sábado, 3 de agosto de 2013

Governador recebe gestoras de políticas para mulheres.


  O Governador Eduardo Campos recebeu ontem, 01, em seu gabinete no Centro de Convenções, gestoras municipais de políticas públicas para as mulheres, que compõe um Fórum que congrega 18 municípios (14 da Região Metropolitana do Recife e mais o município de Goiana e as cidades polos de Caruaru, Garanhuns e Petrolina), voltado para discutir questões que podem ser desenvolvidas em comum entre eles. As gestoras estavam acompanhadas pela Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque. 
  No encontro entre as gestoras e o Governador foram tratados temas relevantes sobre as questões de gênero, como saúde e segurança. O Governador convocou o grupo de gestoras a ajudarem o Governo do Estado na mobilização das mulheres (em cada município), para as atividades ligadas à saúde como a realização de exames preventivos entre outras, “já que a melhoria da qualidade de vida passa pela saúde”, disse Eduardo Campos. Cristina Buarque registrou a existência de ações transversais, entre a SecMulher e a Secretaria Estadual da Saúde, no sentido de desenvolver ações voltadas para as mulheres. 
  Ela conta que a SecMulher está fortalecendo e implementando as políticas públicas voltadas para a atenção integral à saúde da mulher, e apoiando a elaboração dos Planos Intersetoriais de atenção Integral à Saúde da Mulher, “alguns municípios em todo o Estado já concluíram os seus Planos e outros já iniciaram a elaboração, mas todos estão sendo mobilizados com o apoio da SecMulher”, comentou a Secretária. 
  Cristina Buarque relatou algumas ações que estão sendo articuladas pelo colegiado para serem realizadas dentro das comemorações dos sete anos de vigor da Lei Maria da Penha, como o Programa Justiça para as Mulheres Agora e Sempre, que prevê atividades como Mutirão Arquivo Zero, Campanha Maria da Penha Vai à Escola e a instalação da Patrulha Maria da Penha nos Bairros. A secretária solicitou o apoio do Governador para que as ações possam ocorrer efetivamente. 
  Já a Coordenadora da Mulher de Igarassu, Ana Vanderlei, uma das integrantes do fórum de gestoras, agradeceu a atenção e a sensibilidade do Governador com as questões de gênero, “essa visita nos fortalece e estimula a trabalhar ainda mais para atingir os objetivos de termos uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”. Ela disse ainda que as políticas públicas para as mulheres adotadas pelo Governo do Estado estão sendo implementadas de forma acertada, já que “tenho visto as mulheres em todos os lugares, mais seguras e mais confiantes”. 
  Fórum – Antecedendo o encontro com o Governador, o colegiado se reuniu pela sexta vez este ano, no Hotel Casa Blanca, em Paulista. A mesa de abertura do evento, que foi iniciado às 9 horas, contou com a presença da Secretária Cristina Buarque, do vice-prefeito de Paulista, Jorge Carreiro, das Secretárias Municipais da Mulher de Paulista, Bianca Pinho Alves e de Recife, Silvia Cordeiro, que também é coordenadora do Fórum. 
   Na reunião foram tratados temas como o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos – PMRS – para a Região Metropolitana do Recife, pela Gerente de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Ana Gama. Já a Gerente de Ações Temáticas da SecMulher, Alessandra Rios, falou sobre o trabalho da secretaria referente às catadoras de resíduos sólidos. Ela focou em uma pesquisa com 85 catadoras sobre o perfil da atividade. 
  As gestoras também trabalharam a questão do mapeamento das ações que serão realizadas por ocasião das comemorações dos sete anos da Lei Maria da Penha, datado em 07 de agosto.  


Da: Sec. da Mulher.

Discussão por conta de um pacote de açúcar termina em morte na Barreto Campelo.

Jones Marques da Sena Mota, de 33 anos, foi morto a

 facadas por Wilson da Silva, 31.


  Um detento da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, foi morto nesta sexta-feira (2) por outro detento.
  Jones Marques da Sena Mota, de 33 anos, foi morto a facadas por Wilson da Silva, 31. Nessa quinta-feira (1º), os dois haviam discutido por conta da compra de um pacote de açúcar, e Joneas acabou agredindo Wilson.

  Jones foi levado à UPA de Igarassu, mas não resistiu aos ferimentos.

O Caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Escândalos na Prefeitura de Igarassu.

  Na volta dos trabalhos do Legislativo, Ver. Paulo Uchôa faz denúncias de enriquecimento ilícito na Prefeitura de Igarassu. 

 Cita o exemplo de uma família empregada onde juntos, em 7 meses, já receberam na folha de pagamento, cerca de R$ 248 mil.



  Desde que tomou posse como Vereador, em seu primeiro mandato, Paulo Uchôa (PDT), disse que havia sido eleito pelo povo para representá-los, e assim seria feito. Que foi eleito na oposição, mas que agiria dentro dos princípios da justiça e da legalidade. 

  Parabenizando o Executivo quando acertasse e cobrando, quando não estivesse fazendo o certo. Diante dessa postura, o Vereador fez uso da tribuna na tarde dessa quinta (1º) para tornar público 14 denúncias que havia recebido contra a atual gestão de Igarassu.

 A cada sessão uma denúncia será revelada. E afirma o Parlamentar que tem provas documentais de cada um dos fatos. Mas que ainda assim, por meio da Câmara Legislativa, formulará um pedido oficial de informações à Prefeitura sobre as denúncias que chegaram até ele. 

  E nessa ocasião, pediu a cooperação de todos os vereadores, independentes que estejam na oposição ou situação. Pois trata-se apenas de um pedido de informações e que o vereador(a) que se recusar a assinar, no mínimo está conivente com as possíveis irregularidades e desmandos que vêm acontecendo na Prefeitura.

 A primeira denúncia feita foi sobre "enriquecimento ilícito" de alguns funcionários e apadrinhados do Prefeito Mário Ricardo. Onde o mesmo tem contratado famílias inteiras na Prefeitura. 

  E assim cita o caso de um dos secretários que tem a esposa, o filho e outros, trabalhando na Prefeitura. E que juntos, uma única família, já comprometeram cerca de 248 mil reais da folha de pagamento em 7 meses.

  Paulo Uchôa diz ainda que exige esclarecimentos sobre outros casos, como por exemplo, a locação de 32 carros (segundo o Ver. Maguila) lançamento da Toyota, 4 portas, ar-condicionado, no valor de mais de 5 milhões de reais para atender as secretarias neste ano. E que tem registro de que um desses carros foi visto no Loteamento Agamenon Magalhães, servindo de auto-escola para uma senhora.

  O Parlamentar recebeu a aprovação das pessoas que estavam na plateia, como os motoristas de placas cinza, que estiveram na sessão justamente para pedir apoio aos Vereadores, para o problema da Categoria que vem sendo perseguida pela Prefeitura, que prometeu até o final de maio/13, dar placas vermelhas, organizar o sistema e até agora nada.

  Um outro dos apoios veio do Vereador Helmilton Bezerra (PCdoB), que disse ter concordado com seus pares que esperariam 100 dias de gestão para que o Governo municipal mostrasse para que veio.

   Mas já se passam mais de 7 meses e o que se vê é uma administração que tem recebido da sociedade inúmeras críticas. E isso se percebe facilmente nas redes sociais de internet, nas ruas, nas feiras, nos bairros, em toda a Cidade.

  São lixo e buracos por toda parte. Falta de merenda, falta de material escolar, atraso nos salários, pessoas dormindo nas ruas para pegar ficha para se consultarem em posto de saúde, servidores insatisfeitos...

  Helmilton, que compara a atual administração com o sistema feudal, diz, assim como Paulo Uchôa, ainda acreditar no entusiasmo do Mário Ricardo em querer acertar, mas tem se cercado de pessoas, acredita que a maioria seja de fora, visto tantos carros ficarem durante o expediente, estacionados na frente e arredores da Prefeitura, que não têm experiências em administração pública, e acabam se atropelando nos processos.

 Depois da tentativa de defesa do Líder do Governo, Ver. Maguila (DEM), fazendo comparativos com gestões passadas, a sessão chegou ao seu término, com o Presidente da Casa, Ademar de Barros (PDT), externando sua satisfação em ver naquela tarde o puro exercício da democracia. 

   E que isso só traz ganhos para a gestão municipal, para o Legislativo e principalmente para a sociedade, que há anos clama por uma transparência dos órgãos públicos.

Do: Jornal Pernambuco da Gente.