quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Irmãos são presos acusados de homicídio em Igarassu.

 Três irmãos apontados pela polícia como autores de um homicídio na cidade de Igarassu acabaram de ser presos por agentes civis da Delegacia da cidade. 

 Valmir Lourenço do Nascimento, de 22 anos; Josivaldo Lourenço do Nascimento, de 20 e José Lourenço do Nascimento Cunha, de 24, são acusados de deferirem 21 facadas na vítima Tales de Souza, no último dia 05, após uma briga de bar, no centro de Igarassu.

 Segundo o delegado Adyr Almeida, responsável pela investigação, as provas e os depoimentos no inquérito policiai apontam para o trio. Baseado nos indícios, o delegado representou pelos mandados de prisão preventiva dos suspeitos. 

 Os irmãos foram detidos em casa, no bairro da Vila Rural, em Igarassu. Eles vão prestar depoimento na Delegacia local e, em seguida, serão transferidos para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima.
Da: PCPE.
 

Embaixadores do turismo são empossados em Gravatá.

 Estudantes vão receber diplomas e participar de ciclo de qualificação em Gravatá.

 No dia seguinte, partem para passeio turístico em Recife e Olinda.

Bianca Cristina representando a cidade de Gravatá. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Bianca Cristina representando a cidade de Gravatá. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press

 Está chegando a hora de conferir o resultado do trabalho dos 25 estudantes pernambucanos selecionados pelo projeto Embaixador do Turismo. Depois de muito empenho, suor e criatividade, os alunos participam de cerimônia de premiação na próxima sexta-feira (24/08), às 9h, no Portal de Gravatá, localizado no município homônimo.

 Eles serão oficialmente reconhecidos como embaixadores do turismo e receberão um diploma. Durante o evento, haverá ainda a exibição dos vídeos produzidos pelos jovens no último mês e editados por uma equipe técnica. As imagens revelam as belezas naturais e culturais dos atrativos turísticos de 25 municípios pernambucanos, sob o olhar dos estudantes. A filmagem foi feita com uma câmera fotográfica entregue em julho aos vencedores do concurso de redação do projeto.
Natália é a representante de Nazaré da Mata. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Natália é a representante de Nazaré da Mata. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press


 De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o melhor do projeto Embaixador do Turismo foi o despertar dos jovens para o que o turismo pode oferecer. “O projeto fez os jovens perceberem melhor as atrações da sua cidade e região. Alguns disseram que nem sabiam que a sua cidade tinha tanta coisa a ser mostrada. Esperamos que o trabalho deles não termine por aqui, eles continuarão sendo multiplicadores do conhecimento que adquiriram sobre a área do turismo”, afirma Feitosa. 
A cidade do Recife está representada por Tamires. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
A cidade do Recife está representada por Tamires. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press


 Em Gravatá, após a cerimônia da posse os jovens participam de um ciclo de qualificação, com oficinas sobre turismo. E, no dia seguinte, a programação continua com gincana cultural e passeio pelos principais pontos turísticos de Recife e Olinda. Para a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, esta etapa do Embaixador do Turismo é muito rica porque envolve a comunidade de forma significativa no projeto Revelando Pernambuco.

 “A ideia das oficinas é sensibilizar os jovens para que percebam o quanto são importantes nesse processo de construção e desenvolvimento do turismo no estado”, observa. Ela destaca que o projeto mostra para a comunidade que não se trata de um trabalho apenas de empresários e setor público. “É um trabalho de todos, onde cada um tem o seu papel”, complementa.
Meiry Hely representa a cidade de Ipojuca. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Meiry Hely representa a cidade de Ipojuca. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press


 A representante da Fundação Assis Chateaubriand também destaca ainda a boa adesão da rede pública estadual ao concurso de redação, que contou com 4,7 mil inscritos e selecionou um estudante em cada um dos 25 municípios participantes para a produção de filmes sobre o lugar onde moram. Segundo Mariana, agora é hora de colher os frutos desta segunda fase.

