quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ambulância com gestante em trabalho de parto bate em ônibus no Derby.


Imagem: TV Jornal

Uma grávida  de 17 anos passou quase nove horas em trabalho de parto, enquanto buscava atendimento médico. Ela saiu de Jaqueira, na Mata Sul do Estado, até o Recife. Para piorar a situação, a ambulância onde a adolescente estava se chocou contra um ônibus no bairro do Derby, área central da capital pernambucana. No final das contas, o bebê terminou nascendo no Imip, mas, devido às condições do trabalho de parto, ele está internado em estado grave na UTI Neonatal.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que está investigando em que maternidade houve falha na assistência à paciente. Segundo o órgão, o levantamento será concluído até  a segunda-feira (11).

Do: NE /10.

Homem é preso pelo estupro das filhas gêmeas de 2 anos e morte de uma delas.



 A Polícia Civil da Bahia prendeu um homem em flagrante pelo estupro das duas filhas gêmeas, de dois anos de idade, e pela morte de uma delas. De acordo com o delegado Lúcio Ubiracê, da Delegacia de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, onde ocorreram os crimes, Fábio dos Santos Miranda, 30 anos, também espancou e torturou as crianças, dentro de casa, na localidade de Conceição. Tudo aconteceu nesta terça-feira (5), mas o caso foi divulgado para a imprensa nesta quarta (6), quando Fábio foi transferido para a Penitenciária Lemos Brito, em Salvador.

 Fábio, que responde a dois processos por roubo e tem passagem pela polícia por receptação de produtos roubados, foi detido dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande, que fica próxima à Vera Cruz. Segundo a Polícia Civil, depois de perceber que uma das filhas agredidas e violentadas estava passando muito mal, ele resolveu levá-la para a unidade hospitalar, deixando a outra filha com uma vizinha. A mãe das vítimas, Eliene Santos Santana, não estava em casa por que foi presa, na última sexta-feira (1º), por tráfico de drogas, na capital baiana.

 A menina levada por Fábio para a UPA já chegou ao local sem vida. De acordo com o delegado Ubiracê, o ex-presidiário alegou que ela havia caído de uma escada. Ao examinar o corpo da criança, uma médica da unidade percebeu diversos sinais de agressão, inclusive sexual. O ânus e a vagina da garota estavam feridos. Ela então acionou a polícia. A vizinha que ficou em casa cuidando da filha que sobreviveu, também identificou marcas de espancamento e a levou para a mesma UPA, onde a médica também encontrou sinais de estupro.

 Já preso, Fábio negou os abusos sexuais, mas assumiu as agressões, dizendo que batia nas gêmeas porque elas eram desobedientes. Ele disse ao delegado, que não lembrava do ocorrido nesta terça porque havia ingerido bebidas alcoólicas e estava bêbado. O homem, que já havia cumprido pena por roubo durante dois anos no Presídio de Serrinha, no interior do Estado, foi autuado em flagrante por homicídio, estupro de vulnerável, lesão corporal e tortura. Ele foi levado para Salvador em um ferry boat por volta das 15h30 desta quarta.

 A filha sobrevivente saiu da UPA acompanhada da avó materna e de integrantes do Conselho Tutelar. O destino dela ainda não foi definido.
Do: NE 10.

Detento morre e outro fica ferido dentro de penitenciárias de PE.

Na Barreto Campelo, em Itamaracá, homem foi atingido por tiro na cabeça.
Em Caruaru, preso foi assassinado a facadas dentro de igreja.


Dois casos de violência dentro de penitenciárias foram registrados em Pernambuco na manhã desta quinta-feira (7). Na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, um detento da Penitenciária Professor Barreto Campelo foi atingido por tiros dentro da unidade. Já em Caruaru, no Agreste do estado, um presidiário foi assassinado a golpes de faca na Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

De acordo com informações da Secretaria de Ressocialização do Estado (Seres), os dois suspeitos de terem cometido o atentado em Itamaracá já foram identificados. Eles teriam uma rixa antiga com a vítima. O detento foi socorrido pela direção da penitenciária para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Recife, com um tiro na cabeça.

