quinta-feira, 3 de maio de 2012

Polícia Civil prende suspeito e recupera materiais furtados de delegacia.


A Polícia Civil apresentou esta tarde (03), na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, a conclusão das investigações acerca do furto à Delegacia do Cordeiro, ocorrido na madrugada do último domingo (29). Na ocasião, os delegados Cláudio Castro e João Gustavo Godoy divulgaram detalhes da prisão do único suspeito pelo crime.

Todo o material levado da unidade policial pelo pintor de automóveis, José Saulo Amorim de Oliveira, de 52 anos, foi recuperado pela polícia. Uma metralhadora cal. 40, um revólver cal. 38, 28 aparelhos celulares e mais de 100 papelotes de maconha foram encontrados no início da tarde desta quarta-feira (02), escondidos num terreno baldio, na Avenida Caxangá. Por volta das 23h de ontem, José Saulo acabou preso pelos agentes com 11 papelotes de maconha, pedras de crack e mais 17 celulares. Em depoimento, o suspeito confessou o crime e diz ter agido sozinho.

O acusado tem uma extensa ficha criminal por arrombamentos e uso de entorpecentes. Para Cláudio Castro, ele praticava os delitos para sustentar o vício. "Verificamos que Saulo tem muita experiência no furto a residências. Entrava sorrateiramente nas casas e levava o que queria sem ser percebido", explicou. Por não possuir residência física, vivia em ambientes de tráfico e consumo de drogas e álcool.

De acordo com o delegado João Gustavo Godoy, dois dias antes ele havia respondido a um TCO na Delegacia do Cordeiro por dano. "Ele foi trazido pela PM quando tentava arrombar um portão que daria acesso a uma antena de telefone. Certamente deve ter estudado o ambiente já que ele entrou pela mesma sala onde havia sido autuado", explicou. Saulo vai responder aos  crimes de tráfico de drogas, furto qualificado e porte ilegal de arma de fogo. Ele seguiu para o Centro de Triagem em Abreu e Lima.
Da: PCPE.

Aberto seleção para o Projovem Urbano em Paulista.

A Secretaria Municipal de Educação torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo Simplificado destinado a selecionar candidatos para a contratação temporária de Professores do Ensino Fundamental, Educador da Participação Cidadã, Educadores da Qualificação Profissional, Tradutor e Intérprete de Libras, Merendeira e Educadores de Acompanhamento do Acolhimento de Crianças para atuarem no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO, no Município do Paulista.




   As inscrições serão realizadas no CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAULO FREIRE, sito a Rua Catende, n° 154, Janga – Paulista – PE, nos dias 03 e 04 de maio 2012, no horário das 8h às 12h e 14h às 17h.




Confira o edital completo baixando o documento em anexo:



|Baixar Arquivo em Anexo| 

Igarassu realiza Fórum para discutir a violência.





A Prefeitura de Igarassu, por meio sua Secretaria Executiva de Gestão de Segurança Cidadã, ligada à Secretaria de Administração, convida toda a população para participar dos Fóruns Comunitários e Governamentais de Planejamento Participativo da Política de Prevenção à Violência no Município.

O evento acontecerá nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/5), no Convento Santo Antônio, das 8h às 12h.

Programação:

FÓRUM COMUNITÁRIO

DATA: 03/05

HORÁRIO: 8h à 12h

LOCAL: CONVENTO SANTO ANTONIO

FÓRUM GOVERNAMENTAL

DATA: 04/05

HORÁRIO: 8h às 12h

LOCAL: CONVENTO SANTO ANTONIO

A população poderá sugerir e colaborar com ideias sobre o problema da violência, através do blog:

guardamunicipaldeigarassu.blogspot.com.br
Da: Prefeitura.

Igarassu realiza diversas ações de combate à Hipertenção.




 A Prefeitura de Igarassu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (3/5) diversas ações de combate à hipertensão. Às 8h, haouve uma caminhada que seguiu da Prefeitura até o Ginásio Jota Raposo.

 Além disso, foram realizadas aferições de pressão e glicose, palestra e atendimento relacionados à nutrição, serviços odontológicos e atividades físicas. 
Da: Prefeitura.

Paradas de ônibus da Ilha de Itamaracá. É uma vergonha!

Se até os animais tem direito a transporte digno e seguro , por quê o cidadão não merece esse mesmo tratamento?

Participe, denuncie, envie fotos sobre o nosso transporte coletivo (Ilha de Itamaracá).
Veja como são as paradas de ônibus em nosso município.



Todos os dias os trabalhadores, estudantes e usuários de transporte público passam por esta situação.


Denuncie, participe, enviando fotos e dando sugestões sobre esta questão.
e-mail: radiomulheritamaraca@hotmail.com.
do: Ilha Mulher.
Internos da Funase de Abreu e Lima fazem reeducando refém.

