sábado, 1 de dezembro de 2012

Nove cidades de PE estão entre os 100 municípios com maior incidência de HIV.


73% das infecções acontecem entre heterossexuais.


 O relatório do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2012, do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, aponta alguns municípios pernambucanos no ranking das 100 cidades acima de 50 mil habitantes com maior incidência de HIV. 
 São elas: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Abreu e Lima, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Paulista e Igarassu
 O coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueirôa, afirma que apenas dez municípios não têm nenhum registro da doença. “E isso não significa que não tenha nenhum caso, isso significa que não temos notificação de caso”.
 O número de casos tem crescido entre mulheres. No início da epidemia, nos anos 1980, eram 30 homens infectados para uma mulher. Hoje, esse número chega a 1,8 homens para cada mulher. 
 “Tudo isso é dinâmico. A gente tem mais pessoas heterossexuais infectadas pela doença, diferente de antigamente que atingia mais homossexuais”, revela François. Segundo François, 73% das infecções acontecem entre heterossexuais.
CORREIA PICANÇO:

 A referência estadual para atendimento de doenças infecto-contagiosas, especificamente Aids e meningite em Per­­nambuco é o Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, no Recife. 
A uni­da­de atende 60% das demandas dos pacientes de Aids do Estado. Isso significa 2,5 mil atendimentos ambulatoriais e outros três mil na emergência, mensalmente. No local, ainda há tratamento de tuberculose, principal co-infecção da doença.
Da: Folha PE.

Motorista perde controle de ônibus e colide contra residência em Paulista.


ac4e6fa816dc263435a0e93f442e1fc0.jpg
O ônibus bateu no muro da residência mas ninguém ficou ferido além do motorista
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem


 Um ônibus de turismo particular, de placa GRW 1527 de Olinda, colidiu contra um muro e em seguida atingiu um carro, que estava estacionado dentro de uma residência, no bairro da Mirueira, em Paulista, na manhã deste sábado (24). 
 O motorista do veículo, Claudemir Duarte da Cunha, de 53 anos, teve ferimentos no rosto e foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros (CB) para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista.

 De acordo com a corporação, o condutor perdeu o controle quando descia a ladeira da Conquista, devido à falha nos freios. A casa atingida fica na estrada da Mirueira, 750, no bairro de mesmo nome. Seis pessoas estacam no local no momento do acidente, todas dormindo. 

 O motorista estava sozinho no ônibus. De acordo com informações dos moradores, o condutor informou que estava indo pegar passageiros para levar para Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Do: JC Online.

Prefeito eleito de Igarassu, Mário Ricardo, promete assumir Coroa do Avião.


 De acordo com o prefeito eleito, as pessoas pensam que o local não pertence a Igarassu devido à falta de cuidado da atual gestão com a ilha.


 O prefeito eleito em Igarassu Mário Ricardo (PTB) afirmou na tarde de hoje em entrevista para a Rádio JC/CBN que irá assumir a administração da Ilha da Coroa do Avião. 

 Isso porque, segundo ele, a falta de cuidado do atual prefeito Gesimário Baracho (PT) é tão grande que as pessoas não sabem se o território pertence ao município de Igarassu ou de Itamaracá.

 “Ao assumirmos o governo,  Igarassu vai efetivamente assumir a Coroa do Avião, porque hoje ela está abandonada à própria sorte: sem organização do comércio, sem disciplinamento, sem limpeza urbana. Então Igarassu vai para lá tomar conta, botar marco, botar bandeira. ”, garantiu ele, dizendo que Itamaracá mostra a ilha nas propagandas turísticas como se fosse parte do seu território. 

  O ex-presidente do Intituto de Pesos de Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) e ex-vereador de Itamaracá José Carlos Guerra (PDT) informou que a Coroa do Avião pertencia a Itamaracá quando foi fundada. Entretanto, o atual prefeito de Paulsita Yves Ribeiro (PSB) conquistou o território para Igarassu na época em que era prefeito do município.

Do: JC Online.

Polícia prende suspeito de estuprar três sobrinhas em Itamaracá.