Segundo a unidade de saúde, ele está passando por cirurgia. A Seres informou ainda que os dois suspeitos não faziam parte da mesma cela da vítima, mas já eram inimigos antes de entrar na cadeia.

Os dois suspeitos devem ser encaminhados ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), para responder ao inquérito de tentativa de homicídio. Além disso, eles devem receber medidas de punição interna, que ainda serão determinadas pela direção da Penitenciária Barreto Campelo, junto à Superintendência de Segurança da Seres.

Em Caruaru, o crime aconteceu na igreja que fica dentro da penitenciária. A vítima foi esfaqueada por outro detento e ainda foi levada para o Hospital Regional do Agreste, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações da família do homem assassinado, o crime pode ter sido motivado por uma discussão que ele se envolveu na última segunda-feira (4). A vítima cumpria pena há poucos mais de cinco anos por assalto.

De acordo com a Seres, a secretaria faz um trabalho rigoroso de fiscalização para não permitir a entrada de armas de fogo e brancas nas unidades prisionais do estado. Na entrada, todos os visitantes passam por raio-X e detector de metais. Semanalmente, são realizadas vistorias nos pavilhões.
Do: G1/PE.

Proteção para a mulher, camisinha ainda é tabu no Brasil.

Governo anunciou distribuição de 42 mil unidade para Pernambuco. Produto ainda é muito pouco utilizado.


Distribuição de camisinhas femininas será feita nos posto de saúde da rede estadual. (Carolina Braga/Esp.DP/D.A Press)
Distribuição de camisinhas femininas será feita nos posto de saúde da rede estadual.

  A camisinha feminina é uma desconhecida até para as mulheres. Feita de uma “bolsa” transparente de borracha nitrílica (FC2) com dois aros, um interno e outro externo, o preservativo, que evita a gravidez indesejada e as DSTs, é pouco utilizado e pouco divulgado. Como política de redução de danos para a saúde da mulher, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 42 mil unidades do produto para o sistema público de saúde em Pernambuco. A prioridade da distribuição será para as prostitutas e as portadoras do vírus HIV, mas qualquer mulher pode solicitá-las nos postos de saúde do estado.

Para a gerente de atenção à saúde da mulher da Prefeitura do Recife, Benita Espinelli, a dificuldade de difundir o uso do preservativo entre as mulheres é cultural. “A resistência ante a camisinha feminina é histórica. Na nossa cultura é como se a mulher não pudesse se tocar e por isso não pudesse se prevenir sozinha. Até os próprios profissionais de saúde, muitas vezes, têm um certo receito ou até preconceito em aconselhar o uso desse preservativo. A mulher acaba dependendo sempre da vontade do parceiro em usar ou não a caminha masculina”, explicou.

Para a ginecologista e obstetra da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Claúdia Beatriz Câmara, o preservativo é uma forma de demonstrar autonomia da mulher em sua vida sexual. “A camisinha feminina é uma forma de a mulher se proteger sem depender de seu parceiro. Se ele não quiser utilizar preservativo, ela mesma pode usar e se prevenir. E ainda tem autonomia de ela mesma colocar e tirar”, opinou.


Entrevista >> Benita Espinelli, gerente de Atenção a Saúde da Mulher da Prefeitura do Recife


Em épocas de festas, como no carnaval, nós vemos muitas campanhas de incentivo ao uso do preservativo masculino. No feminino quase não se fala. Por que?


Além da resistência cultural de muitos profissionais de saúde em explicar os usos e os benefícios do preservativo, existe um custo muito alto para adquirir a camisinha feminina, quando comparada a masculina. Juntando esses fatores, o governo investe muito pouco na divulgação de campanhas voltadas às mulheres.

Como funciona o preservativo?

