quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Prefeitura de Abreu e Lima (RMR) entrega quatro dos 14 PSFs em reforma.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Abreu e Lima entregou na última semana (15-19) quatro dos 14 postos de saúde do município que estão em reforma. Foram eles Embriões I e Embriões II, no bairro de Caetés 1. PSF do Alto São Miguel e PSF da Matinha. 

 Todos eles fazem atendimento básico mais odontológico. As reformas estão sendo realizadas depois que a Secretaria de Saúde de Abreu e Lima aprovou projetos junto ao Ministério da Saúde. A cidade tem 25 PSF, mas já aprovou projeto para ampliar este número para 33.
Da: Prefeitura.

Energia fica mais barata em Abreu e Lima antes de 2013.

 Quem mora na cidade de Abreu e Lima, na RMR, está tendo uma grata surpresa quando recebe a conta de luz referente ao mês de setembro com vencimento em outubro. Os consumidores entre 0 a 150 KWH estão isentos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (Cip). 

 A redução da conta de luz antes mesmo da data prevista pelo Governo Federal, em 2013, foi graças à municipalização do serviço de iluminação pública e a instalação parcial de lâmpadas de led na cidade. Com a municipalização já é possível a redução em 10% com a tarifa diferenciada (passou de B4B para B4A, segundo a tabela da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel). A lâmpadas de led do Programa Nova Luz do governo municipal, lançado em março deste ano, já foram instaladas em 20% da cidade.

 Abreu e Lima tem mais 29 mil unidades consumidoras, sendo 95% residencial, 4,69% comercial e 0,40 % industrial. Mais de 50% dos domicílios residencial serão atingidos com a redução. São os consumidores entre 0 e 150 KWH, classificados com baixa renda e possuidores do Número de Identificação Social (Nis). Segundo o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a isenção da Cip vai refletir bastante nas classes mais desfavorecidas de Abreu e Lima. 

“A economia de qualquer valor por mês, seja ele de 10, 20, ou 40 reais, o pai de família pode investir em mais alimento, mais educação, em uma prestação de um bem durável como um micro-computador”, explica Flávio Gadelha.

 Ainda com a municipalização do serviço de energia em Abreu e Lima a prefeitura municipal disponibilizou serviço de solicitação, sugestão e reclamação gratuito. O morador que precisar pode ligar para 0800-812778.

Da:Prefeitura.

Casal suspeito de estelionato é preso em flagrante em Paulista.

 Os dois foram detidos quando tentavam empréstimo em um banco.


 O homem e a mulher são do estado do Ceará.


  A Polícia Civil de Pernambuco apresentou nesta quarta-feira (24) o caso de um casal suspeito de estelionato e uso de documento falso. O homem e a mulher são do estado do Ceará e foram presos na tarde de terça (23), no momento em que tentavam fazer um empréstimo consginado no valor de R$ 4.900, em uma agência bancária no município de Paulista, na Região Metropolitana.


As investigações estão sob responsabilidade do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Com o casal, foram apreendidos dois aparelhos celulares, uma cédula de identidade falsa com CPF, um comprovante de residência em nome de terceiro e um comprovante de CPF da Receita Federal, emitido em nome de terceiro.

  O delegado Rômulo Ayres, responsável pelo caso, informou que o casal já estava sendo investigado. "Eles estavam sendo investigados há mais um mês e já haviam realizado essas tentativas de empréstimo em outras agências bancárias. Quando os funcionários do banco fizeram uma busca no sistema, verificaram que já havia várias solicitações de empréstimo consignado, pedidas por várias pessoas diferentes, mas todos os documentos tinham a mesma foto", informou. "Em uma dessas tentativas, eles tiveram êxito e conseguiram um empréstimo no valor de 5 mil reais", acrescentou o delegado.

  O casal foi autuado em flagrante e, após os procedimentos legais, o homem, que atuava como porteiro e tem 52 anos, foi encaminhado para o Cotel, em Abreu e Lima. A mulher atuava como doméstica, tem 37 anos, e foi para a Colônia Penal Feminina, no Recife. Eles não tinham antecedentes criminais.

Lacres furtados:
 
  O Depatri também apresentou nesta quarta (24) ocaso de um homem suspeito de comercializar lacres de emplacamento do Detran, furtados de uma loja autorizada. O suspeito, de 36 anos, foi preso na tarde da terça (23), após o recebimento de denúncia anônima pela polícia. 


 Depois de realizar diligências, a polícia conseguiu encontrar o suspeito no bairro da Iputinga, no Recife. Com ele, foram apreendidos 410 lacres, nas cores amarela e verde, seis placas virgens para motocicleta e arame.

  De acordo com o delegado Mauro Cabral, responsável pelo caso, algumas pessoas da região denunciaram o comércio ilegal. "Nós recebemos a denúncia de que essa pessoa estaria comercializando ilegalmente lacres que haviam sido roubados de lojas autorizadas. Essa venda só pode ocorrer com a autorização do Detran e ele estava burlando esse sistema", comentou.

A Polícia Civil, quando foi investigar a origem desses lacres, confirmou que eles haviam sido furtados de duas lojas autorizadas, que haviam denunciado o crime nos dias 20 de maio de 2009 e 25 de setembro de 2012. O homem foi encaminhado para o Cotel, em Abreu e Lima.

Do: G1/PE.