terça-feira, 2 de outubro de 2012

Goiana quer evitar desacertos de Suape

 Município discute com a Fiat possibilidade de instalar serviços públicos dentro do canteiro de obras para minimizar riscos da tensão social que tomou conta do Litoral Sul.


Ideia é oferecer atendimento de saúde no canteiro de obras, além de instalar espaços cultural e religioso / Guga Matos/JC Imagem

Ideia é oferecer atendimento de saúde no canteiro de obras, além de instalar espaços cultural e religioso

Guga Matos/JC Imagem


 Nova casa da Fiat no Brasil, o município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, discute com a montadora a possibilidade de oferecer no canteiro de obras serviços públicos gratuitos, como atendimento de saúde. A ideia é uma das alternativas em discussão para reduzir o risco de repetir o mesmo tipo de tensão social das mega obras de Suape na construção da montadora de R$ 4 bilhões, construção que vai mobilizar 7.372 trabalhadores.

 A proposta partiu de instituições como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana) e já foi apresentada à Fiat, que estuda a ideia. Mas a empresa não bancaria tudo sozinha e por isso é necessário envolver na discussão a prefeitura de Goiana e também áreas específicas do governo estadual.

 Os serviços públicos seriam atendimentos simples, como os de odontologia básica e medicina preventiva. Também haveria espaço cultural e religioso.

 “Queremos montar um quiosque no canteiro de obras. Apesar do nome, é uma edificação de alvenaria, onde seriam ofertados os serviços. O quiosque funcionaria como ponta de receptividade para evitar os ‘efeitos colaterais’ de Suape, como a questão da violência e das drogas”, comenta o presidente da AD Goiana, Rodrigo Augusto.

 Em Suape, pelo segundo ano consecutivo, a negociação salarial virou tensão para 44 mil operários. Desta vez, porém, o cenário virou quase de guerra, até com tiros de borracha e ônibus queimados.

 Sem contar com os problemas sociais acumulados nos municípios do entorno, como degradação ambiental e social. Rodrigo diz que a preocupação é criar um vínculo social entre a região e os trabalhadores que virão até de fora de Pernambuco para a obra.

 Apesar de o Estado ter qualificado 6.782 trabalhadores em 13 municípios (de Abreu e Lima a Goiana e daí a Timbaúba), para as obras da Fiat, o atraso no início das atividades provocou evasão de pessoal. A própria montadora admite que parte desse contingente já foi absorvida pelo mercado.

 As obras da Fiat eram esperadas para abril passado, mas só começaram no último dia 17 – ainda apenas pelo prédio que servirá de base administrativa durante as obras. A construção da fábrica propriamente dita é esperada para meados de dezembro. Até agora, porém, nem sequer a construtora foi anunciada.

Do: Jornal do Comércio.

Governador intensifica participação em campanhas.

 O Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, intensifica a participação nas campanhas municipais já na reta final das eleições.

 O presidente nacional do PSB participou de comício na Ilha de Itamaracá reforçando apoio a candidatura de Rubinho Catunda (PT), como prefeito da cidade.

 "O povo de Itamaracá apostou na mudança quando votou em Rubinho. Não vamos esquentar a cabeça nessa reta final. Todo mundo sabe o que representa esse palanque e o do outro lado”, discursou.

Participaram do evento também o Secretário da Casa civil, Tadeu Alencar, o candidato à prefeitura de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa.

Do:Diário de Pernambuco.

Consumidor poderá limpar seu nome pela net.


Foto: Lara Holanda

 Nesta segunda-feira (1º), a Serasa Experian lançou um serviço gratuito para os consumidores limparem seu nome pela internet. Através do serviço Limpa Nome, as empresas poderão oferecer vantagens e condições especiais de pagamento para o consumidor quitar suas dívidas. 

 O serviço inédito vai permitir que as empresas ofereçam descontos na dívida, condições de pagamento diferenciadas e até o boleto para pagamento através do site da Serasa Experian. A responsabilidade pelas condições oferecidas caberá à credora. No lançamento do programa, quatro empresas, do setor bancário e varejista, já aderiram ao Limpa Nome, oferecendo condições diferenciadas.

 A Serasa Experian, que lidera na América Latina os serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas, indica que a maior parte das regularizações de débitos ocorre entre o envio da carta da empresa reclamada para o consumidor, informando sobre a pendência e a posterior negativação do consumidor. Pela pesquisa, a maioria deseja recuperar o crédito antes de ser encaminhado para a base de inadimplentes, mas encontra como um dos principais entraves a comunicação com a credora.

 “O objetivo do Limpa Nome é aproximar as empresas e os consumidores. A internet vai proporcionar mais facilidade para o cliente, e as credoras poderão oferecer melhores condições de pagamento“, diz o presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina, Ricardo Loureiro.

 Os consumidores que estiverem com débitos nas empresas que aderirem ao Limpa Nome vão receber sa Serasa Experian cartas com o aviso da negativação e uma senha para acesso no site. Através da senha e do número do CPF, o consumidor poderá ter acesso à dívida e às condições oferecidas pela empresa credora.

Do: JC on Line.