domingo, 1 de setembro de 2013

Policial mata assaltante e deixa outro ferido em Paulista.

   Segundo informações da Polícia Militar, os dois rapazes

 estavam em uma moto tentando assaltar um jovem, quando

foi surpreendido pelo policial.


  Um policial matou um assaltante e deixou outro ferido, na noite deste sábado (31), por volta das 20h30. 

  A ação aconteceu depois de uma tentativa de assalto, na Rua da Aurora, bairro de mesmo nome, em Paulista, próximo ao estádio de futebol Ademir Cunha, na Região Metropolitana do Recife. 

  Segundo informações da Polícia Militar, os dois rapazes estavam em uma moto tentando assaltar um jovem, quando foi surpreendido pelo policial. Houve troca de tiros e um dos assaltantes morreu no local.

Do: JC Online.

Assaltante de banco é morto em Pau Amarelo.

 Vítima bebia com amigos em um bar quando dois homens dispararam cinco tiros.


  Um homem foi morto a tiros, no início da noite desta quinta (29), na rua Equador, bairro de Pau Amarelo, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Renato Dias Damázio, de 21 anos, foi assassinado com cinco tiros - dois na cabeça, dois na região torácica e um no braço - por dois homens.
  Renato bebia com seus amigos em um bar quando dois suspeitos em uma motocicleta o abordaram. Segundo o delegado do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Severino Farias, a vítima era assaltante de banco e ônibus. No corpo, duas identidades foram encontradas, um registro geral com o nome de Julio; e uma habilitação com o nome Renato. A polícia confirmou, com sua companheira, que o primeiro nome era falso.
  O delegado Farias informou também que há a suspeita de um mandado de prisão contra Renato e que o crime seja por problemas de divisão de dinheiro com seus comparsas ou queima de arquivo. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Santo Amaro. 
Da: Folha PE.

Curso gratuito.


Do: Fernando Melo.

Câmara de Igarassu promove mais uma edição do Câmara nas Comunidades.






















  Na noite de ontem (27), a Câmara Municipal dos Vereadores de Igarassu, realizou a segunda temporada do Programa Câmara nas Comunidades. Desta vez o Bairro do Loteamento Agamenon Magalhães foi o contemplado. Tendo sido o local da sessão a Escola Municipal Cecília Maria.

  A Sessão segue os ritos exatamente como se faz na Sede do Legislativo. A diferença é que nessas reuniões é dado aos moradores o espaço para usarem a tribuna. Desta forma puderem externar seus sentimentos sobre como está a situação de suas comunidades. Um espaço democrático onde se pode abertamente criticar, denunciar, reivindicar ou mesmo elogiar as ações do Poder Executivo. Os Vereadores discutem os problemas e levam ao conhecimento da Administração Municipal para que este atenda as demandas apresentadas.

    Na noite de ontem, com significativa participação popular, foi levado ao conhecimento dos Parlamentares, onde todos os 13 estiveram presentes, mais o Secretário de Governo Municipal, Sr. Roberto Burle, alguns dos problemas como ruas esburacadas e esgotos correndo a céu aberto, bocas de lobo danificadas, praças precisando de manutenção, escola sem pintura necessária, merenda precisando melhorar, e outros.

  Para o Presidente Ademar de Barros (PDT), esses momentos têm sido bastante proveitosos e enriquecedores. Pois além de aproximar o Poder Legislativo do povo e tornar do conhecimento de todos o verdadeiro papel de um vereador, as pessoas começam a se interessar mais em participar efetivamente da vida de sua cidade. 

Do: Pernambuco da Gente.

Pais pedem maior atenção para a educação pública da Cidade de Igarassu.

  Na Escola de Inhamã alunos não suportam mais cuscuz com salsicha na merenda. E pais reclamam a falta de fardamento e material escolar.

  Durante sua campanha, o Prefeito Mário Ricardo (PTB) teve como uma de suas fortes bandeiras, a Educação. Mas passado esse momento, pais e alunos hoje falam em uma outra realidade...

