sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cadê o Carangueijo?

Abreu e Lima: incerteza política.

 Eleitores aguardam decisão da Justiça Eleitoral que pode determinar nova eleição para prefeito.

 Os eleitores de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, aguardam a decisão da Justiça Eleitoral que pode determinar a realização de uma nova eleição para prefeito na cidade. Isso pode ocorrer caso o juiz eleitoral acate os pedidos de impugnação das candidaturas do prefeito eleito Pastor Marcos José (PT) e do seu vice, Josias Azevedo (PMDB). Os dois – juntamente com o vereador eleito Elivaldo de França, Marinheiro (DEM) estão sendo processados pelo Ministério Público por captação ilícita de votos e uso da máquina.

 No caso de a Justiça Eleitoral deferir o processo, a lei diz que a segunda candidata mais votada, Cláudia Gadelha (PSB), pode ser declarada eleita. No entanto, o promotor Roberto Brayner, "autor do pedido de impugnação do Pastor Marcos José", entrou com processo semelhante contra a socialista. Como os outros três candidatos, juntos, não ultrapassaram a 28% dos votos válidos, caso Cláudia também fiquei impedida, o pleito será cancelado por não ter atingido 50% dos votos válidos.

 Na véspera da eleição, o promotor flagrou a distribuição de material de construção a moradores da cidade por correligionários do Pastor Marcos e do vereador Marinheiro. Como o material foi financiado por um projeto da prefeitura, o prefeito Flávio Gadelha (PMDB) – que apoiava o petista – também foi incluído na ação.

 Cláudia Gadelha é filha do ex-prefeito Jerônimo Gadelha, que era candidato mas teve o registro impugnado pelo TRE com base na Lei da Ficha Limpa. A substituição da sua candidatura pela da filha foi avaliada como irregular pelo promotor, que recorreu. "Na minha ótica, se ambos forem cassados, deve ser convocada nova eleição. Mas quem decidirá é o juiz", afirmou Brayner.

Do: JC Online.

 

Ex-presidiário morto a tiro, Abreu e Lima.

Segundo a polícia, crime pode ter relação com o tráfico.

 Um ex-presidiário foi morto a tiros por suposto envolvimento em tráfico de drogas, na noite desta quinta-feira (18), na rua Quarenta, em Caetés III, no município de Abreu e Lima. Segundo informações repassadas à equipe do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Cristovão Teixeira Malta, de 23 anos, discutiu com a companheira, que não teve a identidade revelada, e pouco tempo depois foi encontrado sem vida.

 Ainda de acordo com os policiais, informações repassadas pela família da vítima dão conta de que a motivação do homicídio pode ter relação com o tráfico. "Um irmão do rapaz disse que ele era usuário de drogas. E também nos contou que a mulher dele era envolvida com o tráfico na região. A família, então, acredita que depois da discussão, ela pode ter mandado matar o marido", explicou o soldado Marcos Oliveira.

 Segundo os peritos do Instituto de Criminalística (IC), o homem foi alvejado por um revólver calibre 38. Após os trabalhos preliminares da Força Tarefa e dos peritos do IC, o corpo de Cristovão Teixeira Malta foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), que fica no bairro de Santo Amaro, no Centro.

 Da:Folha PE.