terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Construindo infância: todo presente tem uma história.

 A história de milhares de crianças em todo Brasil pode ter um final muito mais feliz. Com apenas um clique, todos nós podemos ajudar a construir um futuro bem melhor para muitas delas.
 
 A organização Aldeias Infantis SOS Brasil, que há 45 anos apóia, diariamente, mais de 10.000 crianças e adolescentes em 18 unidades em todas as regiões do país está lançando a campanha Construindo Infância.
 
 Quem participa não precisa gastar nada. Para presentear essas crianças, basta entrar no site e inserir seus próprios dados. A cada clique e inserção de dados que um internauta digita no site, uma empresa parceira da organização doa R$ 1,00 para a campanha.
 
 Presente no Brasil, e em outros 134 países, a Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização social independente, sem fins lucrativos, fundada em 1949 na Áustria e tem como foco ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou que estão prestes a perder o cuidado de suas famílias.
 
 As crianças e adolescentes que participam dos programas da Aldeias Infantis SOS Brasil precisam saber com quem contar e para onde podem voltar em caso de necessidade. E o nosso apoio, o apoio dos Amigos SOS e das empresas parceiras, são atitudes fundamentais para que essa estrutura continue existindo.
 
 Toda criança precisa de confiança e formação para se tornar adulta e ter o direito de assumir com dignidade e segurança seu papel na sociedade. Entre no site, participe, compartilhe e divulgue para seus familiares e amigos. Neste Natal e no próximo ano, com a nossa ajuda, o futuro de milhares de crianças e adolescentes pode ser muito mais feliz.
 
 Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil.
 
 A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma das 14 entidades titulares do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
 
 Com escritório nacional em São Paulo, a entidade atende mais de 10 mil crianças no país e possui unidades em Brasília (DF), Aracaju (SE), Caicó (RN), Campinas, São Bernardo do Campo, Poá e Rio Bonito (SP), Engenho do Meio e Igarassu (PE), Foz do Iaguaçu e Goioerê (PR), Jacarepaguá (RJ), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lauro de Freitas (BA), Manaus (AM), Porto Alegre e Santa Maria (RS).
 
www.construindoinfancia.com.br 
 
 
Do: segs.com.br

Compesa paralisa parte do sistema Alto do Céu para instalar macromedidor.

 Com a finalidade de instalar um macromedidor na Adutora de Monjope, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR), parte do Sistema Alto do Céu ficará sem funcionar por 24 horas.

 Portanto, 15 localidades da Zona Norte do Recife e de Olinda terão o abastecimento de água interrompido entre a 0h desta quinta-feira (13) e a 0h d sexta (14). A normalização ocorrerá de acordo com o calendário de cada área.

 O macromedidor é um equipamento que tem a função de medir todo o volume de água que é transportado por um determinado sistema. No caso de Monjope, a Compesa vai poder acompanhar a vazão que sai da barragem em direção à estação de tratamento de água de Alto do Céu.


 Vários outros dispositivos semelhantes estão sendo instalados em sistemas de abastecimento no Estado. %u201CJá temos 47 equipamentos como esse funcionando na Região Metropolitana do Recife e a meta é chegar a 56%u201D, destacou a superintendente de controle Operacional, Maria Julita Formiga.

Os investimentos na macromedição estão sendo feitos em todo o estado por meio do Programa de Macromedidores (Promac), que vai implantar 252 macromedidores no Agreste e 81 no Sertão de Pernambuco.


 O investimento total é da ordem de R$ 9 milhões e a previsão é de que todos os equipamentos estejam instalados até dezembro de 2013.

Serviço:


Localidades que vão ficar sem água

Alto do Brasil
Alto do Pascoal
Alto José Bonifácio
Alto Santa Terezinha
Córrego do Deodato
Córrego da Padaria
Ladeira de Pedra
Rua Tamboara
Alto do Pereirinha
Córrego da Calma
Córrego Abdias
Alto da Conquista
Rua Eládio Camboim
Córrego do Bombeirense
Rua Antônio Meira

Do: Diario de Pernambuco.

