quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Goiana implanta inovador sistema de ensino.


 Visando um melhor aprendizado para os alunos e a atualização de conhecimentos por parte do professores, a Prefeitura de Goiana, lançou nesta terça-feira(28), o novo Sistema Municipal de Ensino de Goiana.

O sistema funciona em parceria com a Editora Opet, fornecedora do material de estudo. De acordo com o secretário municipal de Educação e Inovação, Nalfran Bemvinda, a equipe técnica da Educação e docentes vão receber, bimestralmente, kits com livro e cd que darão apoio ao professor nas suas atividades.

Também receberão orientações do Sistema de Ensino Opet através da Internet. Cada docente será cadastrado e terá uma senha de acesso pessoal, tendo à disposição, 24 horas por dia, um técnico da editora para esclarecimentos e auxílio necessários.“O início das aulas é um momento de expectativa para professores, alunos e pais.

    E uma de nossas preocupações é com o material didático, o que esperar dos livros em termos de conteúdo. Assim providenciamos materiais atraentes, fáceis de trabalhar e capazes de auxiliar os professores, abrangendo todos os elementos necessários à educação de qualidade”, destacou o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon.

O sistema foi primeiramente apresentado à equipe técnica da Secretaria de Educação e Inovação, em seguida, ocorreu palestra sobre valores e missão dos docentes, que foi proferida pelo técnico educacional Anderson Cavalcanti, da Opet. Nesta quarta-feira(29), também à noite, no ginásio do Sesi, o sistema de ensino será apresentado aos pais de alunos da rede escolar municipal. Secom Goiana.
Fonte: Prefeitura.

Prefeitura de Goiana, entrega certificados e placas vermelhas aos mototaxistas.


  A Prefeitura de Goiana, através da SESTRAN, entregou os certificados do curso de capacitação, para os agentes de fiscalização de trânsito do município e as primeiras placas vermelhas para os mototaxistas, em solenidade no cine teatro Polytheama, nessa segunda-feira(27).
     Os 32 agentes que participaram do curso, receberam das mãos do prefeito Henrique Fenelon, o certificado de conclusão de curso. Com isso, os agentes estão, a partir de agora, habilitados para autuar o condutor infrator.

  Mas, segundo o secretário da SESTRAN, Ilo Jorge, nesse primeiro momento o condutor será apenas advertido. “ Nós iremos educar nossos condutores. A população precisa se conscientizar dos perigos do trânsito, só depois iremos punir os condutores infratores.

Queremos organizar o trânsito em Goiana, que não pode ficar do jeito que está”, explicou. O curso foi realizado no mês passado no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Goiana- Sinsepumg, por instrutores do Detran-PE.

 Na ocasião, também foram entregues as primeiras placas vermelhas para os mototaxistas que participam do curso de capacitação realizado pela Prefeitura, por meio da SESTRAN.

O curso foi realizado em novembro do ano passado, atendendo as exigências do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Na solenidade foram entregues as primeiras 10 placas vermelhas, em um ato simbólico.
   Ao todo serão entregues 400 placas.“ Nos queremos melhorar cada vez mais o trânsito. Goiana está crescendo, se desenvolvendo e pra isso temos que estar preparados.

Por isso, queremos garantir a população um serviço de mototaxista de qualidade. Todos os mototaxista serão capacitados e receberão as placas. Essa é nossa meta”, disse o Prefeito Henrique Fenelon. O secretário Ilo Jorge, explicou que os mototaxistas cadastrados e capacitados, estarão de coletes padronizados e com as placas vermelhas. “ Isso da a dona de casa mais segurança na hora de usar o serviço.

 Agora ela sabe que esses profissionais estão habilitados e capacitados. Iremos intensificar a fiscalização contra os clandestinos”, assegurou. Vale ressaltar que Goiana é o único município do Estado a beneficiar a categoria (mototaxista), com placas vermelhas.
Fonte:Prefeitura.

