segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Médicos teriam dito que bebê morreu por ter inalado as próprias fezes dentro da barriga da mãe.


 Durante o sepultamento da pequena Damaris Vitória, no Cemitério de Itapissuma, os familiares da gestante Eliete dos Santos Silva, 34 anos, denunciam mais uma vez a negligência médica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, que teria resultado na morte da bebê nesta madrugada.

 Os parentes alegaram que a paciente chegou à unidade de saúde - transferida de um hospital de Itapissuma -, às 21h do domingo (24), com fortes dores e pressão alta, mas só foi atendida por volta às 2h40 da madrugada desta segunda. Ao fazer o parto, os médicos encontraram a bebê sem vida. 

 De acordo com os familiares, a mãe da bebê estava sentindo fortes contrações. A ultrassonografia previa parto para o dia 24 ou 25 deste mês, a criança já estava com nove meses e cinco dias. 

  Acompanhada pela irmã, a gestante chegou no Imip e ficou em uma sala de espera por mais de cinco horas, até que uma médica desceu para atender outras duas pacientes que, cansadas pela demora no atendimento, deixaram o hospital e a levou para sala de parto.

 Ao retirar o bebê sem vida, os médicos teriam dito que a criança morreu por ter defecado e inalado as fezes dentro da barriga da mãe.

 A mulher continua internada na unidade de saúde. O sepultamento de Damaris Vitória aconteceu nesta tarde no Cemitério de Itapissuma, na Região Metropolitana Norte do Recife.

 Nesta manhã, pacientes do hospital também se queixaram de longas filas e dificuldades na marcação de consultas. Alguns alegam ter chegado ao local na madrugada para conseguir uma ficha de atendimento, sem sucesso.

  A assessoria de comunicação do IMIP informou que está apurando a denúncia e irá se pronunciar assim que tiver mais detalhes sobre o caso.

Do: Pernambuco.com.


Poluição no Canal de Santa Cruz.



  A poluição se tornou uma grande ameaça para a atividade pesqueira no Canal de Santa Cruz. 

 Além da grande quantidade de lixo, o esgoto domestico despejado diariamente, também vem ocasionando a contaminação da biodiversidade marinha da região. 

  Alguns rios afluentes do canal também se encontram bastante poluídos por resíduos domiciliares e industriais. 

  As comunidades que sobrevivem da pesca são os principais afetados.


Do: Fernando Melo.

Manifestantes bloqueiam PE-15, em Paulista.


  Protesto é realizado pelos comerciantes

 ambulantes da cidade.

 
Foto: Pollyanne Brito/LeiaJáImagens
 Cerca de 40 representantes do Coletivo de Luta Comunitária e Movimento dos Ambulantes de Paulista bloqueiam os dois sentidos na PE-15, em Paulista, em frente a Faculdade Joaquim Nabuco, em um protesto contra o prefeito da cidade, Júnior Matuto, na manhã desta segunda-feira (25).
 Os manifestantes são representantes do comércio ambulante que cobram um lugar para trabalhar já que foram retirados do centro da cidade, em janeiro deste ano, com a promessa de serem relocados para um novo espaço. 
 Segundo o advogado do grupo, Rafael Vasconcelos, do Centro Popular dos Direitos Humanos, o representante da Secretaria de Assuntos Jurídicos afirmou que a prefeitura compraria um terreno próximo ao centro ainda em janeiro.
  "Fomos até lá e verificamos com eles o local, mas depois o dono desistiu de vender, de lá pra cá, não tivemos nenhuma resposta e eles estão sem trabalhar há quase dois meses", relatou.
 “Nós vamos até a prefeitura para tentar articular uma solução. Queremos o trabalho do povo de volta e o nosso protesto vão depender dessa negociação. Não queremos tirar o direito de ir e vir de ninguém”, alegou o coordenador do CLC, Severino Souto Alves.
Do: Leia Já.

Buscas por árbitro de futebol amador que matou goleiro em Araçoiaba continuam.


 As buscas pelo funcionário público e árbitro de futebol amador suspeito de ter assassinado a facadas o goleiro do time Trintão Futebol Clube de Itaquitinga no último domingo (24) continuam.

  A polícia ouviu nesta segunda-feira (25) as testemunhas do crime que aconteceu na frente de jogadores e torcedores em um campo de futebol em Araçoiaba. Em diligências que ocorrem desde o assassinato, os investigadores também estiveram na casa do suspeito e de familiares dele, mas não o encontraram. 

 As investigações preliminares sobre o caso foram articuladas pela delegada Morgana Alves, mas o inquérito foi repassado e ficará sob a responsabilidade do delegado Joaquim Marinósio, da Delegacia de Araçoiaba. "O homem ainda está foragido, mas as investigações não pararam", explicou a delegada. 