Nota à Imprensa.

NOTA À IMPRENSA
 O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, vem a público e a bem da verdade, esclarecer a todos os pernambucanos que o nosso Estado há seis anos era campeão da violência e após o lançamento do Pacto pela Vida conseguiu reduzir neste último mês de novembro 14% na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI no Estado. Foram registradas 252 vítimas, 38 a menos do que no mesmo período de 2011, que registrou 290 homicídios.

 No acumulado do ano, foram 3.009 homicídios no Estado, 227 a menos em relação ao período de janeiro a novembro de 2011, o que representa uma queda da taxa de 8%. Se considerarmos os últimos doze meses, a taxa de CVLI registrada entre dezembro de 2011 e novembro de 2012, chegamos a 36,55% por 100 mil habitantes. Este é o segundo melhor resultado de toda a série histórica (por períodos de 12 meses) e representa uma redução acumulada de 34,8% com relação ao início do Pacto pela Vida, em maio de 2007. Assim, nesses 5 anos e 7 meses de Pacto foram salvas 5.757 vidas.

 Em relação ao pedido feito por representantes dos movimentos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e entidades ligadas aos Direitos Humanos, referente à motivação dos homicídios de 30 pessoas, sendo 03 não identificadas nominalmente pelo movimento, as motivações dos crimes, apuradas pela Polícia Civil de Pernambuco, foram: passionais, discussão, interesse financeiro, roubo (latrocínio), entorpecentes/drogas, embriaguez, dentre outros. A SDS esclarece que a demanda do movimento foi devidamente respondida através do Ofício nº 3129-GAB/SDS. Dos 27 casos, 15 já foram remetidos a Justiça com autoria.

 O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, coloca-se à disposição para qualquer esclarecimento e já solicitou aos representantes das entidades para interagirem junto à Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE, desde o primeiro encontro, onde foram recebidos no Gabinete por Damázio.

Do: Centro Integrado de Comunicação Social – CICOM/SDS.

Prefeito de Abreu e Lima recebe Prêmio “Orgulho de Pernambuco”.

Esq. p/ Dir.: Sérgio Aroucha, Flávio Gadelha, Marcos José e Antônio Gadelha
Esq. p/ Dir.: Sérgio Aroucha, Flávio Gadelha, Marcos José e Antônio Gadelha.

Prêmio – Orgulho de Pernambuco é entregue

(Texto: Folha PE – MIRTHYANI BEZERRA)

 Um total de 30 empresas, entidades e personalidades foram homenageadas na noite de ontem com o Prêmio Orgulho de Pernambuco 2012, promovido pelo grupo Diários Associados. Essa foi a décima edição do evento, que aconteceu no Arcádia Recepções, em Apipucos, e contou com a presença do vice-governador do Estado, João Lyra Neto. 

 Dentre os presentes, esteve o diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi. Neste ano, a festa teve como tema o esporte, motor de desenvolvimento no Estado, tanto que dentre os premiados, estavam a jogadora de vôlei Dani Lins e a atleta de pentatlo moderno Yane Marques, além do secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

 Segundo o presidente dos Diários Associados em Pernambuco, Joezil Barros, o objetivo da premiação é exaltar os esforços de pernambucanos para promover o desenvolvimento do local. “O Estado vai sediar dois eventos esportivos importantes: a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Os pernambucanos terão a oportunidade de assistir a jogos de grandes equipes internacionais, com todo o desenvolvimento que isso vai significar”, afirmou.

 Além das personalidades esportivas, foram homenageadas instituições como o Sindicato das Indústrias do Açúcar e o Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE). “Para nós que representamos a indústria da ca­na-de-açúcar, que foi pioneira no processo de industrialização de Pernambuco, é sempre uma grande honra ser lembrado, principalmente nes­se momento tão delicado enfrentado pelo setor”, afirmou o presiden­te da entidade, Renato Cunha.
 