Imagem: TV Jornal
 A polícia prendeu um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente de três sobrinhas de 5, 7 e 11 anos em Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. 
 O acusado morava próximo às vítimas e obrigava as três crianças a irem  à sua casa, onde praticava os abusos e assistia a filmes pornôs com elas. 
 De acordo com a polícia, o fato acontecia quando a mãe das crianças se ausentava de casa.



Da: TV Jornal.

Polícia investiga atentado contra adolescente em Goiana.


 Vítima levou cinco tiros no tórax e no braço, na madrugada da última quarta (28).

 
 Ele foi achado próximo da casa onde iria morar, no município da Mata Norte.


 Um adolescente de 16 anos levou cinco tiros na madrugada da última quarta-feira (28) em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O jovem foi atingido no tórax e no braço em uma casa do município. 
 Socorrido e levado ao Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife, ele foi operado e encontra-se em observação. O caso doi registrado pelo posto policial da unidade de saúde, mas não há informações sobre quem efetuou os disparos e os motivos do crime.
 Testemunhas contaram à polícia que o adolescente morava no município de Paudalho, na mesma região, mas estava de mudança para Goiana. Ele teria ido sozinho até a cidade para conhecer a casa em que moraria quando foi encontrado baleado próximo ao local. 
 Uma vizinha que não conhecia o jovem foi quem socorreu o socorreu e o levou em seu próprio carro até o Hospital da Restauração. A Delegacia de Goiana deve assumir as investigações do caso.
Do: G1/PE.

Sindicato dos Servidores de Paulista, PE, é investigado por desvio de verba.


 Policiais estão recolhendo documentos e objetos na sede da instituição.


 Segundo o Ministério Público, há indícios de má administração de recursos.





Sindicato dos Servidores Públicos de Paulista, em Pernambuco (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Policiais recolheram computadores e documentos.
(Foto: Kety Marinho / TV Globo)
 O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, é alvo de uma operação realizada nesta quarta-feira (28). 
 A investigação foi desencadeada a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Promotoria de Justiça Criminal de Paulista, para apurar denúncias sobre desvio de verba na instituição.

 Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por policiais civis e militares. Eles estão recolhendo documentos, computadores, pen drives e arquivos eletrônicos sobre movimentações financeiras do sindicato. 

 “Estamos ainda apurando, investigando, colhendo informações, analisando documentos para dar algum juízo de valor. É muito cedo para dar algum parecer preciso, mas há fortes indícios de desvio de verba”, comentou o promotor de Justiça Criminal de Paulista, Alfredo Pinheiro.

 Mensalmente, cada servidor filiado ao sindicato contribui com 1,5%, descontado diretamente no contracheque. Esse valor é retido pela Prefeitura de Paulista e repassado em parcelas mensais ao Sindicato dos Servidores. De acordo com o promotor Alfredo Pinheiro, as denúncias davam conta de desvios de notas frias e má administração da verba.
Do: G1/PE.

Dia Mundial de Combate a Aids: Já fez seu teste de HIV?



 Todo internauta já está careca de saber que neste sábado, dia 1º de dezembro, é lembrado como o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. E o LGBTudo está dando uma de “tio chato” e batendo de novo na tecla na necessidade de se fazer o teste de HIV. 

 Especialistas da saúde e autoridades apontam que o maior desafio para o Brasil no controle das contaminações pelo vírus HIV é a busca por pessoas que não sabem que estão infectadas. Estima-se que cerca de 250 mil pessoas das 630 mil que têm o vírus no país não sabem da condição. E o teste é a forma indicada para a descoberta.

 Neste sábado, a Secretaria Estadual de Saúde monta no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, a partir das 9h, um estande para fazer testagem rápida e gratuita da doença. Serão disponibilizados exames para 400 pessoas. Em todo o estado, sobe para 10 mil o número de exames. 
 Além da capital, outros 18 municípios estarão mobilizados na ação: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ipojuca, Paulista, Garanhuns, Abreu e Lima, Itambé, Salgueiro, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina, Timbaúba, Vitória, Santa Cruz do Capibaribe, Camaragibe, Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.
 Para quem não estiver disposto a acordar cedo neste sábado, o projeto Quero fazer está sempre circulando com um trailer pelas baladas do Recife, fazendo testes gratuitos (é só um furinho no dedo e o resultado sai em 20 minutos) com o público LGBT.
 Mas também não custa nada chamar os amigos e dar um pulinho na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. Lá, além do teste de HIV e sífilis gratuitos, a galera pode conversar com psicólogas sobre a doença. Se o teste negativo, o negócio é continuar se protegendo. 
 Se der positivo, pode ter certeza que terá todo apoio necessário. O Ministério da Saúde também está fazendo campanha nas redes sociais e tirando dúvidas sobre a doença. Para conferir, clique aqui.
Teste gratuito pode ser feito na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. Crédito: Alessandro Assunção/ON/D.A. Press

