sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bairro de Engenho Maranguape abandonado.

IMG_3723


Moradores do bairro Engenho Maranguape, que fica situado na cidade do Paulista (RMR) denunciam ao Informe-PE, o descompromisso da prefeitura para com a comunidade.

O mercado público do bairro está abandonado sem nenhuma manutenção, o mesmo serve apenas para ponto de assaltos e consumo de drogas.

É lixo espalhado pelas ruas, buracos, a população realmente está entregue ao abandono. O morador Antônio Salada, afirma e questiona que não é de hoje que existem problemas na localidade.

IMG_3668

  “A Prefeitura até asfaltou algumas ruas, porém não demorou muito e como vocês podem ver, já estão todas assim, esburacadas, rachadas” disse.

  Os moradores ainda pedem mais atenção da prefeitura, que seja feita uma requalificação no Mercado Público da comunidade, mais policiamento, que a coleta de lixo seja regular e fiscalizada. Que seja feito um recapeamento das ruas de melhor qualidade, para assim chegar ao fim dos buracos no local.

  “Não aguentamos mais essa situação, vivemos assim entregues ao Deus dará, ao caos, as provisoriedades, as incertezas, estamos esquecidos, literalmente abandonados”. Finalizou Antônio.

Do: Informe PE.

Preços dos combustíveis.

 
O Governo Federal precisa realizar uma fiscalização rigorosa nos postos de combustíveis do litoral norte de Pernambuco. 

 Os preços cobrados são idênticos de um posto para outro, não existindo concorrência entre eles. 

 Os motoristas são obrigados a pagarem pelo preço estabelecido, de Paulista até Itamaracá. 

Do: Fernando Melo Igarassu/PE.

Em Olinda, Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres debatem Cidades Seguras.


  •  

      O município de Olinda sediou ontem, 28, o VII Encontro do Fórum de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana do Recife e das cidades-pólo de Caruaru, Garanhuns e Petrolina, que ocorreu em horário integral. O evento foi realizado na Pousada São Francisco, no bairro do Carmo e tratou da temática Cidades Seguras para as Mulheres, com o objetivo de debater formas de  se construir cidades mais seguras e livres da violência de gênero.

      A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, participou da mesa de abertura do VII Fórum, que contou com a presença do vice-prefeito de Olinda, Enildo Arantes, da Secretária executiva da Mulher e dos Direitos Humanos de Olinda, Eliane Cavalcanti, da Secretária da Mulher de Recife e coordenadora do Fórum, Silvia Cordeiro, entre outras autoridades. 
      A reunião mensal das gestoras deste fórum visa levar para o debate  políticas públicas, a ser desenvolvidas pelo conjunto de municípios, que venham melhorar a qualidade de vida das mulheres.  Em setembro será a vez de São Lourenço da Mata receber a iniciativa, que já está marcada para o dia 25, e vai debater como tema Habitação.
      Cristina Buarque falou que a satisfação com o fortalecimento dos organismos de políticas públicas para as mulheres se renova a cada encontro, que se reúne mensalmente em um dos municípios que compõe o fórum. A gestora registrou que os prefeitos devem dar um apoio ainda maior, colocando estes organismos no patamar de secretarias, para terem gerencia sobre orçamentos, “assim as gestoras poderão efetivamente administrar este recursos em ações concernentes ao gênero”. Também destacou a importância da instalação de creches dentro dos municípios para as mulheres, e, falou sobre a atual conjuntura política do País, com a realização de manifestações populares, “a juventude sempre foi o termômetro social”.
      Ainda pela manhã, a diretora de enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher, Fábia Lopes, fez uma apresentação sobre o Pacto Estadual de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres : Cidades Seguras  e, ainda, falou sobre a Campanha Maria da Penha Vai à Escola.  
      Também foi exibido um vídeo do projeto Cidade Segura, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública de Olinda. As gestoras presentes ao evento puderam debater o tema e indicar prioridades de políticas públicas para a construção de ambientes nas cidades, que venham garantir a efetivação dos direitos humanos, principalmente das mulheres.
      À tarde, a gestora de Olinda, Eliane Cavalcanti, coordenou os trabalhos de fechamento do projeto de Fortalecimento das Estratégias de Empoderamento Econômico das Mulheres e Elevação de Escolaridade (Ensino Infantil). 
    Por: Ceça Ataides - Assessora de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Mulher do Governo do Estado.
    81 3183.2955 - 81 9488.3620 

Nova diretoria.

Do: Fernando Melo.

Presidiário em regime semi-aberto é detido com duas armas na saída da PAISJ.

 Douglas Soares Silveira, de 23 anos, responde por 18 homicídios.


  Um presidiário em regime semi-aberto foi preso nesta quinta-feira (29), quando saía para trabalhar da Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Segundo a Polícia, Douglas Soares Silveira, de 23 anos, responde por 18 homicídios.
  Os policiais receberam a informação de que o suspeito tinha saído da unidade prisional com o veículo Fiat Uno e seguia em direção a Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde trabalhava em um buffet. Uma equipe do 18º Batalhão do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) realizou a abordagem na estrada que dá acesso ao presídio e encontrou uma pistola 380 e um revólver calibre 38.
  Douglas foi encaminhado a delegacia do município e prestou depoimento ao delegado. Em seguida, o suspeito foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Da: Folha PE.