quarta-feira, 30 de maio de 2012

Animais especiais que habitam a Ilha de Itamaracá.

Animais especiais que habitam a Ilha de Itamaracá.


 
 
 
 
Da: Revista toda Ilha.

A Ilha de Itamaracá tem condições climáticas e de correntes marítimas, ideais para a prática de diversas modalidades de esportes aquáticos. O que falta é apoio e infra-estrutura para que se realizem provas e competições. Ou seja, pura falta de vontade da gestão pública do município.

Ao invés de nossos jovens estarem sendo assediados por vícios e pela malandragem, eles tem toda condição para praticar esportes, inclusive olímpicos, aqui em nossa Ilha.


Conheça alguns desses esportes

Banana Boat
 Um banana boat é um barco inflável recreacional feito geralmente para ser rebocado. Foi inventado por Glenn Matthews no fim dos anos 80.

 Diversos modelos geralmente acomodam de 3 a 10 passageiros sentados em um tubo grande, central enquanto descansam seus pés em dois tubos laterais que estabilizam o barco.

 O tubo central geralmente é amarelo e em formato de banana. Alguns modelos têm dois tubos centrais. Durante o passeio, o motorista do barco a motor tenta virar o banana boat de cabeça para baixo ao fazer curvas fechadas. Passageiros sempre devem usar colete salva-vidas por razões de segurança.
Ficheiro:Aerial photo of Varadero 21.JPG

Kitesurf

 Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (também conhecida como papagaio) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés.

 A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis.

 Este esporte, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no mundo.

  O equipamento que é usado para prender o surfista em sua cintura é chamado de "trapézio", é como um cinturão que também é preso no "chicken loop", o qual faz parte da barra que também é ligada ao kite por meio de suas linhas.
O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.
 O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: "Kite", que significa pipa (papagaio em Portugal) e "Surf", do verbo inglês "to surf", que significa "navegar".




Iatismo
 O iatismo ou a vela é o nome dado ao esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento.

 Genericamente podemos dividir os barcos a vela em barcos monotipo e em barcos de oceâno ou cabinado, consoante a dimensão do barco e a possibilidade de residir a bordo .
Ficheiro:Spinnakers.JPG


Wakeboard
 O wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha. Foi inventado nos Estados Unidos e inicialmente praticava-se com uma prancha de surf com fixações.
 Surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda. Foi assim que surgiu a idéia do wakeboard, mais precisamente no ano de 1979, quando o norte-americano Tony Finn, inventou o "skurfing", o embrião do esporte.

  Essa prática logo se tornou popular no mundo todo, inclusive no Brasil. A partir daí, novos modelos foram sendo construídos e aperfeiçoados, até a chegada, em 1988, da Hyper XP, uma prancha criada pelo norte-americano Herb O Brien e pelo havaiano Eric Perez, capaz de permitir maior velocidade e maior aproveitamento das manobras.

 Com essa prancha o havaiano sagrou-se campeão mundial.

 Após Perez, surgiu a prancha desenvolvida por Darin Shapiro. A prancha Shapiro fez o maior sucesso e venceu quatro campeonatos mundiais.

Do: Ilha Mulher.