terça-feira, 5 de março de 2013
Serviço falho na marcação de consultas do Imip causa longas filas.
Fila alcança o lado de fora do setor ambulatorial do Imip.
Fotos: Marília Banholzer/NE10
Dormir no banco de um hospital esperando para marcar uma consulta médica parece, e é, uma cena degradante. Mas, esta é a realidade de centenas de pessoas que todos os dias formam longas filas no setor do ambulatório do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife.
Centro de referência em diversas especialidades na área de saúde, a instituição conta com uma central telefônica de marcações de consultas que não é eficaz. Durante toda a manhã desta terça-feira (5) a reportagem do NE10 tentou falar com o setor de marcações de consultas pelo telefone (81) 3322.5665, mas o atendimento não foi completado.
O setor de marcação no hospital começa às 6h30, mas os pacientes chegam muito mais cedo.
Essa ineficiência do atendimento telefônico é usada pelos pacientes como justificativa para as enormes filas formadas nas dependências do Imip. Às 5h30 desta terça-feira (5) era possível encontrar pessoas dormindo nos bancos, sentadas nas muretas, e até em pé, a postos para subir as escadas, ou usar os elevadores, que as levariam para os setores de marcação de diversas especialidades médicas.
Misturadas àquelas pessoas que não conseguiram agendar sua consulta médica pelo telefone e foram ao Imip, estavam os pacientes, ou familiares, que realmente precisam fazer o procedimento presencialmente.
Esse é o caso da dona de casa Carmelita Maria da Silva, que mora em Gameleira, na Zona da Mata Sul do Estado, a cerca de 100 km do Recife. Ela contou que às 16h50 dessa segunda-feira (4) chegou ao hospital para tentar marcar uma consulta com um oncologista para a mãe.
Para dormir na unidade, ela escolheu um banco que fica dentro do pátio do hospital. "Minha mãe faz tratamento aqui desde 1997. Sempre foi assim. Hoje é bom que a gente espera aqui dentro, antes a gente dormia do lado de fora mesmo", lembra.
Carmelita Maria (vermelho) chegou à unidade às 16h50 dessa segunda-feira.
Carmelita não reclama da qualidade do atendimento médico da unidade, mas denuncia a falta de organização na marcação das consultas. "Eu devo a vida da minha mãe a esse hospital. Mas é muito sofrimento para conseguir marcar um médico.
O pior é que quando a gente consegue a consulta é pra daqui a 15 dias ou um mês", relata. Mesmo sendo a primeira da fila dos que usariam as escadas para ter acesso aos outros andares do prédio, Carmelita não tinha certeza que conseguiria agendar a consulta.
"As vezes você demora para subir as escadas, ou pega o elevador e ele demora a chegar, aí quando quando você chega as fichas já acabaram".
Madrugar na unidade de saúde não é uma prática exclusiva de quem mora fora da Região Metropolitana do Recife. Muitos outros pacientes disseram que estavam na unidade desde às 3h ou 4h da madrugada.
"Gastei meu dedo de tanto ligar para a central de marcação. Aí resolvi vir aqui e cheguei às 3h para ser uma das primeiras da fila. Vamos ver se eu consigo", ironiza uma paciente que prefere não ser identificada para não ficar "visada".
Pacientes penam para conseguir marcar uma consulta médica na unidade.
Já a auxiliar de escritório Lindinalva de Araújo, que mora no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, chegou ao Imip às 4h40 desta terça-feira (5) para tentar marcar uma consulta na especialidade de uroginecologia.
"Tinha tentado marcar em dezembro, janeiro e fevereiro. Hoje cheguei bem cedo e consegui marcar o médico que ficou para o dia 12 de abril", relata.
Questionada sobre o que poderia ser feito para extinguir a fila, melhorar o atendimento telefônico da central de marcação de consultas, e dar um melhor atendimento aos pacientes da unidade, a assessoria de comunicação do Imip enviou a segunte nota:
O Ambulatório Central do IMIP realiza mais de 2 mil consultas por dia. Disponibiliza 161 consultórios de 22 especialidades médicas no Ambulatório do Adulto e 21 especialidades médicas no Ambulatório de Pediatria.
São 2.800 cadeiras para os pacientes em sala de espera. As consultas são marcadas pela Central de Marcação de Consultas do IMIP através do 3322.5665, das 07 às 19 horas, sem intervalo.
Exemplificando. No primeiro dia do mês de janeiro, foram marcadas 215 consultas; no segundo, 241 consultas. No dia 21 de janeiro, dia de maior pico, foram marcadas 333 consultas. Ao todo, foram marcadas 2.325 consultas apenas no mês de janeiro.
Em fevereiro, nos cinco primeiros dias de fevereiro foram marcadas 746 consultas. O número total de marcações no mês de fevereiro foi 2.102 consultas. Nesses três dias úteis de março, foram marcadas 329 consultas.