Exames:

 Em 2011, foram feitos, só em Pernambuco, 170.855 testes rápidos HIV. Em 2012, até outubro, já foram 149.055. No Brasil, desde a sua implantação, em 2005, foi registrado aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil, em 2005, para 2,3 milhões, em 2011), segundo o Ministério da Saúde (MS). De janeiro a setembro deste ano, já foram distribuídas 2,1 milhões de unidades do exame. A expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.

Números alarmantes:

 De acordo com dados do Ministério da Saúde, Pernambuco possui seis municípios no ranking das 100 cidades acima de 50 mil habitantes com maior incidência de HIV, incluído capital e Região Metropolitana. Em 2011, foram notificados 1.191 novos casos de pessoas infectadas. Este ano, até o primeiro semestre, já são 335. De 1983 até hoje, Pernambuco registrou 17.402 casos.

Serviço:

 CTA – Centro de Testagem a Aconselhamento em DST e Aids
Policlínica Gouveia de Barros – Rua Gervásio Pires, s/n, Boa Vista
Telefone: (81) 3421-9122/ 3221-9100
Atendimento: de segunda a quinta, das 7h às 17h.

Do:Pernambuco.com

Duplicação já para a PE-35, chega de transtornos.

 A Rodovia Estadual PE-35 que dá acesso a Itamaracá, nos finais de semana possui um trafego intenso de veículos com destino as praias da ilha. 

 E diante do grande fluxo de pessoas se deslocando para região, acredito que seja necessária a duplicação dessa rodovia. Essa obra seria muito importante para o turismo no litoral norte.



Do: Fernando Melo.

Ciclista morre atropelado na PE-15.


 Por volta das 21h do dia 29/11/2012, um atropelamento terminou em morte na rodovia estadual PE-15, em Arthur Lundgren, Paulista. 

 Um ciclista, aparentando ter 40 anos, foi atropelado por um Gol, de placas KJH-5061, quando passava próximo ao Hospital Miguel Arraes. O motorista informou não ter visto o homem, porque "aconteceu tudo muito rápido". 

 O Corpo de Bombeiros ainda foi chamado para resgatar a vítima, mas o homem não resistiu e morreu ainda no local. A identidade do condutor não foi divulgada.

 Após a análise do Instituto de Criminalística, o corpo será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro.

Do: Diário de Pernambuco.

Hemobrás: Confira o andamento das obras em Goiana.


A construção da primeira fábrica de hemoderivados do país está a todo vapor. Os trabalhos no prédio B02, considerado o coração da unidade fabril por ser lá que será realizado o fracionamento do plasma, estão bem adiantados. A laje do primeiro pavimento está 75% concluída e a montagem dos cimbramentos (estrutura de suporte provisória que apoia as vigas e lajes), do primeiro pavimento, foi realizada. Nos blocos B03 e B04, onde ocorrerão a liofilização e o envase dos produtos acabados e a embalagem dos produtos envasados, está sendo feito o cimbramento dos pilares e a montagem de formas de vigas no nível de 12,30 metros.


Já em B05, prédio destinado à estocagem dos produtos acabados e ao almoxarifado, a execução de alvenaria externa em bloco de concreto no térreo e no 1º pavimento está concluída. A montagem das armações e das formas dos pilares do segundo pavimento também foi iniciada. Em B06, bloco destinado ao laboratório de controle de qualidade, os pilares foram concretados até o último nível e o chapisco (tipo de argamassa usada para revestir paredes ou tetos) e o reboco da alvenaria interna do pavimento térreo estão 90% executados. O B12, prédio reservado para as atividades de manutenção da planta industrial, conta com a conclusão da armação e da concretagem dos pilares externos e internos. As formas dos pilares também foram executadas até a altura de 2 metros.