 “Nos orgulha muito ver a motivação dos meninos na construção desses vídeos. O principal desafio daqui para frente é conseguir que, a partir do momento em que eles sejam empossados, eles tenham uma atuação revelante nos seus municípios, que eles, junto com as escolas e com apoio das prefeituras, consigam divulgar o turismo e ajudar nesse processo todo.”
E Welbert é o Embaixador de Olinda. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
E Welbert é o Embaixador de Olinda. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press



Saiba mais

 O projeto Embaixador do Turismo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Pernambuco, Empetur e Fundação Assis Chateaubriand, com apoio da Secretaria de Educação do estado. A iniciativa é o braço pedagógico do projeto Revelando Pernambuco e se destina a alunos de 2º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais de 25 municípios pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Caruaru, Fernando de Noronha, Itamaracá, Ipojuca, Garanhuns, Gravatá, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo.

 O concurso de produção textual do projeto foi realizado de 11 a 15 de junho. Clique aqui e confira os nomes dos 25 selecionados. Os alunos foram premiados em 11 de julho com uma câmera fotográfica e tiveram que filmar atrativos turísticos de seus municípios, a fim de despertar o interesse de visitantes. O prazo para entrega das imagens foi 27 de julho. Desde então, uma equipe técnica trabalha para editar os filmes, com duração de 2 minutos cada. Para mais informações sobre o projeto, acesse www.embaixadordoturismo.com.br

SERVIÇO:

Cerimônia de premiação do Embaixador do Turismo

Data: 24 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h

Local: Hotel Portal de Gravatá, em Gravatá (PE)

Enseada dos Golfinhos em situação de abandono.

 Praia de Itamaracá apresenta ruas completamente alagadas e cobertas de mato, lixo e lama.

Rua mais parece um rio em Enseada dos Golfinhos / Foto: José Matos/Voz do Leitor

Rua mais parece um rio em Enseada dos Golfinhos.

Foto: José Matos/Voz do Leitor

 Já por várias vezes li aqui nesta coluna pessoas criticando e denunciando o descaso administrativo nas praias da Enseada dos Golfinhos, Sossego e Pontal da Ilha de Itamaracá.

 Com as ruas completamente alagadas e cobertas de mato, lixo e lama. A solução não é tão difícil não! Basta colocar metralhas nas ruas que não tem acesso e garanto que a população vai agradecer.

 É só passar a máquina na estrada de barro que dá acesso às praias que melhorará e muito a situação de quem mora, dos comerciantes e de quem vai todos os finais de semana para as suas casa.

 Esta foto mostra claramente como está a situação para aqueles lados. Mais uma vez vai o apelo ao prefeito: olhe com mais carinho para a população daquele lado da Ilha.

 Mande passar a máquina na estrada e colocar metralha nas ruas. Sou proprietário e morador na Enseada dos Golfinhos. Não aguento mais essa situação.
Do: Jornal do Comércio.

Prefeitura de Igarassu, realiza semana da pessoa com deficiência.



 A Prefeitura de Igarassu, por meio da sua Secretaria de Educação, realiza entre os dias 22 e 24 de agosto a XIII Semana da Pessoa com Deficiência, cujo tema é Incluir não é inserir, mas agir e contribuir.

 Na quarta-feira (22), haverá uma caminhada a partir das 9h. A concentração será na Secretaria de Educação. Na quarta (23), às 13h, o tema será debatido durante palestra no auditório da Facig.

 No último dia (24), acontecerá a III Mostra Cultural Muito Especial, a partir das 9h, no Ginásio Jota Raposo.
Da: Prefeitura.

Duas mulheres e um homem presos com 5kg de maconha e uma pistola.

Suspeitos de tráfico de drogas foram detidos no município de Igarassu.

 O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) divulga esta manhã a prisão de três pessoas, duas mulheres e um homem, suspeitos de tráfico de drogas no município de Igarassu.

