segunda-feira, 23 de julho de 2012

Metrô Litoral Norte.


Um importante projeto para melhorar o transporte público na Região Metropolitana Norte do Recife, seria a implantação de uma expansão do metrô até o Terminal Integrado de Igarassu. Essa medida atenderia uma antiga reinvidicação da sociedade e traria muitos benefícios para a população do litoral norte. O metrô é um meio de transporte rápido, seguro e barato.

Sujeira no Mercado de frutas de Igarassu.


 O mercado de frutas de Igarassu localizado as margens da BR 101 norte em Cruz do Rebouças é um exemplo de abandono do Poder Público. Comerciantes e consumidores são obrigados a conviver com um ambiente degradado, que vem sendo utilizado até como deposito de equipamentos velhos. Os banheiros públicos do local são muito sujos e liberam um mau cheiro terrível que incomodam as residências vizinhas. 











Do: Fernando Melo.

Igarassu ameaça arborização.


A Prefeitura de Igarassu contratou uma empresa para realizar uma poda na arborização no centro da cidade, entretanto cometeram mais um crime ambiental, porque estão cortando as árvores de uma forma irregular sem acompanhamento técnico e sem consultar a população. Na Avenida 27 de setembro, bem na entrada da cidade, algumas árvores plantadas por moradores tiveram todas as folhagem retiradas, causando revolta na comunidade local que tiveram sua área verde prejudicada. Essa atitude do Poder Público vai de encontro a sustentabilidade. 






Do: Fernando Melo.























Fernando Melo – Igarassu / PE

Manguezal de Igarassu.


 A cidade de Igarassu foi contemplada pela natureza com uma imensa área coberta por manguezal, esse importante ecossistema que serve como berçário para a reprodução de inúmeras espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Entretanto nos últimos anos vem sofrendo um longo processo de destruição com aterros, desmatamentos e a poluição que está causando enormes estragos ao meio ambiente. Precisamos salvar o manguezal de Igarassu da destruição. 

Rapaz é morto a tiros em Itamaracá.

Um rapaz foi assassinado com vários tiros na Praça do Pilar, em Itamaracá, no Grande Recife, na madrugada desta segunda-feira (23). O suspeito pelo crime ainda não foi identificado.

Também ainda são desconhecidos os motivos que levaram à morte da vítima, Rodrigo de Oliveira Santos, 27 anos, de profissão não informada.

A Força-Tarefa Norte do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. O corpo de Rodrigo de Oliveira Santos foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), na área central do Recife.

Do: NE 10.

Correios convocam 106 aprovados em concurso, em Pernambuco.

Em todo o país, instutição está convocando 3.302 candidatos.


Antes da contratação, haverá exames médicos e treinamentos.


Os aprovados no concurso público de 2011 dos Correios para cadastro de reserva precisam ficar atentos. A instituição está convocando os 3.302 candidatos para ocuparem os cargos, autorizados pelo Ministério do Planejamento, no final de julho. Em Pernambuco, são 106 vagas.
Outras duas convocações devem acontecer em janeiro e abril de 2013, de acordo com a autorização do governo federal. Os aprovados no concurso, antes da contratação, precisam passar por exames médicos e, em seguida, por treinamento que varia conforme o cargo.
Dos convocados, 2.004 vão ocupar vagas de carteiros, 429 de operadores de triagem e transbordo (OTT), 699 de atendentes comerciais e 170 de administradores (nível superior).
Do: G1/PE. 

Em Igarassu, Coordenadoria da mulher realiza ações voltadas ao público feminino.



A Coordenadoria da Mulher de Igarassu atua de forma a garantir o desenvolvimento das políticas públicas voltadas às mulheres do município, planejando e desenvolvendo ações, em parceria com diversas Secretarias. O objetivo é inserir na sociedade, de forma produtiva, esta importante parcela da população, assim como, buscar o seu reconhecimento.

O órgão trabalha em prol da igualdade de gênero. A Coordenadoria Itinerante promove ações nos bairros de Igarassu, objetivando viabilizar o acesso de informações sobre à Coordenadoria da Mulher e  a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), assim como, como incentivar  a reflexão das  mulheres atendidas em relação ao seu papel social.

