quinta-feira, 8 de maio de 2014

Prefeitura de Igarassu não cumpre promessa e deixa mais de 70 idosos e toda uma comunidade prejudicada

  Única via de acesso a um lar de idosos que a qualquer momento pode surgir a necessidade de um socorro, está com calçamento danificado e vem piorando. 



  Um trecho de aproximadamente 50m da Ladeira da Av. Santa
 Catarina, Lot. Bonfim, há mais de 5 anos provoca transtornos
 para a Comunidade e causado prejuízos a quem precisa trafegar
 com seus veículos pelo local. Sendo essa a única via de acesso
 a um lar de idosos que abriga aproximadamente 70 moradores.
 Causando a preocupação de que numa iminente urgência, para
 atendimento médico, o pior possa vir acontecer. Pois o estado da
 ladeira vem piorando e corre-se o risco de nem mesmo uma viatura
 do SAMU possa passar em dias de fortes chuvas.

  Os moradores acreditaram que com a nova administração pública
 municipal o problema enfim seria resolvido. Uma vez que o então
 Prefeito da Cidade, antes, durante e após a campanha eleitoral, esteve
 no local e prometeu que a Ladeira teria a reposição de seu calçamento.
 Todavia, até o momento nada foi feito, e o mais agravante: o problema
 aumentou, e agora não apenas o citado trecho precisa de reparos. Toda
 a Avenida necessita de conserto no calçamento, remoção de entulhos,
 conserto de galerias, capinação e aterramento de buracos na parte em que
 não tem calçamento.


  Diversas têm sido as reclamações e solicitações feitas ao Governo
 pelos moradores, que ainda esperam que o Governo se sensibilize e
 cumpra o prometido. O que não se espera ouvir, com a chegada do
 inverno, é que “infelizmente no período de chuvas nada poderá ser feito”.

Do: PE da Gente.

Pescador é morto com 17 tiros na frente de casa em Pau Amarelo.

  Um pescador foi assassinado com 17 tiros no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, no Grande Recife. Mailson Marcos de Jesus, 26 anos, estava em frente à residência conversando com o pai dele e foi alvejado poucos segundos após a ida do pai à cozinha de casa para beber água.

http://mais.uol.com.br/view/8bak1uywu0n2/pescador-e-morto-com-17-tiros-na-frente-de-casa-em-pau-amarelo-04024D9A326CC8815326?types=V,S&

Da: TV Jornal.

Homem é preso com pedras de crack escondidas no muro de casa em Abreu e Lima.


Imagem: TV Jornal
Um homem suspeito de trafico de drogas foi preso na noite dessa quarta-feira (7) no bairro de Caetés III, em Abreu e Lima, no Grande Recife. João Paulo Galdino da Silva, 29 anos, estava com 26 pedras de crack escondidas no muro da residência dele.

Apesar de nunca haver sido preso, já havia duas denúncias anônomias no Disque-Denúncia contra ele. Ele já foi abordado outras vezes pela polícia mas a droga nunca estava com ele, mas em muro, latas ou recipientes espalhados pela rua e casa.

O que a atenção da polícia foi uma moto de valor aproximado a R$ 10 mil comprada por ele, que está há dois anos desempregado. O suspeito nega o tráfico e diz que é vítima de inveja na comunidade onde mora.

http://mais.uol.com.br/view/8bak1uywu0n2/homem-e-preso-com-crack-escondido-no-muro-de-casa-em-abreu-e-lim-0402CC1A326CC8815326?types=A&
Da: TV Jornal.

Ataques de escorpiões aumentam no período das chuvas.


f7a7e3eccd66b922d9c1f31456e7c339.jpg
Aparecimento de escorpiões aumenta no período de chuvas
Foto: Internet




  O período de chuvas já chegou ao Grande Recife e com ele visitantes indesejáveis: os escorpiões. Só em 2013 foram registrados 820 casos de ataque de escorpião em todo o Estado. O acúmulo de lixo nos esgotos e galerias é o principal responsável pelo aumento na incidência de acidentes.

