sábado, 10 de novembro de 2012

SAMU de Goiana Inicia socorro com Motolância.



Completa-se uma semana que a motolância, motocicleta adaptada para o uso pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), está sendo utilizada em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. O veículo é pilotado pelos técnicos de enfermagem Gilson Andrei e Diogo Medeiros, que se revezam para desempanhar a função. 

 Os condutores da motolância foram habilitados de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), além de passarem por um treinamento obrigatório, o Curso de Capacitação de Motociclista Socorrista, que foi ministrado pela Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco e contou com certificado de aprovação.

 Nesta quarta-feira, dia 7, o serviço completou uma semana e várias pessoas já foram beneficiadas com a novidade, "Gostei da novidade! O motociclista chegou primeiro que a ambulância e pôde antecipar o socorro ao meu marido", falou a esposa de uma vítima de queda. "Percebi também que se em alguma necessidade, houver uma ocorrência num local de difícil acesso, a motolância será mais eficiente e rápida do que a ambulância", complementou.

 As motocicletas haviam sido compradas há meses, e apenas agora estão sendo utilizadas efetivamente. Segundo informações, o empecilho teria ocorrido por questões burocráticas.

Objetivo da motolância:

 Equipada com cilindro de oxigênio, com Disfibrilador Externo Automático, além de ressuscitador manual, talas de imobilizações, esteto, efiganomanômetro, entre outros equipamentos a motolância oferece mais agilidade de tráfego em territórios de difícil acesso para veículos que predominam na frota atual do SAMU.

 A motolância também é imprescindível nas ocorrências onde se faz necessário a presença imediata de mais um profissional para auxiliar no atendimento prestado ao cidadão acometido por uma urgência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica e psiquiátrica nos primeiros minutos após o agravo.

 Um dos benefícios importantes na chegada do veículo na ocorrência, além da agilidade, é identificar o tipo de atendimento e acionar instituições importantes, como o Corpo de Bombeiros para os casos de vítima presa em ferragens, Polícia Militar, para casos em que o reforço policial seja necessário, Defesa Civil, nos casos de derramamento de óleo em via publica, Polícia Civil em cenas de crimes, Guarda Municipal nos casos de danos ao patrimônio público, Agentes de Trânsito, nos casos de necessidade de intervenção de via pública e proteção da cena e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) nos casos de avaria na rede elétrica.

 Em Goiana, a motolância estará atuando somente nos plantões diurnos, conforme orientações no programa de implantação da motolância. No período noturno, conforme protocolo federal, as circunstâncias de risco aumentam a vulnerabilidade do condutor pela baixa visibilidade.

 Vale ressaltar que após o deslocamento da motolância, uma ambulância de suporte avançado ou básico será deslocada em seguida, conforme a complexidade identificada pelo médico regulador do SAMU.

 Para solicitar o atendimento da Motolância é preciso acionar o 192. É importante manter a calma durante a ligação e explicar quais são os sintomas para que o médico regulador decida sobre a necessidade de a moto ir ao local ou não.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Igarassu tem o melhor padeiro do Nordeste.


  Foi anunciado, na noite de ontem (08), que o município de Igarassu tem o melhor padeiro do Nordeste. Luis Otávio Simplício, na profissão há 40 anos, foi nomeado Padeiro Destaque do Nordeste 2012 na Fispal Food Service Nordeste, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco.

 A premiação foi realizada pela Revista de Panificação Brasileira em parceria com a BTS Informa, promotora do evento.

 “Estou muito feliz com mais esse prêmio. Essa é uma forma de motivar cada vez mais o meu trabalho”, falou Luis Simplício, emocionado.  

 O padeiro faz parte da equipe da Campo Fertile Padaria Gourmet, localizada em Igarassu, que também foi premiada, ficando entre as 100 melhores padarias do Nordeste. 

Da: Dayane Albuquerque.

BR-101: rodovia ou montanha-russa?





Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem.

  O contorno urbano que a BR-101 faz da Região Metropolitana do Recife, entre Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, virou uma montanha-russa. A situação é mais crítica nos 30 quilômetros que separam a cidade de Abreu e Lima, no Norte do Grande Recife, e o bairro de Prazeres, em Jaboatão, no extremo Sul.