Além deste serviço, a Coordenadoria  Inova ao acrescentar a arte manual como proposta de atividade e aprendizagem. Em cada localidade visitada é montada uma tenda, onde são realizadas palestras e aulas ministradas por uma técnica de como fabricar artesanato feito com retalhos
.
Na aula interativa é repassada a importância da independência financeira da mulher, mostrando que ações simples podem modificar a realidade vivenciada. O artesanato e a união da comunidade permitem a construção de novos caminhos.

A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas por dia, de segunda à domingo, inclusive feriados. O Contato pode ser feito gratuitamente  através do número de telefone 180.  O atendimento abrange todo o território nacional.
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, n° 180 - Igarassu - Centro   CEP: 53610-070 Internet
Blog: coormulherigarassu.blogspot.com.br
Da: Prefeitura.


Entidades de PE realizam capacitações em 38 cidades.


José Otávio de Meira Lins, da CET-PE; Dalvaneide Araujo, do Senac; e Sérgio Aroucha, da Astur (foto: divulgação)
José Otávio de Meira Lins, da CET-PE; Dalvaneide Araujo, do Senac; e Sérgio Aroucha, da Astur (foto: divulgação)
Uma parceria entre a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio de Pernambuco (CET-PE), Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e o Senac visa a profissionalização de 38 municípios do Estado. 

O objetivo central é identificar os gargalos na prestação de serviço ao turista na região. Após mapear as necessidades de cada município, o Senac oferecerá cursos profissionalizantes através do projeto de Interiorização do Plano Senac Gratuidade. As qualificações começam a ser realizadas em agosto.

“Pela primeira vez no Estado, conseguimos reunir 38 secretários de turismo de municípios da região para discutir quais são os calos na prestação de serviço ao turista. Identificamos o que pode ser melhorado e o Senac realizará um programa de treinamentos que atenda a todas as cidades”, disse o coordenador da CET-PE, José Otávio de Meira Lins.

“Nosso objetivo é qualificar os profissionais que atuam no setor para melhor atender as demandas que virão com a Copa do Mundo de 2014”, complementa Meira Lins. A Câmara Empresarial de Turismo e a Associação das Secretarias de Turismo serão responsáveis pelo monitoramento das atividades. 

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS
Abreu e Lima, Águas Belas, Agrestina, Bezerros, Amaragi, Belo Jardim, Bonito, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Gravatá, Itamaracá, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Paudalho, Pesqueira, Petrolâdia, Petrolina, Recife, Rio Formoso, Ribeirão, São José da Coroa Grande, Serinhaem, Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Tabira, Triunfo, Vitória de Santo Antão, Vicência e Venturosa.
Do: Panrotas.

Pernambuco vive uma verdadeira revolução industrial, diz presidente do BNDES.

Luciano Coutinho fez um sobrevoo de Goiana a Suape e se disse "impressionado" com o que viu. Segundo ele, em uma década, estado deverá se transformar num dos maiores polos industriais do país.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse estar “impressionado com a velocidade do que está acontecendo em Pernambuco”. Nesta sexta-feira (20), ele fez um sobrevoo de Goiana, na Mata Norte, até o Complexo Industrial Portuário de Suape, passando pela Arena da Copa, e almoçou com o governador Eduardo Campos, na sede provisória do governo estadual, no Centro de Convenções.

“O que está acontecendo em Pernambuco nos últimos quatro ou cinco anos é uma verdadeira revolução industrial. O estado vai se tornando cada vez mais industrializado e com matriz diversificada. Temos aqui empreendimentos nas áreas de refino de petróleo, petroquímica, siderurgia, indústria naval e offshore, automobilística, de equipamentos para energia elétrica. E também uma liderança na área de conhecimento, com um polo de software promissor e também o polo farmacoquímico”, destacou.

O presidente do BNDES observa que, no espaço de uma década, o estado terá atravessado uma “profunda mudança estrutural”, transformando-se num dos maiores polos industriais do país. “Isso demandará um grande volume de investimentos em infraestrutura, seja viária, ferroviária, aeroviária e de manejo de água. Estamos tentando trabalhar juntos para dar suporte a esse processo”, completou.

Coutinho se mostrou especialmente impressionado com os investimentos privados que estão sendo feitos ao longo da BR-101 para atender ao desenvolvimento de Suape. E observou que o polo automobilístico de Goiana, capitaneado pela fábrica da Fiat, está hoje no mesmo estágio que Suape estava há cinco anos: em fase de terraplenagem. 