  Basta chover para os esgotos e galerias entupidos de lixo transbordarem, expulsando os aracnídeos de seu habitat. Eles acabam migrando para as residência através das tubulações, oferecendo riscos aos moradores.

  Os apartamentos mais altos não estão longe do problema. De acordo com o biólogo Pedro de Lima, do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), a caixa de gordura dos edifícios sem manutenção adequada também viram porta de acesso, fazendo os escorpiões entrarem pelos ralos dos banheiros.

  PREVENÇÃO - Limpeza continua sendo a melhor forma de prevenção, tanto das galerias, que são de responsabilidade da prefeitura, quanto das caixas de esgotos e fossas dentro das residências. Colocar veneno para prevenção não é indicado pelo Ministério da Saúde. O veneno não irá matar os escorpiões e sim as baratas (alimento dos aracnídeos), fazendo eles se deslocarem para outras casas.

  Um fato curioso observado pelo Ceatox é que criar galinhas em casa evita o surgimento do aracnídeo, pois elas são predadores naturais. Porém, nos grandes centros são poucas as casas que têm local suficiente para criar aves.




  TRATAMENTO - No caso de picada, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximo. O tratamento utilizado em adultos e idosos é a administração de analgésicos e bolsa térmica no local da picada.

  Nas crianças, o atendimento precisa ser feito o mais rapidamente possível. Espécie de escorpião mais comum em Pernambuco, a Tityus sitgmurus possui um veneno que oferece risco de morte aos pequenos. Numa situação como essa, os pais ou responsáveis precisam levar diretamento ao Hospital da Restauração, local de referência no Recife e que possui o soro antiescorpiônico. No Estado, ainda existem 26 pontos de atendimento que fazem a medicação com o soro.
HOSPITAIS EM PERNAMBUCO QUE POSSUEM SORO ANTIESCORPIÔNICO
Afogados da IngazeiraHospital Regional Maria Emília Câmara
AfrânioHospital Maria de Coelho Cavalcanti Rodrigues
AraripinaHospital e Maternidade Santa Maria
ArcoverdeHospital e Policlínica Rui de Barros Correia
Belém de São FranciscoHospital Dr. José Alventino de Lima
BetâniaUnidade Mista Professor Alcides Ferreira Lima
CabrobóHospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar
CaruaruHospital Regional do Agreste
CustódiaUnidade Mista Elizabete Barbosa
FlorestaHospital Álvaro Ferraz
GaranhunsHospital Dom Moura
LimoeiroHospital Regional de Limoeiro
OuricuriHospital Regional Fernando Bezerra
PalmaresHospital Regional de Palmares
ParnamirimUnidade Mista Raimunda de S.B cabral
PetrolinaHospital Universitário de Petrolina
SalgueiroHospital Regional Inácio de Sá
Santa Maria da Boa VistaHospital Monsenhor Antônio Sampaio
São José do BelmonteUnidade Mista Auta Magalhães
São José do EgitoUnidade Mista Maria Rafael de Siqueira
Serra talhadaHospital Professor Agamenon Magalhães
TabiraHospital Maria Gayão Pessoa Guerra


CAMPANHA EDUCATIVA - A Secretaria de Saúde de Pernambuco lançou nesta quarta-feira (7) o projeto "O Cordel Encantado a Prevenção". A publicação terá cinco cartilhas em forma de cordel para orientar a população sobre acidentes com animais peçonhentos, inclusive escorpiões. O material de divulgação está disponível no site da secretaria.
Prevenção contra escorpiões ganhou cordel especial

Ainda neste mês, as cartilhas serão distribuídas nas escolas estaduais do Recife. A intenção é que os estudantes sejam mutiplicadores das informações em suas comunidades. O mesmo material também será utilizados para capacitar agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), enfermeiros e médicos.

