terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Interno da Funase é decapitado durante rebelião.

Um interno da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foi decapitado e teve a cabeça jogada por cima do muro da unidade na noite desta terça-feira durante uma rebelião iniciada à tarde. De acordo com as primeiras informações da polícia, trata-se de um reeducando conhecido como Geleia, que seria líder de um facção dentro da unidade.
Além de Geleia, outros quatro internos teriam sido mortos durante brigas. Pelo menos três reféns mantidos pelos reeducandos foram liberados. Por conta do tumulto, o Batalhão de Choque precisou entrar no prédio e muitos tiros foram ouvidos do lado de fora. Um dos agentes penitenciários que estava do lado de fora foi atingido por uma das várias pedras jogadas pelos internos.

A unidade foi totalmente tomada pelos reeducandos. Os jovens atearam fogo no local e as chamas podem ser vistas do lado de fora da unidade.

Policiais do 18º Batalhão da PM e o Corpo de Bombeiros também estão no local. Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas estão jogando pedras e entulhos para a área externa da unidade. A Estrada de Pirapama, que dá acesso ao local, foi interditada.

O Case do Cabo abriga adolescentes do sexo masculino entre os 17 e 21 anos.
Com informações da repórter Joana Perrusi.
Fonte:pernambuco.com

Terminam hoje matrículas de reforço de escolaridade para Pólo Automotivo.

Os 1.078 candidatos inscritos no curso de qualificação para a fábrica da Fiat, em Goiana, tem até esta terça-feira (10) para confirmar matrícula no reforço de escolaridade para o pólo automativo.
Os selecionados devem comparecer nas escolas localizadas nos municípios de Goiana, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambém, Itapissuma, Itaquitinga e Timbaúba.
Quem perder o prazo, perde a vaga nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI. Ao todo, são dois mil trabalhadores, entre 18 e 50 anos, distribuídos em 62 turmas. A carga horária é de 100 horas e o conteúdo programático é voltado a português e matemática fundamental I e II.
Fonte: radio jornal am.

No Recife, mais de 300 novos agentes começam a atuar em presídio.

Policiais militares desviados da função no Aníbal Bruno serão substituídos.
Promessa do governo é ter total controle interno, acabando com "chaveiros".

O Presídio Aníbal Bruno, localizado no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, irá substituir 40 policias militares que trabalhavam desviados de suas funções por novos 303 agentes penitenciários a partir desta terça-feira (10). A promessa da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) é melhorar a situação na unidade prisional, tendo o total controle interno, e acabar com a atuação dos conhecidos "chaveiros", presos que controlam a abertura e fechamentos das celas de outros detentos. Os policiais militares passarão a trabalhar nas guaritas do presídio, cargo para o qual foram designados inicialmente.

“O mais importante é a questão do controle total do presídio, na assistência, na educação e na organização. E tudo isso com muita prudência, moderação e profissionalismo. A certeza é o controle geral. Toda e qualquer tarefa interna e qualquer ligação com diretor do presídio serão feitas pelos agentes”, diz o secretário-executivo de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro.

Os novos agentes penitenciários já estão trabalhando e se adaptando à realidade do Aníbal Bruno desde a semana a passada. O treinamento desses novos funcionários, que foram aprovados em concurso público, começou no final de 2010. “Todos eles foram orientados. Fizeram um treinamento de seis meses, que acabou em junho de 2011. Eles chegaram sem saber praticamente nada. Com o curso de formação, aprenderam todos os detalhes: lições de ressocialização, segurança, direitos humanos, gerenciamento de crises e uso de armas não letais”, informa o coronel Ribeiro.

A Seres pretende, através de ações integradas, mudar a realidade do sistema prisional do estado, principalmente do Aníbal Bruno, que já foi considerado o pior presídio do Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até a metade deste ano, está prevista a inauguração da Penitenciária de Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, que oferecerá novas 3.126 vagas. O novo presídio receberá detentos do Aníbal e também cerca de 80% dos presos da Penitenciária de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Os serviços para a construção do Presídio de Araçoiaba, no Grande Recife, também já começaram. Quando concluídos, a intenção do governo é acabar com o presídio da Ilha de Itamaracá, voltando a incentivar o turismo no Litoral Norte de Pernambuco.
 

Mais mudanças estruturais no próprio Aníbal Bruno também estão previstas ainda para este ano. Entre as obras, há três mil metros quadrados de área de assistência, como enfermagem e salas, e a implantação de uma escola de gastronomia, formando garçons e cozinheiros. “O presídio será dividido em três, com três gestões e três diretores. Os presos serão classificados por número de processo, por tipo de crime. Será mais fácil administrar as unidades prisionais. Com as reformas, serão novas 420 vagas”, explica o secretário de Ressocialização, que informa ainda que, diariamente, haverá duas totalidades, contagem dos presos para evitar fugas.
CelularAinda a partir desta semana, será instalado no Aníbal Bruno, para fase de testes, um aparelho que bloqueia o sinal de celulares dentro da unidade prisional. O produto, que vem importado de Israel, promete evitar a comunicação dos presidiários com pessoas que estejam fora da penitenciária. O coronel Romero Ribeiro diz que a intenção é que os moradores da região do bairro do Sancho não sejam prejudicados “É o nosso compromisso, a gente não quer complicar a vida do cidadão. Estudos estão sendo feitos para que isso não aconteça. Caso interfira, iremos desinstalar”, conclui.
Fonte: G1/PE.