  Por pura sorte, o pavimento não encontra-se tão degradado como no ano passado, por exemplo, quando o inverno foi muito mais rigoroso. Mas o desgaste da rodovia, que não suporta mais paliativos, como operações de tapa-buraco que simplesmente jogam asfalto sobre as placas de concreto, está mais grave e extenso. Compromete a segurança e o desempenho de quem trafega nela e, principalmente, irrita motoristas, que têm levado mais tempo para fazer o mesmo percurso.

  O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) garante que está presente no contorno urbano da BR-101. E está. Essa presença é perceptível. Ontem, enquanto a reportagem percorria o trecho de 30 quilômetros encontrou com duas equipes da empresa contratada para fazer a manutenção. As duas fechavam buracos em dois trechos distintos. Ou seja, jogavam asfalto sobre o asfalto lançado anos atrás sobre as mesmas placas de concreto, velhas e rachadas depois de 32 anos de uso – tempo de vida da duplicação do contorno urbano da BR-101. Uma solução que não dá mais resultados. Está comprovado.

 “Os buracos desse trecho da BR-101 têm 20 anos. São os mesmos. É impressionante. Eles fecham o mesmo buraco há duas décadas, sem resolver o problema de vez. Nós conhecemos todos. Estão sempre no mesmo lugar. A situação, de fato, não está pior porque não choveu esse ano.

 Quando chove, a água encobre os buracos e o perigo aumenta”, reclama a aposentada Ilza Piquet, 74 anos, flagrada pela reportagem enquanto trocava o pneu, depois que estourou ao cair num buraco. Há 17 anos Ilza Piquet e sua família residem na Estrada da Mumbeca, bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, e conhecem como ninguém o pavimento do contorno urbano da BR-101.



 A sensação de estar numa montanha-russa é sentida nos 30 quilômetros do contorno urbano da BR. Para complicar, quase todas as defensas – barreiras de ferro que servem de proteção e separam as pistas – foram retiradas pelo Dnit.

 Embora a maioria estivesse enferrujada, quebrada, retorcida e aberta para facilitar a travessia de pedestres, a ausência delas estimula os motoristas a fazerem retornos proibidos, o que aumenta o risco de acidentes.

 Os problemas também afetam pedestres e ciclistas. Ciclovia não existe ao longo da rodovia. As poucas passarelas instaladas estão completamente danificadas e inseguras. Redutores de velocidade foram instalados, mas alguns ainda permanecem desligados e não resolvem o problema da travessia.

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Postado por Roberta Soares

Do: JC Online.

A cidade de Igarassu vai perder um Cineteatro.

 A Cidade de Igarassu está prestes a perder um recurso para instalação de um Cineteatro Municipal. 

 O Deputado Federal Severino Ninho conseguiu aprovar uma emenda no valor de 1.500.000,00 no Orçamento Geral da União para instalação do espaço cultural. 

 O Governo Municipal foi informado, entretanto até o momento a Prefeitura de Igarassu não enviou o projeto para captação do recurso, que se encontra disponível em Brasília até o dia 31/12/2012.

Do: Fernando Melo.

O lado bom e o ruim do polo automotivo da Fiat.


Impactos do projeto foram apresentados nesta segunda (5), 

em audiência pública.


 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

 Novo coração industrial para onde vão convergir 12 mil trabalhadores todos os dias, a partir de 2014, o polo automotivo da Fiat que será erguido na Mata Norte traz o risco de sobrecarregar a infraestrutura das cidades em sua área de influência, com o agravamento de problemas como falta de habitação e saneamento básico. São riscos de repetição de problemas como os que existem nos municípios próximos a Suape.

 O diagnóstico, um alerta ao poder público, é parte dos resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) de 2 mil páginas produzido pela Pires Advogados & Consultores por encomenda da própria Fiat e replicado em alto e bom som em uma audiência pública nesta segunda (5), em Goiana. O evento foi uma etapa obrigatória, prevista em lei, para o licenciamento ambiental da fábrica do grupo italiano.