SERVIÇO:

CENTRAL DO CEATOX 
Telefone: 0800 722 6001

Do: NE 10.


BR-101 Norte danificada.


  O Governo Federal gasta muito dinheiro no recapeamento da BR 101, entretanto não fiscaliza o tipo de material utilizado para tapar os buracos. 
  Logo após que são feitos os reparos, em alguns dias, o asfalto reaparece novamente danificado. A BR 101 norte entre Igarassu e Abreu e Lima possui vários trechos que foram recapeados e já estão danificados. 
Do: Fernando Melo – Igarassu / PE

Perpart está com 230 vagas de estágio para Programa CredTodos,

  Seleção visa preencher vagas de promotores de crédito que
 atuarão incentivando o acesso ao microcrédito em todo o 
Estado.
  A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa de economia mista sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), está com 230 vagas abertas para estudantes interessados em atuar como promotores de crédito no programa CredTodos, realizado em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). São destinadas 200 vagas aos estudantes do ensino médio e 30 para o nível superior, com carga horária de 20h semanais. As oportunidades são oferecidas para atuação em todos os municípios pernambucanos.
   Os interessados podem entrar em contato com a Perpart através dos telefones (81) 3184-5056 e (81) 3184-5054, ou enviar e-mail paraestagiario.credtodos@perpart.pe.gov.br, com o assunto “candidato”, informando nome completo, instituição de ensino, cidade onde mora, telefone e CPF. É necessário, ainda, se cadastrar no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), através do endereço www.sitedoestagio.com.br/pe.
   Roberto Trajano, que atualmente trabalha na Gerência de Monitoramento de Crédito do BNB afirma que sua primeira oportunidade de trabalho foi através deste projeto. Ele ingressou no CredTodos em 2008, e sua contratação pelo BNB foi efetivada em 2010. “Após o estágio, em que aprendi muito sobre o ambiente corporativo, fui convidado para trabalhar como funcionário”, disse. 
   A fim de viabilizar o processo seletivo e prestar esclarecimento aos candidatos, a Perpart vem realizando visitas às cidades polo no Estado para divulgar a ação. A primeira visita da equipe técnica da empresa foi realizada ao município de Igarassu. “A meta é a de que até o final deste mês tenhamos ido em todas as cidades localizadas no Grande Recife visando a contratação de 52 estagiários nessa Região. Posteriormente prosseguiremos com a ação no interior”, disse a superintendente de Fundos e Incorporações (SFI), Cecília Souto Maior. Ainda, segundo ela, independente das visitas realizadas, os estudantes de todo o Estado podem se inscrever.
  A Perpart vem trabalhando com estagiários neste programa desde 2009. O intuito do apoio é incentivar o estágio como ato educativo escolar supervisionado, visando a preparação para o trabalho produtivo dos beneficiários. “A Perpart atua como interlocutora, facilitando e contribuindo nos investimentos. Para isso, prepara os jovens para informarem sobre as linhas de crédito disponíveis no banco, a fim de incrementarem o negócio individual”, comenta o diretor financeiro e de investimentos, Caio Mulatinho.
   Nas linhas de crédito concedidas pelo BNB prevalecem os valores abaixo de R$ 2 mil por operação. A maioria dos recursos solicitados por microempreendedores são direcionados para a compra de mercadorias ou reforma de seus estabelecimentos. A meta é disponibilizar, através de parceria com o BNB, recursos da ordem de R$ 750 milhões em operações de crédito de até R$ 15 mil para pequenos comerciantes, prestadores de serviço e industriais dos municípios de todo o Estado. “Nossa expectativa é ampliar o projeto, reforçando a divulgação da oferta de crédito para que o microempresário possa incrementar seu negócio e planejar seu crescimento. Incentivando o ciclo da economia e a valorização do microempreendedor. A ação contemplamunicípios em todo o Estado, estando em consonância com as novas metas estratégicas do Governo de Pernambuco, sendo uma delas a interiorização do desenvolvimento”. relata o diretor-presidente da Perpart, Rodrigo Amaro.
SERVIÇO
Seleção de 230 vagas de estagiários (Promotores de Microcrédito)
Informações: (081) 3184-5056 ou (081) 3184-5054

Da: Perpart.

