a Câmara Municipal, após parecer contrário do Tribunal de Contas, rejeitou suas contas de 2003, já na segunda gestão. “Todas as minhas contas do primeiro governo foram aprovadas”, destaca.

A partir da rejeição das contas de 2003 pela Câmara – “eles (os vereadores) votaram sem me dar o direito de defesa” –, começou seu martírio. Recorreu à Justiça Eleitoral de Igarassu (1ª instância) e ficou sub judice.

“Ainda estou nessa situação”, diz. Terminou a segunda gestão e, quatro anos depois, em 2008, disputou sua terceira eleição, ainda sub judice. Ganhou a disputa, mas perdeu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Alega que, sem instrução, não teve defesa e a votação no Pleno do TRE ficou empatada por 4 a 4, sendo derrotado pelo voto de minerva do então presidente do Pleno, desembargador Jovaldo Nunes.

DO:JC online.

Quadrilha presa em operação em PE teria cometido mais de 30 homicídios.


 Crimes estariam relacionados à disputa pelo controle do tráfico na RMR.


 Até agora, 33 suspeitos foram localizados; cinco continuam foragidos.





 A quadrilha desarticulada na quarta-feira (31), em operação realizada pela Polícia Civil de Pernambuco, seria responsável por até 35 homicídios na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com apresentação realizada nesta quinta (1º), os crimes estariam relacionados à disputa pelo controle do tráfico em municípos da área norte do Grande Recife, como Itapissuma, Abreu e Lima e Igarassu.
Ao todo, foram expedidos 38 mandados de prisão temporária para a Operação Renovação. Até agora, 33 suspeitos foram localizados, incluindo cinco menores de 18 anos. Cinco pessoas continuam foragidas, entre eles um adolescente que seria o atual chefe da quadrilha.

Os suspeitos foram presos nas cidades de Olinda, Paulista, Igarassu, Itapissuma, na Região Metropolitana, e Toritama, no Agreste pernambucano. De acordo com a delegada de Itapissuma, Lídia Barci, além dos detidos na operação na quarta, nos últimos seis meses cerca de 70 pessoas que também fariam parte do grupo foram capturadas naquela região
Na apresentação desta quinta, a polícia  mostrou as armas apreendidas com a quadrilha: cinco espingardas, seis revólveres e uma pistola. Além disso, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha, que foi levada para o Instituto de Criminalística (IC). 

As investigações, que começaram em abril deste ano, apontaram que, além do tráfico de drogas e armas, muitos homicídios estariam ligados ao grupo. Os assassinatos estariam relacionados a dívidas do tráfico de drogas e ao controle interno do próprio grupo.
Do: G1/PE.

Acidente causa congestionamento e tumulto no Terminal Pelópidas Silveira.


Um acidente de trânsito registrado na manhã desta quinta-feora entre umônibus e uma moto complicou o tráfego na PE-15, dificultando o retornos nos ônibus ao Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista. 

Os coletivos ficaram retidos no congestionamento o que, de acordo com a assessoria de comunicação do Grande Recife Consórcio de Transportes, teria causado a revolta dos passageirosque aguardavam pelo embarque no terminal.

Ainda segundo o Grande Recife, o princípio de tumulto já foi controlado e não houve registro de depredações. A Polícia Militar está no local.
Confira a nota oficial do Grande Recife:

O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que os gestores estão no controle da operação do Terminal Integrado Pelópidas Silveira. A Polícia Militar também já foi acionada e está atuando em parceria com os fiscais. O princípio de tumulto ocorreu devido o atraso dos ônibus que não conseguiram voltar para o TI por causa do congestionamento ocasionado por um acidente no corredor Norte – Sul.

Ao todo, no TI operam 21 linhas compostas por 155 veículos que realizam 2048 viagens de segunda à sexta-feira. São aproximadamente 66 mil usuários utilizando o sistema diariamente.

O Grande Recife está à disposição para esclarecimentos através da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.
Do: Pernambuco.com.

Polícia fecha casas de jogos de azar e apreende caça-níqueis em Paulista.


 Ação terminou com 5 casas fechadas e mais de 35 máquinas apreendidas.


 Duas mulheres, que seriam funcionárias das lojas, foram detidas.






Máquinas caça-níqueis foram apreendidas (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Máquinas caça-níqueis foram apreendidas
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Cinco casas de jogos de azar que funcionavam em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foram fechadas pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (1°). A operação, que foi realizada pela delegacia do município, terminou com a apreensão de mais de 35 máquinas caça-níqueis. De acordo com os policiais, três estabelecimentos funcionavam em Jardim Paulista e os outros em Maranguape I e Maranguape II.
A polícia afirmou ainda que dois destes pontos estavam instalados em boxes no Mercado Público de Paulista. Na ação, duas mulheres, que seriam funcionárias das lojas, foram detidas e responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por contravenção de jogos de azar. Elas foram liberadas em seguida. 
Ainda segundo os policiais da Delegacia de Paulista, a operação está sendo realizada mensalmente. As máquinas foram encaminhadas para a delegacia e, em seguida, levadas para a Companhia de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), onde devem ser destruídas.
Do: G1/PE.

Banda de Fanfarra de Igarassu é Bi-Campeã Estadual.


A 4ª Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras realizada neste domingo dia 28/10/2012 no ginásio esportivo da Secretaria Estadual de Educação, premiou as melhores bandas do Estado. Na categoria Infanto Juvenil a Banda Marcial Heitor Villa Lobos foi Bi-Campeão (Escola João Pessoa Guerra – Igarassu).



Do: Fernando Melo.

Centro Cultural de Igarassu Abandonado.


 O Centro de Artes e Cultura de Igarassu esta fechado para o público desde o ano passado para a realização de uma reforma no prédio que vinha sendo feita em marcha lenta, mas paralisou os serviços e até o momento a prefeitura de Igarassu não informou para a população o valor da obra e o prazo de conclusão. 
 Acredito que essa será mais uma obra abandonada que o atual prefeito deixara como herança para o novo gestor.
CENTRO CULTURAL ABANDONADO
O Centro de Artes e Cultura de Igarassu esta fechado para o público desde o ano passado para a realização de uma reforma no prédio que vinha sendo feita em marcha lenta, mas paralisou os serviços e até o momento a prefeitura de Igarassu não informou para a população o valor da obra e o prazo de conclusão. Acredito que essa será mais uma obra abandonada que o atual prefeito deixara como herança para o novo gestor. Fernando Melo – Igarassu / PE























 Do: Fernando Melo – Igarassu / PE