sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Goiana renova frota do SAMU.

 Na manhã de hoje (03), a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a nova frota de ambulâncias que atenderá ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).  
  Essas três novas unidades, duas do tipo Básico  e uma UTI, estarão substituindo as antigas ambulâncias. Em breve a Prefeitura de Goiana também estará recebendo uma caminhonete 4 X 4 para atender o serviço nas áreas de difícil acesso.
Da: Prefeitura.

Contratações em Igarassu e Barreiros questionadas.

 O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu mais recomendações a cidades pernambucanas a respeito de contratações fora de concurso público em publicação no Diário Oficial de Pernambuco desta quinta-feira (03). No último sábado (28), São José do Belmonte, no Sertão, recebeu pedido de contratação de concursados, dessa vez, o ato foi direcionado aos municípios de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Barreiros, na Zona da Mata.
   O objetivo da medida é “as segurar que cargos ou empregos públicos sejam preenchidos mediante aprovação prévia em concurso público”. À Prefeitura de Igarassu, foi recomendado, pela promotora de justiça Maria Lizandra Carvalho, a rescisão de contratos temporários no prazo de 60 dias para incorporação dos candidatos aprovados em concurso vigente.
  Já em Barreiros, a promotora Carla Verônica Fernandes, além de requerer a rescisão dos convênios provisórios, também aconselhou a redução em 20% dos custos com cargos comissionados e funções de confiança. Ela pediu, ainda, a realização de um levantamento para identificar o montante de profissionais necessários às funções do setor. Foi verificado que, desde 2009, a Despesa Total com Pessoal (DPT) do Poder Executivo de Barreiros vem excedendo os 54% permitidos, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

  A administração igarassuense tem sete dias para informar ao MPPE sobre a deferência da recomendação; a barreirense não teve prazo estipulado até o momento.

MPPE está de olho em contratações irregulares (Foto: Bruno Campos/Arquivo Folha)
Da: Blog dos concursos.

Em Pernambuco, jumentos são trocados por motos para tocar gado

  O cenário no interior de Pernambuco em que predominavam jumentos cedeu lugar a motocicletas.

  Se, em 2009, 13,4% dos domicílios pernambucanos (345 mil) tinham motos, em 2012 o índice saltou para 19,5% (545 mil), segundo a Pnad.


    Esse avanço é acompanhado pelo crescimento de acidentes com motos.

  No ano passado, 71% das vítimas de acidentes com transportes terrestres no Estado estavam em motos (30.276 pacientes), diz a Secretaria da Saúde.

   Nos cinco primeiros meses deste ano, já foram 11.324 vítimas de acidentes com motos --77% do total.

Nordeste tem mais motos que Sudeste.Ver em tamanho maior »

Leo Caldas/Folhapress
AnteriorPróxima
Pesquisa mostra que Nordeste passou o Sudeste em nº de casas com moto
  A imprudência no uso das motos predomina na região metropolitana e no interior de Pernambuco. Não é difícil observar até quatro pessoas --muitas delas crianças-- amontoadas sobre uma moto.

   Capacete e fiscalização são quase inexistentes.

  O desempregado José Manoel Zezo, 51, pilota uma "cinquentinha", moto de 50 cilindradas de baixo custo. O veículo não precisa ser emplacado, o que deixa os condutores à vontade para infringir regras de trânsito.

  Zezo está com o farol da moto queimado, não usa capacete, dirige de sandálias e não tem habilitação. "Perigoso é, né?", diz.

  A mudança de hábitos dos pernambucanos é perceptível por todo o Estado. Em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste, o gado agora é tocado de moto.

 Em Araçoiaba, município mais pobre do Grande Recife, já há mais motos que carros: 813 ante 741.

 Só na avenida principal, extensão da PE-041, são cinco pontos de mototáxi, principal transporte coletivo local. Há pontos com mais de 20 condutores.

 Cristiano Andrade, 33, atua como mototaxista há três meses. "É mais rápido para se locomover e para trabalhar", diz.

Editoria de Arte/Folhapress



Da: Folha de São Paulo.

Uma ilha de desencanto e falta de Planejamento.

Infraestrutura


De 0 a 1 (15 metrópoles avaliadas)
Avaliação RMR: 0,274
Média nacional: 0,618
Ranking (15 avaliadas): 14° lugar
Classificação: De ruim a péssimo

    Itamaracá, no Litoral Norte, já foi chamada de "Ilha encantada" por conta da beleza de suas praias de veraneio, mas o cenário passa longe de ser belo para quem vive no município, que integra a Região Metropolitana do Recife há 55 anos.
  Apesar de ser dona de um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) comparável ao do paraíso tropical das Filipinas, a Ilha de Itamaracá ostenta o pior índice em infraestrutura urbana da região, segundo estudo do Índice de Bem-Estar Urbano do Observatório das Metrópoles. 

