sábado, 28 de abril de 2012

Acordo entre servidores do Governo do Estado e bancos para quitar dívidas.

Servidores do Governo de Pernambuco e bancos fecharam um acordo para negociar dívidas com cartão de crédito consignado. Segundo a Secretaria de Administração - que viabilizou as conversas - as instituições financeiras estimam que 20 mil funcionários estão pendurados nos débitos. No total, 50 mil pessoas têm o serviço contratado. A dívida dos trabalhadores terá um desconto definido pelo banco e poderá ser parcelada em até 120 meses. Os juros máximos, que antes eram de 4,5% ao mês, baixaram para 2,5%.

Cerca de 20 mil funcionários que estão pendurados no cartão de crédito consignado terão desconto no valor da dívida, que poderá ser parcelada em até 120 meses.


O cartão funciona da seguinte maneira: o servidor contrata um limite de até 10% do salário para ser descontado no consignado para pagamento da fatura e usa o plástico nas compras. O saldo mensal também pode ser parcelado sujeito a pagamento de juros, como nas outras modalidades de cartão.

Segundo o secretário de Administração, Ricardo Dantas, os servidores endividados serão distribuídos em dois grupos. O primeiro será formado por funcionários que acumularam dívidas antes de junho de 2009. Estes terão um prazo de 90 dias a partir da publicação da portaria no Diário Oficial - o que deve acontecer hoje - para procurar as instituições financeiras. Após este período, a negociação será aberta ao restante.

“Os servidores devem entrar no PEConsig e solicitar o parcelamento da dívida. Os bancos têm dois dias para enviar três propostas, que vão depender do valor do salário e da dívida. Quem não gostar das propostas, pode ir diretamente à agência para negociar”, orienta Dantas. O endereço do site é www.peconsig.pe.gov.br.

O acordo - pleiteado pelo Fórum dos Servidores Estaduais, que é coordenado pela Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) - também prevê que os funcionários poderão continuar utilizando o cartão, inclusive o rotativo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Estaduais de Pernambuco (Sindserpe), Renilson Oliveira, a tentativa de negociar as dívidas se arrasta desde 2009, quando um erro do Estado fez com que a margem consignada do cartão aumentasse sem os funcionários pedirem. Percebendo a extensão, os trabalhadores se animaram para comprar e acabaram se endividando. “Uma pessoa que tinha um limite de desconto no consignado de R$ 500 passou de um dia para o outro a ter R$ 1.500. Evidentemente, os servidores foram comprando. Uns 10 meses depois o governo percebeu o erro e corrigiu, mas muitas pessoas já não conseguiam mais pagar as dívidas”, explica. A denúncia foi negada pelo secretário de Administração.

O presidente do Sindserpe também afirmou que o sindicato fará uma campanha para que o débito seja quitado em um tempo menor do que os 120 meses. Vale lembra que o parcelamento só poderá ser solicitado por quem tem um saldo devedor acima do limite contrato e para quitação integral da dívida.
Fonte: Jornal do comércio.

Caminhão choca contra poste em Boa Viagem.

Um caminhão colidiu contra um poste da rede elétrica na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no início da tarde desta sexta-feira (27).

O acidente aconteceu próximo à pracinha de Boa Viagem, em frente ao Extra e está gerando congestionamento nas vias paralelas. O trânsito é intenso nas ruas Ribeiro de brito, Padre Carapuceiro, Navegantes e Ernesto de Paula Santos.

O veículo permanece no local, devido ao risco de desabamento do poste que está quebrado. De acordo com Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), uma equipe já foi enviada ao local para substituição e isolamento da rede para retirada do caminhão.

CENTRO – Por volta das 17h, um Pálio chocou contra o muro da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, localizado na Praça General Abreu e Lima, em Santo Amaro, na Zona Norte do Recife . Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, CTTU, estão no local. Não houve feridos.

OLINDA – No início da tarde, dois ônibus da Empresa Itamaracá colidiram na rodovia estadual PE- 15, em frente à Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), em Olinda, Região Metropolitana do Recife. Até o momento, os veículos permanecem na via exclusiva para ônibus. Condutores que seguem pela via local, estão reduzindo a velocidade para observar o acidente deixando o trânsito lento.
Fonte:NE 10.

Lavadeira faz festa no Recife Antigo.

