domingo, 15 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente‏.





  A Secretaria de Meio Ambiente de Itamaracá comemorou na quinta, (05/06), o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”. A data inspirou ações de conscientização com o objetivo de mexer com os sentidos, ressaltando a importância da preservação.



  Durante o evento, que aconteceu em frente à Biblioteca Municipal foi realizado atividades ambientais para os servidores, a comunidade e as crianças de escolas do município. Na ocasião, foi realizado o plantio simbólico de muda de Ipê, pelo Prefeito de Itamaracá, Paulo Batista. 


  Os cerca de 80 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Escola Municipal Cândida Maciel e da Escola Estadual EREM Alberto Augusto de Moraes Pradines realizaram o plantio de mudas nativas e participaram de oficinas e palestras, todas as atividades referentes à Educação Ambiental. Exposições com materiais recicláveis foram preparadas para marcar a data, comemorada nesta quinta-feira. “É importante que os alunos entendam a importância dos nossos manguezais, praias, matas e rios. Precisamos conscientizar a população do mundo sobre isso”, concluiu a Secretária de Meio Ambiente do município, Zenilda Martins.


  O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia).


Da: Prefeitura.








Pneus no manguezal em Igarassu.


Além da imensa quantidade de cascas de mariscos, a população resolveu transformar o manguezal da Comunidade Beira Mar II, em Igarassu, num deposito de entulhos, até pneus velhos estão sendo jogados no mangue, causando a destruição do ecossistema. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.

Contaminação da banana em Igarassu.


  Os consumidores precisam ficar atentos para a contaminação que vem sendo feita na banana com água de carbureto para acelerar o amadurecimento da fruta. 

   Essa contaminação vem ocorrendo com frequência na feira livre de Igarassu no momento da distribuição das bananas aos comerciantes. 

  O carbureto pode permanecer na casca das frutas causando sérios prejuízos a saúde, inclusive podendo levar ao câncer. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.

Animais domésticos abandonados pelas ruas de Igarassu.


  Semanalmente temos recebido diversas solicitações de pessoas para socorrer animais domestico em perigo pelas ruas de Igarassu, mas infelizmente o município não dispõe de um serviço médico veterinário, e cada vez mais o numero alarmante de cães e gatos abandonados na cidade têm aumentado consideravelmente. Precisamos implantar políticas públicas em defesa da vida animal. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.