Administrações de prefeituras do PTB no Litoral Norte do Estado podem atrapalhar os planos do Senador Armando Monteiro.

  As Prefeituras de Igarassu, Itamaracá e Goiana não vêm correspondendo às expectativas de seus respectivos munícipes.

Paulo Batista, Fred Gadelha e Mario Ricardo PTB

  Problemas na Educação com professores insatisfeitos, merendas precárias, escolas desestruturas, fardamento e material escolar incompletos; baixos investimentos no Turismo e na Cultura; falta de remédios e médicos em alguns postos de saúde; salários de funcionários atrasados; ruas com lixo por toda parte, matos entulhos e buracos; denúncias de mau uso do dinheiro público e elevados investimentos em festas, têm sido algumas das dificuldades em comum nas administrações dos Prefeitos Mário Ricardo (Igarassu), Paulo Batista (Itamaracá) e Fred Gadelha (Goiana).

     Na última terça-feira (6), dia em que a Cidade de Goiana completou 444 anos, professores municipais em greve há dois dias, tomaram as ruas e se dirigiram à sede de uma rádio FM local, onde o Pré-candidato ao Governo do Estado, o Senador Armando Monteiro Neto dava uma entrevista, ao lado do Dep. Federal e pré-candidato ao Senado, João Paulo (PT) e do Prefeito Fred. Lá os professores se apropriaram da oportunidade para então poder falar com o Gestor, a fim de que o mesmo pudesse acertar à Categoria o recebimento do direito de receberem o reajuste salarial de acordo com o piso nacional de 8,32%. O Pré-candidato disse não poder fazer nada, pois o caso se tratava de uma questão local de decisão do Executivo. Mas acreditava que deveria haver um entendimento com base no diálogo entre as partes, a fim de encontrarem uma solução.

    A cena ocorrida em Goiana, de demonstração de moradores e servidores insatisfeitos com seu prefeito, facilmente tem se visto ocorrer também nas cidades vizinhas. O fato curioso é que seus gestores são todos da mesma sigla partidária: PTB. Por esta razão, o Senador Armando Monteiro, Presidente do PTB em Pernambuco, que vem procurando ouvir os pernambucanos para construção seu programa de governo participativo, pode vir a sofrer triste consequência nos resultados das urnas na Eleição de outubro. Uma vez que já se discute nas redes sociais de que os eleitores darão a resposta aos referidos prefeitos nas urnas, por não estarem cumprindo satisfatoriamente com suas promessas de campanha.

Do: Informe PE.

Pernambuco ganha mais uma vara federal para causa penais.

  Será inaugurada nesta terça-feira pela Justiça Federal de Pernambuco a 36ª Vara Federal, que será especializada no processamento e julgamento das causas penais. A vara vai funcionar no 4ª andar do edifício-sede da JFPE, situado na Avenida Recife, número 6250, no bairro do Jiquiá e terá como juíza titular Carolina de Souza Malta.
  Agora, a Justiça Federal passa a ter três varas penais (4ª, 13ª e 36ª), mas apenas a última poderá julgar execuções penais e crimes dolosos contra a vida. A implantação da 36ª Vara cumpre a Lei nº 12.011/2009, que fala sobre a criação de 230 Varas Federais no âmbito da 5ª Região. (Abrangendo os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).
  A competência territorial da nova vara abrange os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Bom Jardim, Buenos Aires, Camaragibe, Carpina, Chã de Alegria, Chã Grande, Feira Nova, Fernando de Noronha, Glória de Goitá, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, João Alfredo, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Orobó, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, Salgadinho, São Lourenço da Mata, Tracunhaém e Vitória de Santo Antão.
Do: DP.