Pernambuco está entre os estados que mais contratam operações com o BNDES, incluindo projetos privados e públicos. Foram R$ 4,2 bilhões em 2010 e R$ 4,6 bilhões em 2011. “E essa escala tende a aumentar”, finalizou Luciano Coutinho.

Do: Pernambuco.com.

Greve dos policiais civis de Pernambuco começa nesta segunda. Cartilha orienta como categoria deve proceder.


681f9cf063977c17f4d8eca3831c8b15.jpg
Apenas flagrantes e serviços considerados essenciais vão permanecer funcionando
Foto: Alexandre Severo/JC Imagem/Arquivo


Pernambuco vai sediar mais uma greve de uma categoria essencial para a segurança da cidade: a partir da 0h desta segunda-feira (22), os policiais civis do Estado paralisarão as atividades, só atendendo 30% dos serviços, os considerados "essenciais e inadiáveis", como registros de flagrantes apenas nas delegacias de plantão - Casa Amarela, Santo Amaro, Várzea, Cordeiro, Boa Viagem, Paulista, Prazeres e Olinda (Casa Caiada) - e perícias em local de crime. A categoria decretou estado de greve na última terça-feira (17)após assembleia realizada na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), no bairro de Santo Amaro.


Durante o primeiro dia de greve, os policiais vão passar nas delegacias do Grande Recife para avaliar o movimento, colocando faixas com textos de protesto como "Por melhores condições de trabalho" e "Polícia Civil de Pernambuco, um dos piores salários do Brasil". Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 65%, adicional noturno, horas-extras, vale-refeição e melhorias de locais de trabalho e equipamentos de segurança, como coletes à prova de bala, entre outras medidas.
"Com esse reajuste de 65%, estamos querendo consertar uma distorção que existe na remuneração dos policiais. Um comissário em final de carreira, depois de 30 anos de serviço, recebe R$ 4500, enquanto o primeiro salário de um delegado é de R$ 7500", destaca o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho. O presidente complementa, falando que várias viaturas não tem xadrez (tela que separa os bancos dianteiros do traseiro) e sobre a questão do colete à prova de balas. " Não há número suficiente de coletes para toda a corporação".
SAIBA MAIS:
» Governo estadual se reúne com policiais civis mas estado de greve é mantido






Uma cartilha foi disponibilizada no site do Sinpol explicando como os grevistas devem proceder durante os dias de paralisação. Algumas medidas como deslocamento de viaturas apenas para fins laborais, realização de perícias só depois de autoridade policial comparecer ao local do crime e atender chamadas em telefone pessoal apenas em caso de investigação em curso constam na cartilha. Escrivães e peritos também estão orientados a só ouvir testemunhas e realizar interrogatórios no caso de flagrantes.


Na próxima quinta-feira (26), haverá nova assembleia para avaliar os quatro dias da greve, na sede do Sinpol, a partir das 17h.
MOBILIZAÇÕES - Desde março deste ano, os policiais civis já realizaram seis assembleias, duas paralisações de 24h e vários atos de protesto, com destaque para as manifestações que aconteceram em Caruaru e Garanhuns.


Confira o que para durante a greve:
Registro de boletins de ocorrência;
Investigação, diligências e requisitórios;
Cumprimento de mandado de prisão (com algumas exceções);
Expedição e cumprimento de intimações;
Ouvida de testemunhas, interrogatórios e expedição de intimação;
Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Do: NE 10.

Ruas alagadas em Itamaracá, novela sem fim?

Os moradores e veranistas não merecem tamanho descaso e pedem providências. É preciso resolver o problema e não remediar.
Seja na região do Rio Ambar, próximo a Rua São Lourenço da Mata, inclusive, seja no Pilar, ou em qualquer outro bairro da cidade, a história e cenas se repetem.

Muito lixo nas ruas.
Lixo sendo jogado nos córregos e rios.
Lama em todo lugar.
Animais soltos por toda a cidade.

Queremos saber, onde estão os secretários de infra-estrutura e do meio ambiente?
Quando as autoridades competentes irão resolver definitivamente esses problemas?














Do:Ilha Mulher.