O Governador Eduardo Campos recebeu ontem, 01, em seu gabinete no Centro de Convenções, gestoras municipais de políticas públicas para as mulheres, que compõe um Fórum que congrega 18 municípios (14 da Região Metropolitana do Recife e mais o município de Goiana e as cidades polos de Caruaru, Garanhuns e Petrolina), voltado para discutir questões que podem ser desenvolvidas em comum entre eles. As gestoras estavam acompanhadas pela Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque.
No encontro entre as gestoras e o Governador foram tratados temas relevantes sobre as questões de gênero, como saúde e segurança. O Governador convocou o grupo de gestoras a ajudarem o Governo do Estado na mobilização das mulheres (em cada município), para as atividades ligadas à saúde como a realização de exames preventivos entre outras, “já que a melhoria da qualidade de vida passa pela saúde”, disse Eduardo Campos. Cristina Buarque registrou a existência de ações transversais, entre a SecMulher e a Secretaria Estadual da Saúde, no sentido de desenvolver ações voltadas para as mulheres.
Ela conta que a SecMulher está fortalecendo e implementando as políticas públicas voltadas para a atenção integral à saúde da mulher, e apoiando a elaboração dos Planos Intersetoriais de atenção Integral à Saúde da Mulher, “alguns municípios em todo o Estado já concluíram os seus Planos e outros já iniciaram a elaboração, mas todos estão sendo mobilizados com o apoio da SecMulher”, comentou a Secretária.
Cristina Buarque relatou algumas ações que estão sendo articuladas pelo colegiado para serem realizadas dentro das comemorações dos sete anos de vigor da Lei Maria da Penha, como o Programa Justiça para as Mulheres Agora e Sempre, que prevê atividades como Mutirão Arquivo Zero, Campanha Maria da Penha Vai à Escola e a instalação da Patrulha Maria da Penha nos Bairros. A secretária solicitou o apoio do Governador para que as ações possam ocorrer efetivamente.
Já a Coordenadora da Mulher de Igarassu, Ana Vanderlei, uma das integrantes do fórum de gestoras, agradeceu a atenção e a sensibilidade do Governador com as questões de gênero, “essa visita nos fortalece e estimula a trabalhar ainda mais para atingir os objetivos de termos uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”. Ela disse ainda que as políticas públicas para as mulheres adotadas pelo Governo do Estado estão sendo implementadas de forma acertada, já que “tenho visto as mulheres em todos os lugares, mais seguras e mais confiantes”.
Fórum – Antecedendo o encontro com o Governador, o colegiado se reuniu pela sexta vez este ano, no Hotel Casa Blanca, em Paulista. A mesa de abertura do evento, que foi iniciado às 9 horas, contou com a presença da Secretária Cristina Buarque, do vice-prefeito de Paulista, Jorge Carreiro, das Secretárias Municipais da Mulher de Paulista, Bianca Pinho Alves e de Recife, Silvia Cordeiro, que também é coordenadora do Fórum.
Na reunião foram tratados temas como o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos – PMRS – para a Região Metropolitana do Recife, pela Gerente de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Ana Gama. Já a Gerente de Ações Temáticas da SecMulher, Alessandra Rios, falou sobre o trabalho da secretaria referente às catadoras de resíduos sólidos. Ela focou em uma pesquisa com 85 catadoras sobre o perfil da atividade.
As gestoras também trabalharam a questão do mapeamento das ações que serão realizadas por ocasião das comemorações dos sete anos da Lei Maria da Penha, datado em 07 de agosto.
Da: Sec. da Mulher.