terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Denúncias apontam para uso de verbas da Prefeitura de Abreu e Lima na campanha do pastor Marcos José.


 Uma semana após a diplomação, os questionamentos sobre as irregularidades na campanha eleitoral para a Prefeitura de Abreu e Lima ainda continuam. Denúncias apresentadas pelo Ministério Público de Pernambuco apontam para o uso de dinheiro público para a produção de material publicitário e a distribuição de materiais de construção para a compra de votos que beneficiaram o candidato eleito, o pastor Marcos José da Silva (PT).

 Segundo o promotor do MPPE, Roberto Brayner, as acusações partiram da própria oposição, que levou à sede do Ministério Público de Abreu e Lima materiais de propaganda política, que tinham como suspeita de ordem de serviço a própria Prefeitura de Abreu e Lima. Brayner explicou que, na época, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em conjunto com a Polícia Federal (PF), realizou um mandado de busca e apreensão de panfletos, banners e faixas com a nota fiscal assinada em nome da própria prefeitura.

 "Recebi a denúncia por meio da coligação adversária. Eles recolheram materiais de propaganda política em que tinham um defeito de corte. Neles estavam um código e como cliente a própria Prefeitura de Abreu e Lima", ressaltou o promotor Roberto Brayner, que salientou: "Com isso pedimos ao TRE, que junto com a Polícia Federal, pudesse agir na busca e apreensão dos materiais da mesma gráfica. Lá, vimos que a ordem de serviço tinha como cliente a própria Prefeitura de Abreu e Lima", complementou.

 Brayner também revelou a existência de um DVD que provava o uso de repartições internas da Prefeitura de Abreu e Lima em beneficío da campanha do pastor Marcos José (PT). Nele, funcionários eram usados como atores e "pedintes de votos".

 "Um DVD chegou em minhas mãos com imagens do próprio prefeito Flávio Gadelha (PMDB) pedindo votos para o pastor Marcos José (PT). Até aí tudo bem, mas o que me chamou a atenção foi o uso dos funcionários que pediam votos para o pastor (Marcos José). Eles pareciam atores, agentes de saúde distribuindo santinhos, guarda municipal acenando. Interpretei isso como uso ilegal da máquina em campanha eleitoral", explicou Brayner.

 O promotor ressaltou que, na véspera das eleições, houve distribuição de material de construção feita pela própria Prefeitura de Abreu e Lima. O crime eleitoral, segundo Brayner, foi executado pelo candidato eleito a vereador Marinheiro (DEM), que tinha como função conseguir votos para o candidato a prefeito pastor Marcos José (PT).

 "Na véspera das eleições, a prefeitura estava distribuindo material de construção. Eu interpretei isso como crime eleitoral, visto que tinha como finalidade a compra de votos para o vereador denominado de Marinheiro e também para o candidato ao qual ele apoiava, o pastor Marcos José", declarou Brayner.

 Até o fechamento desta matéria, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Abreu e Lima não se pronunciou sobre as acusações do promotor Roberto Brayner.

J. Vicktor Tigre para o Pernambuco.com.

Em Paulista, internauta fotografa canal desaguando esgoto no mar.


 Água suja chega à praia de Pau Amarelo, no Paulista, com forte mau cheiro.


 Prefeitura afirma que vai realizar ação conjunta para notificar moradores.


Luiz Carlos de Barros LopesInternauta, Paulista, PE


Internauta Luiz Carlos fotografou canal desaguando esgoto na água do mar, em Pau Amarelo. (Foto: Luiz Carlos de Barros Lopes / Arquivo pessoal)Internauta Luiz Carlos fotografou canal desaguando esgoto na água do mar, em Pau Amarelo.
(Foto: Luiz Carlos de Barros Lopes / Arquivo pessoal).







