quinta-feira, 7 de março de 2013

Morre no Recife o artista plástico baiano Luiz Jasmin.


 Ele sofria de quadro irreversível de câncer e estava internado há 19 dias.


 Corpo será enterrado na Igreja de Vila Velha, em Itamaracá, às 17h.


 O artista plástico baiano Luiz Jasmin, de 72 anos, faleceu no início da manhã desta quinta-feira (7), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. De acordo com a unidade de saúde, ele estava internado há 47 dias e apresentava um quadro irreversível de câncer. Jasmin estava recebendo cuidados paliativos no hospital desde o dia 19 de janeiro deste ano e faleceu por volta das 6h40, na enfermaria.
 De acordo com Newton Bezerra, companheiro de Luiz há 34 anos, o artista se operou em 2011 de um sarcoma de coxa, um tipo perigoso de câncer, e desenvolveu uma metástase irreversível. Ele conta, ainda, que o artista fez cerca de 60 desenhos enquanto estava internado e tinha vontade de fazer uma exposição em homenagem ao Imip, onde era muito querido por todos os funcionários.
 Luiz Jasmin veio para Pernambuco no dia 2 de fevereiro de 1980 e criou laços na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, onde morava desde então e mantinha um restaurante. “Ele veio para passar o mês, mas esqueceu de voltar. Apaixonou-se por Itamaracá e ficou”, brinca Newton. Na Fliporto de 2012, Luiz Jasmim chegou a lançar o livro "Mulheres Encantadas", uma autobiografia focada nas mulheres da vida do artista, desde a amamentação. “É um livro maravilhoso, ele era um grande artista”, afirma o companheiro.
 O velório vai acontecer na Câmara de Vereadores de Itamaracá, às 13h, e o enterro será na Igrejinha de Vila Velha, também em Itamaracá, às 17h.
Do: G1/PE.