segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pesquisa da ONU revela IDH das cidades pernambucanas.

 Fernando de Noronha tem maior índice do Estado.

 Manari, no Sertão, o pior.




Arquipélago tem índice de 0,788Arquipélago tem índice de 0,788


  Um estudo divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) – intitulado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, revelou que o Município de Fernando de Noronha tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do estado de Pernambuco, com 0,788, e que Manarí - localizado no Sertão do estado - tem o pior, com 0,487. 

  O IDH é um índice que mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.  Desde 2010, quando o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos, novas metodologias foram incorporadas para o cálculo do IDH.


 O IDHM vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor. Considerando conjuntamente os dados de toda a população do país, o IDHM do Brasil é de 0,727, considerado "alto" - entre 0,700 e 0,799. 


 O IDHM é composto por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Os dados utilizados são os do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 utiliza dados do censo demográfico de 2010 IBGE.


Desenvolvimento na RMR

 Entre os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), a capital pernambucana tem um índice de 0,772. Outras duas cidades que também estão acima da média brasileira são Olinda (com 0,735) e Paulista (com 0,732). Araçoiaba tem o menor índice da região, com 0,592. 

Confira os municípios da Região Metropolitana e seus índices:

















Do: Leia Já.

Policiais do 2º BPM prendem traficantes e apreendem drogas em Goiana.



Policiais do 2º BPM prendem traficantes e apreendem drogas em Goiana
  O trabalho de investigação do Núcleo de Inteligência da Zona da Mata – NIAZM do 2º Batalhão da Polícia Militar - BPM possibilitou aos policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante – GATI daquela unidade prender nesse domingo (28) um grupo responsável pelo tráfico de drogas em Goiana, Mata Norte do Estado.
  Segundo a polícia, Diniz José da Silva, conhecido como “Nininho Fósforo”; Josinaldo Berto da Silva Júnior, conhecido como “Juninho”, que é ex-presidiário; e dois adolescentes de 15 e 17 anos estavam traficando entorpecentes no bairro de Bela Vista, popularmente conhecido como Sem Terra.
 Na boca de fumo os policiais encontraram 125 trouxas de maconha, uma pequena quantidade da substância conhecida como “pó virado” e ainda R$ 95, em espécie, possivelmente proveniente do tráfico. Além do dinheiro e da droga a polícia ainda apreendeu uma motocicleta CB300, do ano de 2010 e placa do Estado da Paraíba.
 Segundo a polícia, um dos menores apreendidos estava fugado da Fundação de Atendimento Socioeducativa – FUNASE, de Timbaúba, para onde retornará.
  Os maiores foram encaminhados para a 44ª Delegacia de Polícia de Goiana, onde foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, corrupção de menor e perturbação do sossego, de onde seguiram para a Cadeia pública de Goiana.

SOS Mão Criança inscreve para mutirão de cirurgias.

 O SOS Mão Criança está recebendo pacientes portadoras de tetraplegia (perda do movimento das pernas e braços) e espasticidade (movimentos involuntários de contração muscular). Os interessados têm até a próxima quarta-feira para entrar em contato pelo telefone pelo telefone (81) 3217-2500. Podem se inscrever pessoas de baixa renda, com até 40 anos. 
  Cerca de 30 cirurgias serão realizadas por médicos do Brasil, França e Estados Unidos nos dia 1, 2 e 3 de agosto. As doenças não têm cura. A meta é fazer com que essas pessoas tenham movimentos básicos como se alimentar e fazer a higiene pessoal. 
 Na próxima quinta-feira, a partir das 8h, será realizada uma triagem presencial com os pacientes que vão receber a cirurgia imediata. Se a procura ultrapassar a capacidade de 30 cirurgias, os pacientes terão os procedimentos agendadas ao longo do ano.
 O SOS Mão Criança fica na Rua Joaquim de Brito, nº 228, no bairro da Boa Vista, no Recife. 
Do: Diário de Pernambuco.

Cobrador é morto a pedradas e pauladas em Paulista.


Imagem: TV Jornal
   Um jovem de 20 anos foi encontrado morto na Mirueira, no município de Paulista. O cobrador de transporte alternativo Jamerson Ferreira de Santana foi morto com pedradas e pauladas na cabeça. Próximo ao corpo foram encontrados pedaços de madeira e pedras sujas de sangue.


     Segundo a polícia, Jamerson morava em Jardim Paulista e costumava ir ao local do crime para usar maconha. Ele saiu de casa na noite do sábado (27) e não retornou, sendo encontrado nesse domingo (28). As autoridades acreditam que os objetos foram usados durante o homicídio, pois o cobrador sofreu traumatismo craniano. A motivação do crime está sendo investigada.

Da: TV Jornal.




Motel assaltado em Paulista.

 Três homens entraram no estabelecimento e, após 50 

minutos, anunciaram o assalto.


  Um motel foi assaltado, na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, na tarde deste domingo (28). Três homens entraram no estabelecimento, que fica na PE-22, em Maranguape 1 e pediram um quarto. 

  Após 50 minutos, o grupo anunciou o assalto. Foram levados R$ 320, bolsas de funcionárias e celulares. O dono do motel acionou a Polícia Militar, que iniciou buscas no local. 
 
  Houve um tiroteio quando o grupo foi localizado e um dos assaltantes foi baleado na cabeça. Uma foto do suspeito foi mostrado à recepcionista, que reconheceu como um dos assaltantes. 

 A vítima foi levada para o Hospital Miguel Arraes, também em Paulista, e depois encaminhada para o Hospital da Restauração, na área central do Recife.

Do: JC Online.