A camisinha feminina impede o contato da vagina com o pênis nas relações sexuais genitais, impedindo tanto a entrada dos espermatózoides quanto a troca de secreções nas relações sexuais. Previne contra as DSTs e a Aids.
Como usar?
A camisinha feminina deve ser usada antes de se iniciar a relação sexual (antes mesmo de a vagina ter qualquer contato com o pênis ou a boca). O aro móvel deve ser pressionado em formato do número oito e inserido na vagina. O segundo aro deve ficar do lado de fora do clitóris para proteger a parte externa da genitália da mulher. A mulher pode coloca-la antes mesmo de sair casa, até oito horas antes da relação sexual.

Onde se compra?

É muito difícil encontrar o preservativo feminino em farmácias. A forma mais comum é via internet ou nos motéis. Mas a melhor forma é pegar nos postos de saúde do estado, que distribuem gratuitamente.

Quando custa?

No Brasil, existem duas marcas de camisinhas femininas: L’Amour, da DKT do Brasil, e a Reality, da Female Health Company, de Chicago. A primeira custa cerca de R$ 7 a unidade e a segunda vem em um pacote com duas, por cerca de R$ 25.
Do: Pernambuco.com

Laqueadura e vasectomia, só com aprovação.

Projeto de lei tenta mudar legislação sobre planejamento familiar, acabando com autorização do cônjuge para realizar cirurgia.

Se aprovado o projeto de lei, cônjuges não precisarão de autorização do parceiro para realizar cirurgia. (Annaclarice Almeida/DP/D.A Press)
Se aprovado o projeto de lei, cônjuges não precisarão de autorização do parceiro para realizar cirurgia.
Você sabia que para o homem ou a mulher submeterem-se uma laqueadura ou a uma vasectomia é preciso obter autorização do parceiro. Muitas pessoas não sabem, mas a lei que rege o planejamento familiar no país, a 9.236/1996, determina essa norma. Um projeto de lei do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) propõe a retirada dessa determinação da legislação. O documento está tramitando na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O deputado acredita que a lei termina prejudicando mais a mulher por conta do machismo que impera no Brasil. %u201CNa minha opinião, o corpo do outro é visto na legislação sobre planejamento familiar como se fosse um bem, algo como um carro à venda. Trata-se de uma distorção. O direito sexual e reprodutivo pertence à pessoa%u201D, defende o deputado.

Na prática, o homem também termina tendo mais facilidade de fazer a vasectomia porque a cirurgia pode ser realizada em um ambulatório. No caso da mulher, é preciso ir até um hospital, ficar internada, e aí a legislação fica mais evidente. Outra dificuldade é quanto aos solteiros, pois muitos médicos temem fazer a cirurgia neles porque podem surgir arrependimentos futuros no paciente caso se envolvam com outra pessoa. A legislação não diz, no entanto, que os solteiros não podem fazer a cirurgia, somente exige a assinatura dos cônjuges, ou seja, um consentimento do parceiro caso a pessoa o tenha.
Do: Pernambuco.com


Programa Chapéu de Palha irá beneficiar pescadores artesanais.

Os selecionados irão receber um auxílio de até R$ 242 (complementar ao Bolsa Família).

Em 2012, o programa Chapéu de Palha, além de auxiliar os canavieiros e produtores da fruticultura irrigada, também será destinado para pescadores artesanais de 57 municipios de Pernambuco. O cadastro poderá ser feito em 91 polos e será dividido em duas etapas, sendo a primeira destinada para pescadores que vivem na Região Metropolitana do Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul. As inscrição irão ocorrer entre os dias 13 e 16 deste mês. Em seguida, será a vez dos pescadores do Agreste e do Sertão pernambucano, de 18 a 21 de junho.

Quem for escolhido para participar do programa irá receber um auxílio de até R$ 242 (complementar ao Bolsa Família). Após receber o auxílio, o selecionado deverá participar de cursos de capacitação ou de qualificação profissional que serão oferecidos pelas secretarias de Educação; Trabalho; Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária e Mulher.

