sexta-feira, 26 de julho de 2013

Barco Sinuelo zarpa com missão de capturar tubarões no mar de Pernambuco.


Monitoramento vai cobrir 30km, de Brasília Teimosa à Praia do Paiva. Foto: Tânia Passos/DP/D.A Press
Monitoramento vai cobrir 30km, de Brasília Teimosa à Praia do Paiva. Foto: Tânia Passos/DP/D.A Press



  O barco Sinuelo zarpou de Brasília Teimosa, por volta das 15h desta sexta-feira, com a missão de capturar tubarões e afastá-los da costa pernambucana. 

  Esta embarcação de 12 metros comandada pelo engenheiro de pesca Bruno Leite, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vai utilizar 100 anzóis para capturar os animais a 2 km da praia e soltá-los mais 35 km mar a dentro.

  Segundo os especialistas envolvidos na operação, a transferência  dos tubarões evita que eles retornem às águas rasas, minimizando em até 90% o risco de ataques a banhistas ou surfistas. 

  De volta à ativa após sete meses de interrupção em suas pesquisas, o equipamento vai lançar seu espinhel com 100 anzóis ao longo de 30km, de Brasília Teimosa à Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. 

   "Neste primeiro dia, capturar um tubarão será um bom resultado", antecipava Bruno Leite pouco antes de partir na companhia de dois auxiliares e um cozinheiro. 

   Além de remover os tubarões de trechos próximos à costa, a equipe vai instalar chips para estudar a trajetória dos peixes. 

  A missão, que será encerrada na próxima quarta-feira, data marcada para o retorno do Sinuelo a Brasília Teimosa, foi viabilizada pela disponibilização de verbas de R$ 1,7 milhão liberadas pelo governo do estado nesta semana, em meio à comoção causada pelo ataque que matou a turista paulista Bruna Gobbi, 18 anos, em Boa Viagem. 

  A recepcionista, mordida na perna esquerda na última segunda-feira, foi a 24ª pessoa morta por um tubarão na costa pernambucana desde o início da contagem, em 1992. 

 Os recursos financeiros dispensados à operação serão usados ao longo de dez meses. A próxima missão começa na sexta-feira (4 de agosto).



SAIBA MAIS



O Sinuelo:
12 metros de comprimento
8 nós (20 km/h) de velocidade máxima

O que faz a embarcação:

    Realiza, desde 2004, o monitoramento de tubarões na costa do Grande Recife.

    Na pesquisa são capturados tubarões, que são marcados e levados para longe da costa
   Uma linha forte e comprida, chamada de espinhel, é colocada a cerca de três quilômetros        de distância das praias.

   Presa à linha principal, estão outras 200 secundárias com anzóis circulares, que se                    prendem no maxilar do tubarão, que continua vivo.

    Todas as manhãs, a tripulação recolhe a linha, verificando se algum tubarão foi capturado e à tarde a lança novamente ao mar.

    No animal é colocado um dispositivo para rastrear sua trajetória no oceano. Após as análises, o tubarão é solto.

    O barco zarpa às quintas e sextas-feiras.

    Retorna ao Iate de Brasília Teimosa após cerca de cinco dias de trabalho.

    30km serão cobertos pelo espinhel durante o monitoramento.

    90% é a queda média no número de incidentes depois que o barco vai a campo.

    R$ 179 mil é o custo mensal da operação.

Praias percorridas:

    Brasília Teimosa
    Pina Boa Viagem
    Piedade
    Candeias
    Barra de Jangada
    Paiva

Ataques em Pernambuco

    59  vítimas desde o início da contagem, em 1992
    24 mortes
    35 feridos

Número de ataques por cidade

    27 Recife (45,76%)
    21 Jaboatão dos Guararapes (35,59%)
    06 Cabo de Santo Agostinho (10,17%)
    03 Olinda (5,08%)
    01 Paulista (1,7%)
    01 Goiana (1,7%)

Do: Diário de Pernambuco.

Homem assaltado em Maranguape aciona a polícia e consegue recuperar o veículo.

 Vítima seguiu os criminosos de moto. Polícia conseguiu deter os assaltantes.


