sábado, 2 de junho de 2012

Seminário discute ressocialização de infrator com doença mental no Recife.

"Atenção Integral ao Louco Infrator" acontece no Banco Central.
Novas alternativas para o tratamento serão discutidas.

No Brasil, pessoas que têm alguma doença mental e cometem crimes não são encaminhadas para as penitenciárias comuns. Por precisarem de cuidados especiais, elas são levadas para um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, que, em Pernambuco, fica localizado na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. Em muitos casos, esses detentos ficam presos até o fim da vida e não têm o acompanhamento necessário. Nesta segunda-feira (28), haverá o Seminário Estadual para Atenção Integral ao Louco Infrator, no Recife, para apontar saídas à situação.

O evento acontece até a terça-feira (29), das 8h30 às 17h, no auditório do Banco Central, localizado na Rua da Aurora, centro da capital pernambucana, com a presença de especialistas no assunto. “Na realidade, o grande problema é o abandono familiar e estatal. Isso faz com que a medida de segurança seja perpétua, o que não poder existir, porque, se não temos medida de prisão perpétua para sãos que cometem crime, não podemos eternizar essa medida de segurança. Vamos discutir uma implementação de uma atenção integral diferenciada e prevista na lei 10.216, de 2001, que prevê a reforma psquiátrica ”, contou o promotor de Justiça Marcellus Ugiette.

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Pernambuco possui atualmente cerca de 440 pacientes detentos. Desses, aproximadamente 400 são homens e 40, mulheres. O promotor defende que esses presos não tenham internamento integral. A ideia é de que recebam tratamento na forma de redes terapêuticas, com acompanhamento da família. “Mais da metade não tem referência familiar, não tem visita, não foram eficazmente decidida sua situação jurídica. Temos exemplos de um novo tratamento, nova perspectiva para esse louco infrator, como em Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, onde as residências terapêuticas e os centros de apoio psicossocial, os Caps, são o grande destino, o novo viés, reincluindo ele socialmente”, disse Ugiette.

Nessa nova perspectiva, a intenção é continuar com as internações no HCTO, mas somente naqueles casos extremamente irreversíveis. O seminário desta segunda discute também resultados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Pernambuco (UPE), que aponta estratégias a serem implementadas para dar um novo tratamento ao louco infrator.  Os interessados podem se inscrever no local.

Do: G1/PE.

 

Jacaré é capturado em canal de Maria Farinha, em Paulista.

Animal era visto diariamente por moradores do bairro de Maria Farinha.
Levado pelos Bombeiros, ainda não se sabe para qual órgão será entregue.


Um jacaré foi capturado no bairro de Maria Farinha, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. O animal, que tem cerca de um metro de comprimento, estava se abrigando em um canal na Rua do Araxá, e já tinha virado atração entre a comunidade.

Dona Maria José comenta que o animal habitava o canal tranquilamente: “Vi ele aí de manhã, com a cabeça para o lado de fora. Ele fica com aqueles olhos brilhosos, aí quando a gente fala algo, ele mergulha”.

Moradores disseram que esta não é a primeira vez em que animais desse porte aparecem no local, que além do canal escuro, tem bastante mato. O jardineiro Luciano Soares explica que eles aprenderam a conviver com o jacaré: “Ele fia aí brincando, nadando na água, pra lá e pra cá, ninguém maltrata ele”.

O animal seria da espécie Papo Amarelo, que é protegido por lei ambiental. Capturado pelo Corpo de Bombeiros, ainda não está definido se ele será levado para o Horto de Dois Irmãos ou para o Ibama.

  Do: G1/PE.

 

Tentativa de Homicídio em Jaguaribe.

 Na noite do 1º dia de junho, em Jaguaribe, um homem de nome José Pereira da Silva, residente na Ladeira do Giz, foi vítima de disparo de arma de fogo, segundo informações, a vítima estava conversando com um homem, que em determinado momento, sacou uma arma de fogo e efetuou dois disparos, que atingiram a cabeça da vítima sem gravidade, este homem, após os disparos correra em direção a praia, tomando destino ignorado, a vítima fora socorrida para o Hospital Alzira Figueiredo e de lá trasnferida para o Hospital da Restauração, onde recebeu alta, logo depois, a delegacia de Itamaracá Investigará o caso.
Da: PCPE.

