sábado, 9 de novembro de 2013

Lixo não é problema só do governo. É de todos.

 No ano passado, o Brasil produziu uma montanha de lixo. 

Foram quase 63 milhões de toneladas de resíduos sólidos. 

Para debater e aprofundar

uma  das temáticas mais importantes da vida nas grandes 

metrópoles, o JC inicia série de reportagens que segue até 

dia 17. Segunda (11), as poucas, porém importantes, 

experiências de coleta seletiva no Recife.


 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

  É mais do que absurdo e indignação. É desperdício e inoperância. A foto do menino de Saramandaia, quase engolido pela sujeira do canal, carrega um pouco de todos nós (ver galeria de imagens no final da matéria). É o nosso lixo de cada dia que está ali, espiando os pecados de uma cidade que não aprendeu a tratar seus restos com consciência e cidadania. 

  A confissão de culpa flagrada em cada detalhe. Perpetuada nas milhares de garrafas PET, sacos plásticos, latinhas de refrigerante, na trivial embalagem de margarina. Quase tudo reaproveitável. Não deveria, nem precisava estar lá. De onde veio esse mar de entulhos que, dragado pela maré baixa do Canal do Arruda, sufoca e corrói a infância dos meninos de Saramandaia? Como ele foi parar ali na foto que correu o mundo?

 Basta ver. É lixo vindo das nossas cozinhas, da rotina diária de todas as casas. Lixo doméstico. Produzido por uma metrópole que ainda não incorporou, sequer descobriu, a coleta seletiva como um hábito saudável e urgente. A população até sabe da importância de reciclar, mas o costume de separar garrafas, vidro, papel é muito mais discurso do que prática. 

  Uma pesquisa inédita do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, realizada com moradores do Grande Recife, vai direto ao ponto. Feito no final do ano passado e recém-concluído, o levantamento não deixa dúvidas: todos são a favor da reciclagem. Mas poucos, pouquíssimos, contribuem com ela. Os números evidenciam a contradição do dia a dia. Cerca de 95% dos moradores ouvidos consideram a coleta seletiva importante. Mas apenas 10% separam diariamente o lixo, condição fundamental para a reciclagem.


  Na tentativa de apontar uma explicação para um percentual tão baixo de adeptos da coleta seletiva, a pesquisa questiona, entre os que afirmaram que “nunca”, “raramente” ou “só às vezes” separam os resíduos, o por quê dessa resistência? A resposta coloca o dedo na ferida: quase 60% dos entrevistados afirmaram que não fazem a coleta separada porque a prefeitura, na hora de recolher o material reciclável, mistura tudo com o lixo comum. É um problema agravado por outro. Se o universo dos que reciclam é mínimo, a falta de continuidade e exemplo do poder público desestimula, e até afasta, quem poderia e deveria ser convencido a adotar uma prática mais sustentável.

  O impasse se volta, de novo, para a foto de Paulinho, o menino de 9 anos, que ganha, quando muito, R$ 5, por dia, para separar o lixo que o descaso e a omissão jogaram no canal. A pesquisa, feita em parceria com a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), quis saber, quem, na opinião da população, é o maior responsável pelos problemas gerados pelo lixo. Pelo menos no discurso, a compreensão é clara: para quase 60% das pessoas ouvidas, esse é um problema de “todos”.


  Nas ruas do Recife, o resultado do levantamento fica evidente de uma forma inconteste e preocupante. Não importa qual o pedaço da cidade, se o lado dos ricos ou dos mais pobres, o hábito de jogar dejetos nas vias públicas é uma prática de todos. Independe do endereço e do valor do IPTU pago. Improvável imaginar que na Avenida Beira-Rio, no bairro das Graças, área nobre da capital, existe um lixão a céu aberto.

  Mas ali, às margens do Rio Capibaribe e aos pés dos arranha-céus de luxo, cresce diariamente um depósito alimentado pelos restos de construção de prédios e casas de moradores da própria região. A reportagem flagrou o momento em que um dos carroceiros despejava metralha trazida de uma reforma feita por um edifício a poucas quadras dali. Uma rápida olhada no lixo orgânico depositado no trecho privilegiado da cidade também é revelador: garrafas de vinho italiano, azeite extravirgem de qualidade e vinagre balsâmico se misturam a restos de comida que espalham o mau-cheiro e infestam de insetos o lado rico do rio.

  Morador da área, o administrador de empresas Ivan Rui de Andrade Lima está cansado de ver, de madrugada, caçambas e caminhonetes despejando os restos de construção na beira do Capibaribe. “É o lixo da classe média alta. Como se esse não fosse um problema também deles. Querem se livrar dos entulhos e jogam em qualquer lugar. 

  É revoltante”, diz. Ele mesmo evitou que os restos de construção da reforma feita no próprio edifício fossem jogados na beira do rio. “Quando vi que os funcionários da empresa responsável pelo serviço iam jogar lá, adverti. Esse eu consegui evitar”, conta. 

