quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Sem regalia para o ex-deputado Pedro Corrêa.

Juiz das Execuções Penais diz que transferência de mensaleiro para Jataúba é "atípica".

Pedro Corrêa será transferido para Pernambuco foto: Gil Vicente/DP (Gil Vicente/DP)
Pedro Corrêa será transferido para Pernambuco foto: Gil Vicente/DP
  O emprego com salário de R$ 5 mil, horário flexível e jornada de trabalho de segunda a sexta-feira pode ficar só no desejo do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP), condenado a sete anos e dois meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no escândalo do mensalão. 
  Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, e com autorização para ser transferido para Pernambuco, ele deve encontrar problemas na Vara de Execuções Penais (VEP) local para incluir como destino a cadeia pública da cidade de Jataúba, a 218 km do Recife. Médico por formação, Corrêa recebeu oferta de trabalho do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), para atuar no Programa Saúde da Família (PSF) da cidade, localizada a 36 km de Jataúba.
  O juiz da 1º Vara de Execuções Penais de Pernambuco, Luiz Gomes da Rocha Neto, ainda aguarda o processo para definir o local de cumprimento da pena, mas adiantou que “é atípico uma pena ser cumprida numa cadeia pública”. Ele também disse que “Jataúba só entra no contexto dos interessados”. A cidade foi escolhida por Pedro Corrêa, apesar de não figurar entre as unidades prisionais com direito ao regime semiaberto para os presos, porque a mulher dele, Adélia Corrêa, é proprietária da pousada Solar da Paixão, em Brejo da Madre de Deus, cidade localizada a 25 km de Jataúba.
  Até o fim da tarde de ontem, Luiz Gomes da Rocha ainda não havia recebido nenhuma documentação com os encaminhamentos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e, segundo ele, o estado tem quatro unidades com capacidade para atender o regime semiaberto. Elas estão localizadas nos municípios de Itamaracá, Canhotinho, Salgueiro e Petrolina. Delas, a mais próxima de uma residência do ex-deputado é Itamaracá, já que ele possui apartamento de cobertura na orla de Boa Viagem, no Recife. A cadeia pública de Jataúba tem capacidade para 18 presos. Hoje, existem 12 pessoas cumprindo pena no local. Segundo o Ministério da Justiça, Pedro Corrêa ainda não foi transferido por falta de voos comerciais.
Do: DP.

Em Paulista, Matuto diz que o pior já passou.

Foto: BlogImagem
  Ao incorporar o estilo socialista de gestão, o prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), está em seu primeiro mandato e afirma que o pior já passou. Criado no sertão do Seridó, no Rio Grande do Norte, Gilberto Gonçalves Feitosa Junior, o Matuto, conversou com o Blog de Jamildo e fez um balanço do primeiro ano de gestão.
  Para ele, os meses iniciais da gestão foram os mais complicados. Agora, com a "casa arrumada", garante que o desafio é vencer as áreas de saúde e educação. Numa proposta ousada, o prefeito disse que vai destinar os recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para investir 50% em saúde e a outra metade na área educacional.
  Entre as iniciativas de 2013 pode-se elencar a tentativa de sanar alguns problemas crônicos da cidade, como o avanço do mar. Na orla de Paulista, as obras de contenção do mar já podem ser vistas. Setecentos metros de orla foram entregues em novembro. "Vamos contemplar os quatro pontos do Janga como mesmo recurso que tínhamos antes", explicou Matuto.
  No início da gestão, Matuto suspendeu quase 30 contratos firmados pelo município durante a gestão do seu antecessor e correligionário Yves Ribeiro. "Diante de tanta dificuldade que eu encontrei, tivemos vários avanços, principalmente nas áreas de saúde, educação e infra-estrutura. A contenção de erosão costeira está surtindo um efeito muito positivo, perante a população", comentou o prefeito.
  Mesmo depois de eleito, Matuto continua morando na casa em que vivia quando não era tinha um cargo executivo. "Continuo na rua 78, número 404, em Maranguape 2”, disse. Segundo ele, até hoje alguns eleitores batem em sua porta. "Tiveram momentos em que contei mais 60 pessoas, hoje são três, quatro, cinco ou seis".
  Sobre 2014 e as eleições, Matuto disse que a máquina engrenou e começou a rodar. “Morro de afoito, mas não morro de covarde", disparou.
Do: Blog do Jamildo.

Kombi bate em poste e deixa sete feridos.

 Acidente na Ilha de Itamaracá aconteceu no início desta 

quarta-feira (25).

  O Corpo dos Bombeiros recebeu um chamado no início da manhã desta quarta-feira (25) e precisou enviar equipes para a Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A ocorrência foi uma batida de uma Kombi contra um poste de fiação elétrica.
  Três viaturas foram chamadas para fazer o atendimento das vítimas, sete pessoas que tiveram escoriações leves. Elas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu.
Do: Leia Já.

Rapaz de 17 anos é encontrado decapitado.

  Corpo estava dentro de um matagal em Paratibe, na cidade de Paulista.


  Um adolescente de 17 anos foi encontrado decapitado dentro de um matagal em Paratibe, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), na tarde desta quarta-feira (25). Segundo o delegado da Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o jovem, identificado como Jean Alves de Almeida, foi assassinado durante a madrugada. Ele também disse que o algoz utilizou um objeto perfuro cortante, provavelmente uma foice ou um machado, para degolar o garoto.
  Ainda segundo Gaspar, familiares da vítima informaram à polícia que o jovem fumava maconha e que o local era utilizado por usuários e traficantes de entorpecentes, “mas ainda não há confirmação de que isso tenha sido a causa do assassinato”, disse o delegado.  O corpo de Jean foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. O caso deve ser repassado à Delegacia de Paulista.  Ainda não se sabe quem pode ter cometido o crime. 
Da: Folha PE.