 O internauta Luiz Carlos de Barros Lopes, do município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, fotografou um canal no bairro de Pau Amarelo que deságua água do esgoto no mar. 
 Ele conta que alugou uma casa próxima e foi surpreendido pela sujeira e pelo mau cheiro. "A foto mostra o canal desaguando o esgoto no mar, causando mau cheiro insuportável e impedindo os banhistas de tomar banho de mar", se queixou. 
 O canal fica nas proximidades do Forte de Pau Amarelo, situado na Avenida Cláudio Gueiros Leite.
Nota da Redação: A diretora de Meio Ambiente do Paulista, Fátima Amaral, informou ao G1, por telefone, que vai manter contatos com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Compesa e Secretaria Municipal de Saúde para realizar uma ação conjunta no local. "O canal é de águas pluviais. Vamos montar uma ação, iniciada ainda nesta semana, para notificar as pessoas que tiverem realizando desprezo de esgoto no canal", afirmou.
Do: G1/PE.

Aulas de Frevo em Igarassu.

 ATENÇÃO AMIGOS!  ESTÁ ACONTECENDO ESSA SEMANA ATÉ SÁBADO AULAS DE FREVO NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO PESSOA GUERRA COM JOEL CARLOS E Gabi Moura. COMEÇA ÁS 16:00.

Do: Fernando Melo

Ex-coveiro vira bacharel em Direito e quer tentar OAB em Pernambuco.


 Hamilton trabalhou em cemitério no Cabo, PE, para pagar faculdade.


 Agora ele pretende continuar os estudos e passar no exame da OAB.


 Foi trabalhando como coveiro que Hamilton da Silva, 44 anos, pagou a faculdade de Direito. Nesta segunda-feira (7), ele se formou, dividindo a vitória de ser bacharel com toda a família. Hamilton mora no Cabo de Santo Agostinho.
 Ele sempre gostou de estudar. Pegava quatro ônibus para chegar do cemitério Vila Nazeré, no Cabo, à Faculdade Metropolitana, em Jaboatão dos Guararapes. Ganhava R$ 521 e usava o salário quase todo para pagar os estudos. Foram cinco anos de muito esforço, recompensado na noite de colação de grau. “É uma honra estar concluindo um curso que é privilégio de poucas pessoas. Vim de um lar humilde e hoje estou concluindo. Já dei o primeiro passo na minha carreira”, diz.
 Para os professores, a história de Hamilton é um bom exemplo para a profissão. “O mais bonito dessa carreira é como o nosso futuro pode ser transformado por ela”, fala o professor Jefferson Dalamera. “Ele se esforçou muito no aprendizado do direito”, completa.
 Casado há 30 anos, Hamilton tem quatro filhos e uma neta. Para ele, o apoio da esposa foi fundamental. “Em todo local que eu chegava, havia pessoas que me incentivavam. Principalmente minha esposa; ela me dizia que o dia seguinte seria melhor, que amanhã eu conseguiria. E eu consegui”, conta o bacharel.
 Para Ivaneide Borges, a esposa, foi uma meta sonhada a dois. “Casamos muito cedo. Ele teve que parar os estudos porque nasceu nossa filha. Acho que eu tinha um débito com ele, tinha que fazer ele voltar a estudar e ser doutor, que era o sonho dele. 
 Um sonho realizado, meu e dele, com certeza”, afirma Ivaneide. Na realidade, todos os parentes, até mesmo a neta de 8 anos, reconhecem a grandiosidade da vitória de Hamilton. “Quando eu cheguei aqui, eu tava com uma vontade danada de chorar porque eu senti orgulho dele”, fala a pequena Stéphanie.
 Hamilton não vai parar por aí. Agora, ele quer enfrentar mais um desafio: passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercer a tão sonhada profissão. “É muito difícil chegar até lá. Muitas pessoas tentaram e não conseguiram, mas eu hei de vencer”, afirma Hamilton.
Do: G1/PE.

Motorista perde o controle de veículo e atropela mulher.


Rodrigo de Oliveira ainda colidiu com um poste.