O valor do benefício será dividido em duas parcelas, onde a primeira será paga em julho (referentes aos meses de maio de junho) e a segunda em agosto ( correspondente a julho e agosto).

Para se cadastrar, é necessário que os pescadores artesanais tenham em mão os originais e cópias da Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, Registro Geral da Pesca, que tenha sido emitido pelo Ministério da Pesca e Cartão do Cidadão ou da Bolsa Família (número do NIS e PIS). Quem não possuir esse registro do Ministério de Pesca, deverá apresentar, também, uma declaração da colônia de pesca ou associação de pescadores assinada pelo presidente e por mais três membros, relatando que o interessado pratica a pesca a mais de seis meses. Além disso, o candidato deve ser maior de 18 anos, não pode ser aposentado ou receber algum benefício do INSS.

Para outras informações a respeito de qual polo encontra-se mais próximo, o pescador deve ligar para 0800 282 5158.

» Confira os 57 municípios que fazem parte do Chapéu de Palha da Pesca:

Região Metropolitana do Recife (12 municípios) - Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.Zona da Mata Norte (04 municípios) – Carpina, Goiana, Lagoa do Carro e Paudalho.
Zona da Mata Sul (06 municípios) – Barreiros, Gameleira, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.
Agreste Setentrional (06 municípios) - Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, Lagoa de Itaenga, Limoeiro e Surubim.
Agreste Central (07 municípios) - Belo Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Panelas, Pesqueira e Riacho das Almas.
Agreste Meridional (03 municípios) - Águas Belas, Pedra e Venturosa.

Sertão do Moxotó (02 municípios) - Custódia e Ibimirim.

Sertão do Pajeú (03 municípios) - Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Serra Talhada.

Sertão Central (02 municípios) – Parnamirim e Serrita.

Sertão do Araripe (03 municípios) - Araripina, Bodocó e Ouricuri.

Sertão do São Francisco (05 municípios) - Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Sertão de Itaparica (05 municípios) - Belém de São Francisco, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Petrolândia.
Do: NE 10.

Jovem Assassinado a Tiros em Igarassu.

Um rapaz de 19 anos foi morto no fim da tarde da última quarta-feira (6), na comunidade conhecida como Água Mineral, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Adriano Carneiro da Silva foi alvejado com vários disparos, que o atingiram no tronco e na cabeça.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 17h30, quando dois elementos em uma moto o abordaram. Em seguida, a dupla efetuou os disparos que levaram a vítima à morte. Adriano não chegou a ser socorrido e morreu no próprio local do crime.

Ainda não se sabe quem seriam os autores da ação criminosa, mas, para os policiais da Força Tarefa Norte do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o crime pode ter sido motivado por dívida do tráfico de drogas, uma vez que a vítima era usuária de entorpecentes. A polícia também trabalha com a hipótese de vingança, já que, na semana passada, Adriano se envolveu em uma briga em decorrência do roubo de uma bicicleta. Na ocasião, o rapaz foi ameaçado de morte.

Do: LItoral do Paulista.

SAMU e UPAs recebem R$ 26,8 milhões do MS.

 Os recursos liberados são para duas Centrais de Regulação, habilitação de 18 ambulâncias e qualificação de seis UPAs. Ao todo, serão beneficiados seis estados.

 O Ministério da Saúde autorizou novos investimentos na rede Saúde Toda Hora, que oferta à população o acesso integral aos serviços de urgência e emergência. Portarias, publicadas no Diário Oficial da União, habilitam repasse de custeio anual no valor de R$ 4,3 milhões para duas centrais de regulação médica e 18 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos estados de Pernambuco e Ceará também receberão um incremento financeiro de R$ 22,5 milhões.