Em Goiana, iniciada matrículas de cursos gratuitos do Senai


Em reunião que aconteceu nesta terça-feira (28/02), na Agência de Desenvolvimento de Goiana-AD Goiana, foram definidas ações determinantes para a realização dos cursos profissionalizantes gratuitos do Senai que estão sendo oferecidos para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. Na ocasião, a coordenadora do Projeto Automotivo do Senai, Carla Abigail, o diretor da Escola Técnica Senai Areias, Josenildo Fernando, e o diretor da Escola Técnica Senai Água Fria, Xistófanes Luna, foram recebidos pelo presidente da AD Goiana, Rodrigo Augusto, e pelo prefeito do município, Henrique Fenelon. 

 Na pauta do encontro a realização de alinhamento de ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Pronatec, a exemplo dos cursos que serão ofertados no município, o local em que serão ministradas as aulas, possibilidade de deslocamento de alunos para aulas práticas em unidades da instituição no Recife, etc. Em Goiana serão disponibilizadas 80 vagas em três cursos técnicos: Eletromecânica (40 vagas), Eletrotécnica (20) e Automação Industrial (20).

   As pré-matrículas, que são presenciais, serão realizadas a partir desta quarta-feira (29), das 08h às 17h, na Eremag (antiga escola Augusto Gondim), encerrando no próximo dia 09/03. As aulas estão previstas para iniciar até o dia 31/03 e terão lugar na Faculdade Dirson Maciel (antiga Faculdade de Formação de Professores de Goiana), onde os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial fizeram uma visita para escolha das salas.

   A Prefeitura de Goiana analisa a possibilidade de construir duas salas na autarquia municipal de ensino superior para o Senai montar dois laboratórios para aulas práticas. A edilidade também irá disponibilizar transporte para o deslocamento dos alunos às unidades do Senai em Areias e Santo Amaro, no Recife, para outras atividades constantes da grade curricular dos cursos, que terão duração de um ano e seis meses.

 “Quem faz um curso desses, que custaria cerca de quatrocentos reais por mês, se fosse pagar, entra no mercado do trabalho com um salário a partir de três mil e quinhentos a quatro mil reais, tomando por base a empregabilidade em Suape”, destacou o prefeito de Goiana. Já Rodrigo Augusto acrescentou que os concluintes serão encaminhados para trabalhar na produção da fábrica da Fiat.

  “É uma oportunidade e tanto, pois os concluintes dos cursos técnicos poderão trabalhar na própria montadora de automóveis”, afirmou. Participaram também da reunião a diretora da Faculdade Dirson Maciel, Ana Viana; o Chefe de Gabinete do Prefeito, Raphael Monteiro; e os diretores da AD Goiana Paulo Oliveira, João Santos e Fernando Souza.

REQUISITOS – Para se inscrever nos cursos (apenas uma opção) o candidato terá que estar cursando o Ensino Médio a partir do 2º ano regular ou nas demais modalidades do Ensino Médio e do Projeto Travessia em Rede Pública de ensino ou ser bolsista integral na rede privada. Além disso, o candidato pré-matriculado deverá comparecer no local de confirmação da matrícula munido dos seguintes documentos: Declaração de matrícula no 2º ou 3º anos do Ensino Médio em 2012; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia da Carteira de Identidade (RG); cópia do CPF; cópia do histórico escolar do Ensino Fundamental; 02 fotos 3x4.
Fonte:Prefeitura.

Prefeitura concede reajuste aos professores municipais.


     O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (26/02), o novo piso salarial para professores de escolas públicas do país. O valor é de R$ 1.451, que representa um aumento de 22,22% em relação a 2011.

Comprometida com a educação na Ilha, a Prefeitura de Itamaracá saiu na frente e a partir deste mês, os professores da rede municipal de ensino já recebem o reajuste.

"Prevendo o aumento, a Secretaria de Educação já havia incluído o reajuste na folha de pagamento. Fomos pioneiros em implantar o Piso Nacional do Magistério e agora reforçamos o nosso compromisso com a educação ao manter o piso", declarou a secretária de educação, Vilma Bezerra.

Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) no mesmo período.
Fonte: Prefeitura.