quinta-feira, 6 de março de 2014

Basta!


Grande Recife registra aumento de 38% na depredação de ônibus na folia.

 Durante os quatro dias de carnaval, 676 coletivos foram danificados.
 Janelas, vidros e alçapões estão entre principais itens que sofreram avarias.


  A quantidade de ônibus depredados na Região Metropolitana, durante os quatro dias de folia deste ano, cresceu 38% em relação ao carnaval de 2013. 
   De acordo com balanço do Grande Recife Consórcio de Transporte, divulgado nesta quinta-feira (6), 676 coletivos sofreram algum tipo de dano em 2014, contra 489 veículos no ano passado. 
   Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), a estimativa de prejuízo com as avarias gira em torno de R$ 150 mil.
  O número divulgado pelo Grande Recife também é superior ao de 2012, quando 612 ônibus sofreram danos. Conforme o Consórcio, houve ainda aumento na quantidade de avarias, ou seja, quando algum equipamento do coletivo é danificado, passando de 1.105 em 2013 para 1.216 este ano.
  As janelas dos coletivos estão entre os itens mais danificados durante o carnaval. Os alçapões de teto, vidros da porta, parabrisas dianteiros e retrovisores externos também estão na lista dos objetos que mais foram avariados.
Do: G1/PE.

PF investiga furto de peça de prata em igreja tombada pelo Iphan em Igarassu.

 Templo em Igarassu, na RMR, é um dos primeiros construídos no país.

  Naveta levada servia para guardar incenso usado nas celebrações.





  A  Igreja de São Cosme e Damião, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi invadida e furtada durante as festas de carnaval. De acordo com o Iphan, o levantamento inicial indica que uma peça de prata teria sido levada pelos criminosos. O caso é investigado pela Polícia Federal.
  Os suspeitos teriam entrado por um buraco no altar e levado uma naveta de prata, que serve para guardar o incenso usado durante as celebrações. A peça era antiga e tombada pelo Iphan. A igreja registrou a ocorrência na Delegacia de Igarassu e acionou a PF e o instituto, que foi ao local para conferir todo o acervo.
  De acordo com as investigações, a porta do templo foi arrombada. Em seguida, toda a sacristia foi revirada, à procura de itens de valor. "Estava tudo revirado. Todos os armários, as gavetas e o baú abertos. Eles estavam procurando dinheiro mesmo, porque arrombaram a sala do dízimo e a gaveta onde guardamos o dinheiro dos turistas", disse o sacristão Itainory Isaac.
  “Nós não vamos deixar de celebrar nossa fé por causa da peça, porque ela [a fé] ultrapassa tudo isso, esses bens materiais. Mas eles também fazem parte. Então espero que devolvam, que se arrependam, pois ainda tem tempo”, afirmou o pároco Rosivaldo Pontes de Andrade.
  A Igreja de São Cosme e Damião, datada de 1535, é uma das primeiras construídas no Brasil e a peça roubada pode ser da mesma idade, ou até mais antiga.
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/03/pf-investiga-furto-de-peca-de-prata-em-igreja-tombada-pelo-iphan-em-pe.html
Do: G1/PE.