 Em São Paulo, a Central Regional de Regulação das Urgências do município de Bragança Paulista, receberá custeio anual de R$ 588 mil. O município ainda terá repasse anual de R$ 330 mil e R$ 150 mil, respectivamente, para uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB). O município Atibaia terá recursos para custear uma USA e uma USB, e os municípios de Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Pedra Bela, Piracaia, Tuiutí e Vargem também receberão repasses para custeio de uma USB em cada. No total, estão sendo investidos R$ 2,5 milhões na área da saúde do estado de São Paulo.

 No Rio de Janeiro, o município de Três Rios receberá recursos de R$ 360 mil para a habilitação da Central Regional Centro Sul Fluminense. Também haverá custeio de uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico do município, o que totalizará investimentos de R$ 840 mil para o estado do Rio de Janeiro.

 No Mato Grosso do Sul, os municípios de Terenos, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo, integrantes da Central de Regulação Médica Regional de Campo Grande, foram habilitados a receber o custeio de R$ 150 mil/ano por uma Unidade de Suporte Básico em cada um. O repasse anual para o custeio das ambulâncias no estado será de R$ 450 mil.

Na Paraíba, o município de Aroeiras, que integra a Central Regional de Campina Grande, foi autorizado a receber recursos de custeio para uma USA e uma USB. O investimento anual para o funcionamento das unidades será de R$ 480 mil.

UPA – Em complemento às melhorias no SAMU, as Unidades de Pronto Atendimento de outros dois estados receberão mais recursos financeiros. Em Pernambuco, os municípios de São Lourenço da Mata e Caruaru receberão mais recursos incorporados ao Teto Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade. As UPAs Professor Fernando Figueira e Dr. Horácio Florência, das respectivas cidades, contarão com R$ 3 milhões a mais, cada uma, para custeio e manutenção das instalações.

Além dos aumentos nos repasses, outras UPAs foram qualificadas em dois estados. As unidades irão receber mais recursos por terem cumprido uma série de requisitos. No Ceará, a UPA Dr. Alfredo de Abreu Marques, de porte II, localizada no município de Maranguape, irá receber aumento do inventivo financeiro, passando de R$ 2,1 milhões para R$ 3,6 milhões ao ano.

Em Pernambuco, as UPAs Deputado Francisco Julião, do município de Cabo de Santo Agostinho, Gregório Lourenço Bezerra, do município de Olinda, Honorata de Queiroz Galvão, do município de Igarassu, Escritor Paulo Cavalcanti, do município de Caxangá e Geraldo Pinho Alves, do município de Paulista, todas de porte III, também foram qualificadas. O custeio anual dessas unidades passa de R$ 3 milhões para R$ 6 milhões ao ano.

ATENDIMENTO EM REDE – As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando a atenção às urgências e emergências no SUS. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Nas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, serão removidos para um hospital de referência. No Brasil, 180 UPAs estão em funcionamento e mais 646 unidades já estão habilitadas e seguindo os trâmites para entrarem em funcionamento.

As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. As unidades tipo III apresentam estruturas de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia. As do tipo II, com até 12 leitos, recebem até 300 pessoas diariamente, como a unidade de Rio Claro, enquanto a do tipo I, com oito leitos, possui potencial para atender até 150 pacientes por dia.

O SAMU 192 atende o paciente onde ele estiver (na residência, no local de trabalho e na via pública). A equipe treinada, presta atendimento no menor tempo possível, salvando vidas e diminuindo sequelas.

A Unidade de Suporte Básico (USB) é um veículo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local ou durante transporte até o serviço de destino.

Já a Unidade de Suporte Avançado (USA) é um veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para esta função.
Do: Atibaia News.

Creches pernambucanas recebem novas mobílias e equipamentos.

 A partir desta quarta-feira (23), 50 creches e pré-escolas de 14 municípios pernambucanos escolhidos pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) no programa de revitalização de creches "Crianças de Futuro" receberão novas mobílias e equipamentos.  A entrega do material começa em Igarassu. A expectativa é de que até sexta-feira (25) as demais entregas nas cidades da Região Metropolitana do Recife, da Zona da Mata Norte sejam concluídas.

