domingo, 8 de junho de 2014

Mulher é morta em motel de Paulista, e ex-marido é suspeito do crime.

  Polícia diz que, após matar a ex, ele bebeu água sanitária e pediu socorro.

  Vítima tinha 26 anos e foi morta por esganadura segundo delegado.


  Uma mulher de 26 anos foi morta em um motel localizado na rodovia PE-22, em Paulista, na madrugada deste domingo (8). O suspeito do crime, segundo a polícia, é um homem de 37 anos com quem a vítima, Grazielle Pereira Calazans, havia sido casada por cerca de oito anos, mas de quem estava separada há cerca de cinco meses – eles tinham uma filha de quatro anos. De acordo com a família, ela era vendedora e ele estava desempregado.

  Grazielle foi morta por esganadura, ou seja, o agressor usou as mãos para asfixiá-la. Depois de cometer o crime, conforme contou o delegado, o homem bebeu água sanitária e pediu ajuda à recepção do motel porque estava passando mal. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Paulista e já recebeu alta médica.

  O casal havia dado entrada no motel às 2h30. O delegado Humberto Farias Ramos disse que ainda não sabe a motivação do crime – está aguardando o suspeito chegar ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para interrogá-lo. O perito Gilmário Lima afirmou que, no local, havia vestígios de cigarros e drogas, provavelmente cocaína.
  A família afirma que o enterro será no cemitério Parque das Flores, mas ainda não há definições sobre data e horário.
Do: G1/PE.

Ex-prefeito de Itamaracá é preso por corrupção passiva e apropriação indevida.

 Joel de Barros Monteiro Júnior foi preso em casa, na Zona Sul do Recife.


Foto: Leia Já.


   Condenado pela prática dos crimes de corrupção passiva e apropriação indevida de dinheiro público, o ex-prefeito de Itamaracá, na Região Metropolitana, Joel de Barros Monteiro Júnior, foi preso, nesta sexta-feira (6), na Zona Sul do Recife. Ele foi preso em casa, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz da Vara Única de Itamaracá, José Romero Maciel de Aquino.
  Segundo os autos da sentença proferidos pelo magistrado, os delitos teriam sido praticados entre os anos de 1997 e 2000, quando Joel de Barros Monteiro Júnior era o gestor da Ilha. O crime de corrupção passiva teria ocorrido no início da gestão.
    Naquele ano, ele teria contratado irregularmente empreiteiras para executarem obras de pavimentação na rua Alagoinha e cobrado comissões a elas sobre os valores pagos. Já o crime de apropriação indevida de dinheiro público teria se configurado no último ano de mandato, em 2000.
   De acordo com o delegado responsável pela voz de prisão, Erivaldo Guerra, “como o mandato de prisão é definitivo, não cabe mais recurso”. Segundo ele, o ex-prefeito foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado e já foi levado ao Cotel. Ainda segundo o delegado, o ex-gestor disse que entraria na Justiça para pedir uma revisão criminal na tentativa de eliminar o processo.
Da: Folha PE.

Especialista alerta: obesidade está ligada ao estilo de vida do brasileiro.



  Atualmente há uma epidemia de obesidade no mundo, um terço da população mundial está acima do peso. No Brasil, 60 milhões de pessoas estão acima do peso. E desse ​total, 22 milhões são ​ considerados​ obesos. O especialista Amaro Gusmão, durante sua palestra, no terceiro dia do EndoRecife, congresso que aconteceu no Summerville Resort, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, esclareceu várias dúvidas frequentes dos praticantes de atividade física e seus benefícios. É importante ressaltar que a obesidade está relacionada ao estresse da vida profissional, fato que conduz o indivíduo a um estilo de vida inapropriado, com ausência de exercícios e uma dieta de alimentos com baixo teor nutricional.
  De acordo com o endocrinologista, o exercício por si só, promove uma perda de peso pequena se não estiver associada à dieta. “O exercício promove a hipertrofia do tecido muscular e a redução da massa de gordura, o peso de certa forma se mantém e melhora porque trocou gordura por músculo”, afirmou. Manter um equilíbrio entre as refeições contribui para manter o peso, pois a obesidade está relacionada também ao jejum prolongado.
  Sobre os exercícios físicos, a recomendação dos especialistas é realizar 150 minutos por semana de atividade física, com frequência de cinco vezes por semana, rotina que pode ser alterada de acordo com o condicionamento físico. Para os que precisam perder peso são necessários de 200 a 300 minutos por semana, preparação física que precisa ser supervisionada por um profissional. Além de controlar o aumento do peso, os exercícios também atuam no controle e na prevenção do diabetes e de outros problemas causados pelo sobrepeso.
  Josemberg Campos, médico especialista em cirurgia bariátrica, conta ainda que a obesidade é uma questão de saúde pública, pois boa parte da população não consegue manter uma dieta adequada, seguida de uma rotina saudável. “A obesidade está acabando com a saúde pública no Brasil. A doença, que atinge uma parcela considerável da população, diminui a qualidade e o tempo de vida”, disse Campos, enfatizando que a obesidade conduz o indivíduo a outras doenças, como por exemplo, diabetes e hipertensão.
  Ainda segundo Josemberg, há uma grande procura pela cirurgia bariátrica, mas que essa não é a primeira opção no combate a obesidade. “Muitos acreditam que a cirurgia é milagrosa, mas essa sempre é nossa última opção. Antes dessa intervenção, é necessário que o paciente altere o seu estilo de vida”, pontuou o médico, revelando que as pessoas com baixo poder aquisitivo estão mais propícias a sofrer com a obesidade e os demais problemas ocasionados pelo aumento do peso. Os especialistas apontam ainda que a obesidade também pode mascarar a desnutrição. “Muitas vezes que tem sobrepeso apresenta massa, mas não tem saúde”, finalizou Campos, explicando que a ausência de vitaminas e proteínas leva a anemia e a desnutrição.
  MITO – Um das grandes mitos para os praticantes de atividade física é que exercícios reduzem o colesterol ruim (LDL) e ou aumento do bom (HDL). Segundo o médico Amaro Gusmão, o exercício não baixa o colesterol LDL, por si só. “É necessário a perda de 10% do peso do corpo para ter a redução de 7,6% do colesterol”, esclarece. Para ter o aumento do HDL em 15%, com exercícios, é necessário que a pessoa corra no mínimo 12,9 Km por semana, durante um ano. Outro ponto ressaltado pelo médico, é que a grande vantagem dos exercícios no controle do colesterol, é a redução da aterosclerose. “Melhora o “turn over” (circulação) do LDL fazendo com que haja uma menor aderência das partículas do colesterol nas placas”, afirmou.
Da:  Endorecife.