   Na Escola José Jorge, Vila da Fachesf, o Sr. Gilmário, pai de um dos alunos, reclama que as crianças ficam aguardando sob sol ardente ou chuva a hora de entrarem na Escola. Por falta de um anteparo onde as mesmas pudessem se abrigar.

   O pai ainda reclama, e pede sensibilidade do Prefeito e da Vice, justamente por essa ser professora, e providenciem o fardamento e material escolar dos alunos das escolas municipais. Uma vez que até agora nada chegou. E a dificuldade é grande para muitos pais que não têm a condição mínima de comprar mochila, sapatos, roupas e demais materiais. E isso tem causado constrangimento às crianças desses.

   Na escola da Comunidade de Inhamã, uma mãe, que deseja não ser identificada, reclama que há meses é servido cuscuz com salsichinha. Quando não isso, arroz com um pouco de carne moída.

   O que nós, pais e estudantes pedimos ao Prefeito não é muita coisa, que precise de tempo ou  rios de dinheiro. Apenas que olhe com mais atenção a situação da educação de nossos filhos diz a mãe Sra. Ana Paula.

Do: Pernambuco da Gente.

Audiência pública em Igarassu discute insatisfações da população quanto aos serviços oferecidos pelos bancos no Município.

  O debate teve como objetivo encontrar soluções para diversas reclamações, como a espera demorada nas filas.


  Fora realizada na tarde de hoje (29), a Audiência Pública, de indicação do Vereador Professor Helmilton (PCdoB), para debater a insatisfação da população, que apresenta diversas reclamações quanto aos serviços oferecidos pelas agências bancárias da Cidade. Principalmente no tocante ao tempo que se leva para ser atendido.

  Estiveram presentes, o PROCON Municipal, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e gerentes dos bancos na Cidade, com exceção dos Bancos Santander e Itaú.

  O autor da Indicação explanou que o Poder legislativo não podia se furtar ao dever de representar os anseios da sociedade que tem se sentido prejudicada, e mesmo desrespeitada, tendo que perder horas de suas vidas confinadas em agências bancárias. E que este encontro tem o objetivo de que todos os atores envolvidos na questão, discutam juntos e se encontrem caminhos para resolver esses problemas.

   Até porque já existe uma Lei de autoria do Ex-vereador Herbert Bezerra, e sancionada pelo ex-prefeito Ninho, que regula o tempo máximo permitido de espera nos bancos da Cidade: 15 min. em dias normais e dias de pagamentos de servidores públicos e 30 min. em vésperas e após feriados prolongados e finais de semana.

 Aproveitando a oportunidade, o público presente externou suas indignações. E várias situações foram colocadas, como: mau atendimento de funcionários, desconforto, insegurança, e principalmente, o tempo de espera para serem atendidos.

  Depois que alguns vereadores fizeram uso da tribuna, como o Presidente Ademar de Barros (PDT) que também vítima da situação, onde apenas para atualizar dados de sua conta, teve que esperar três horas para se ter o atendimento, que não durou mais que cinco minutos. O mesmo relata o caso de uma senhora que de tanto esperar numa fila na Casa Lotérica de Cruz do Rebouças, caiu e acabou batendo a cabeça num jarro. Foi socorrida para a UPA e lá veio a óbito.

 O Vereador Paulo Uchôa, que fez questão de frisar, achar um desrespeito dos Bancos Santander e Itaú não encaminharem sequer um representante, foi categórico em sua fala sobre as situações apresentadas e como se resolver.

  "Só existem dois caminhos para por fim a esse problema de se esperar tanto tempo nos bancos: ou se passa a multar os bancos, pois mexeria diretamente nos bolsos dos banqueiros, e isso os incomodaria, ou então quando a sociedade começar a protestar dentro das agências." Diz o Vereador.

  Os representantes dos bancos se pronunciaram, onde todos disseram lamentar os fatos, mas que levariam todas as reclamações para serem discutidas com suas diretorias, e se avaliará todo o contexto, a fim de continuarem a oferecer qualidade nos serviços oferecidos.