57949a94c057757ffc0c0376140010bd.jpg
Karynna Spinelli é uma das atrações da festa no Recife Antigo

 
O Recife Antigo já se prepara para receber a 26ª edição da Festa da Lavadeira, o maior festival da cultura popular de Pernambuco e Nordeste do Brasil, que acontece no Dia do Trabalho, 1ª de maio. Depois de 25 anos de muito sucesso, a festa este ano será realizada no Recife, consolidando-se como um grande espetáculo de músicas, ritmos, danças, história, tradição e cultura. Com uma média de público de 80 mil pessoas em todas as edições, este ano se espera que 100 mil pessoas compareçam às ruas do Recife Antigo para prestigiar o evento, que começa às 10h e vai até às 22h.

Mais de 50 grupos culturais se apresentarão durante todo o dia, promovendo o encontro da identidade e diversidade cultural de todo o Nordeste. Para isso serão montados 4 palcos pelo bairro – Mar, Rio, Terra e Lama – além de cortejos que passarão pelas ruas históricas até a Rua Bom Jesus. São mais de 40 técnicos envolvidos no processo de montagem da estrutura e cerca de 270 seguranças durante os festejos para garantir a segurança de todos. No dia da festa, a CTTU vai interditar a ponte giratória, que dá acesso ao Marco Zero.

A festa acontecia tradicionalmente na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, mas este ano expande seus horizontes e chega ao Recife prometendo uma efervescência cultural semelhante ao mundialmente conhecido Carnaval da cidade. É o que conta o diretor presidente do evento, Eduardo Melo: “Vamos trazer o mesmo formato da Praia do Paiva para o Recife. A expectativa é que esse mudança dê mais visibilidade ao evento e valorize a cultura do nordeste”.

O Palco do Mar está posicionado no Marco Zero, um dos pontos turísticos mais bonitos e visitados do Recife. Durante a programação se apresentam orquestras de frevo, maracatus, afoxés e grupos de samba. Lia de Itamaracá também se apresenta por lá e promete fazer uma grande ciranda no Marco Zero. Claudionor e Nonô Germano também fazem uma participação especial na festa.

Na Rua da Moeda fica o Palco da Terra, onde haverá a apresentação dos bonecos gigantes de Olinda, da Troça Pitombeira dos Quatro Cantos e da Escola de Samba Preto Velho. Alguns grupos realizarão um cortejo partindo do Palco da Terra, seguindo pela Av. Marques de Olinda e finalizando na Rua do Bom Jesus. A boneca da Lavadeira e seu estandarte também partem de lá com destino ao Marco Zero. A Av. Marques de Olinda será especialmente batizada durante o evento de Rua da Lavadeira, onde passarão todos os cortejos da programação.

Já o Palco da Lama ficará na Praça do Arsenal e apresentará uma grande diversidade de ritmos. Côco, pife, samba de roda, pastoril, mazurca e maracatu. Os estados de Alagoas e Bahia serão representados na festa pelos grupos Chau do Pife e Samba de Roda Brilhante de Irará, respectivamente. Grupos de várias cidades de Pernambuco, como Petrolina, Agrestina, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho e Olinda, também farão apresentação no Arsenal.

O Palco do Rio fica na Rua do Observatório e também contará com uma mistura cultural. Vão se apresentar grupos tradicionais de côco, rabeca, forró de oito baixos, mazurca, pretinhas do congo e afoxé.

Um dos objetivos do evento é, além comemorar do Dia do Trabalho, difundir e promover a valorização da cultura popular tanto de Pernambuco como do Nordeste. Há 25 anos que a Festa da Lavadeira vem gerando renda, inclusão social e apoiando o artista popular em suas edições. E esse ano não vai ser diferente, pois a proposta é de incentivar o público a manter a tradição cultural viva através eventos populares como esse.

No ano de 2009, a Assembleia Legislativa de Pernambuco decretou, por meio da Lei nº 13.042, a Festa da Lavadeira como patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco. A ementa da lei conta a justificativa de que “a Festa da Lavadeira contribui para a manutenção de um número significativo de grupos de expressão da cultura popular existentes em recantos simples e distantes dos grandes centros urbanos”. Com isso dá para perceber a grandiosidade do evento e sua relevância para a cultura do estado e da região Nordeste.

Fonte: NE10.