quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Médico cubano começa a trabalhar em unidade de saúde da família de Paulista

  Um médico cubano começou a atuar em Paulista, nesta terça-feira (12). O doutor Willians Hachavarria, formado há 15 anos, também já atuou na Venezuela por seis anos. 

  A novidade foi anunciada pelo prefeito do município, Junior Matuto, durante a cerimônia de entrega da 11ª unidade reformada em sua gestão. Segundo o gestor, o posto estava sem generalistas há um ano.

  A reforma da Unidade de Saúde da Família Francisco Marcelo Dias vai beneficiar mais de 4,7 mil pessoas da comunidade. As intervenções contemplaram as partes física, elétrica e hidráulica. 

  Todos os ambientes do prédio receberam reparos, entre eles: a farmácia, a recepção, os banheiros, as salas de curativo e vacinação, e os consultórios. Uma pintura geral também foi aplicada nas paredes e novos equipamentos foram adquiridos.     

  O centro médico conta com cirurgião-dentista, enfermeira, técnica em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Ao todo, 15 profissionais trabalham no local. 

  A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde também vai disponibilizar uma equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para dar suporte aos pacientes que apresentarem casos específicos.

Do: DP.

Ministério Público quer padrão em atendimento policial em Abreu e Lima.

  Para preservar e melhorar a qualidade da prova  e materialidade a ser usada nas ações penais, além de medidas que evitem desperdício de tempo e recursos públicos envolvidos, o Ministério Público de Pernambuco expediu recomendação aos delegados de polícia e gestores da Polícia Judiciária do município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, que terão um mês para se adequarem aos itens.

   De acordo com o documento, de autoria do promotor de Justiça Roberto Brayner Sampaio, há uma necessidade de uniformizar os procedimentos nas delegacias durante os plantões e tais medidas deverão tornar as investigações mais eficientes

Do: DP.

Acusado de assaltar ótica é apreendido com material roubado.

  Um dos envolvidos em assaltar uma ótica, no início do ano, em 05 de janeiro passado, em Goiana, foi detido na última semana, próximo da Rua do Campo, no distrito de Tejucupapo. Após investigações, Policiais Civis da 44ª Delegacia de Goiana e 11ª Delegacia Seccional conseguiram chegar ao endereço de um dos acusados.

 Evandro José da Silva Filho, de 22 anos, foi detido e diversos objetos foram apreendidos, dentre notebook, mochila, relógios e câmera digital, que haviam sido subtraídos em outros roubos pela cidade.

 Ele foi conduzido a delegacia local e liberado após o registro de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), já que não havia mais flagrante do roubo.

  O vídeo do assalto foi veiculado pelo Blog. Os bandidos roubaram relógios e óculos de sol. A ação durou 5 minutos. Ninguém se feriu.


Do: Blog do Anderson Pereira.



Municípios não cumprem Lei de Acesso à Informação.

  Todos os municípios brasileiros estão obrigados a divulgar na internet, desde o dia 28 de maio deste ano, informações sobre receitas e despesas, a exemplo de repasses ou transferências de recursos financeiros, editais e resultados de procedimentos licitatórios e dados gerais para o acompanhamento de programas, projetos, ações e obras. A exigência foi estabelecida pela Lei de Acesso à Informação (LAI). No entanto, em Pernambuco, ela não é cumprida devidamente.
  Levantamento técnico apresentado ao Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (FOCCO-PE) pela Controladoria Regional da União em Pernambuco (CGU-PE) aponta que nenhum dos 185 municípios do Estado atende integralmente às determinações legais. Desses, 44 sequer possuem endereço eletrônico.
  Devido à situação irregular, de acordo com a Lei Complementar nº. 131/2009, esses municípios estão sujeitos a deixar de receber recursos federais mediante transferências voluntárias.
  O FOCCO-PE é formado por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) e da Controladoria-Geral da União (CGU), entre outros órgãos. Ele reúne esforços para que as prefeituras cumpram a legislação.
  Brasil Transparente – Com o objetivo de auxiliar as prefeituras em todo o País na implementação das exigências da Lei de Acesso à Informação, o Governo Federal, por intermédio da CGU, lançou o Programa Brasil Transparente. A iniciativa oferece capacitação presencial e virtual de agentes públicos, distribuição de material didático e disponibilização do código fonte do e-Sic. Não há ônus para as administrações municipais.
   Para divulgar o programa, a CGU-PE entrou em contato com todos os 185 municípios do Estado, além de ter conversado pessoalmente com mais de cem prefeitos ou seus representantes. No entanto, o número é alarmante. Somente 42 assinaram o termo de adesão à iniciativa. Desse total, 38 já foram capacitados, mas ainda assim não estão totalmente de acordo com as exigências legais.
   Medidas de cobrança aos municípios no cumprimento da transparência prevista em lei estão sendo estudadas pelo Grupo de Trabalho em Transparência do FOCCO-PE. Alguns dos membros do MPPE já entraram com ações de improbidade contra prefeitos que descumprem a LAI. No entanto, o Fórum planeja ação coordenada para enfrentar o problema.
Da: Folha PE.

Estuprador e ex-presidiário são presos pelo GATI.


 Policiais Militares do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), sob o comando do Tenente Giampaolo e Sgt Flávio, prenderam um indivíduo acusado de estupro de vulnerável, em Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco. 

  Paulo Sérgio Estêvão da Silva, de 28 anos, foi preso em cumprimento a mandado de prisão na Rua Trinta, no Loteamento Primavera. Ele foi conduzido para a 47ª Delegacia de Polícia de Paudalho.

  Durante a prisão do Paulo, outro mandado de prisão foi cumprindo. O ex-presidiário e servente de pedreiro Maciel Rodrigues da Silva, vulgo "Ciel", de 26 anos, foi preso em frente à sua residência, localizada na Travessa Cinco, no Loteamento Primavera, em Paudalho. Maciel foi encaminhado à 50ª Delegacia de Polícia de Nazaré da Mata, para as medidas cabíveis.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Foragido acusado de homicídio é preso em Itapissuma.

  Policiais que integram a equipe Malhas da Lei da Delegacia Seccional de Paulista cumpriram um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara das Execuções Penais do Estado contra Ednaldo Santos da Silva, conhecido como “Barraca”, de 43 anos, na última sexta-feira (8), no município de Itapissuma, Grande Recife. 

  Ele estava foragido, desde o último dia 14 de agosto, do sistema penitenciário onde cumpria pena em regime fechado pelo crime de homicídio.  Ednaldo foi reencaminhado à unidade prisional.

Da: PC PE.

Perigo na Ponte Getúlio Vargas


VERGONHA

  Aí vc inventa de prestigiar a Ilha de Itamaracá por um outro ângulo, de uma forma mais sustentável e saudável como uma boa PEDALADA por exemplo, e ao tentar atravessar a ponte pelo lado "seguro", pelo lado do pedestre e ciclistas olha só com o q vc encontra! Ta aí mais uma prova do quanto nossa cidade está em decadência! Isso é uma vergonha. 

  Se vc vai pela pista MORRE, se vai pelo lado q era pra ser SEGURO tb MORRE! E nós CIDADÃOS ficaremos sem fazer nada? Vc é cidadão? O q é ser cidadão?

Do: Itamaracá Sem Vergonha/Facebook.