  O Presidente do PROCON Municipal, Dr. Nelson José, que há pouco tempo está a frente do Órgão, recém municipalizado, foi contundente em dizer que é preciso muito mais que apenas multar aqueles que desrespeitam o direito do cidadão.

  Nelson diz ainda que é preciso que os bancos disponibilizem mais funcionários para atender as pessoas, além de também garantir a segurança dessas.

 Com o pouco tempo da municipalização do PROCON Municipal, e assim em fase de estruturação de recursos materiais e humanos, não pode agir como gostaria, mas que mesmo assim promoverá efetiva fiscalização. E convida a população a procurarem o PROCON todas as vezes que se sentirem lesadas quanto aos seus direitos. Pois o que tiver no alcance do Órgão, este tomará as imediatas providências. E quando for de uma esfera maior, fará os prontos encaminhamentos.

  A Audiência teve fim com um sentimento de esperança que deva-se surtir efeito, embora alguns dos presentes ainda descrentes. E daí, em suas considerações finais, o Vereador Helmilton, que agradeceu a presença de todos, disse que ficará atento às atitudes dos órgãos competentes que podem resolver os problemas, e deixa a mensagem de que é preciso que as pessoas busquem o conhecimento de seus direitos.

  E uma forma de protestar, e até forçar aos bancos melhorarem seus serviços, é de que quando a pessoa não estiver tendo prestação de serviços com qualidade, buscar os serviços de um outro banco. E que passem a cobrar e denunciar o desrespeito a seus direitos.

Do: Pernambuco da Gente.

Mulher é detida por usar benefício para comprar drogas, em Timbaúba.


   Uma mulher foi detida acusada de usar o benefício do Bolsa Família para comprar drogas, em Timbaúba, Zona da Mata Norte. 

  De acordo com a polícia, Damiana Cristina de Araújo, de 28 anos, desviava o beneficio que recebia para comprar pedras de pedras de Crack, para sustentar o vício.

  Além disso, o Conselho Tutelar do município encaminhou a filha da acusada, de apenas 6 anos, que foi encontrada em situação desumana. 

   A menina estava há dias sem alimentação. A criança foi encaminhada para uma casa de acolhimento.

Damiana foi conduzida para a 46ª DP, onde o caso foi registrado.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Homem é preso 11 anos após estuprar sobrinha em Paulista.

  Ele estava em João Pessoa e foi detido em abordagem comum da polícia.


Homem negou estupro, mas era procurado há 11 anosDivulgação
  Um homem foi preso 11 anos após ter estuprado uma sobrinha em Paulista, interior de Pernambuco, no ano de 2002. Ele localizado na noite de quinta-feira (29), em João Pessoa, na Paraíba.
 O homem foi detido depois de comparecer ao Fórum em Santa Rita para buscar informações sobre seus antecedentes criminais. Ele acabou preso.
 O suspeito foi levado para a 6ª Delegacia Distrital na Grande João pessoa e negou o crime durante depoimento. Ele ficará no presídio de Santa Rita.
Do: R7.

Durante seresta, Rocam prende jovem com arma de fogo. Munição estava banhada de veneno.


  Policiais Militares da ROCAM da 3ª Cia do 2º BPM/PE efetuaram a prisão em flagrante de um jovem por porte ilegal de arma de fogo, na madrugada deste sábado (31), em uma seresta no bairro de Flexeiras, em Goiana, Mata Norte. Jonatan Felix do Amaral, de 19 anos, estava com um revólver calibre 38, com cinco munições intactas, do mesmo calibre, escondido em seu tênis.

  De acordo com os policiais, após denúncias de que havia um homem armado em um bar, o indivíduo foi localizado e preso. Durante a abordagem, a arma de fogo foi encontrada em seu calçado. O que chamou a atenção da guarnição foi que as munições estavam banhadas em veneno de rato e acredita-se que seria utilizada em alguma execução.

  Amaral foi conduzido para a 44ª Delegacia de Polícia de Goiana. O delegado de plantão, Diêgo Pinheiro, arbitrou fiança de 5 salários mínimos, que não foram pagos pelo indivíduo, sendo encaminhado para o Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.