 Com o trio foram apreendidos cerca de cinco quilos de maconha e uma pistola calibre 380. O caso está sendo investigado pela delegada Maria Helena Couto Fázio.


Do: Pernambuco.com.

Alcoa abre vagas para seu programa de estágio.

Já ouviu falar na Alcoa? É líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. E você com isso? Bem, a empresa abriu as inscrições para o Programa de Estágio 2013.

As vagas são para São Paulo, Santo André (SP), São Luís (MA), Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e Itapissuma (PE). As inscrições podem ser feitas pelo site www.alcoa.com.br e o prazo de inscrição varia de acordo com a cidade de interesse do candidato. Para a pernambucana Itapissuma, o prazo acaba em 1º de outubro.

Segundo a empresa, podem participar do processo seletivo universitários de cursos de Exatas e Humanas com formação prevista entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014.

É preciso ter conhecimentos em inglês e em informática, além de disponibilidade para estagiar de 18 a 30 horas semanais ou em período integral durante seis meses. A seleção terá testes online, dinâmica de grupo e entrevistas. Candidatos portadores de deficiência podem concorrer sem problema.

Os estagiários vão passar por treinamentos, presenciais e à distância, fazer atividades práticas e participar de palestras. Além da bolsa-auxílio, eles vão receber seguro-saúde, seguro de acidentes pessoais, vale-transporte ou estacionamento, vale-refeição ou refeitório, além de descontos especiais em produtos e serviços de empresas conveniadas e programas de qualidade de vida e de apoio ao funcionário.

Trata Brasil apresenta pesquisa sobre avanços e necessidades do saneamento na Região Metropolitana do Recife para a Copa 2014.

Estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas indica as necessidades de expansão em água tratada, coletora e tratamento dos esgotos na RMR e melhorias na saúde infantil e aumento da esperança de vida.
 
A segunda edição da pesquisa “Desafios do Saneamento em Metrópoles da Copa 2014”, traz os principais avanços e desafios para a universalização dos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos na Região Metropolitana do Recife (RMR).
 
O levantamento foi feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e revelou que a região avançou e está mais próxima da universalização do abastecimento de água tratada do que em anos anteriores, embora ainda tenha o desafio de eliminar a intermitência no fornecimento. Neste serviço houve melhora em 9 dos 14 municípios (período entre 2000 e 2010), sendo que em 8 das 14 cidades o acesso ao abastecimento de água tratada chegou a mais de 80% da população. Especificamente em 2009, 84,9% dos domicílios dispunham de água tratada, segundo o Censo 2010.
 
Se analisarmos o progresso no atendimento de água tratada entre 2008 a 2009, base SNIS 2009 vale registrar a melhora em alguns municípios, como Recife (de 80,8% em 2008 a 83,3% da população em 2009), Olinda (86,0% a 90,6%) e Paulista (89% a 90,7%) e Jaboatão dos Guararapes (57,0% a 58,7%).
Quando analisamos o período de 2001 a 2009, no entanto, o único município a apresentar melhora nos três indicadores do saneamento (água, coleta e tratamento de esgotos), pelo SNIS, foi Recife. Os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, que possuem juntos 1,3 milhão de habitantes, apresentaram piora nos indicadores.

O estudo também apontou um avanço no número de domicílios com acesso a rede geral de esgoto, com um aumento de 56% no período 2000-2010, segundo o último Censo, representando um crescimento ao ano em torno de 4,5%, superior à média nacional. A rede de esgotos chegou a 460 mil domicílios, de um total de 1,1 milhão de moradias.
 
Na coleta de esgotos, apesar do esforço do Estado e da empresa de saneamento local, em 2009 cerca de 70% da população da RMR ainda não possuía acesso à rede geral de esgoto, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento). Recife, por exemplo, neste ano possuía déficit de 61%.