  Um homem foi assaltado por dois criminosos armados quando saía da casa onde mora, na manhã desta sexta-feira (26), no bairro de Maranguape, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A vítima teve o veículo modelo Cross fox roubado.
  Assim que foi roubado, a vítima pegou a motocicleta na garagem e seguiu os bandidos. No meio do caminho, o homem encontrou uma viatura da polícia e informou o caso. Os policiais tiveram que atirar no vidro traseiro do veículo para que os bandidos parassem o carro.
  Os policiais conseguiram prender Valter José de Freitas, de 36 anos, que estava dirigindo o veículo, e Cícero Severino da Costa, de 26 anos, que estava com uma arma 380 com 15 munições. A dupla foi autuada em flagrante na Delegacia de Paulista.
Da: Folha PE.

Moradores do Loteamento Agamenon em Igarassu reclamam do esquecimento da Prefeitura.


Moradores do Loteamento Agamenon em Igarassu reclamam de esquecimento pela prefeitura 2   O Loteamento Agamenon Magalhães, que fica localizado na Cidade de Igarassu não aguenta mais tanto descaso por parte do poder executivo.

   Segundo os moradores a situação da comunidade é grave, eles reclamam de buracos na estrada que é o acesso à comunidade, a empresa de ônibus ameaça retirar os ônibus que transportam diariamente a população local, caso não melhore a situação, além de esgotos estourados, falta de água e postes sem iluminação. 
Moradores do Loteamento Agamenon em Igarassu reclamam de esquecimento pela prefeitura 1   “Vereadores e o Prefeito sabem do problema da comunidade, mas faz pouco caso por questões políticas”. Disse o representante da comunidade o Senhor Roberto Magliano.
Moradores do Loteamento Agamenon em Igarassu reclamam de esquecimento pela prefeitura 3
  Perguntar não ofende: Por que perseguir um líder comunitário, que defende o melhor para o local? Será que este tipo de politicagem leva a algum lugar? E finalmente, o que será feito, a população vai continuar sofrendo com tudo isso?


Do: Informe - PE.

Barreiras assusta moradores, em Abreu e Lima.



   Sempre quando chove, os moradores da Travessa Afonso Pena no bairro do Fosfato em Abreu e Lima ficam apreensivos.

   Segundo moradores da localidade quando chove eles não conseguem dormir, os mesmo ficam assustados pelas barreiras que ameaçam cair. Todo o inverno a mesma situação se repete.

    "Nós já procuramos a prefeitura para construir uma muro de arrimo, eles prometem que vão fazer mas infelizmente ficamos só na promessa. 

    Eles colocam lonas plásticas para tentar minimizar o problema o que não adianta muito, pois com o tempo as mesma se rasgam.

   Peço ajuda as autoridades da nossa cidade, para que olhem por nós; precisamos desse muro para podermos dormir tranquilos e nos sentimos seguros - declara um dos moradores."




Do: Abreu e Lima em destaque.

Campanha contra sarampo distribui mais de 390 mil vacinas em Pernambuco.

  A partir do próximo sábado (27), crianças de 24 municípios de Pernambuco serão alvo na nova campanha de vacinação contra o sarampo. A imunização, que segue até a sexta-feira 2 de agosto, é voltada para crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Mais de 390 mil doses foram distribuídas entre 700 postos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata.

  A vacina oferecida será a tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. A expectativa do Governo do Estado é imunizar mais de 260 mil crianças. Quem não mora nos municípios que receberão a campanha, a recomendação é procurar o posto de saúde da cidade para avaliar o cartão de vacinação da criança.


  De acordo com o calendário tradicional de vacinação, a primeira dose contra o sarampo é dada quando a criança completa 1 ano de idade. A antecipação da vacina para os 6 meses não prejudica a criança, mas a dose terá que ser repetida quando completar um ano. É importante que os responsáveis levem a carteira de vacinação da criança para ser atualizada.

  Os municípios que receberão a campanha são: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba. Na Mata Norte, Goiana, Condado, Carpina, Glória de Goitá, Chã de Alegria e Paudalho. Já na Mata Sul, Vitória de Santo Antão, Primavera, Chã Grande e Pombos.

Do: NE 10.

Abreu e Lima intensifica campanha de vacinação contra sarampo.