 A Fiat investirá em Goiana R$ 4 bilhões para produzir de 200 mil a 300 mil veículos por ano, com 7.352 empregos diretos só na construção. Quando a fábrica funcionar, em 2014, serão 4.500 postos de trabalho, sem contar 7.500 empregos nos 15 fornecedores que ficarão no mesmo terreno e ligados fisicamente à montadora (chamados de sistemistas).

 “Teremos não uma fábrica, mas uma cidade completa, com área de segurança, alimentação, banheiros, transporte interno”, enumera Adauto Duarte, diretor de Relações Industriais da Fiat. Para atender à montadora e os sistemistas, serão erguidos 23 quilômetros de vias internas e mais de 500 mil metros quadrados de área construída (500 campos de futebol).

 De acordo com a coordenadora técnica do Eia/Rima produzido pela Pires, Flávia Reis, o grande efeito positivo da Fiat será a geração de emprego e renda. Pelas características do terreno de 4.4oo hectares, não haverá impactos ambientais relevantes, já que por ele não passam mananciais de água e o que havia no local era plantação de cana-de-açúcar.
Do lado dos alertas, porém, o porte do polo automotivo vai atrair muitas pessoas e empresas, um grande risco caso os governos municipal e estadual, com o apoio da própria empresa, não se articulem para oferecer a devida infraestrutura, além da tarefa de fiscalização e controle.

 Para se ter ideia dos possíveis impactos sociais da Fiat, sua área de influência direta no aspecto social abrange Goiana, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá. Quando se observa a área de influência indireta, o conjunto de municípios chega a 21, uma faixa que se estende do Grande Recife até a Região Metropolitana de João Pessoa, mais especificamente até Cabedelo.

 Um exemplo do alcance das mudanças levadas pela Fiat à região é o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abreu e Lima, Adolfo Soares dos Santos, 60 anos. “Vim conhecer o projeto, porque muita gente já está trocando o campo pela construção civil. A agricultura já tem dificuldade de encontrar mão de obra e muito mais gente vai trocar de profissão”, afirma Adolfo.

 O comerciante Luiz José de França, 43 anos, é outro curioso e preocupado com os novos tempos que vêm aí. Ele mora no Distrito de Tejucupapo, terra das famosas Heroínas de Tejucupapo, mulheres que, em 1646, evitaram o saque da cidade por holandeses. “Nós temos 17 mil habitantes e nenhum colégio do Estado. Queria saber o que vai acontecer com Tejucupapo”, diz o comerciante.


Do: JC Online. 

Leitora denuncia descaso no Litoral Norte do Estado.


Lixo toma conta das praias de Goiana.


Lixo no Litoral Norte  / Amanda Desterro/Voz do Leitor

Lixo no Litoral Norte

Amanda Desterro/Voz do Leitor

 É lastimável a situação das praias do município de Goiana. De Ponta de Pedras a Barra de Catuama, o lixo toma conta absurdamente de toda orla.

 Passei vergonha ao levar amigos meus de outro Estado para conhecer o Litoral Norte. A foto reflete bem o cenário. Só espero que com esses novos investimentos que chegam ao município tragam também infraestrutura para a localidade. 

Do: JC Online.

Estudos geológicos apontam que há petróleo em Pernambuco. Petrobras não decidiu se vai explorar área.


 Em 2007, consórcio formado por Petrobras e Petrogal 

(subsidiária da Galp Energia) arrematou três blocos na Bacia

 Pernambuco-Paraíba, durante o leilão da 9ª rodada de

 licitação da ANP.


 / Foto: Heudes Régis/JC Imagem

Foto: Heudes Régis/JC Imagem

 “Ele jura de pés juntos que tem petróleo lá”. O comentário do diretor de Exploração e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Florival Carvalho, é sobre o geólogo pernambucano Mário de Lima Filho. Desde a década de 90, o professor teima na existência de óleo no subsolo marinho de Pernambuco. 

 Estudos geológicos confirmaram as evidências. Agora falta a Petrobras decidir, até março de 2013, se vai perfurar poços na região. Em 2007, consórcio formado por Petrobras e Petrogal (subsidiária da Galp Energia) arrematou três blocos na Bacia Pernambuco-Paraíba, durante o leilão da 9ª rodada de licitação da ANP. As empresas deveriam fazer um investimento mínimo de R$ 7,5 milhões para explorar uma área de 1.713 quilômetros quadrados.

