quarta-feira, 28 de março de 2012

Grupo espanca menina de 11 anos em frente a uma escola de Caruaru.

Uma adolescente de 11 anos foi espancada por um grupo de meninas após a saída da aula na Escola Mestre Vitalino, no Alto do Moura, distante 7 quilômetros do Centro da cidade, na tarde dessa terça-feira (27).

De acordo com a vendedora Cícera Edioneide, mãe da vítima, a menina foi violentada por cerca de sete meninas que estavam no portão da escola. Ela teve o rosto cortado e vários hematomas pelo corpo. “Quando cheguei na escola encontrei minha filha como uma indigente, toda espancada e chorando muito”, lembrou Cícera, denunciando a falta de socorro dos professores e direção da escola. “Agora minha filha está traumatizada e já disse que não quer mais voltar para a escola”, finalizou.

A adolescente foi levada para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru, recebeu atendimento médico e será encaminhada nesta manhã para fazer o exame de corpo delito. O caso foi direcionado para o Conselho Tutelar, mas até agora não se sabe o que motivou as agressões. Veja a reportagem.


Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação se manifestou em relação a este caso. Confira o comunicado na íntegra:

A Secretaria de Educação informa que na Escola Municipal Mestre Vitalino, localizada no Alto do Moura, os alunos do 7º ano foram liberados mais cedo devido à falta de um professor, por motivo de doença. Foi solicitado que o ônibus que realiza o transporte escolar chegasse mais cedo à escola para que os alunos retornassem às suas casas. Mesmo assim, a aluna envolvida na agressão recusou-se a voltar neste horário, alegando que só retornaria no horário normal. Quando todos os alunos foram liberados, do lado de fora da escola, iniciou-se a confusão, após uma discussão. Funcionários interviram e deram assistência à vítima, levando-a para o interior do prédio e entrando em contato com o SAMU, às 18h09, que realizou o atendimento às 18h23.
Fonte:NE 10.

Acusado de estuprar pelo menos 10 meninas é preso no Sertão.

a2a46a2c4615ffb248b7ecda3dc2b795.jpg
Preso foi levado para a Cadeia Pública de Santa Maria da Boa Vista onde permanece à disposição da justiça.
Foto: Polícia Civil/Divulgação

  A Polícia Civil prendeu nessa terça-feira (27), em Santa Maria da Boa Vista, Sertão de Pernambuco, Givaldo João Barbosa do Nascimento, conhecido por  "Gil", de 41 anos. Ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Comarca do município após investigações que o acusam de estuprar cerca de dez menores na cidade.

  De acordo com informações da Gerência de Policia do Sertão II, o acusado teria estuprado menores com idades dos seis aos 16 anos. Segundo a polícia, uma adolescente de 13 anos teria ficado grávida após o abuso sexual. Givaldo João vinha sendo investigado pela polícia. As investigações apontaram para a prática do crime contra pelo menos dez menores, que moravam na mesma rua do acusado e eram atraídos até a residência do agressor com dinheiro, bombons e brinquedos.

Após ser preso e prestar esclarecimentos na delegacia da cidade, Givaldo João foi levado para a Cadeia Pública de Santa Maria da Boa Vista onde permanecerá à disposição da justiça.
Fonte: NE 10.

Desconto no IPTU vai até sexta-feira.




 
  Quem ainda não pagou o IPTU 2012, tem até a próxima sexta-feira, dia 30 de março, para realizar o pagamento em dia e receber descontos na parcela.

  O vencimento já foi prorrogado anteriormente e esta é a última chance do contribuinte quitar o débito com 20% de desconto na parcela única ou 5% de desconto no pagamento parcelado.

  A pessoa que tiver parcelas anteriores em aberto também poderá aproveitar as condições especiais, parcelando o débito em até 10 vezes, além de isenção de juros e multas.

  O contribuinte pode retirar seu carnê no Centro de Atendimento à População (CAP), ou imprimir o boleto pelo nosso site, clicando no link "Pague seu IPTU 2012".