     Com o objetivo é Interromper a cadeia de transmissão da doença, evitando a disseminação do vírus do sarampo, será realizada no próximo sábado, 27, o Dia “D” contra o sarampo em todo o Brasil. 
       A Secretaria de Saúde de Abreu e Lima, no Grande Recife, adere a campanha em todas as 26 Unidades de Saúde da Família (USF) do município, entre 8 e 17 horas. Quem não se vacinar nesta data pode ir a USF até o dia 02 de agosto. Lembrando que é muito importante os pais levarem o cartão de vacinas da criança. 


Municípios Prioritários

       Devem ser vacinados crianças entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos); crianças entre 6 a 11 meses e 29 dias de idade(indiscriminada); e crianças entre 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias (seletiva). 
       A campanha tem alguns municípios prioritários, na maioria na RMR, onde mais de 50% dos casos foram da registrados. O estado pediu para os municípios fazer a divulgação, já que não são todos que irão realizar a campanha no próximo sábado. 
     E é muito importante lembrar que os pais levem o cartão da criança, pois sem, a criança não poderá fazer a vacina.
Do: Abreu e Lima em Destaque.

Festa de Sant’Ana recebe shows culturais e religiosos, em Carne de Vaca.

Festa de Sant'Ana

   O dia da padroeira do distrito de Carne de Vaca, Sant’Ana, vem sendo comemorado na localidade com uma programação intensa durante toda esta semana. 

   A Prefeitura de Goiana, por meio da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Artístico Cultural, também está colaborando com as festividades e realizará no próximo final de semana shows culturais e religiosos de artistas locais e nacionais.

  Na próxima sexta-feira (26), a programação fica por conta do Ministério São José e da banda Sonhos Dourados. No sábado (27) as bandas Arrecifes e Santropê fazem a festa. Já no domingo (28) as comemorações serão embaladas pelas bandas Soluê e Amarula. O início das atrações está previsto para as 19h em todos os dias.

   Durante a festa, a secretaria Municipal de Saúde realizará plantões de 24h na unidade de Carne de Vaca. Os atendimentos serão a partir das 18h da sexta-feira, seguindo até o final das apresentações do domingo, com uma equipe formada por clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem e contando ainda com o apoio do SAMU.

  Profissionais extras também serão disponibilizados pela Prefeitura para a campanha de vacinação contra o sarampo que acontecerá no sábado (27).

Confira a programação religiosa completa abaixo:

20/07 – Sábado
19h – Celebração
Tema: Com Sant’Ana, cremos em Deus Pai todo Poderoso.
Noiteiros: Sr. Agnaldo Gomes, Sr. Celso de Santana, Sr. Jaime Luiz de Almeida, Sra. Janete de Oliveira e Família, Sra. Eliana Gadelha, Sra. Nalvinha e Nidinho.

21/07 – Domingo
19h – Celebração
Tema: Com Sant’Ana, cremos em Deus Pai criador do céu e da terra.
Noiteiros: Voluntários da construção do nosso salão, Sr. George Cavalcanti e irmãos, Sr. Cláudio Cavalcanti, Sr. Tenório, Sr. Brasiliano e família, Sr. Natanael e Família.

22/07 – Segunda-feira
19h – Celebração
Tema: Com Sant’Ana, cremos em Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.
Noiteiros: Pescadores, Time Estrelinha e Comerciantes.

23/07 – Terça-feira
19h – Celebração
Tema: Com Sant’Ana, cremos no Espírito Santo.
Noiteiros: Acólitos, Catequistas e Catequizandos, Ministros da Eucaristia e Crianças.

24/07 – Quarta-feira
19h – Celebração
Tema: Com Sant’Ana, cremos no Santa Igreja Católica.
Noiteiros: Sra. Zenilda e irmãos, Sra. Carminha Dantas e família, Sra. Etiene e irmãos e Sr. Benedito Valentim e Sra. Maria Rosa e irmãos. 

25/07 – Quinta-feira
19h – Celebração
Tema: Com Sant’Ana, cremos na Comunhão dos Santos.
Noiteiros: Movimento da Mãe Rainha, Movimento do Apostolado da Oração, Equipe de Liturgia e Dizimista.