No que se refere ao índice de esgoto tratado com relação à água consumida, o valor chegou a 42% na RMR. Os municípios de Araçoiaba, Ipojuca, Itamaracá e Itapissuma não apresentaram informações ao SNIS, mas, pelo Censo 2010, eram os que possuíam os piores índices.
 
Outro ponto importante revelado no estudo foram os 549 mil domicílios sem cobertura da rede de esgoto, localizados em cidades banhadas pelo Oceano Atlântico, o que contribui para o aumento da poluição das praias pelo despejo de esgoto não tratado.

Déficit de tratamento de esgoto 
a
*esgoto tratado referido à água consumida
Fonte: SNIS - 2009

Saúde e Qualidade de vida

A pesquisa destacou que o avanço nos serviços resultaria numa queda do número de internações por infecções gastrointestinais, com redução superior a dois terços, ou seja, de 91 para 28 casos de internações por cem mil habitantes ao ano.
 
Com relação à mortalidade infantil, o estudo mostra a relação entre o acesso à rede coletora de esgoto e a qualidade de vida da população, em especial na saúde e mortalidade infantil. Considerando, por exemplo, a universalização da rede de esgoto na RMR (dados do Censo 2010), haveria redução de 25% na mortalidade infantil; os casos cairiam de 809 para 600 por ano.
a


Segundo o Prof. Ciro Biderman, autor do estudo na Fundação Getúlio Vargas, no que se refere à expectativa de vida, os dados disponíveis indicam que a universalização dos serviços citados traria um aumento na expectativa de vida de pelo menos 1,9 anos, nas piores áreas.

Renda

No que se refere à renda do cidadão, o estudo considerou o rendimento médio mensal do trabalhador na região metropolitana de Recife que em 2009 foi de R$ 1.079,30. A análise apontou que, com a universalização - acesso à rede geral de esgoto subindo de 41,4% para 100%, a renda média do trabalhador aumentaria em R$ 84,20 / mês.
 
O efeito agregado seria expressivo: 1,5 milhão de trabalhadores recebendo R$ 84,20 a mais por mês significa adicionar à massa de rendimentos da região R$ 129 milhões por mês ou R$1,5 bilhão ao ano.

Investimentos e Copa do Mundo

A cidade do Recife, junto com outras 11 cidades que serão palcos da Copa do Mundo de 2014 e possuem vários desafios, entre eles o de levar serviços de saneamento básico a toda a população.
 
De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), a necessidade de investimentos para universalização dos serviços na RMR é de R$ 3,8 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão para acesso à água e R$2,2 bilhões para esgoto.
 
Segundo Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, é importante que as autoridades continuem investimento forte nestes serviços.  “O Instituto Trata Brasil verifica que está havendo progressos no saneamento da região, o que é importante, pois Recife e cidades vizinhas serão vitrines do Nordeste, tanto pelos jogos da Copa quanto para os turistas que aqui virão para aproveitar suas belíssimas praias”. E conclui: “O legado mais substantivo que a Copa poderia deixar para as cidades da região e para o país seria a solução dos serviços de saneamento básico que melhoram definitivamente as condições de vida das pessoas”.

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.
 
Criado em julho de 2007, o Instituto Trata Brasil tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público  recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras. 
Visite o site www.tratabrasil.org.br.
 
Do: Tratabrasil.org.br.

UFRPE abre inscrições para curso gratuito de inglês.

 Univeritários de qualquer instituição de ensino superior de Pernambuco podem se inscrever para o curso de inglês promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O cadastro é gratuito e as aulas são nos níveis básico e intermediário.

 Com o objetivo de selecionar candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, que estimula a ida de universitários brasileiros para estudar no exterior, o curso oferece 135 vagas neste 2º semestre. As inscrições seguem até o dia 5 de setembro.

 As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pelo e-mail intercambio@reitoria.ufrpe.br. O candidato deverá indicar o local de preferência para realização do curso (Dois Irmãos, Garanhuns ou Serra Talhada). Acesse aqui o edital.