 E não é difícil entender o que precisa melhorar no município. Um exemplo prático é a questão da acessibilidade, requisito essencial para a percepção do conforto e segurança. Na Praça do Pilar, uma das áreas mais movimentadas da cidade, a rampa "acessível" é construída em cima de um paralelepípedo, um verdadeiro "paredão" para quem depende de uma cadeira de rodas.

  "Muitas vezes não temos como entrar no comércio, pagar uma conta ou fazer nada sozinho porque a estrutura não permite. As poucas rampas que existem são mal construídas", afirma Anderson Magno de Mendonça Cunha, 26. 
  "Muitas têm ângulo de declive acima de 30 graus. As que têm os 10 graus, recomendado por lei normalmente têm carros estacionados na frente", complementa o colega, o vendedor de joias Josenilson Melo, 35, em frente a um veículo que obstruía o acesso à principal igreja do centro do município, a apenas 20 metros de um agente de trânsito, que nada fez. 
  A prefeitura reconheceu as falhas e garantiu que realizará ajustes emergenciais nas rampas da praça e outras áreas de grande circulação do município até o fim do mês de outubro de 2013.

Índice passa longe da realidade nas ruas

   Na capital pernambucana, apontada como a detentora do melhor índice de infraestrutura no estado, o cenário passa longe do ideal. Entre as cerca de 13 mil ruas recifenses, a Secretaria de Serviços Públicos nem sequer sabe informar quantas estão pavimentadas. 
    A Rua Vicente Pinzón, no bairro do Hipódromo, é uma das que figuram no meio desse "limbo": uma das mais antigas vias da região, transversal do corredor de tráfego da Estrada de Belém, continua na terra batida, sem meio-fio nem calçada. 
   "É uma rua muito movimentada e só ela não é pavimentada. Já 'comeram' a verba de calçamento dessa rua e ficou por isso mesmo", critica a comerciante Nadja Cristina França, 49 anos, nascida e criada na rua de terra.
    Mais do que uma questão orçamentária, os problemas de urbanização dos espaços públicos passam por deficiências de gestão e de planejamento. Para a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), Vitória Andrade, muito disso se deve a um processo de desvirtuamento da noção que rege as estratégias de desenvolvimento urbano no Recife.     
    "Assistimos a empreendimentos de grande porte sendo instalados em uma cidade que não os comporta mais. O que é ruim hoje vai ficar pior se essa lógica não for invertida", alerta.
      O resultado dessa falta de planejamento culmina não somente na falta de ordenamento no traçado urbano, mas na ausência de estruturas básicas de uma cidade, como calçadas ou vias pavimentadas, como ocorre em pleno Centro do Recife. 
    "O shopping de hoje era o centro da cidade. Foi assim até a década de 1980. Agora, parece que estamos em Bangladesh [que registra um dos piores índices de desenvolvimento do planeta]. O sentimento é de empobrecimento e degradação generalizados", avalia Jorge Tinoco, representante, da ONG Centro de Estudos e Conservação Integrada.

 


Do: Pernambuco.com.

Programação da Bienal do Livro é anunciada.

  Nona edição acontece entre os dias 4 e 13 de outubro, no Centro de Convenções.


   Na semana passada, a organização da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco adiantou alguns nomes convidados - a gaúcha Carol Bensimon e o carioca Raphael Draccon - para a feira, mas Somente nesta quarta (25), a Cia de Eventos divulgou a programação completa do evento, que acontece de 4 a 13 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. 
  Com atividades descentralizadas, a nona edição da Bienal prestigia os trabalhos de Antônio Maria, Canção, Eurico de Barros e Silva, Gilvan Lemos, José Cortez e Tarcísio Pereira e traz o tema "Literatura, Futebol e Identidades Nacionais", uma homenagem à Copa do Mundo 2014.
   "Vamos antecipar o clima da Copa através de debates e encontros interessantes que espelhem essa mistura entre o espírito libertário que inspira o campeonato de clubes de futebol na América do Sul, por exemplo - a Libertadores da América - e as possíveis leituras da literatura", explica, sobre a escolha do tema, o coordenador geral da Bienal, Rogério Robalinho. Para evitar problemas de ruídos, toda a programação do Círculo das Ideias, principal palco da feira, serão centradas no auditório Ribeira.
Divulgação
Xico Sá participa da mesa de abertura com o Paiol Literário Especial, na sexta (4)

  Rogério Pereira e Xico Sá abrem os debates da feira com o Paiol Literário Especial, no dia 4. No sábado (5), o editor do Blog de Primeira, Carlos Lopes, conversa com Inácio França e Marcos Guterman. 