Uma operadora de telemarketing foi atropelada nesta segunda-feira (7) na BR-101 no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). A vítima teve uma fratura no fêmur e foi encaminhada ao Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista (RMR), mas não corre risco de morte.
Além do atropelamento o motorista ainda derrubou um poste. A vítima estava sentindo fortes dores quando foi socorrida pelo Samu.  
Do: Leia Já.      

Em Igarassu, Primeira apreensão do ano recolhe 27 kg de maconha.


 Droga vinha de Igarassu e era distribuída em três

 bairros da Zona Oeste do Recife.


Foto: Pollyanne Brito/LeiaJáImagensDelegada que apurou o caso relata que quadrilha praticava tráfico há um mês.


 Quatro homens foram apreendidos com 27 kg de maconha e apresentados pela polícia, na manhã desta terça-feira (8), na sede do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), na Boa Vista, área central da cidade. As investigações vinham ocorrendo, desde o último dia 31, após suspeita do tráfico de drogas nos bairros da Mustardinha, Mangueira e San Martin, todos na Zona Oeste do Recife.
 De acordo com a delegada, Maria Elizabeth Patriota, o entorpecente vinha do Sertão de Pernambuco. “Essas informações foram pegas nas investigações. Soubemos ainda que a quadrilha distribuía a droga há um mês na cidade”, afirmou a delegada, responsável pela primeira apreensão de entorpecentes do ano. 
 José Lourival de Assim Filho, de 18 anos, e Ronan Tito Pereira da Silva, de 19, eram os responsáveis por praticar o tráfico no Recife e foram presos no bairro de San Martin. 

  O último envolvido era Ismael Severino da Silva, de 34, taxista, que levava a maconha para os três bairros do Recife.Os acusados foram presos no último sábado (5) e encaminhados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.Diógenes Valério Ferreira, de 24, guardava os entorpecentes em uma residência localizada em Cruz de Rebouças, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR) e foi preso na própria casa, onde foi apreendida a droga.
Do Leia Já.

Carreta com contêiner de madeira tomba na BR-101 e complica trânsito.


 Veículo transportava um contêiner de madeira e ia de Suape para o RN.


Trânsito está lento no sentido Paulista-Abreu e Lima.




Uma carreta tombou durante a madrugada desta terça-feira (8) na BR-101, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O veículo transportava um contêiner de madeira e ia de Suape para o Rio Grande do Norte. por conta disso, o trânsito está lento no sentido Paulista-Abreu e Lima. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Trânsito está lento no sentido Paulista-Abreu e Lima. (Foto: Kety Marinho/TV Globo).

 Uma carreta tombou durante a madrugada desta terça-feira (8) na BR-101, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O veículo transportava um contêiner de madeira e ia de Suape para Natal, no Rio Grande do Norte. Por conta disso, o trânsito está lento no sentido Paulista-Abreu e Lima.

 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe está no local para garantir a fluidez no trânsito, já que a carreta interditou toda a faixa no sentido Recife - Abreu e Lima. O engarrafamento na via chega a 2 km de extensão.

 A PRF recomenda que os motoristas evitem este trecho da rodovia pegando um desvio no Km 54, pouco antes do acidente, em Jardim Paulista. O trajeto também tem acesso à cidade do Paulista, mais adiante.    
BR-232
  A carreta que tombou na manhã de segunda-feira (8), por volta das 7h15, continua ocupando uma das faixas da BR-232, no bairro do Curado, no Recife. O veículo estava pesado e não pôde ser retirado no mesmo dia do acidente, mas parte da carga foi colocada em outra carreta de transporte na manhã desta terça. O veículo transportava 45 mil litros de óleo.
 Equipes da Polícia Rodoviária Federal estão no local para interditar a via e possibilitar a retirada do caminhão pelo guincho.
Do: G1/PE.

Tensão e Esperança se misturam durante a posse em Itamaracá.