 A seleção será realizada através de testes de nivelamento, incluindo avaliação escrita e oral, com questões de vocabulário e compreensão de leitura.

 Haverá turmas de, no máximo, 15 alunos com carga horária de 60h/aula (para cada um dos níveis), com quatro horas semanais, por um período de 15 semanas. As aulas são ministradas por alunos de letras da UFRPE, supervisionados por docentes de língua inglesa de cada Unidade Acadêmica.
Do: NE 10.

Goiana vive momento de grande especulação imobiliária.

 
 

Imagem: TV Jornal.
 
 A cidade de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, vive um momento de grande especulação imobiliária. A prosperidade econômica se deve à construção da fábrica da Fiat, de um polo farmacoquímico e de uma fábrica de  vidros na cidade. Dois bairros planejados serão construídos no município, que fica a 63 quilômetros do Recife. Enquanto antes era possível encontrar casas na faixa de R$ 80 mil a R$ 200 mil, hoje é difícil achar imóveis que custem menos de R$ 300 mil.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
Do: NE 10.

 Moradores de sítios históricos podem receber empréstimo para reforma.

 Programa de Aceleração do Crescimento começa em Olinda e Goiana.

 Recife, Fernando de Noronha e Igarassu também devem ser beneficiados.




  Os moradores das áreas de tombamento nas cidades de Olinda e Goiana, esta última na Zona da Mata Norte de Pernambuco, poderão receber empréstimos especiais para reformar suas residências. O financiamento não terá juros e virá do Programa de Aceleração do Crescimento das cidades históricas, beneficiando os donos dos 4.500 imóveis nos locais. A iniciativa ajuda os moradores a preservar o casario dos desgastes provocados pelo tempo.

 Para o estilista Clezed dos Santos, que comprou uma casa em Olinda há nove anos, os cuidados não conseguiram evitar certos problemas: atualmente, a estrutura do imóvel está correndo o risco de desabar. Com paredes escoradas, piso rachado, instalações de eletricidade e água também precisam ser refeitas. No entanto, ele sabe que os custos de uma obra em uma casa com mais de 100 anos não são baixos: “Eu fiz uma pesquisa que deu em torno de 25 mil reais. Mas com o telhado também deve subir pra uns 35 mil mais ou menos, só para a estrutura de baixo, a laje, que está realmente comprometida, e o telhado, que vai ter que voltar ao original”.

 Com o empréstimo fornecido pelo PAC, o estilista e outros moradores do sítio histórico de Olinda poderão fazer suas obras de recuperação com um bom tempo para pagar o dinheiro: o governo dá um prazo de 10 a 15 anos, sem a cobrança dos juros. Outro benefício é a carência de seis meses, após o término da reforma para o início do pagamento das parcelas.

 O financiamento pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas e deve ser usado exclusivamente para a recuperação estrutural do imóvel, fachada, telhado, portas, janelas, restauração do piso e de pinturas decorativas das paredes, troca das instalações de água e energia elétrica, ou seja, tudo o que estiver relacionado à sua preservação.

 O superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco), Frederico Almeida, explica o que é preciso para conseguir o empréstimo “A partir da abertura do edital, as pessoas podem se candidatar, apresentando, para isso, uma carta de intenções e uma planilha orçamentária, mostrando exatamente o que eles pretendem fazer nos seus imóveis. Encerradas as inscrições, será reunida uma comissão com representantes do governo do estado e do Iphan para selecionar as propostas. A partir daí, eles começam, apresentam o projeto e fazem o licenciamento normal, como em qualquer obra, tanto no Iphan como na prefeitura”.