26/07 – Sexta-feira (Noite das Comunidades)
19h – Celebração
Tema: Com Sant’Ana, cremos na Remissão dos Pecados.
Noiteiros: Avós, Comunidades de São Lourenço, Tejucupapo, Ponta de Pedras, Malvinas, Barra de Catuama, Catuama, Carrapicho, Gambá, Ibeapicú, Itapessoca, Atapuz, Cana-Brava e Engenho Ubú.

27/07 – Sábado
18h30 – Procissão da Bandeira de Sant’Ana saindo da residência do Sr. Ivanilton dos Santos, no Loteamento Canoé, para a Igreja de Sant’Ana.
19h – Celebração
Tema: Evangelho do Domingo
Noiteiros: Sr. Carlos Torres, Sr. João Francisco, Sr. Reginaldo Mendonça, Sr. Luiz Felipe Santiago, Sr. João Manuel Monteiro, Sr. Glades Lima e Tereza Peixoto e família.

28/07 – Domingo
9h – Batizados
10h – Missa Solene
16h – Procissão com a imagem de Sant’Ana pelas ruas da comunidade, logo após Celebração Eucarística e em seguida teremos a entrega da bandeira e Benção do Santíssimo Sacramento.

Da: Prefeitura.

Igarassu recebe 2ª Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade.







   Acontece entre os dias 26 e 27 de julho deste ano, das 14h30 às 17h30 (primeiro dia) e 8h às 17h30 (segundo dia), no auditório da Faculdade de Igarassu (Facig), a II Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

   O encontro é uma realização da Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Meio Ambiente e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Governo de Pernambuco.

   Tendo como tema uma discussão sobre algo muito valioso para uma sociedade que busca sustentabilidade: o lixo (resíduos sólidos). O evento espera discutir as políticas públicas estaduais e nacional, voltadas à manutenção e tratamento de resíduos. 

   Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Igarassu, Roberto Siqueira é necessário recorrer à participação da sociedade civil, setor produtivo e gestão pública para captar ideias e soluções que viabilizem e promovam a preservação ambiental.

  “A Conferência se constitui de um importante veículo de participação da sociedade civil organizada na busca de soluções para o grave problema enfrentado nas cidades, especialmente em relação à problemática da destinação dos resíduos sólidos gerados pelo próprio homem”, afirmou Siqueira.

   Os resíduos sólidos são oriundos da produção, utilização ou transformação de bens de consumo, e grande parte disto é produzida nos centros urbanos (residências, escolas, indústrias, construção civil e outros). Muitos destes resíduos podem ser reaproveitados, gerando trabalho e renda, além de educar ambientalmente toda uma população.

    Dessa forma, objetiva-se com a Conferência conscientizar sobre a redução dos impactos ambientais, consumo sustentável e os cuidados com os patrimônios naturais, construídos, manguezais e arquitetura histórica e cultural de Igarassu. 
 
    As inscrições são gratuitas e dentro da programação haverá palestras com profissionais e acadêmicos do assunto, oficinas e atrações culturais.
 
Da: Prefeitura.

Trio é capturado por roubo em Paulista.

   Dois maiores foram pegos roubando com arma emprestada por menor de 14 anos.

   Dois homens são presos e um menor é apreendido, por volta das 20h30 desta quinta-feira (25), no bairro de Vila Torres Galvão, em Paulista. 

    De acordo com a polícia, Deivson Roberto de Sena, de 20 anos, e José Celso de Oliveira, de 18, foram presos após roubar um celular de um adolescente morador da localidade. A prisão deles foi possível por conta de que, após o assalto, a população conseguiu segurar o suspeito José Celso. 

     Com a chegada da polícia, ele informou o nome do comparsa, além de um rapaz de 14 anos que havia emprestado a arma, um revólver calibre 22.

    De acordo com o relato da polícia, ao chegarem na casa do adolescente, José Celso passava na mesma rua, com a arma na cintura, e acabou sendo preso. 

     Depois disso, os três foram levados para a delegacia de Plantão de Paulista. Lá, os dois maiores foram autuados em flagrante por roubo, e deverão ser encaminhados ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). 

    Já o menor de 14 anos, será encaminhado para a Funase, por ter emprestado a arma do crime. 

Da: Folha PE.