domingo, 11 de dezembro de 2011

Médicos paralisam atendimento no Hospital e Maternidade de Abreu e Lima.

Médicos vinculados à rede municipal de Abreu e Lima aprovaram em assembleia geral a proposta de paralisar os serviços, a partir desta segunda-feira (12), no Hospital e Maternidade Pública de Abreu e Lima. Somentes os setores de emergência e urgência irão funcionar normalmente. Os plantões extras serão suspensos.

Os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho e reclamam do descaso com a saúde. Uma pauta com esses e outros itens, como proposta de progressão salarial, com equiparação final ao do Estado, incluindo o Plano de Cargos, Carreira e  Vencimentos e  Produtividade (PCCV), já foi enviada à Secretaria de Saúde. Caso as negociações não avancem, os médicos não descartam a possibilidade imediata de exoneração de seus cargos.

Entre as denúncias, os médicos afirmam que a unidade de saúde se encontra com uma série de problemas, que passam por instalações elétricas precárias; salas com goteira, infiltrações e mofos; triagem de clínica, obstetrícia e pediatria no mesmo ambiente, promovendo circulação cruzada entre crianças e adultos; ausência de material adequado para exame ginecológico; quebra constante de instrumentos de trabalho; infiltrações e falta de higiene.

O caso foi encaminhado ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe). As ocorrências estão registradas em livro de plantão, segundo os médicos. A próxima assembleia da categoria será nesta terça-feira (13), às 19h30, no auditório do Simepe.

fonte: ne10

CUNHÃO FURTA CASA EM ITAMARACÁ.

DECLARA A VÍTIMA, QUE NA TARDE DO DIA 07/12/2011, SUA RESIDÊNCIA DE VERANEIO FORA FURTADA PELO SUSPEITO, CONHECIDO PELO VULGO "CUNHÃO", QUE INVADIU ARROMBANDO O CADEADO DO PORTÃO DA FRENTE E DA GRADE DA "CASINHA", ONDE ESTAVA A BOMBA D'ÁGUA SUBTRAÍDA.  A VÍTIMA INFORMA QUE O AUTOR DO CRIME TERIA SIDO ESSE TAL DE CUNHÃO, POIS O MESMO ESTÁ ATUANDO COM FREQUÊNCIA NESTA MODALIDADE DELITUOSA NA LOCALIDADE. INFORMA TAMBÉM, QUE O SUSPEITO É CATADOR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E FICA HABITUALMENTE NA ÁREA DO FERRO VELHO, BELA VISTA, NESTE MUNICÍPIO.    O FATO SE DEU NO BAIRRO DA BAIXA VERDE.

Fonte: PCPE

Paraenses rejeitam divisão do Estado.

  Os eleitores paraenses rejeitaram neste domingo (11) a divisão do Estado. Com 66,52% das urnas apuradas, às 19h48, o resultado mostra que 69,68% disseram não à criaçao do Tapajós, no sudeste do Pará, e 70,2%% disseram não à criação do Carajás, no oeste. Matematicamente é impossível ter uma virada no resultado, segundo o Datafolha.

O plebiscito realizado hoje aconteceu após o STF (Supremo Tribunal Federal) definir que toda a populacão do Estado deveria ser consultada sobre a divisão, e não só a parcela dos cidadãos que poderá integrar os novos territórios.

Veja página especial sobre a divisão do Pará
Rejeição à divisão do Pará se mantém acima de 60%, diz Datafolha
PF é acionada para investigar compra de votos em Belém
Termina a votação sobre a divisão do Pará, informa TSE
Resultado do plebiscito no Pará deve sair hoje, diz presidente do TSE
Colégios eleitorais em Marabá têm filas para plebiscito

A decisão foi considerada um revés para os partidários do sim à separação. A população do que seria o novo Pará, majoritariamente antidivisão, é muito superior à soma dos moradores das áreas separatistas: 4,6 milhões, ante 2,9 milhões.

Mesmo que a divisão fosse aprovada, ainda precisaria ser submetida ao crivo do Congresso, por meio de uma lei complementar, conforme rege a Constituição.

Agora, uma nova proposta de consulta pela divisão do Estado só poderá ser apresentada na próxima legislatura, a partir de 2015.

CAMPANHAS

A campanha que atencedeu ao plebiscito foi marcada pela ampliação do ressentimento nas áreas que desejam emancipar-se, que reclamam do isolamento e da ausência do poder público na região.

Nos últimos dias da campanha, o clima de tensão foi acirrado com o envolvimento direto do governador, Simão Jatene (PSDB), contra a partilha.

DIVISÃO

O movimento separatista no Pará reedita, quase dois séculos depois, a Cabanagem, revolta do século 19 em que índios, negros e mestiços tomaram o poder na então província. Os novos rebeldes querem separar as regiões oeste e sul e fundar os Estados de Carajás e Tapajós.

A insurgência nasceu com o sentimento de abandono político e isolamento territorial e a desigualdade econômica entre a capital, Belém, e regiões remotas do interior.

Mas há diferenças históricas entre os dois projetos, do Carajás e do Tapajós.

O primeiro é capitaneado por uma elite econômica nova e poderosa, que quer gerir os recursos minerais e a forte agropecuária da região.

O segundo tem maior legitimidade, pois nasceu há 150 anos, mas carece do tônus econômico do vizinho.

Contra ambos estão empresários e políticos da região metropolitana de Belém, que não aceitam perder 86% da área e 44% do PIB.

Fonte: uol.com.br

"Onde fica esse tal ponto G?", pergunta Maria, vencedora do 'BBB11"

      A atriz Maria Melilo, vencedora do reality "Big Brother Brasil 11", esteve no "Altas Horas" (Rede Globo) deste sábado e queria porque queria saber onde fica o tão falado "ponto G".

