terça-feira, 19 de novembro de 2013

Secretaria da Mulher de Pernambuco dissemina campanha durante jornada de direitos humanos.

  A Secretaria Estadual da Mulher vai realizar atividades da Campanha Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo em sete municípios pernambucanos que participam da III Jornada estadual de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos. O evento começa nesta terça-feira, 19 em 48 municípios e prossegue até o dia 10 de dezembro, quando é comemorado o dia internacional dos Direitos Humanos. O objetivo é estimular a participação da população na discussão em torno desse tema, através da realização de eventos culturais.
  A abertura oficial será às 19h, na Galeria Janete Costa, no parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com a Exposição Ausências, que mostra em 17 pares de fotografias o passado e o presente de famílias de militantes políticos mortos e desaparecidos pela ação das ditaduras do Brasil e Argentina. Além do Recife, a iniciativa contempla o público da Região Metropolitana e interior, com ações voltadas para a preservação da cidadania. São elas: retirada de documentos pessoais, palestras educativas em escolas sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, os idosos, criança e ao adolescente e ao público LGBT.
 
  Em alguns municípios será realizada uma feira de direitos humanos, em local aberto (praça, estacionamento de órgão público). Nestes locais serão concentradas atividades de prestação de serviços e promoção dos direitos humanos. 

  A SecMulher estará presente em dias e locais diferentes, com a presença de equipes de multiplicadoras que vão distribuir material educativo e realizar a sensibilização do público sobre a importância dos canais de denuncias disponibilizados pelo Governo do Estado, entre elas a do teleatendimento da secretaria, o Cidadã Pernambucana, 0800.2818187.
 
  Dentro do cronograma de atividades a equipe da SecMulher estará em Caruaru no dia 21, quinta-feira, em Petrolina, no dia 22, e em Goiana no dia 23. No dia 28 será a vez do município de Floresta e no dia 30 em Garanhuns. A campanha será levada em dezembro para Palmares no dia 03 e Salgueiro no dia 06.
 
  A campanha tem um layout uma mão de uma juiza de futebol dando cartão vermelho para a violência contra a mulher. O objetivo é alertar a população sobre a violência contra as mulheres e também incentivar a denúncia deste tipo de crime. 

  “Estamos promovendo ações de prevenção, esclarecendo a sociedade e estimulando o oferecimento de denúncias que permitam proteger as vitimas e punir seus agressores”, disse a diretora geral de enfrentamento da violência contra a mulher, Fábia Lopes.

Da: Sec. da Mulher de Pernambuco.

Guarda municipal de Itamaracá é morto no quintal de casa.


 Não se sabe a autoria e o motivo do crime. No momento, ele

 estava na companhia da esposa, que ao ouvir os tiros, foi ao 

quintal, mas já encontrou o marido sem vida.


  Um guarda municipal de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, foi morto à tiros na noite dessa segunda-feira (18), no quintal de casa. Joelson José de Sena, chamado carinhosamente pelos amigos como "tripa", de 46 anos, trabalhava na Prefeitura da Ilha há 13 anos. 

  Por volta das 21h30, quando foi ao quintal de casa, no Alto da Bela Vista, pegar folhas de aroeira para cozinhar, ele foi surpreendido por bandidos que estavam de tocaia e atiraram no guarda na hora e também no seu cachorro.

 Não se sabe a autoria e o motivo do crime. No momento, ele estava na companhia da esposa, que ao ouvir os tiros, foi ao quintal, mas já encontrou o marido sem vida.

Do: JC Online.

Cachorro com desnutrição é resgatado de casa em Itamaracá.

Após gerada a comoção pelas redes sociais para libertar e cuidar de dois cães presos em uma casa em Itamaracá, duas voluntárias tiveram a iniciativa de telefonar para a proprietária do imóvel e negociar a retirada dos animais. O resgate foi feito esta manhã pela veterinária Taysa Porto e pela colega Sofia Berestein.
 O cachorro em situação mais crítica, chamado Holyfield, foi levado para a clínica veterinária Saúde Animal, no bairro de Boa Viagem, no Recife. Lá, o cão foi diagnosticado com desnutrição.
 Após a consulta, o animal foi encaminhado para a casa de Taysa, que se ofereceu para cuidar do animal. De acordo com Taysa e Sofia, a dona do cachorro não teria condições de tratá-lo.
 A história de abandono e maus tratos de Holyfield e de seu colega Falcon foi denunciada pelo Facebook pela organização não governamental Diretos dos Animais. Os animais estavam trancados em uma casa na Travessa Assunção, número 333. 
 No portão do imóvel, colocado à venda, uma placa pede para que as pessoas não alimentem os cachorros. Visivelmente desnutridos, os cães corriam o risco de morrer de fome.
 Pelo Facebook, a imagem chocante dos animais, ganhou repercussão. A foto é do internauta Gladstone Ferreira do Nascimento, que testemunhou o caso."Ao chegar para passar meu final de semana na nossa casa de veraneio, me deparei com esse absurdo: acredito que esses cães foram abandonados! Eles estão sem agua e sem comida, ao que parece a muito tempo! Fizemos o que pudemos para alimentar os bichinhos, mas tivemos que retornar! E a casa encontra-se fechada, e os cães, apesar de estarem nessa penuria, ainda estão de guarda! (quem tem um cão, sabe o que é a fidelidade canina)", relata Gladstone.

Do: DP.

ONG denuncia caso de abandono e maus tratos de animais em Itamaracá

Animais estão sem alimento em Itamaracá. Foto: Facebook/Reprodução
Animais estão sem alimento em Itamaracá. Foto: Facebook/Reprodução.

 Por meio do Facebook, a organização não governamental Diretos dos Animais está denunciando um caso grave de abandono e maus tratos praticado contra pelo menos dois cães no município de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

 Os animais estão trancados em uma casa na Travessa Assunção, número 333. No portão do imóvel, colocado à venda, uma placa pede para que as pessoas não alimentem os cachorros. Visivelmente desnutridos, os cães correm o risco de morrer de fome.


Placa no portão da casa adverte para que os cães não sejam alimentados. Foto: Facebook/Reprodução
Placa no portão da casa adverte para que os cães não sejam alimentados. Foto: Facebook/Reprodução.


 Pelo Facebook, a imagem chocante dos animais, está ganhando repercussão. A foto é do internauta Gladstone Ferreira do Nascimento, que testemunhou o caso."Ao chegar para passar meu final de semana na nossa casa de veraneio, me deparei com esse absurdo: acredito que esses cães foram abandonados! Eles estão sem água e sem comida, ao que parece a muito tempo! Fizemos o que pudemos para alimentar os bichinhos, mas tivemos que retornar! E a casa encontra-se fechada, e os cães, apesar de estarem nessa penúria, ainda estão de guarda! (quem tem um cão, sabe o que é a fidelidade canina)", relata Gladstone.

Do: DP.