  No domingo, durante a partida entre o Trintão Futebol Clube de Itaquitinga e o Brilhante Futebol Clube de Araçoiaba, o goleiro Josivaldo Soares, de 30 anos, teria levado três facadas do árbitro João Batista, 41.

 Segundo as testemunhas, o crime aconteceu após o goleiro receber um cartão vermelho do juiz, mas as discussões entre os dois começaram antes, ainda no primeiro cartão. Com a expulsão, o goleiro teria chamado o árbitro de "miserável" e João Batista teria tirado uma faca do bolso, agredido o jogador e fugido.

 Josivaldo Soares ainda foi encaminhado para a Unidade Mista de Araçoiaba, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. 

Do: Pernambuco.com.

Dupla presa por porte de arma e munições de uso exclusivo do Exército.


 Elvis Oliveira, de 23 anos, e Romário Bezerra, de 18 anos, estavam com revólver calibre 38 e munições de pistola ponto 40.


  Dois homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo e posse de munição restrita às forças armadas. Elvis Oliveira de Caldas, de 23 anos, e Romário Revan Bezerra da Silva, de 18 anos, estavam com um revólver calibre 38 e munições de pistola 9 milímetros, de uso restrito às forças armadas. A prisão aconteceu na noite deste domingo (24), na Praça de Cruz de Rebouças, em Igarassu. 

  A ação foi realizada pelos agentes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). Os policiais estavam fazendo rondas de rotina quando avistaram os homens com atitudes suspeitas e fizeram a abordagem. Romário estava com o revólver e as munições foram encontradas na casa de Elvis. 

 Os dois foram encaminhados para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Da: Folha Pe.

Jovem encontrado com corte no pescoço.


 Corpo estavam em um campo de futebol, na Estrada da Mirueira.


 Johnnata Pereira de Souza, de 19 anos, foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (25), na Estrada da Mirueira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

 O corpo do jovem tinha um corte profundo no pescoço e estava em um campo de futebol da comunidade. 

 De acordo com o tio da vítima. Gilson José da Silva, de 42 anos, o rapaz teria saído da casa dele por volta das 17h30 e família não sabe o que pode ter motivado o crime. 

 Segundo a polícia, a vítima gostava de beber e tinha problemas mentais. Ele era muito conhecido na região porque trabalhava na feira livre de Paulista.

Da: Folha PE.

População de Igarassu e Moreno serão apresentadas ao arco viário da RMR.


 Projeto de mobilidade prevê a construção de 77,31 quilômetros de estradas.


 Começa está semana a série de audiências públicas sobre o projeto de implantação do arco viário da Região Metropolitana do Recife (RMR). 
 A primeira é nesta terça-feira (26), às 9h30, no Ginásio Jota Raposo, em Igarassu. 
 A segunda reunião acontece, em Moreno, também às 9h30, no Clube Societe. Os encontros apresentarão para a comunidade o projeto, com presença de empreendedores e consultores.
 O arco prevê a construção de 77,31 quilômetros de estradas que melhorem o fluxo nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço da Mata, Paudalho, Abreu e Lima e Igarassu. 
 A proposta é que o empreendimento melhore a mobilidade entre os polos de desenvolvimento Norte e Sul do Estado. 
Da: Folha PE.

Polícia prende suspeitos de terem atirado contra sargento em Igarassu.


 Adolescente de 17 anos e jovem de 19 anos estavam com a arma do policial.


Jedson Nobre/Folha de Pernambuco
Com eles, a polícia encontrou um revólver calibre 38.
  Os homens do 17° Batalhão da Polícia Militar prenderam dois suspeitos de atirarem contra o sargento da PM Luiz Rodrigues de Lima Silva, de 42 anos, na noite deste domingo (24). 

 O adolescente de 17 anos e um homem de 19 anos estavam em sítio na zona rural de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

 Com eles, a polícia encontrou um revólver calibre 38, que teria sido usada para atingir o militar, e uma pistola ponto 40, que pertencia ao policial. 

 Luiz estava no próprio carro com a esposa e as duas filhas quando dois homens anunciaram o assalto.A família voltava de uma igreja e o militar entregou a carteira e a arma. 

 Quando o sargento deu partida no carro, um dos assaltantes atirou contra as vítimas. O militar levou um tiro no pescoço e a esposa dele, Adriana Cristina Lisboa de Lima, de 35 anos, foi atingida de raspão no ombro.

  Ao perceber o marido ferido, Adriana, mesmo ferida também, conduziu o carro até uma unidade do Corpo de Bombeiros (CB) que fica há cerca de 500 metros do local do crime. 

 Luiz foi levado inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu e depois foi transferido para o Hospital da Restauração (HR), em estado grave. Adriana foi medicada e passa bem.

Da: Folha Pe.