Mesmo tendo sido marcadas 4.756 consultas de janeiro até hoje, 5 de março, a procura da população pelos serviços oferecidos no IMIP ainda é maior que a demanda.
Mais de 65% da população atendida vêm do interior de Pernambuco. Anteriormente, a fila era formada nas calçadas e algumas pessoas inescrupulosas exploravam pacientes comercializando fichas e vendendo lugar na fila.
Para proteger seus clientes, o IMIP acolheu a fila para dentro de suas instalações. A razão desta fila se formar cedo se dá pelo fato de que o Ambulatório Central do IMIP abre às 6h30 e as pessoas começam a chegar à partir das 5 horas da manhã, uma prática cultural da população.
DoNE 10.
Suspeito de homicídio e tráfico foragido é recapturado em Goiana.
Na madrugada do último domingo (03), a polícia conseguiu prender um suspeito de tráfico de drogas e homicídio que estava foragido e havia arrancado a pulseira de monitoramento da Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres) no dia 16 de janeiro.
Levi Gumercindo dos Santos, de 30 anos, foi surpreendido pela polícia em um ponto de venda de drogas em Impueira, Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. De acordo com o delegado Diego Pinheiro, toda a família do suspeito é envolvida com tráfico em Impueira e Balde do Rio.
Antes da fuga, o suspeito cumpria pena por tráfico e homicídio, sendo suspeito de ter assassinado, juntamente com o sobrinho, um homem identificado como "Rastro do Cão", em fevereiro passado.
Após a autuação, Levi Gumercindo foi encaminhado para a Penitenciária AgroIndustrial São João, em Itamaracá.
Do: Pernambuco.com
Prefeitura de Igarassu tem um mês para adequar sede do Conselho Tutelar.
Trinta dias. Esse é o prazo estabelecido pelo Ministério Público de Pernambuco para que a sede do Conselho de Tutelar de Igarassu, na Região Metropolitana, seja estruturada. O compromisso foi firmado em um Termo de Ajustamento de Conduta entre o órgão e a prefeitura da cidade.
Uma das medidas que necessitará ser tomada é a compra de equipamentos e utensílios básicos para atender a população. Nos próximos 15 dias, a prefeitura terá que providenciar dois computadores, acompanhados de duas mesas e uma impressora.
Em um mês, devem ser providenciadas cadeiras, armário fechado para escritório, armário tipo dispensa para a cozinha e mobília necessária para o funcionamento do órgão.
Além de geladeira, bebedouro, linha telefônica e internet banda larga. Um veículo, com motorista, também deverá ficar disponível para os conselheiros tutelares.
Todas as recomendações precisam ser comprovadas em até 45 dias. Caso sejam descumpridas, será aplicada uma multa diária de um salário mínimo a ser revertida ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
Do: Pernambuco.com
Para descontrair um pouco.
Funcionário Exemplar
Um homem desempregado entra num concurso da Microsoft para ser faxineiro. O Gerente de RH o entrevista, faz um teste (varrer o chão) e lhe diz:
- O serviço é seu. Me dê seu e-mail e eu lhe enviarei a ficha para preencher, e a data e hora em que deverá se apresentar para o serviço.
O homem, desesperado, responde que não tem computador, e muito menos, e-mail. O Gerente de RH, disse que lamenta, mas se não tiver e-mail, quer dizer que virtualmente não existe, e, como não existe, não pode ter o trabalho.
O homem sai, desesperado, sem saber o que fazer. Tem somente 10 dólares no bolso. Resolve então ir ao supermercado e comprar uma caixa de 10 quilos de tomates para revender. Bate de porta em porta vendendo os tomates a quilo, e, em menos de duas horas, tinha conseguido duplicar o capital. Repete a operação mais três vezes e volta para casa com US$60.
Então ele verifica que pode sobreviver dessa maneira. Sai de casa cada dia mais cedo e volta cada dia mais tarde, e assim triplica ou quadruplica o dinheiro a cada dia. Pouco tempo depois, compra uma Kombi, depois troca por um caminhão e pouco tempo depois chega a ter uma pequena frota de veículos para distribuição.
Passados 5 anos, o homem é dono de uma das maiores distribuidoras de alimentos dos Estados Unidos. Pensando no futuro da sua família, resolve fazer um seguro de vida.
Chama um corretor, acerta um plano e quando a conversa acaba, o corretor lhe pede o e-mail para enviar a proposta. O homem disse que não tem e-mail. Curioso, o corretor lhe diz:
- Você não tem e-mail e chegou a construir este império! Imagine o que você seria se tivesse e-mail!!!
O homem pensa e responde:
- Seria faxineiro da Microsoft!!
Do:Orapois.
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