  Entre outros destaques na programação, a Pré-Balada Literária no Teatro Arraial, prévia do que acontece em novembro em São Paulo; e a quinta edição do Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, no Auditório Beberibe.


  Novidade na nona edição, a Plataforma de Lançamentos vai priorizar escritores que não possuem estandes com editoras na Bienal. Em 2011, ano de lançamento, a ação levou cerca de 120 obras para o público. Neste ano, mais de 90 lançamentos já foram confirmados nos dez dias de feira. 
 Em entrevista para a Folha na semana passada, o coordenador de conteúdo da Bienal, Wellington de Melo, ressaltou sobre o projeto ter abertura para qualquer escritor interessado em lançar seu livro na feira. "A ideia é ser democrático", conversa.

    Confira a programação da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco:



    Da: Folha PE.

    17º BPM promove ação social.

    foto-noticia

    O 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco promoveu no último dia 28 uma Ação cívico social (Aciso) voltada para os moradores do município de Paulista, na RMR. O evento aconteceu na Escola municipal José Firmino da Veiga, no centro da cidade, e reuniu dezenas de pessoas contando com a participação de 50 profissionais militares, civis e técnicos da área de saúde.

       Foram oferecidos vários serviços gratuitos como escovação que contou com o trabalho de dentistas da Corporação, assim como a emissão de carteiras de trabalho; segunda via de certidões de casamento e nascimento; além de corte de cabelo; inscrição em programas sociais como o Bolsa-família e em cursos profissionalizantes, bem como a realização de exames de mamografia.

       Houve ainda a apresentação dos cães da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) para o público presente. Uma nova aciso está programada para acontecer em janeiro do próximo ano e ainda dentistas da PMPE deram orientações sobre escovação dentária.

    Da: PM PE.

    Comerciante é preso por torturar e abusar de criança de sete anos em Limoeiro.

       Policiais Civis da Delegacia de Limoeiro e a Equipe Malhas da Lei da Delegacia Seccional da cidade prenderam na manhã de hoje (03), no centro de Limoeiro, Agreste do estado, o suspeito Elvis Ferreira de Lacerda, de 35 anos. Ele é acusado de ter torturado e estuprado uma criança de sete anos, no último dia 22. O suspeito, que é proprietário de um centro de beleza na mesma cidade, é companheiro do tio da vítima que criava a sobrinha juntamente com o acusado.

        De acordo com o delegado Paulo Gustavo Gondim, a vítima fez relatos de inúmeras torturas físicas e psicológicas praticadas por Elvis. “Num dos episódios ele passou perfume em uma esponja de lavar pratos e com o lado que contém a lã de aço esfregou bastante a genitália e o ânus da criança, provocando várias lesões”, relatou o delegado. A garota conseguiu também através de desenhos feitos no Conselho Tutelar retratar várias das torturas sofridas por ele.

       A vítima era ameaçada da prática de novas lesões corporais se contasse os abusos ao seu tio e companheiro do suspeito. Elvis Ferreira de Lacerda está sendo interrogado na Delegacia de Limoeiro e será encaminhado à Penitenciária Ênio Pessoa Guerra, no município, onde ficará à disposição da Justiça. Caso venha a ser condenado ele poderá pegar uma pena que varia de 2 a 8 anos de reclusão pelo crime de tortura e de 8 a 15 anos de reclusão pelo estupro de vulnerável.

    Da: PC PE.

    Assalto com tiroteio deixa um morto e um ferido no Janga.

      Assaltantes teriam roubado um veículo de um comerciante, que acionou a polícia.


      Um homem foi morto e outro ferido após um assalto que praticaram, por volta das 12h, na Estrada de Manepá, no Janga, em Paulista. Segundo a polícia, três homens abordaram um comerciante de uma loja de móveis, que preferiu não se identificar, e que acionou a polícia ao perceber a movimentação dos bandidos.
      Na ocasião, eles conseguiram levar o carro do homem, porém acabaram sendo perseguidos pela polícia e acabaram colidindo com outro carro. Alexandre Cândido da Silva, de 25 anos, morreu na troca de tiros. Outro homem não identificado ficou ferido e foi levado para o hospital Miguel Arraes.
     Segundo a vítima do assalto, há alguns dias ele já havia percebido que estava sendo observado. Ainda de acordo com o comerciante, houve uma movimentação estranha durante a madrugada da quarta-feira (2) para a quinta-feira (3), atrás do apartamento que reside, localizado no térreo.
      O assalto será investigado pela delegacia do Janga, onde foi registrado o caso. Já o homicídio, ficará com o delegado Humberto Ramos, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
    Da: Folha PE.