Prefeito, Vice e Vereadores são empossados

 Em meio a uma das maiores reviravoltas políticas da história de Itamaracá e um clima de aclamação e esperança popular, a posse de Itamaracá misturou a alegria dos eleitos e seus simpatizantes com a tensão da primeira derrota política do Prefeito Paulo Batista (PTB). 


  Por volta das 17 horas, teve inicio a cerimônia de posse na Câmara Municipal da Ilha de Itamaracá, com a presença de mais de 350 pessoas, que superlotaram o plenário da Casa para acompanhar a posse dos 9 Vereadores, do Prefeito Paulo Batista (PTB) e do Vice F Macedo (PPS).

Esperança de um novo governo e tensão da 1ª derrota
política do Governo Paulo Batista marcaram o evento.
  Embora a o clima fosse de festividades pela posse, a tensão das surpreendentes negociatas permeava a solenidade. 

 Desde o término do processo eleitoral, o Prefeito Paulo já havia começado as articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara para o 1º biênio do seu governo, onde pretendia eleger o seu aliado político Sargento Edson (PTB) como Presidente. 

  No grupo do Prefeito, as articulações e altas negociações aconteciam para viabilizar o processo, que tinha em vista ter o controle do executivo e do legislativo de uma vez, para dificultar a existência de uma oposição responsável e fiscalizadora, ameaçando a independência do legislativo em relação ao Prefeito, principio este fundamental para a democracia em nível municipal.

Grupo surge para manter a independência do legislativo.
 Numa tentativa de resistir as pressões políticas e de manter a liberdade plena do legislativo, formou-se um bloco político sólido unido aliados do Ex-Prefeito Rubinho Catunda (PT), Vereadores independentes e dissidentes do grupo do Prefeito Paulo Batista, que foram perseguidos por quererem formar uma Câmara forte e livre das amarras do poderio econômico e político. 

 Os Vereadores Luquinha Amaral (PTN), George Baiá (PPS), Celso das Neves (PSB), Galego Móveis (PT) e Diel Casa Show (PRB) se uniram em torno de uma chapa para concorrer a mesa diretora da Câmara, com o ideal maior de manter a independência do legislativo e de trabalhar pela coletividade, resistindo ao ‘favoritismo’ do grupo do Prefeito Paulo na disputa, alcançando a maioria necessária para levar o projeto adiante. Tudo isso aconteceu nos últimos meses, sem que a grande massa itamaracaense se desse conta da complexidade e do dinamismo do mundo da política.

Vereadores prestam o juramento de respeitar as leis e o povo
da Ilha.
 Os cinco Vereadores do bloco de oposição (leia-se oposição responsável) chegaram juntos, foram aclamados pelos seus simpatizantes E subindo as escadas da Câmara de mãos dadas, adentrando o plenário da Câmara, mostrando a força e a união do grupo que se uniu pelo bem comum de Itamaracá. 

 O Prefeito Paulo Batista, o Vice F e os demais Vereadores chegaram cada um a seu momento, sendo igualmente aclamados e festejados pelos seus correligionários. Os simpatizantes do novo Prefeito demonstraram mais uma vez que, Paulo Batista é o emissário da esperança de mudança e renovação a que eles ansiavam em relação ao último governo, mostrando a responsabilidade que recai aos ombros do novo Prefeito de honrar essa confiança.

 A sessão foi presidida que pelo Vereador mais votado do município George Baiá (PPS), contou com a presença de lideranças e autoridades políticas como o Deputado Federal do Litoral Norte, Severino Ninho (PSB/PE) que pronunciou-se na solenidade ressaltando a importância da Ilha de Itamaracá em diversos aspectos, sobretudo no nosso turismo, que deve ser explorado positivamente. Como parlamentar, Ninho assegurou apoio total á nova gestão para a elaboração de iniciativas que ajudem o município.