 Carvalho diz que as companhias têm prazo de 5 anos (entre março de 2008 e março de 2013) para estudar a área. “Terminada essa primeira fase exploratória, elas precisam decidir se furam poço ou devolvem os blocos à ANP.

 Se a estratégia for prosseguir terão até março de 2015 para concluir a segunda etapa de exploração”, explica. Procurada pelo JC, a Petrobras se limitou a responder que “o consórcio analisa atualmente os dados obtidos com a aquisição sísmica. 

 Apenas após essa etapa e a partir da análise dos dados adquiridos decidirá pela perfuração ou não de poços nos blocos. Vale ressaltar que a perfuração de poços, caso se justifique, só ocorrerá após o ano de 2014”, informa, por meio de sua assessoria de comunicação.

 No mercado, os palpites são que a Petrobras e a Petrogal vão furar poço na bacia. “A Petrobras precisa estar na dianteira da exploração no País. E como se trata de uma nova fronteira do petróleo existe um interesse da estatal em desbravar”, aposta o doutor em geologia sedimentar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Antonio Barbosa.

 Assessor da ANP e doutor em geologia pela UFPE, Mário Filho também acredita na continuidade da exploração na bacia. “Acredito que a sugestão da equipe técnica será para furar. A ponderação poderá ser financeira porque a Petrobras vem redimensionando investimentos.”

 O pesquisador diz que o custo de perfuração de um poço médio está em torno de US$ 62 milhões, enquanto na área do pré-sal esse valor triplica, em função da complexidade das águas ultraprofundas. Em Pernambuco, as perfurações não exigiriam a profundidade do pré-sal porque a expectativa é que existam reservatórios de óleo acima da camada de sal. 

 “Os estudos sísmicos apontam que os prováveis reservatórios estariam no Litoral Sul do Estado, o que seria excelente num cenário onde estão em construção uma refinaria, um complexo petroquímico e navios petroleiros em Suape”, destaca. 

 Nos anos 80, a Petrobras chegou a perfurar três poços na costa do Estado (Itamaracá, Jaboatão e Ipojuca), mas não encontrou óleo. Durante décadas a região esteve fora dos planos da petrolífera, mas voltou à mira graças a pesquisas na área.

Do: JC Online.

Homenagem a Gonzagão em Igarassu.

   A Academia Igarassuense de Cultura e Letras promove noite cultural alusiva ao Centenário de Luiz Gonzaga, com palestra e documentário, recital de poesias e apresentação musical.

  O evento acontecerá no dia 23 de novembro no auditório da Escola Estadual Santos Cosme e Damião, a partir das 19h.
HOMENAGEM A GONZAGA – A Academia Igarassuense de Cultura e Letras promove noite cultural alusiva ao Centenário de Luiz Gonzaga, com palestra e documentário, recital de poesias e apresentação musical. O evento acontecerá no dia 23 de novembro no auditório da Escola Estadual Santos Cosme e Damião, a partir das 19h

Do: Igarassu noticias.

Técnicos da Prefeitura de Paulista são recebidos a tiros em ocupação irregular.

 Técnicos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Paulista, município do Grande Recife, foram recebidos a tiros em terreno ocupado ilegalmente na PE-22, nas proximidades da entrada de Maranguape 2, na manhã desta sexta-feira (9).

 De acordo com a assessoria de imprensa de Paulista, o imóvel foi construído irregularmente na área, que é de preservação ambiental.
 
  O secretário Alcides Leitão acusa a mulher de ter ido ao gabinete dele e o ameaçado caso fosse demolir a casa. Então, ele teria negociado com ela que os técnicos iriam apenas tirar fotos do local para analisar o caso.
 
 O marido da dona da residência é acusado pelo secretário de recebê-los disparando vários tiros contra eles. Apesar dos disparos, ninguém ficou ferido.
 
 Os técnicos que estavam na ação foram à Delegacia de Paulista e prestam esclarecimentos sobre o caso.
 
 Os moradores também serão ouvidos pela polícia.
A Prefeitura pretende entrar com uma ação judicial pedindo a expedição de uma ordem de demolição para os imóveis.
 
Do:Ne 10.