Itamaracá participa do Miss Pernambuco 2012.











A beleza itamaracaense foi muito bem representada pela jovem Beatrice Miranda no maior concurso de beleza do estado, o Miss Pernambuco 2012.

 A final da 57º edição do evento foi realizado no dia 31 de maio, no Teatro da UFPE, em Recife. No total, 30 candidatas de municípios e instituições diversas lutaram pela coroa. A vencedora foi Paula Luck, de Jaboatão dos Guararapes, que irá representar o Estado no Miss Universo Brasil 2012.

Não foi desta vez que Itamaracá levou o título, mas a beleza das mulheres da Ilha já foi reconhecida, quando o município elegeu Suzy Rego como Miss Pernambuco 1984.

Beatrice Miranda 
IDADE: 20 anos
ALTURA: 1,73 m
PESO: 55 kg
BUSTO: 84
CINTURA: 62
QUADRIL: 92
Da: Prefeitura


Prefeitura nas Comunidades chega aos Quatro Cantos.












 Seguindo calendário de ações, o projeto Prefeitura nas Comunidades chega à comunidade dos Quatro Cantos. Nesta sexta-feira, dia 01 de junho, diversos serviços foram oferecidos pelas secretarias municipais aos moradores da localidade.
As tendas de atendimento ficaram localizadas em um ponto estratégico, próximo a escola municipal. O horário de funcionamento segue até as 17h.

 A ação aproxima ainda mais a população e a prefeitura municipal, intensificando os canais de relacionamento entre elas, visando atender a demanda local, resgatar valores e proporcionar bem-estar.

 As secretarias de educação e cultura, turismo, saúde, meio ambiente, políticas sociais, infraestrutura, segurança cidadã, mulher e um espaço jurídico, entre outros, participam do projeto.

 Os moradores são beneficiados com atendimento e ações gratuitas como corte de cabelo, retirada de documento, aferição de pressão e testes de glicemia, balcão com assistência jurídica, orientações sobre a Lei Maria da Penha, inscrição para cursos, limpeza de rua e capinação, informações preventiva da defesa civil, entre outros.
Da: Prefeitura.

Alagamento no Forte



  Com poucas horas de chuva a frente do esquecido Forte Orange em Itamaracá ganha uma piscina de lama. Na verdade o entorno do forte durante o dia esta servindo apenas para estacionamento de automóveis e no período da noite, local para consumo de drogas. 
Do:Fernando Melo – Igarassu / PE

Caminhão Amigo do Peito chega em Igarassu.





A partir desta sexta-feira, 1º de junho até o dia 3 de agosto, o Caminho Amigo do Peito visitará diversas comunidades de Igarassu realizando campanha preventiva de saúde voltada às mulheres.

O Amigo do Peito é um veículo especialmente equipado para realizar o exame gratuito de mamografia nos diversos bairros do município e atender o maior número possível de mulheres.

A Prefeitura de Igarassu, por meio da sua Secretaria de Saúde, prioriza o acolhimento, a garantia de acesso, além da promoção da saúde e prevenção de morbidades. Apesar de o município oferecer o exame de mamografia através de uma clínica conveniada, foi observado um índice bastante alto de absenteísmo, seja pela carência da população ou pela dificuldade de locomoção. O Amigo do Peito irá desobstruir esses obstáculos.

Documentos para Donwload
Cronograma - Amigo do Peito
 
Da:Prefeitura.

Judoca de Igarassu conquista tri nacional.





A judoca Amanda Ferreira, que faz parte do projeto Judô Para Todos, da Prefeitura de Igarassu, conquistou o tricampeonato brasileiro na categoria Sub-15. A competiação foi realizada no Rio Grande do Sul.

 Com o resultado além de elevar o nome de Igarassu ao lugar mais alto do pódio, a pernambucana conquistou vaga para disputar o Panamericano, que accontecerá em novembro, no México. Amanda é treinada pelo técnico Wlater Pimentel.
Da: Prefeitura.