  É a mesma falta de consciência que incomoda o vigia Uberlândio Nascimento, morador de um conjunto popular do bairro da Torre, na Zona Norte da cidade. Acostumado a ver os vizinhos jogando lixo até pela janela, ele desabafa: “O problema é que as pessoas reclamam, mas ninguém faz a sua parte. O bom é jogar a culpa nos outros”. 

  Na calçada do residencial, o cenário traduz a revolta do vigia: sacos de lixo rasgados e espalhados e um colchão velho largado na calçada.

Do: JC Online.

GALERIA DE IMAGENS

Paulinho nada com dificuldade em meio ao lixo e à lama
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
Próximas

Secretaria de Turismo de Pernambuco conseguiu recursos para construção de santuário em Igarassu.

  A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) captou R$ 500 mil junto ao Ministério do Turismo (MTur) para a construção do Santuário de Santo Antônio, em Igarassu. 

 O recurso será investido na 1ª etapa do santuário, que corresponde ao projeto executivo de construção da imagem, elevador panorâmico e mirante. De acordo com o projeto arquitetônico apresentado ao MTur, a imagem do santo será a maior do mundo com 75 metros de altura e a primeira totalmente colorida. 

   A expectativa é realizar a licitação do projeto executivo ainda no mês de novembro.


  A reunião no MTur contou com a participação do secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa; secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota; secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz; deputado federal Jorge Corte Real; arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo.
Do: Fernando Melo.

Empresário sequestrado em Goiana.



Foto: Blog do Anderson Pereira/Divulgação
Foto: Blog do Anderson Pereira/Divulgação


     O delegado Cláudio Castro, do Grupo de Operações Especiais (GOE), investiga o suposto sequestro de um empresário no ramo de panificação em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. Segundo informações não oficiais, a vítima teria sido abordada por três homens armados que roubaram seu carro e o levaram, na noite dessa quarta-feira (30).

Foto: Blog do Anderson Pereira/Divulgação
Foto: Blog do Anderson Pereira/Divulgação
    De acordo com um portal de notícias local, o Blog do Anderson Pereira, os sequestradores chegaram a fazer contato com os familiares do empresário, identificado como Anselmo Cabral Vanderlei, de 44 anos. 

   Os suspeitos teriam dito que queriam apenas o carro da vítima, um J3, da Jac Motors. No entanto, a Polícia Militar encontrou o carro queimado na PE-004, no Engenho Retiro, entre Condado e Itambé. 

 O empresário continua desaparecido.

Do: DP.

Idoso de 66 anos é preso acusado de estuprar duas meninas de 10 e 11 anos, em Goiana.


  José Narciso da Silva, de 66 anos, foi preso na tarde de hoje (07), em Goiana, acusado de estuprar duas meninas de 10 e 11 anos. Em depoimento na Delegacia da Mulher, as meninas disseram que eram obrigadas a fazer sexo anal e oral com o acusado. Ele aliciava as crianças com dinheiro e bombons.

   As crianças moram com o avô, que seria casado com a filha de José Narciso. Todos moravam na mesma residência, no Baldo do Rio, periferia da cidade. Segundo informações da polícia, o pai das menores mora na praia de Acaú, em Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba, e seria dependente químico. A mãe já teria falecido.

  A filha do acusado, Eliane Maria Narciso, foi indiciada por omissão. Ela sabia dos abusos. Porém, vai responder em liberdade. A polícia chegou ao acusado através de denúncias feitas ao Conselho Tutelar.

  José Narciso foi encaminhado para o Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.  


Do: Blog do Anderson Pereira.

Tufão matou mais de mil nas Filipinas, diz Cruz Vermelha.

5a6315eebe6e09ff81dc8b0be0a9c8e0.jpg
Foto: AFP

  A Cruz Vermelha estima que mais de mil pessoas foram mortas na cidade de Tacloban e, pelo menos, 200 perderam a vida na província de Samar, nas Filipinas, depois que o tufão Haiyan atingiu o país, de acordo com informações da Reuters.

  Segundo a secretária-geral da Cruz Vermelha das Filipinas, Gwendolyn Pang, os números vieram de relatórios preliminares de equipes da organização em Tacloban e Samar. Contudo, Gwendolyn Pang afirmou também que os números ainda podem ser revisados.

Do: NE 10.

Polícia Amiga do 17º BPM realiza atividades esportivas com estudantes



  O Núcleo de Polícia Comunitária do 17º Batalhão da Polícia Militar – BPM, com sede em Paulista, realiza na manhã desta sexta-feira (08) a cerimônia de abertura do Projeto Arte Suave, que consiste em aulas de artes marciais para crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
  O evento acontecerá no Clube Veloz, no município de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife, mesmo local onde as aulas serão realizadas, em horários opostos aos horários das aulas. "Assim, os alunos que estudam no turno da manhã terão aulas no horário da tarde e vice-versa", explicou o soldado Ayron Ricardo, da Polícia Amiga do 17º BPM, que participa do projeto.
  O projeto é desenvolvido por policiais da Polícia Amiga do 17º BPM, e no município de Itapissuma, está voltado para alunos de cinco escolas públicas municipais e uma estadual.

