sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Caminhos tortuosos para a Ilha.

 Motoristas ficam no prejuízo enquanto o acesso para Itamaracá aguarda conclusão de obras que não têm previsão de serem retomadas.




Carro passa perto de cratera aberta pelas chuvas. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

“Não faz nem uma semana que caí com o carro em um buraco enorme. A dianteira do veículo está danificada. É preciso dar um jeito nessa estrada”. O desabafo do operador de sistemas Severino Ramos, 67 anos, ilustra a situação da rodovia PE-35, a ligação entre a BR-101 e a Ilha de Itamaracá. Em pleno verão, a estrada que dá acesso ao destino do Litoral Norte aguarda obras que não têm previsão de serem concluídas.


A reforma teve início em janeiro de 2014 e deveria ter sido entregue em dezembro. O serviço ficou paralisado após a Caixa Econômica emitir uma notificação formal para suspender os serviços até que se equacionassem empenhos pendentes. O investimento é de R$ 12,3 milhões e o governo do estado já aportou o correspondente à contrapartida integral, no valor de R$ 872,3 mil, informou a Secretaria de Turismo, responsável pela requalificação através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).


De acordo com a Setur-PE, não há como determinar prazo de conclusão nem retomada. “Aguarda-se a liberação do Ministério do Turismo e da Caixa para retomar as obras”, disse a secretaria estadual. O projeto de recuperação dos 18 km incluía terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização.


Rotatória
Outra obra que também está paralisada é a Rotatória da PE-35, em Igarassu, próxima à Unidade Mista de saúde do município. Os trabalhos tiveram início em julho de 2014 e tinha previsão de entrega no último mês de novembro. De acordo com a Setur-PE, 70% dos serviços foram concluídos. “Falta a execução nas áreas com necessidade de desapropriação, que é de competência da Polícia Militar”, justificou a secretaria. Segundo a pasta, “não há como definir prazo para término da obra”.

Do: DP.