quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Não sentem sobre a carteira.


Da: Internet

Engenho Monjope a espera da restauração.


O projeto de restauração do Engenho Monjope, em Igarassu, está pronto há vários anos, mas sua execução anda bem distante da realidade. Atualmente cercado apenas pelo mato, o engenho sofre no abandono a espera de recursos. 

A proposta da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco(Fundarpe) é transformar o lugar num Centro de Referência Cultural e Turística. É lamentável como cidadão assistir a degradação de monumentos importantes para a História de Pernambuco sendo levados pelo descaso de autoridades que se dizem competentes. 

O Engenho Monjope é um patrimônio do povo, e por isso precisa ser preservado. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE

Moradores de Itamaracá denunciam o despejo de esgotos na Praia do Pilar.

Foto: Reprodução/ WhatsApp
Moradores de Itamaracá denunciam o despejo de esgotos na Praia do Pilar. Pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco, a comunidade envia imagens, apontando ainda a existência de três tanques de esgoto abertos no local.

A Compesa está sendo investigada pela Polícia Federal (PF)por suspeita de despejar esgoto sem tratamento ou tratado de forma insuficiente em rios e praias. A prática estaria acontecendo há pelo menos 12 anos. Apuração iniciada pela PF no ano passado coletou indícios de que a concessionária estaria ferindo regras estabelecidas em legislação pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).

Na semana passada, nove mandados de busca e apreensão para coletar documentos e oito mandados de condução coercitiva, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal, foram cumpridos. A primeira etapa da operação coletou amostras dos esgotos nas estações de Peixinhos (Olinda), Cabanga (Recife), Janga (Paulista) e Rio Formoso. Também foi coletada amostra nas praias do Cachorro e do Boldró, em Fernando de Noronha.

Os resultados das análise deverão sair em menos de um mês. Técnicos e gerentes da Compesa foram ouvidos. A operação se baseia em ação civil pública proposta pela Procuradoria Regional Federal da 5ª Região, em 2011, e ainda em curso na Justiça Federal, contendo supostas irregularidades cometidas a partir de 2003. A ação cita poluição por esgoto bruto nos rios São Francisco, Beberibe, Ipojuca, Jiquiá Timbó e São Domingos, além da Bacia do Pina.

Do: Diário de Pernambuco.