A sexóloga Laura Müller, sempre irradiando simpatia, explicou com cautela as vertentes da questão. "Alguns sexólogos dizem que fica a mais ou menos dois centímetros na vagina", respondeu Laura. "Dois centímetros pra dentro da vagina?", perguntou a ex-BBB. Pra fora é que não seria, não Maria?! Pois do alto do seu salto vermelho sangue, toda arrumadinha no seu mini vestido branco e com os cabelos muito longos e muito lisos, Maria 'mariou' ainda uma vez.

"Mas há uma vertente que acredita que esse 'ponto G' não existe realmente, então a pessoa tem é que procurar curtir o sexo da melhor forma possível, sem ficar se preocupando com essas coisas", sugeriu Laura Müller.

"E como foi a sua primeira vez?" Perguntou Serginho Groisman para a sorridente sexóloga, assim, de sopetão. Cinco minutos de pânico e sorrisos. "Serginho, essa pergunta vai ficar sem resposta", respondeu Lasura com a mesma simpatia.

"É que nós, profissionais da área, não podemos falar de nossa intimidade para não correr o risco de ficar como exemplo para as pessoas". Saiu-se bem, dona Laura!

"Ah, eu posso falar!", retrucou a sempre espontânea Maria. "Foi tenso. Eu estava muito tensa. Foi com o meu primeiro namorado, eu tinha dezoito anos e não consegui relaxar". Para uma moça que deu ares de um despreendimento bastante grande, em sua participação no BBB11, até que ela começou tarde. Hoje em dia o pessoal parece ser mais precoce.

"Depois do BBB como ficou a sua relação com Mau Mau e com o Wesley?", perguntou uma estudante da plateia. "O Mau Mau (participante do BBB11 que viveu um caso tórrido com a atriz e lhe rendeu cenas que intimidaria a autora do teledrama "Maria do Bairro") eu nunca mais tive contato com ele...do Wesley (médico que entrou mais tarde no programa e saiu em segundo lugar, namorando firme com Maria) eu me separei há dois meses e ele foi estudar nos Estados Unidos". A moça não demonstrou nenhum abalo emocional ao relatar os fatos.

Um estudante quis saber se era verdade que, quando alguém fica milionário, como ela no caso, começam a aparecer 'amigos de infância' que a pessoa não vê há muito tempo. "Ah, sim...me ligaram amigas que não me ligavam há dez anos...mas isso é normal", respondeu a 'pequena notável' do BBB11.

Serginho Groisman foi bem direto em uma questão comum a muitos. "Tem jeito de alguém ficar lá dentro fazendo 'tipo' o tempo inteiro?". "Eu acho que não dá", respondeu Maria, "ninguém consegue fazer um personagem 24 horas por dia durante três meses, uma hora a máscara cai", concluiu a milionária.

E, para os que já estão antenados, inscritos ou pretendem algo parecido num reality show ( o BBB12 vem aí!), Maria Melilo deu uma dica importante. "Pra se dar bem no BBB a pessoa tem que ser ela mesma, procurar não se meter muito em briga, ficar meio neutra...foi o que eu fiz". Palavra de vencedora!

Projetos? Sim, Maria pode voltar para a telinha em 2012 como integrante do programa "Casseta & Planeta" (Rede Globo). Quanto a sua participação, a sorridente menina rica da voz exótica preferiu fazer segredo. "Ah, é surpresa...mas vocês vão se divertir muito comigo", promete ela. Alguém duvida?!

Fonte: Uol.com.br

Ator Rodolfo Bottino morre em Salvador.


O ator Rodolfo Bottino morreu na manhã de hoje, em Salvador, aos 52 anos. Ele era portador do vírus da Aids e, segundo relatos de amigos, não resistiu a uma embolia pulmonar sofrida durante um exame de ressonância magnética, preparatório para uma cirurgia de quadril.
Bottino era carioca e morava no Rio, e estaria na capital baiana porque tinha parentes na cidade. Galã da TV Globo na década de 80, em novelas como Ti Ti Ti, Bambolê e Bebê a Bordo e séries como Anos Dourados, o ator, que também era chef de cozinha e professor de culinária, descobriu-se soropositivo nos anos 90, mas nunca sentiu manifestações da doença.
Dois anos atrás, para "livrar-se do peso de um edifício nas costas", deu a primeira declaração sobre o assunto. Agiu contrariando os conselhos da mãe, que preferia que o filho se preservasse, temendo reações preconceituosas e prejuízos à sua carreira. Bottino decidiu se expor pensando que poderia ajudar outros soropositivos a encarar melhor sua condição.
Não queria, no entanto, ser alvo de olhares piedosos. Dizia que o importante era "a cuca". Fumante, em 2006 já havia enfrentado um câncer no pulmão, combatido com quimioterapia. Também superou uma anorexia grave, que reduziu seu peso a 41 quilos. Foi desenganado pelos médicos que o tratavam. Teve também síndrome do pânico.
Em 2010, passou por uma cirurgia para desentupimento de uma artéria, relatada no blog Com um Pé na Cozinha, atualizado até março deste ano. Ajudado por familiares e amigos, superou todos os problemas de saúde mantendo-se ativo, com projetos de peças, livros e programas de TV.
Um sucesso recente foi a peça Risotto!, na qual atuava e cozinhava para a plateia. Seus dois irmãos, Verônica e Antônio Bottino, ressaltaram em mensagens no Facebook sua força de viver e de trabalhar e também seu bom humor.