 Olinda recebeu um total de R$ 3 milhões do PAC das cidades históricas. Não há limite para o valor do empréstimo, dependendo apenas da capacidade que o proprietário tem para pagá-lo, o que deve ser avaliado pelo Banco do Nordeste. Enquanto isso, o município de Goiana recebeu R$ 1,5 milhão para os empréstimos aos moradores. O edital para a inscrição será publicado em novembro, nos diários oficiais de Goiana e Olinda.

 Igarassu, Recife e Fernando de Noronha também foram incluídos no programa, mas o dinheiro só deve ser liberado em 2013.

 Para ter acesso a outras informações, os interessados devem entrar em contato com o Iphan pelo número 3228.3011.

Do: G1/PE.

 Carreta tomba e atrapalha o trânsito na BR-101 Norte, em Igarassu, PE.

 Caminhão seguia em direção a João Pessoa, na terça-feira (21).
Veículo subiu calçada, arrastou parada de ônibus e rodou na pista.

Carreta tombou em Igarassu, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho / Globo Nordeste)
Carreta tombou em Igarassu, no Grande Recife
(Foto: Kety Marinho / Globo Nordeste)
 
 Uma carreta tombou na BR-101, perto da entrada do distrito de Cruz de Rebouças, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O acidente foi na noite de terça-feira (21), mas o veículo continua no local no início desta quarta (22), atrapalhando o tráfego de veículos que seguem em direção a João Pessoa.

 O caminhão estava carregado de vasilhames e teria saído do Complexo Industrial e Portuário de Suape. De acordo com testemunhas, no acidente, o motorista teria sido trancado por outro caminhão. O veículo acabou saindo da pista, subiu a calçada, arrastou uma parada de ônibus e rodou na via.

 Pessoas que estavam no local contaram que o condutor sofreu um corte na cabeça e está em observação no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. O trânsito segue lento no trecho da BR-101, mas um guincho já foi chamado para retirar a carreta do local.
Do: G1/PE.
 



 Em PE, carteiros visitam 1,5 milhão de casas para combater dengue.

 Cerca de dois mil profissionais serão capacitados para passar orientações.


 Em 2012, Pernambuco confirmou 16 óbitos por dengue.


 Além de levar correspondências aos pernambucanos, os carteiros irão, a partir desta quarta-feira (22), entrar na luta contra a dengue no estado. Cerca de dois mil profissionais irão visitar 1,5 milhão de residências, levando informações sobre as principais formas de combate ao mosquito transmissor da doença e também podendo identificar sintomas.

 Só no Recife, 530 mil casas serão visitadas pelos carteiros. A ação, que acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), tem início às 9h, no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) no bairro de Afogados. “Nós sabemos que em 90% dos focos são intradomiciliares. Então, ninguém tem mais credibilidade de chegar à casa do pernambucano. Acreditamos que o carteiro, pela respeitabilidade e referência, conseguirá chegar mais perto da pessoa e passar orientações de prevenção”, contou o secretário Antônio Carlos Figueira.

 Antes de sair para as ruas, os profissionais irão receber capacitação de técnicos da Vigilância Epidemiológica da SES, para estarem aptos a tirar dúvidas e orientar a população sobre as principais formas de evitar a doença. “Toda a equipe de vigilância de saúde preparou cursos e está treinando agentes [...] Eles são conhecidos pela comunidade, os Correios são patrimônio nacional. Treinamos tanto na prevenção, dizendo como prevenir e evitar o acúmulo de água, e também para identificar os sinais e sintomas precoces, para que a pessoa procure o posto de saúde da família mais próximo na sua casa”, ressaltou Figueira.

 Foram disponibilizadas para a campanha 100 mil folders e 300 cartazes. Inicialmente, os treinamentos estão sendo realizados nas três agências centrais dos Correios: no Recife, em Petrolina e Caruaru. A atuação dos carteiros segue até o dia 6 de setembro.