 Empresários como Paulo Perez, presidente da Shineray, e Fernando Mendonça, da Ponto de Promoção, também receberam o prêmio. Uma homenagem póstuma foi prestada a Severino Queiroz, conhecido por Seu Queiroz, fundador da Ampla Comunicação e do Sindicato das Agências de Publicidade de Pernambuco.

  “Esse reconhecimento significa que ele continua presente, mesmo não estando mais entre nós. Fico orgulhoso de ter sido escolhido para representá-lo”, disse o filho de Seu Queiroz, Severino Queiroz Filho, hoje presidente da Ampla.

Da: Prefeitura.

Minha cidade é linda.

 














 A colaboração para o painel de hoje é do leitor Antônio Carlos Nápoles e traz imagem do Projeto Peixe-Boi, instalado na Ilha de Itamaracá (Região Metropolitana do Recife, a 45 km do Recife).

 O nome Itamaracá possui origem indígena e significa “pedra que canta” ou “pedra sonante”. A poucos quilômetros de distância da capital pernambucana, a ilha abriga praias de águas calmas, com coqueiros embelezando sua orla, além de piscinas naturais, arrecifes e bancos de areia. 

 Praticantes de esportes náuticos encontram no lugar um verdadeiro paraíso, dispondo, inclusive, de equipamentos para aluguel e instrutores capacitados para ensinar os primeiros manejos aos iniciantes.

 Outro atrativo turístico proporcionado pela Ilha de Itamaracá é o Projeto Peixe-Boi. Criado em 1980 pelo Governo Federal, surgiu com o objetivo de promover uma avaliação da real situação em que se encontrava o peixe-boi ao longo do litoral brasileiro.

 Em 1990, o projeto recebeu o status de Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios, uma unidade descentralizada do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, o Ibama.
 O projeto promove o resgate, reabilitação e reintrodução dos animais em seu habitat natural. A reprodução em cativeiro dos mamíferos, ameaçados de extinção, é um elemento igualmente importante desta estratégia. 

 Fazer uma visita ao local já faz parte do roteiro dos turistas que adotam a Ilha de Itamaracá como destino de férias ou apenas para relaxar nos finais de semana.

Do: Blog do Magno.

Trecho da BR-101 é considerado ponto mais crítico em acidentes do Brasil.

 É o que revela um estudo realizado com dados da PRF, que inicia a operação RodoVida nesta segunda-feira.

 Trecho da BR-101 registrou os acidentes mais graves do Brasil em 2009 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem 

Trecho da BR-101 registrou os acidentes mais graves do Brasil em 2009.

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

 Um estudo realizado pelo Banco Interamerciano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Dom Cabral, com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), revelou que o trecho da BR-101 entre os quilômetros 51 e 100, que engloba as cidades de Jaboatão, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Paulista, é o mais perigoso do Brasil em termos de acidentes de trânsito. A média de acidentes com morte é quase cinco vezes maior do que a nacional. A pesquisa foi feita entre os anos de 2005 e 2009.

 Neste período, 30% dos acidentes mais graves do País aconteceram na BR-101. O trecho registra 5,7 acidentes com morte a cada mil veículos que circulam por dia enquanto a média nacional é de 1,2 acidente. Após a divulgação destes dados, foi lançada a operação RodoVida em 2011, que inicia nesta segunda-feira (10) sua segunda edição. 

 O objetivo da ação é reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito. A operação integra a PRF, as polícias estaduais e agentes de trânsito e segue até o mês de fevereiro de 2013 - período de férias escolares -, agindo com a realização de barreiras simultâneas nas BRs, rodoviais estaduais e vias municipais e com foco no combate à embriaguês no voltante e fiscalização de motocicletas.

 Do ponto de vista nacional, a pesquisa mostrou que 60 trechos de dez quilômetros de extensão respondem por 22% dos acidentes mais graves atendidos pela PRF.  Em todos esses pontos há uma confluência de vias estaduais ou municipais para as rodovias federais.

Do: JC Online.