Eles queriam chamar atenção para uma possível rebelião.
Jovem mantido refém teve apenas ferimentos leves.

  No fim da noite de quarta-feira (2), um grupo de internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, no Grande Recife, fizeram um reeducando refém. A confusão aconteceu na ala 11, que é um setor de segurança da unidade. De acordo com a assessoria de imprensa da Funase, os internos queriam chamar atenção para uma possível rebelião que poderia acontecer na unidade.

  O diretor da Funase, o coronel Amaro Tavares, foi até o local para conversar com os reeducandos. Quinze internos, entre eles alguns maiores de 18 anos, foram levados para a Delegacia de Abreu e Lima para prestarem depoimento. O adolescente feito refém teve apenas ferimentos leves e foi atendido no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também no Grande Recife.
Do: G1/PE.

Confirmada instalação de unidade do IFPE em Igarassu e Abreu.

 Foi confirmada a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a sétima a funcionar no estado, na cidade de Palmares, Mata Sul de Pernambuco. O prédio com 20 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios será construído em uma área de cerca de cinco hectares que pertence a Escola Agrícola de Palmares, localizada nas proximidades do Hospital Regional Sílvio Magalhães. A previsão de inicio das atividades é o inicio de 2014.

O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões. O município ficou responsável pelo projeto e terraplenagem. Agora, o primeiro passo será levantar a necessidade de que cursos técnicos de capacitação e qualificação para a mão de obra do município e cidades vizinhas. Uma comissão formada pelas partes envolvidas (IFPE, Superintendência do Patrimônio da União e Prefeitura de Palmares) foi formada para se reunir periodicamente e avaliar o andamento de todo o processo.

Além de Palmares, serão criadas unidades do IFPE em Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Olinda, Paulista e Abreu e Lima. Já funcionam campi avançados em Vitória de Santo Antão, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Barreiros e Belo Jardim.
Do: Pernambuco.com




TCE e Ministério Público vão à Justiça contra a Câmara de Araçoiaba.

O Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual formalizaram ontem (1º) uma aliança para solicitar ao juiz da Vara Cível de Igarassu a nulidade do julgamento de três prestações de contas dos ex-prefeitos Hildemar Alves Guimarães e Severino Alexandre Sobrinho, todos pela aprovação. O parecer prévio do TCE foi pela rejeição das contas de 2001 e 2004 da gestão de Hildemar Guimarães e do exercício de 2005 do prefeito afastado Alexandre Sobrinho.
Este é 1º caso no Brasil em que o Ministério Público de Contas e o Ministério Público Estadual resolvem ir à Justiça para pedir a anulação do julgamento das contas de um prefeito realizado pela Câmara Municipal sem a "motivação" do voto.
Em coletiva de imprensa, a presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, chamou de "histórica" a parceria entre os dois órgãos "em prol da moralidade administrativa e da sociedade pernambucana". Segundo ela, a ação do MPPE pedindo a anulação dos três julgamentos é mais um passo dado pelo TCE "pela efetividade de suas decisões".

Em sua opinião, mesmo o julgamento da Câmara sendo "político", a aprovação ou rejeição das contas do prefeito tem que ser obrigatoriamente "motivada", sob pela de anulação.
Também presente no ato, o procurador geral de Justiça, Agnaldo Fenelon de Barros, chamou de "muito importante" a parceria entre as duas instituições para o combate à corrupção no serviço público. O procurador também disse que na próxima reunião do Colégio Nacional dos Procuradores de Justiça irá sugerir que o mesmo comportamento do TCE em relação a julgamento de contas, pelas Câmaras, sem nenhuma motivação de natureza técnica, seja estendido para todo o país.

Também prestigiaram a solenidade o procurador geral eleitoral Edílio Magalhães, os conselheiros Valdecir Pascoal, Marcos Loreto, Dirceu Rodolfo e Romário Dias e a procuradora geral do MPCO em exercício, Maria Nilda da Silva, além dos procuradores de contas Germana Laureano e Gilma Lima.

Parceria

A fundamentação jurídica do pedido foi de autoria do procurador de contas Gustavo Massa. O promotor Roberto Brayner concordou com ela e decidiu ajuizar a ação.

"Em casos de projetos de lei enviados pelo prefeito à Câmara Municipal, o vereador é absolutamente livre para aprovar ou rejeitar. Mas a natureza jurídica do julgamento de contas é diferente. O vereador pode acatar, ou não, o parecer prévio do TCE, mas obrigatoriamente tem que motivá-lo. É essa a questão que está sendo levada por nós ao Judiciário", disse ele.
Do:Pernambuco.com.