domingo, 13 de setembro de 2015

IFPE chega ao município de Abreu e Lima.

Unidade de ensino passará a funcionar em sede provisória a partir do próximo mês até que o campus fique pronto em 2016.


Moradores de Abreu e Lima, no Grande Recife, já podem esperar por um novo espaço de educação gratuita no município. A partir de outubro será dado início às atividades do Campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) na cidade. O anúncio aconteceu na semana passada quando o prefeito Marcos José reuniu-se com representantes da diretoria do IFPE. Serão aulas oferecidas com foco nos jovens que moram no município e que poderão estudar as áreas de segurança do trabalho e redes de computadores. Inicialmente, serão 144 vagas oferecidas, sendo 36 alunos por turma em cada turno. A obra está orçada em R$ 14 milhões.

De acordo com a secretária de Educação de Abreu e Lima, Adna Rodrigues, o campus promoverá um benefício próximo e acessível aos moradores. “O benefício que esse campus trará aos moradores é muito importante, pois atenderemos aqueles jovens que terminaram o ensino médio e não conseguiram uma oportunidade. Sem capacitação sabemos que dificilmente se consegue chegar ao mercado de trabalho", comentou Adna.

“Com a nova sede, será aberta a possibilidade de oferecermos mais cursos Pronatec e de Extensão para os jovens, além dos cursos técnicos programados à comunidade”, afirmou Cláudia Sansil, reitora do IFPE. No anúncio da construção também ficou decidido que a unidade funcionará em um local provisório até que a sede definitiva do IFPE fique pronta, no próximo ano. O local onde as aulas acontecerão será o Colégio São José, localizado no bairro do Timbó.

Do: DP.

Falta de Internet no Sítio Bom Jesus e Arredores.

Será que você poderia perguntar ou até influênciar ou chamar a atenção ao fato que a internet por radio, está presente na Praia do Forte,  Pilar e Jaguaribe, mas é inexistente no Bairro do Sítio Bom Jesus e arredores.

Nem a LitoralNet, e nem PierNet possuem interesse em investir em uma torre que permita a viabilidade do oferecimento do serviço para essa parcela da população de Itamaracá. 

É verdade que para envio de pouco dados como texto no Whatsapp ou fotos a rede das operadoras de celular resolvem. Mas para a utilização de serviços que usam mais dados como Netflix e Youtube. Só com internet de Banda Larga Fixa. Possuo casa em Itamaracá a 3 anos e até hoje não consegui uma conexão de banda larga na Ilha para a minha casa. Como pode acontecer isso na Região Metropolitana do Grande Recife em que Itamaracá está incluída. Não tem como desenvolver um lugar com falhas em infraestrutura tanto básica como tecnológica.

Att,

Cristiano

Autoridades itamaracaenses façam sua parte e tentem resolver o problema do bairro Bom Jesus.

Do: Itamaracá em foco.