Confira nas fotos abaixo, tiradas em 21/11, o andamento das obras:
Em B05, a execução de alvenaria externa em bloco de concreto no térreo e no 1º pavimento está concluída


No prédio B02, a laje do primeiro pavimento está 75% concluída

Em B06, prédio destinado ao laboratório de controle de qualidade, os pilares foram concretados

O bloco B12 já conta com a conclusão da armação e da concretagem dos pilares externos e internos

Assessoria de Imprensa da Hemobrás

Hoje é dia de vacinar seu Cão e gato.



Neste sábado, dia 01 de dezembro de 2012 Campanha Estadual de Vacinação

 de Cães e Gatos, das 8h as 17h, procure o Posto mais próximo de sua

 residência.

Do: Fernando Melo.

Casal é preso com crack, maconha e revólver em Abreu e Lima.


 Drogas estavam escondidas em vários locais da casa onde eles viviam.


 Em caso de condenação, casal pode pegar até 18 anos de prisão.


 Um casal foi preso com um quilo de maconha, 230 pedras de crack e um revólver calibre 38 com três munições, nesta sexta-feira (30), no bairro de Caetés, município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.
 De acordo com o delegado Alberes Félix, um homem de 20 anos e a companheira dele, de 18, estavam em casa no momento da abordagem policial, feita por agentes civis e militares.

  “Nós tínhamos recebido a informação de tráfico em Caetés. As drogas estavam escondidas em vários locais da casa. O homem estava desempregado e a mulher trabalhava como auxiliar em uma escola”, disse o delegado.
 Os dois prestaram depoimento na Delegacia do município. O homem foi encaminhado ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel) e a mulher, para a Colônia Penal Feminina do Recife. 

 O casal foi autuado pelos crimes de porte ilegal de arma, tráfico e associação para o tráfico, podendo pegar até 18 anos de prisão.
Do: G1/PE.

Em Abreu e Lima, rebelião na Funase deixa pelo menos um menor morto.


 Adolescente foi decapitado em motim, na noite desta sexta-feira (30).


 Policiais aguardam a chegada do Batalhão de Choque para entrar na unidade.


Um menor interno da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, foi assassinado durante uma rebelião que está acontecendo na unidade, na noite desta sexta-feira (30). Agentes da Funase e policiais militares informaram que ele foi decapitado.
O motivo do motim ainda não foi esclarecido, mas informações iniciais dão conta de que seria uma reação dos menores ao rigor com que estariam sendo tratados pela direção da unidade.
Os PMs informaram ainda que os adolescentes chegaram a fazer uma teresa – corda formada por lençóis – para sair do local, mas a tentativa de fuga foi reprimida com disparos.
Cerca de 50 internos que estariam sendo ameaçados por desafetos foram retirados da unidade e relocados para o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), que fica nas proximidades da Funase.
A Polícia Militar e os agentes penitenciários estão aguardando a chegada do Batalhão de Choque para entrar na unidade.
Do: G1/PE.

Detento morre após briga na Barreto Campelo.


Vítima cumpria pena por tráfico de drogas. 
A confusão começou por volta das 12h desta quarta-feira.




 Uma briga entre presos na Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, Grande Recife, terminou com um morto no início da tarde desta quarta-feira (28). 
 O detento, que tinha 26 anos, cumpria pena por tráfico de drogas e associação para o tráfico e estava no pavilhão C, onde a briga teve início.
 De acordo com o diretor da unidade, Benício Caetano, o clima estava tenso desde o começo da manhã, mas a confusão aconteceu de fato por volta das 12h. A morte aconteceu no pátio, entre os pavilhões C e D. Ainda não há informações sobre o motivo da briga e nem suspeitos do crime.
 Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização, tudo indica que a morte foi provocada por um objeto perfuro-cortante. A Polícia Civil vai investigar o caso e o presídio vai abrir uma sindicância para ajudar. O corpo já está sendo encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).
Do: G1/PE.