  Cerca de 80 alunos participarão das aulas. Eles participaram na tarde dessa quarta-feira de um treinamento para a abertura oficial do projeto.

  O Arte Suave vem sendo realizado com crianças do município de Paulista, que vivem em situação de risco e apresentam problemas de comportamento, é coordenado pelo sargento Sílvio Vasconcelos, do 17º BPM, onde as aulas são realizadas, semanalmente.

Da: PM PE.

Trecho de corredor exclusivo para ônibus no Grande Recife é liberado.

 Coletivos vão circular por pista entre terminais Pelópidas Silveira e PE-15.

  Confira as linhas que vão trafegar pelo local, que conta com 14 paradas.



Em Paulsta, trecho de corredor Norte/Sul é liberado para ônibus (Foto: Luna Markman / G1)
Em Paulsta, trecho de corredor Norte/Sul é liberado para

ônibus (Foto: Luna Markman / G1)
   A partir deste sábado (9), será liberada a pista exclusiva para ônibus do Corredor Norte-Sul, entre o Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista, e o Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A Secretaria das Cidades estima que 67 mil passageiros vão circular, diariamente, por esse trecho, que tem 4,7 quilômetros e 14 paradas.
 
Esses pontos de embarque e desembarque atendem a 15 linhas, que realizam 1.585 viagens. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, pelo telefone 0800-081-0158 ou no site www.granderecife.pe.gov.br.

 O Corredor Norte-Sul tem início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, no Centro do Recife, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e Avenida Cruz Cabugá. Quando estiver pronto, o percurso de 33,2 km terá 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.

 As obras de construção do corredor estão em andamento, e a previsão de conclusão é até março de 2014. O corredor passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife.

Confira as linhas que voltam a circular na pista exclusiva:

905 - Igarassu/Paulista
909 - Paulista/Joana Bezerra
923 - Cidade Tabajara/PE-15
931 - Jardim Paulista Baixo/PE-15
932 - Jardim Paulista Alto/PE-15
934 - Arthur Lundgren I /PE-15
935 - Paratibe/PE-15
941 - Arthur Ludgren II/PE-15
943 - Mirueira/PE-15
946 - Igarassu (BR-101)
967 - Igarassu (Sítio Histórico)
970 - Paulista/TI PE-15
976 - Paulista (Prefeitura)
977 - Paulista (Cond. da Boa Vista)
979 - Paulista/Rua do Sol (Expresso)

Do: G1/PE.

Denarc apreende 33 quilos de maconha e 1 quilo crack, em Paulista.

 Trio foi autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas.



    O Departamento de Repressão ao Narcotráfico - Denarc, apresentou nesta sexta-feira (08), o resultado da prisão de três suspeitos de traficarem drogas no bairro do Janga, em Paulista. Glauco Jorge das  Neves, 55 anos, Leonardo Vítor Araújo de Oliveira, 18 anos e Givanildo Miranda Barros, 37 anos que foram autuados em flagrante delito no momento em que Glauco fazia uma entrega de um quilo de crack ao Rivanildo e Leonardo nas proximidades do Shopping Norte, naquele bairro.

    Em seguida os policiais se deslocaram até um sítio de propriedade de Glauco, em Caetés I, Abreu e Lima, onde foram encontrados 33 quilos de maconha que estavam embaladas e enterradas. A delegada Maria Elizabeth Barreto informou que estava investigando Glauco há quinze dias e informou que ele comprava a droga, proveniente do Sertão do Estado e repassava para Leonardo e Rivanildo que abasteciam os pontos de venda no bairro do Janga.

  Leonardo e Rivanildo já haviam cumprido pena judicial pelo crime de tráfico de entorpecentes e Glauco ainda estava cumprindo  pena no regime de liberdade provisória. Os três foram autuados pelo crime de tráfico e associação para o tráfico sendo recolhidos ao Centro de Triagem, em Abreu e Lima.

Da: PC PE.

Menino de 14 anos é baleado em Itapissuma.

  Um garoto de apenas 14 anos foi gravemente ferido por disparos de arma de fogo na cidade de Itapissuma, área norte da Região Metropolitana do Recife. Carlos Nunes da Silva, morador da Rua São José, foi alvejado na noite desta sexta-feira (8) e acabou sendo socorrido a uma unidade de saúde local, antes de ser transferido para o Hospital da Restauração.
  A polícia investiga a participação de três possíveis autores do crime. De acordo com as primeiras informações, os agressores se chamarias Brás, Davi e Gabriel. O menino se encontram em atendimento na unidade de saúde, ainda sem previsão de alta. 
Do: DP.