sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Motociclista sem capacete se choca contra caminhonete na PE-15.

 Pedreiro não possuía habilitação, pilotava bêbado e nunca usava capacete.


Foto: Diego Nigro/Folha de Pernambuco
O pedreiro recebe atendimento do SAMU no local do acidente.
 
 O pedreiro Daniel Manuel da Silva, pedreiro de 33 anos, pilotava uma motocicleta Dafra Speed placa KFH-7026, quando se chocou contra a treseira de uma caminhonete Hyundai, placa KGO-7420.

 Segundo moradores, Daniel morava nas proximidades e não possuía habilitação. De acordo com uma outra testemunha que não quis se identificar, o pedreiro era extremamente irresponsável. "Ele só pilotava sem capacete e vivia bêbado. Não faz nem 15 dias que ele comprou essa moto, mas todo mundo já sabia o que iria acontecer", disse.

 O socorrista do SAMU, Jaílson Barbosa, disse que o estado de Daniel era bastante complicado. "Além do cheiro forte de bebida, ele estava sem capacete, isso complicou bastante as coisas para ele. Ele tem um corte profundo na testa e um traumatismo craniano que será avaliado assim que ele chegar ao hospital.
Da: Folha Pe.

Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimaram? Saiba como proceder.


Cristiana Dias/Arquivo/Folha de Pernambuco
 O apagão que atingiu todo o Nordeste na madrugada desta sexta-feira (26) pode ter ocasionado muitos prejuízos a população, sobretudo, quando se trata de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos danificados. A recomendação era para que os aparelhos fossem desligados da tomado até a energia ser normalizada, evitando que, a oscilação de corrente, queimasse os aparelhos. No entanto, se os aparelhos foram danificados, saiba como agir.

 De acordo com o coordenador geral do Procon Pernambuco, José Rangel, as pessoas que tiveram o bem danificado devem fazer orçamentos do conserto e, posteriormente, levá-lo a empresa de energia, com os dados pessoais e especificações do aparelho danificado com data e horário do ocorrido. A empresa deve conferir o aparelho e depois emitir o laudo. Segundo o Procon, esta resolução deve ser no máximo em 30 dias.

 Ainda segundo Rangel, outra opção seria a pessoa fazer dois orçamentos, optar por um e efetuar o conserto – só em caso de eletrodoméstico de alta necessidade, como geladeira -, depois procurar a administração da empresa de energia para o ressarcimento. “Caso esse laudo não seja positivo, a pessoa deve procurar o Procon ou o Juizado Cível”, afirmou Rangel. O Procon alerta que os consumidores têm até 90 dias para formular a queixa junto ao órgão. 

 Vale salientar que essas empresas, que vão emitir os laudos, devem ser legalmente constituídas, com CNPJ, CGC e outros registros. 

 A falta de energia também pode ocasionar danos morais. “Como, por exemplo, uma pessoa que tem o trabalho no computador e a falta de energia ocasionou a queima do eletrônico e, por causa disso, não poderá entregar o trabalho. Ou o doente que respira com ajuda de aparelhos e, por causa do ocorrido, faleceu”, exemplificou Rangel. “Isso é passível de indenização por danos morais e materiais. Nestes casos, a pessoa deve procurar a Justiça comum”, completou.

 A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio de nota, avisa que quem se sentir prejudicado e achar que os aparelhos queimaram por conta do apagão deve registrar a reclamação por meia do site, do telefone 0800.081.0120 ou nas agências de atendimento da Celpe. A empresa alerta que os clientes não devem consertar o aparelho antes da vistoria.

Site da Celpe
 
Da: Folha PE.

Biblioteca Pública de PE ganha site.

 Reportagens, entrevistas, colunas e espaço aberto à novos autores marcam inauguração da página.

Lançamento ofical será nesta segunda-feira, às 16h.

 Nesta segunda-feira (29), a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco rende-se à modernização e lança seu site institucional.

 Com o intuito de abrir espaço para divulgação das obras, movimentos literários e novos nomes da literatura no Estado, o site propõe colunas, reportagens, agenda cultural e entrevistas sobre o cenário literário pernambucano.

 Quatro escritores e professores assinam as colunas do site e estes nomes se renovam a cada quatro meses. Neste primeiro período, Cyl Gallindo, Fátima Quintas, Luzilá Gonçalves e Wellington de Melo assumem a autoria das colunas.

 O destaque na inauguração do site fica por conta de uma reportagem especial que conta as curiosidades e a trajetória dos 160 anos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, desde sua idealização até o atual projeto de modernização.

O site funcionará no endereço www.biblioteca.pe.gov.br.

Incêndio de grandes proporções atinge galpão de empresa têxtil em Paulista.

 Um incêndio de grandes proporções atingiu a empresa têxtil Algo Bom, situada na BR-101 Norte, no Km 56, em Paratibe, Paulista, no Grande Recife.

 Três viaturas do Corpo de Bombeiros (CB) seguiram para o local, com 12 homens e 15 mil litros de água. Não há registro de vítimas.

 Os bombeiros informam que as chamas começaram em um dos galpões da empresa. Apesar de não haver feridos, o CB confirmou a presença de funcionários no local, por isso uma viatura de resgate também foi enviada à fábrica.

 Segundo a assessoria de imprensa do CB, houve apenas danos materiais com destruição do telhado e matérias-primas.

Do: NE 10.