 Em seu pronunciamento, o Prefeito Paulo Batista (PTB) agradeceu aos familiares, amigos e correligionários pelo o apoio e afeto que tem recebido e reafirmou o seu compromisso de mudar em relação ao último governo. 

 Percebendo que as articulações para ganhar as eleições da mesa diretora não vingaram, Paulo fez um apelo a todos os edis de que não votassem contar os seus projetos que promovessem melhorias na cidade.

 No momento da eleição onde foram postas duas chapas, sendo uma encabeçada pelo Vereador George Baiá (PPS) e outra pelo Vereador Sargento Edson (PTB), foi confirmada a vitória de George Baiá com 5 votos, que foi eleito para um mandato de 2 anos como Presidente, tendo ao seu lado o Vereador Celso das Neves (PSB) como Vice-Presidente da Câmara, Galego Móveis (PT) como 1º Secretário e Luquinha Amaral (PTN) como 2º Secretário para gerir a Casa e trabalhar efetivamente pelo bem comum. A outra chapa que contou com Sargento Edson, Zé Elias (PTB), Manoel Marinho (PSDB) e Paulo Galvão (PMDB) obteve 4 votos.

 Em seu pronunciamento, o Vereador Sargento Edson (PTB) agradeceu o apoio dos pares que votaram nele na disputa e afirmou não se sentir derrotado e sim vitorioso por ter chegado aonde chegou, parabenizando o Vereador George pela sua vitória. 

 O Vereador Luquinha (PTN) na sequência, pronunciou-se parabenizando Edson pela sua postura e ressaltando que se conhece um homem pelas suas atitudes na adversidade. Luquinha também fez questão de ressaltar o papel de resistência e independência desempenhado pelo novo grupo, que surge com o intuito de melhorar a vida do povo itamaracaense. 

 O Vereador Diel (PRB) fez o clima esquentar quando lembrou que logo no inicio da formação do novo grupo, o Vereador Zé Elias (PTB) fazia parte do grupo e que repentinamente o havia deixado. Solicitando um aparte, Zé Elias defendeu-se dizendo nunca ter participado ou apoiado grupo. Ainda em sua fala, Diel desejou sorte a George em sua nova missão e afirmou apoiar irrestritamente o grupo e o que for bom para Itamaracá. 

 O Vereador Celso das Neves (PSB) em sua fala, parabenizou George por sua vitória e demonstrou ter a convicção de que George era o melhor para o legislativo. Afirmou ter votado em George e que deu um voto de confiança a exemplo do povo, que lhe deu 567 votos, e que se George não fizesse um bom trabalho a frente da Câmara, estaria errando junto com o povo que o elegeu.  

 Por último, o novo Presidente da Câmara, Vereador George Baiá (PPS) agradeceu por todo o apoio e carinho recebido e reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento e independência do legislativo, mas passou certa tranquilidade aos governistas, afirmando que ele e os demais integrantes do novo grupo, dariam o apoio necessário para os projetos que sejam realmente bons para o povo.

Após todas as fortes emoções do dia, os cinco Vereadores do bloco de oposição participaram de uma grande confraternização com amigos e correligionários no Orange Praia Hotel, que ainda contou com a presença de nada mais, nada menos do que o Ex-Prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (PSB). Na oportunidade, cada um dos cinco Vereadores puderam falar sobre a experiência política vivida naquele dia.

VEJA O VÍDEO COM EXCLUSIVIDADE:

 
                       

 Com um novo governo empossado sob a sombra de velhas caras da política Itamaracaense e a formação de uma Câmara independente, sob uma astuciosa e surpreendente manobra política, esta estabelecido o novo poder executivo e legislativo da nossa Ilha. 

 Pra quem pensou que Paulo Batista não terá opositores, eis a demonstração de que haverá sim e pra quem duvida das reviravoltas da política, eis a demonstração de que o dinamismo permeia as manobras políticas. Estamos no aguardo.

DO: Pura Política.