  Ao pagar o seu IPTU, você contribui para a realização de obras e melhorias no município. A prefeitura trabalha e a cidade se transforma.

Serviço:

Centro de Atendimento à População (CAP)
Rua João Pessoa Guerra, nº 37 - Pilar - Sede da Prefeitura
Tel: 3544 1156 / 3544 4387
Fonte: Prefeitura.

Câmara de Igarassu homenageia os 90 anos do PCdoB.

Nesta quinta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Igarassu irá homenagear os 90 anos de fundação do Partido com uma Sessão Solene por iniciativa dos vereadores comunistas Helmilton Beserra e Saulo Mauricio, conhecido como China. A homenagem será no plenário, às 16h.


Na ocasião, estarão presentes dirigentes do Partido como o deputado estadual Luciano Siqueira e o presidente Alanir Cardoso, parlamentares como o prefeito de Igarassu Gesimário Pessoa e o vice-prefeito Herbert Beserra (PCdoB), entre militantes e amigos.

“Vamos prestar esta grande homenagem ao nosso Partido porque são 90 anos de lutas e muitas conquistas. O PCdoB marcou a história política do nosso Brasil, em especial a vida dos trabalhadores. Será uma honra para Igarassu reunir os amigos nesta homenagem”, explicou Helmilton Beserra.



História de Igarassu

O local onde hoje fica o município de Igarassu era habitado por índios Caetés. Porém, em 1534, o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios. Por ordem de Duarte Coelho, foi instalado um marco de pedra, servindo de ponto divisório entre as capitania de Pernambuco e capitania de Itamaracá, dando início ao processo de colonização da região. Por volta de 1564, foi elevado à categoria de Vila. O nome Igarassu (cuja ortografia correta é Igaraçu) é de origem tupi e significa "canoa grande" ou "navio"[6]. O município foi um dos primeiros núcleos de povoamento português no Brasil.

O município localiza-se no litoral norte da região metropolitana de Recife e possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressivos da arquitetura de cunho civil e religioso do Brasil. Lá, se encontra a mais antiga igreja em funcionamento do país (1535): a de São Cosme e Damião, a quem é atribuído um milagre, em 1685. Na ocasião, quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa da praga.

O passado de Igarassu é marcado pela sua participação em lutas libertárias, como a Revolução Praieira, quando as tropas do coronel Manuel Pereira de Morais ficaram instaladas no Convento de Santo Antônio, construído em 1588 pelos Franciscanos. Hoje, no local, funciona o Museu Pinacoteca, que guarda um dos acervos mais representativos da pintura da fase colonial brasileira.

Fonte: Câmara de Vereadores.

Programa projovem Urbano está com as inscrições abertas.



Jovens com idades entre 18 a 29 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental, tem a oportunidade de se matricular no programa Projovem Urbano de Igarassu. A iniciativa é uma entre a Prefeitura e o Governo Federal. Serão oferecidas 200 vagas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, das 13h às 16h, e na Escola João Leite das 17h às 22h.

Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de aprender as profissões de serralheiro, funileiro industrial, auxiliar de promoção e de vendas e assistente de vendas de automóveis e autopeças. Além do aprendizado, o aluno receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00.

Para se inscreverem os candidatos devem estar munidos dos seguintes documentos:
  • Cópia e original da RG;
  • Cópia e original do CPF;
  • Declaração de conclusão do 5º ano (4ª série);
  • Cópia do comprovante de residência.
Fonte: Prefeitura.

Servidores da Educação são contemplados com novos uniformes, em Igarassu



A Prefeitura de Igarassu, por meio da sua Secretaria de Educação, está investindo R$ 40 mil na aquisição de novos uniformes. O fardamneto será distribuído  para os seguintes profissionais:

Merendeiras - aventais plásticos, jalecos, toucas em rede e sapatos de segurança;
Serviços Gerais - uniformes e sapatos em PVC;
Funcionários que atuam na Diretoria de Rede Física - uniformes, sapatos em PVC para eletricistas e botinas de segurança;
Motoristas e entregadores de merenda - camisas.
Fonte: Prefeitura.