Dengue em PE
Em 2012, Pernambuco confirmou 16 óbitos por dengue, sendo cinco no Recife, três em Olinda, três em Jaboatão dos Guararapes, um em São Lourenço da Mata, um em Pesqueira, um em Camaragibe, um em Joaquim Nabuco e um em Paulista. Em relação aos casos graves de dengue, foram notificados 254, com 163 confirmações. Em 2011, no mesmo período, foram 460 casos confirmados.

No estado, foram notificados 56.024 casos de dengue, com 21.969 casos confirmados – um aumento de 85,40% em relação ao mesmo período de 2011. Os municípios com mais notificações são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Olinda, Cabo de São Agostinho, Afogados da Ingazeira, Paulista, Abreu e Lima, Ipojuca e Goiana.
Do: G1/PE.

População de Vila Velha em Itamaracá, denuncia fornecimento de água sem análise.

 O Blog litoral do Paulista, recebeu reclamação da população de Vila Velha na Ilha de Itamaracá sobre o fornecimento de água sem a devida analise da qualidade para o consumo, veja:   

 "Por mais de 400 anos a comunidade de Vila Velha tem usado as mesmas duas fontes
de água para o fornecimento do líquido vital ao povoado, uma ao norte e outra ao sul
da vila. Faz mais de vinte anos que os moradores vem dirigindo seu próprio sistema
de distribuição, totalmente autônomo, salvo uma ajuda ocasional com uma ou outra
bomba. No final do ano passado, a Prefeitura veio à Vila, junto com uma empresa
perfuradora de poços, sem se dignar a dar sequer um “Bom Dia” ou fazer outra
comunicação com a população ou com a Associação de Moradores, administradora
do sistema de distribuição. Daí começaram a furar um novo poço a poucos metros do
poço existente no lado norte. Passaram-se 8 meses e na madrugada do dia 10 de Agosto,
há onze dias, foi bombeada água do novo poço e soltada no sistema ....... SEM A DEVIDA ANALISE BROMATOLÓGICA PARA SABER SE É APTA PARA CONSUMO HUMANO !

 Nos últimos onze dias toda a população está bebendo e usando esse água e apenas hoje
(21 de Agosto) foram levadas amostras para a análise!

 Esse ato foi de extrema irresponsabilidade, pondo em risco a saúde, o bem estar e
até mesmo as vidas de toda uma comunidade. A denúncia seguirá para TODOS os
componentes da Câmara Municipal, pois é responsabilidade dos vereadores fiscalizar a
ação do executivo".

 Nota do Blog: Se a população desta localidade passou 11 dias e mais os dias até chegar o resultado da análise da água consumindo uma água sem o conhecimento da qualidade da água é realmente uma grande irresponsabilidade das autoridades locais. Se a água estiver contaminada a população corre sério. Com a palavra as autoridades da Ilha.
Poço perfurado na comunidade

Do: Litoral do Paulista.

Motoqueiros atiram em adolescente ao lado do Hospital Miguel Arraes.

Motivo do crime ainda é desconhecido.

Um jovem de 17 anos foi baleado, no final da tarde desta terça-feira (21), próximo ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Testemunhas informaram à polícia que dois homens que estavam numa moto atiraram no jovem enquanto ele caminhava pela rua. O motivo do crime ainda é desconhecido.

O rapaz deu entrada no próprio Miguel Arraes por volta das 16h30, em estado estável, e depois foi transferido para o Hospital da Restauração, no Derby.

Do: NE 10.

Eleições 2012

Preocupação do eleitor

vote no assunto que mais preocupa você na sua cidade
  • Segurança
    66% Eu me importo
  •  
  • Lixo
    33% Eu me importo
  •  
  • Assistência Social
    0% Eu me importo
  •  
  • Educação
    0% Eu me importo
  •  
  • Iluminação
    0% Eu me importo
  •  
  • Orçamento
    0% Eu me importo
  •  
  • Plano Diretor
    0% Eu me importo
  •  
  • Saneamento
    0% Eu me importo
  •  
  • Saúde
    0% Eu me importo
  •  
  • Transporte
    0% Eu me importo