 Entre os materiais entregues estão novas mobílias, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos e livros infantis. Caberá aos município fazer ajustes e reparos na estrutura física das unidades.

 Posteriormente, a Secretaria proporcionará aos educadores e gestores uma capacitação através de  encontros para debate, oficinas de vivências e intercâmbio das concepções e práticas na perspectiva de formação dos profissionais de educação infantil e qualificação dos projetos pedagógicos de escolas e creches.
Do: Pernambuco.com

Incêndio atinge casa em Abreu e Lima.

Incidente aconteceu no bairro de Fosfato. Ninguém se feriu.

Um incêndio atingiu uma casa nesta quarta-feira (6), na Rua José Bonifácio, 355, no bairro de Fosfato, município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os vizinhos ajudaram os moradores da casa a controlarem o fogo, impedindo que as chamas se alastrassem pela residência.

A sala foi o local que mais sofreu com o incêndio. Não houve vítimas e o Corpo de Bombeiros controlou o fogo.
Do: Jc on line.

Tartaruga não é peixe!


 Nem tudo que cai na rede é peixe. E o registro do engenheiro de pesca, Rodolfo Aureliano de Melo (autor das fotos acima), prova isso. A tartaruga das fotos é uma Oliva ( Lepidochelys olivacea – nome científico). A espécie não é comum  em Fernando de Noronha, só foram feitos oito registros até hoje.

 As fotos foram produzidas na região das “paredes”, no chamado mar de fora, área do aquipélago voltada para a África. As redes são, provavelmente, de navios de espinhel (armadilha submarinas), usadas por embarcações que fazem pesca industrial. Essa tartaruga foi salva por Rodolfo Aureliano, mas este não é o destino de todas. Será que as tartarugas precisam mesmo serem sacrificadas para a garantir o peixe nosso de cada dia?
Do: G1/PE.

Arqueólogos na Bulgária descobrem esqueletos de 'vampiros'.

Arqueólogos na Bulgária encontraram dois esqueletos datados da era medieval cujos peitos foram perfuradas com barras de ferro para impedir que os mortos supostamente se transformassem em vampiros.

A descoberta, segundo historiadores, ilustra uma prática pagã, comum em algumas aldeias búlgaras até um século atrás.

Pessoas consideradas más tinham seus corações esfaqueados após a morte, devido a temores de que eles regressariam ao mundo dos vivos para sorver o sangue de humanos.

Descobertas arqueológicas semelhantes também foram feitas em outros países dos Bálcãs.

'CEMITÉRIO DE VAMPIROS'

A Bulgária abriga cerca de cem áreas que serviram como locais em que pessoas tidas como vampiros foram enterradas.

Os pesquisadores encontraram os dois esqueletos, datados da Idade Média, na cidade de Sozopol, no Mar Negro.

"Estes esqueletos atravessados com barras de ferro ilustram uma prática comum em alguns vilarejos búlgaros até a primeira década do século 20'', explicou Bozhidar Dimitrov, que comanda o Museu de História Natural da capital búlgara, Sofia.

De acordo com o historiador, as pessoas acreditavam que as barras de ferro manteriam os mortos presos às suas covas de modo a impedir que elas as deixassem à meia-noite para atormentar os vivos.

RITUAL

O arqueólogo Petar Balabanov, que descobriu em 2004 seis esqueletos atravessados por ''barras antivampiro'' na cidade de Debelt, no leste da Bulgária, afirmou que o ritual pagão foi também praticado na Sérvia e em outros países balcânicos.

Lendas ligadas a vampiros formam uma parte importante do folclore da região. A mais famosa é a que envolve o conde romeno Vlad, o Empalador, conhecido como Drácula, que empalava suas vítimas na guerra e bebia seu sangue.

O mito inspirou o lendário romance gótico de Bram Stocker, Drácula, publicado em 1897, e, desde então já inspirou uma série de adaptações para o cinema.
Do: http://www.bol.com.br/