segunda-feira, 18 de junho de 2012

polícia realiza vistoria na Barreto Campelo e encontra 30 facas.

Armas foram localizadas na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.

Unidade de segurança máxima abriga mais que o triplo da capacidade.

Policiais militares e agentes penitenciários realizam, nesta segunda-feira (19), uma vistoria na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife. Logo no início da operação, 30 facas foram encontradas escondidas perto de um pavilhão. Atualmente, quase 2 mil presos cumprem pena na unidade de segurança máxima, mais que o triplo da capacidade.

As armas artesanais estavam escondidas embaixo do lixo, em um carrinho de mão. O local fica perto do pavilhão B, onde estão os presos que cometeram assaltos, seqüestros, homicídios e estupros. Além das facas, também foram localizados celulares, carregadores de celular, drogas e cachaça artesanal.
"Às vezes, visitas, familiares, trazem isso. Agentes [penitenciários] também podem estar envolvidos nisso. Por isso, estamos reforçando as vistorias para diminuir essa entrada", disse o diretor da Barreto Campelo, coronel Benício Caetano.

A operação conta com 120 agentes penitenciários e policiais do Batalhão de Choque e da Companhia Independente de Operações Especiais. Os policiais militares também usam cães farejadores.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Ressocialização (Seres) não soube informar se, atualmente, algum agente penitenciário está afastado do cargo por facilitar a entrada de armas dentro da Penitenciária Barreto Campelo. À tarde, a Seres deve divulgar os números oficiais da vistoria que está sendo realizada hoje.
No último dia 8 de junho, agentes penitenciários descobriram que detentos escondiam armas e drogas embaixo do piso do pátio. A Barreto Campelo tem 12 pavilhões superlotados. A capacidade é de 630 presos, mas, atualmente, 1.982 detentos cumprem penas na unidade prisional.
Do: G1/PE.

Onda de Demissões na Locar, em Itamaracá.

Segundo informações, na quinta-feira (14/06), cerca de 35 funcionários da firma LOCAR (prestadora da coleta de lixo contratada pela Prefeitura da Ilha) que trabalham em Itamaracá, foram colocados em aviso prévio e a justificativa seria de que a empresa teria que reduzir os quadros por não poder honrar mais os pagamentos. A demissão foi confirmada por um funcionário da firma, conhecido popularmente por “Cícero da Locar”, que inclusive, foi um dos demitidos pela firma. A informação circula pela cidade de forma distorcida, mais o fato é que vários pais e mães de família da Ilha de Itamaracá, agora não tem mais de onde tirar o seu sustento, gerando um grave impacto social e econômico no município, colocando cidade, população e os demitidos em uma situação extremamente delicada. O comentário está correndo solto na cidade e o desespero tomou conta dos garis.

Mais grave ainda, seria o comentário (informação não confirmada) de que a Prefeitura da Ilha de Itamaracá estaria atrasando o pagamento dos serviços á firma, e que a firma estaria tendo que somar fundos provenientes de outros trabalhos da empresa para pagar os funcionários de Itamaracá, chegando ao limite da empresa, que não teria mais como continuar fazendo isso, ocasionando o corte de mais de 50% dos funcionários itamaracaenses, prejudicando também o serviço de coleta de lixo da Ilha, que será afetada pelo desfalque na equipe nos próximos 30 dias, ao fim do aviso prévio dos demitidos.

REPERCUSSÃO NA CÂMARA

Na última sessão da Câmara Municipal (15/06), o Vereador do PPS questionou o fato e solicitou explicações á respeito do assunto. O Vereador João Monteiro (PMDB), complementou, solicitando que seja convocado um representante da diretoria da LOCAR para esclarecer o corte dos funcionários e o possível débito ou atraso que a Prefeitura Municipal teria com a firma. João reafirmou o dano que a redução dos quadros da LOCAR causará na limpeza pública da Ilha (que já não é tão boa), sobretudo, com o aproximar do verão, onde a população da Ilha e o volume de lixo dobrarão. O Presidente da Câmara, Vereador Murilo da Colônia (PT), solicitou á Secretaria da casa que fosse feito um oficio, solicitando a presença de um membro da direção da LOCAR para prestar esclarecimentos na sessão do próximo dia 29 (sexta) ás 9 horas da manhã.

É no mínimo entristecedor vivenciarmos uma situação deste tipo, em que a cidade, o povo e o trabalhador (que foi diretamente afetado) sofrem. São pessoas humildes que dependiam desse emprego para o sustento delas e dos familiares. Simplesmente lamentável. O blog PURA POLÍTICA se solidariza com os trabalhadores e se coloca a disposição da firma LOCAR e da Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá para qualquer comentário ou nota de esclarecimento á população. Estamos no aguardo. (R. A.)
Do: Pura Política.

Enquete do Blog Pura Política, aponta o prefeito Rubinho, como preferido para a eleição de outubro.