quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Eduardo Campos tem parentes no governo; secretário nega nepotismo.


por Conceição Lemes, Chico Diniz e Daniel Bento

Nome completo: Eduardo Henrique Accioly Campos.

 Cargos anteriores: deputado estadual, deputado federal, secretário da Fazenda, ministro da Ciência e Tecnologia.

 Posto atual: governador de Pernambuco, iniciando o sétimo ano no comando do Palácio do Campo das Princesas. Tempo suficiente para que os desafetos no Estado já o chamem pejorativamente de “imperador”.

 O fato é que, gostem ou não os oponentes, Eduardo Campos está em ascensão no cenário político brasileiro, figurando como um dos nomes cotados para disputar a presidência da República em 2014. Maior liderança do PSB (é seu presidente nacional),  o neto e herdeiro político de Miguel Arraes simboliza o “novo”. Tem apenas 47 anos.

 Os adversários torpedeiam. O “novo” estaria recorrendo a velhas práticas, típicas dos antigos coronéis da política, como o ex-governador Antonio Carlos Magalhães, já falecido, e o senador José Sarney (PMDB-AP): espalhar o nome da família por obras do Estado e empregar parentes em cargos de confiança.

 Que o governador homenageie a memória do avô, dando eventualmente o seu nome a alguma obra importante, compreende-se. Muito considerado até hoje pelos conterrâneos, Arraes é um dos nomes históricos da política não apenas regional, mas brasileira.

 Nessa cota, pode-se colocar, por exemplo, o Hospital Miguel Arraes, no município de Paulista, inaugurado em 2009, e a velha Avenida Norte, antes Estrada do Limoeiro. No início deste ano, ela se tornou a Av. Norte Miguel Arraes, a maior do Recife.

 Situação diferente da parentada de Eduardo ou da primeira-dama Renata Campos, que é economista e auditora concursada do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), cedida ao governo de Pernambuco.

 O Viomundo teve acesso a uma lista com nomes de familiares do ilustre casal, ocupando cargos estratégicos, de confiança, na administração pública, e submeteu-a a Evaldo Costa, secretário de Comunicação de Pernambuco, para saber a posição do governo a respeito.

Evaldo Costa nega nepotismo:

 Antes de mais nada, informo que a relação que você  enviou mistura pessoas que não têm nenhum vínculo com o Governo do Estado de Pernambuco com outras sem parentesco com o governador. Ou seja, não faz o menor sentido.

  Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a aprovar uma lei antinepotismo.
Por iniciativa do governador Eduardo Campos, foi aprovada pela Assembléia Legislativa a Lei Complementar Nº 097, de 01 de outubro 2007. Para que se dimensione o pioneirismo, basta mencionar que a União Federal só aprovou sua legislação antinepotismo em 2010 e, ainda assim, o fez na forma de Decreto, de nº 7.203, de 4 de junho de 2010.

  Ressalto, por fim, que não há um único caso de nomeação de servidor público em Pernambuco em desacordo com a legislação vigente no estado e no país.

 MÃE E DOIS TIOS OCUPAM CARGOS NO GOVERNO FEDERAL

 Realmente, três dos citados na lista não atuam na administração estadual mas na federal. Os três, filhos de Miguel Arraes, são Ana Lúcia Arraes de Alencar, Luís Cláudio Arraes de Alencar e Marcos Arraes de Alencar, respectivamente, mãe e tios do governador.

 Ana Arraes é advogada. Deputada federal pelo PSB por dois mandatos consecutivos, foi nomeada ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) pela presidenta Dilma Rousseff, em 26 de outubro de 2011.

 Luís Cláudio é médico. Em fevereiro de 2011, cedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assumiu a chefia do serviço de pesquisa da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), vinculada ao Ministério da Saúde. O ônus do salário é da UFPE.

 Luís Cláudio, segundo o seu Currículo Lattes, é ainda coordenador do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

 O Imip, por meio de contrato com o governo de Pernambuco, gere quatro importantes hospitais da rede estadual: Metropolitano Miguel Arraes, Dom Hélder Câmara, Dom Malan e Pelópidas Silveira. Gere também seis Unidades de Pronto-Atendimento – as UPAs de Olinda,  Paulista, Igarassu, Barra de Jangada, Jaboatão Velho e Cabo de Santo Agostinho.

 Marcos Arraes, administrador de empresas, também trabalha na Hemobras. Integra a diretoria executiva, ocupando o cargo de diretor administrativo-financeiro. Nos contratos feitos pela Hemobras, assina pela empresa como contratante. É também o presidente-substituto.

 Durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, foi chefe do escritório da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em Brasília. A Finep é instituição vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, comandado de janeiro de 2004 a julho de 2005 por Eduardo Campos.

 Ainda que qualificados – Luís Cláudio é considerado uma das referências nacionais em transmissão sanguínea HIV/Aids e hepatites B e C –, quase certamente pesou nas nomeações dos três o fato de o PSB fazer parte dos partidos da base de apoio político dos governos Lula e Dilma.

Do: Portogente.

Homem com problemas mentais é preso após pegar foice durante briga.


 Divergência surgiu quando João levou um cachorro de rua para casa.


 Uma briga em família quase terminou com uma prisão em Abreu e Lima. João Batista de Vasconcelos, de 35 anos, que segundo os parentes, tem problemas mentais, foi autuado por tentativa de homicídio. 
 Tudo começou quando o homem chegou a casa onde mora, na rua Doutor Walter Bellian, Desterro -  junto com sua irmã e uma sobrinha -, com um cachorro. A sobrinha não aceitava que o animal ficasse na casa e então começaram a brigar. Nesse meio tempo, João pegou uma foice e seguiu na direção da parente, que chagou a polícia. 
 O homem foi encaminhado para o Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). O caso foi registrado pelo delegado Alberes Félix, que informou que essa é uma mediada cautelar e que a família deve entrar com um pedido de medida cautelar, para transferir João Batista para um presídio específico.
Da: Folha PE.

Matuto discute melhorias para educação de Paulista.


 O socialista quer firmar parcerias em prol do 

progresso educacional.

Foto: Almir MartinsIncremento nas ações pedagógicas para fortalecimento do IDEB foi um dos assuntos abordados.


 Durante encontro entre o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, e o prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), na noite desta terça-feira (8), foram pontuados ações para melhoria da educação no município. Entre os temas expostos estavam à reforma no parque escolar, municipalização de unidade de ensino e incremento nas ações pedagógicas para fortalecimento do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB).
 No encontro, Junior Matuto aproveitou para solicitar o empenho do secretário no sentido de concretizar a municipalização da Escola Manoel Gonçalves. A medida permitirá a ampliação da oferta de vagas por parte da rede municipal.
 Também foram analisadas estratégias de modelo de gestão focado no monitoramento constante de metas e resultados. O prefeito abordou ainda a necessidade da formalização de parcerias que viabilizem a recuperação física dos prédios escolares do município.
Do: Leia Já.